terça-feira, julho 29, 2008

CLASSICISMO (SÉC. XV - 1527 a 1580)

Compreende um período da literatura marcado pelo antropocentrismo, pela supervalorização do homem e pelo hedonismo.

É um momento de oposição aos valores da cultura medieval e, assim, volta-se a valorização da cultura clássica (greco-romana: Vírgilio e Homero são exemplos) que servirá de modelo para produção literária.

Os anseios desse homem do classicismo se fazem do conhecimento do mundo e de poder usufruir das delícias e dos prazeres da vida.

A cultura clássica foi muito fértil e destacou vários de seus adeptos, tais como: Dante Alighieri; Camões; Petrarca, Shakespeare; Rabelais; Ronsard; Cervantes; Torquato Tasso; Ariosto; Leonardo Da Vinci e Michelângelo.

Para compreender melhor a produção literária desse momento, é interessante que se saiba o contexto histórico, social, e filosófico. Assim, pode-se fazer uma pesquisa dos principais destaques da cultura clássica. Isso é uma forma de nos tornarmos eruditos, pois vamos iniciar um conhecimento da literatura universal.

A pesquisa visa a saber, por exemplo: Quem foi Dante Alighieri e por que é considerado um destaque da cultura clássica?

Então, vamos lá!! Faça uma pesquisa e conheça quem foram os principais destaques da cultura clássica. Depois, registre seu comentário sobre o que descobriu de interessante nessa viagem ao conhecimento do mundo clássico.

Nenhum comentário: