terça-feira, maio 27, 2008


DIA DOS NAMORADOS À MODA DAS CANTIGAS DE AMOR E DE AMIGO


Nos séculos XII e XIII uma das formas de expressão da relação amorosa entre os portugueses eram as cantigas líricas divididas em cantigas de amor e de amigo.

As cantigas de amor expressavam o sentimento do homem diante de sua ‘senhora’, sua ‘dona’. A mulher nessas cantigas eram superiores, formosas, colocadas no lugar do suserano e o homem o vassalo de sua ‘senhora’.

Por outro lado, as cantigas de amigo embora escritas por homens retratavam os sentimentos de uma mulher que sofre a ausência do amado. Nessas cantigas a mulher sempre está a espera do ser amado que foi para a guerra ou a deixou para trabalhar. Então, o que lhe resta é a queixa com a natureza, a irmã ou a mãe e a dúvida constante da volta do namorado.

Na leitura e interpretação das cantigas podemos perceber qual era a relação de amor entre um homem e uma mulher e qual papel cada um representava nessa relação. O conteúdo das cantigas, além disso, expressam o modo como nossos antepassados lidavam com as questões do amor.

Hoje, estamos próximo da data comemorativa do Dia dos Namorados – 12/06/2008. Percebemos que a maioria das pessoas com a correria do dia-a-dia não refletem sobre os reais valores envolvidos nas questões da união de duas pessoas. O que já fizeste por amor? Quais são seus princípios acerca deste tema? Qual o papel atual do homem e da mulher nesta relação?

Vamos aproveitar o estudo das cantigas de amor e de amigo para refletir a relação amorosa nos dias atuais. Depois disso, brinquemos um pouco com as palavras: produziremos uma paródia das cantigas. Os meninos atualizarão uma cantiga de amor e as meninas atualizarão as cantigas de amigo.

segunda-feira, maio 12, 2008

PESQUISA SOBRE TROVADORISMO I E II




















Pesquisar sobre a produção literária do Trovadorismo I e do Trovadorismo II é muito interessante, na medida em que ficamos conhecendo como nossos antepassados viveram e como se expressavam.
Dizem que os portugueses não são nada românticos, mas não é isso que mostram as cantigas de amor de D. Dinis (um dos maiores trovadores dessa época).
Nas cantigas de amor o eu-lírico é um homem apaixonado que se encontra na condição de vassalo diante da mulher amada: linda, pura, casta. Tal mulher quase sempre o despreza ou ainda não percebeu seu amor, por isso o eu-lírico sofre.
Atualmente, ainda encontramos traços dessas cantigas em letras de músicas, como exemplo podemos citar a letra da música Queixa de Caetano Veloso (Ver site http://chico-buarque.musicas.mus.br/letras/44767/). Navegando pela Internet também podemos encontrar o homem pós-moderno escrevendo para sua amada todos os seus sentimentos a moda das cantigas. É o que acontece com JSaraiva no site Escrita Criativa http://www.escritacriativa.com/modules/news/article.php?storyid=14677 , que faz um cantiga para sua Adriane.
ESTAMOS CURIOSOS PARA SABER SUA OPINIÃO:
E você o que já fez por amor? Qual sua opinião sobre a música de Caetano e a cantiga de JSaraiva? Será que se escrevessemos mais, fossemos mais sensíveis e românticos o mundo seria melhor e relações contubardas e trágicas como as do casal Nardoni seriam evitadas?