terça-feira, junho 02, 2009

RELATO, E.MAIL, CARTA PESSOAL, DIÁRIO


Nas aulas de redação estudamos textos da ordem do relatar, os quais comportam os gêneros pertencentes ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, situando-as no tempo.


Exemplos de gêneros da ordem do relatar encontramos: o relato de experiências vividas, diários íntimos, diários de viagem, notícias, reportagens, crônicas jornalísticas, relatos históricos biografias, autobiografias, testemunhos, etc.


Na Internet podemos encontrar muitos desses gêneros da ordem do relatar. O site http://www.blogger.com/www.museudapessoa.com.bré um espaço virtual que contêm relatos de experiências vividas, relatos históricos, entre outros. Outro site é o Portal do Envelhecimento http://www.portaldoenvelhecimento.net/principal/principal.htm, que possui vários espaços para relatos "de pessoas idosas" e "para pessoas idosas". O blog da Vovó Neuza é um diário íntimo de uma senhora muito simpática, excelente escritora que relata suas experiências de vida, o endereço do blog é http://vovoneuza.blogspot.com/.


Sua tarefa será fazer uma visita a cada um desses sites e observar os gêneros do relatar existentes nos sites, eleger o mais interessante e fazer um relato seu sobre esta navegação.

117 comentários:

Unknown disse...

http://www.museudapessoa.net/blogs/historiadodia/

Por trás dos óculos

Hoje, tive a oportunidade de ler vários relatos.Os relatos são muito importantes pois podem nos ensinar grandes lições e nos mostrar grandes histórias e exemplos de vida.
Este relato,"Por trás dos óculos",traz lembranças felizes da infância do locutor e nos faz refletir sobre nossa vida e nossa infância; e como podemos ver o mundo com outros olhos e que devemos relatar em diários,cartas e e-mails nossas experiências.

Marília Hellmeister n°27 11A/81D

Empadeiro disse...

Relatando um relato Nº 19 71B
O primeiro site que eu visitei foi o Museu da Pessoa, porém não encontrei relatos muito interessantes, em seguida foi o Portal do Envelhecimento, lá teve alguns relatos que chamaram a minha atenção,
mas o que realmente foi interesante foi um do Blog da Vovó Neusa chamado "A Primeira Geladeira a Gente não Esquece". É um relato engraçado que fala sobre a primeira geladeira de Neusa, que para ela
era a melhor geladeira de todos os tempos, porém havia outras bem melhores. Ela relaciona a geladeira, de uma forma engraçada, com o estilo de vida da pessoa. Sua primeira geladeira está "respirando"
(como diz ela) até hoje, e sendo antiga, já testemunhou vários anos de sua vida.

Moreno disse...

N° 08 TURMA: 81D/11A

Hoje, começei a navegar meio a tantos relatos da web, mas este chaou minha atenção.
Para mim muito mais importante do que qualquer outro relato é este "Relato de um Miserável" http://www.overmundo.com.br/banco/relato-de-um-miseravel-1, que conta a mais pura realidade.
Na web pude ver relatos da primeira geladeira, do cachorrinho, enfim de todos os tipos e gêneros, maas eram vidas bem sucedidas diferentes da vida de uma pessoa que apeas quer um pedaço de pão para ser feliz.
Foi para mim uma surpresa poder ler e sentir como este miseravel passou. Agora eu paro e olho, vejo que todos temos algo de bom a oferecer, todos somos da mesma especie mas esquecemo-nos muitas vezes do fundameltal, nos Amar uns aos outros.´
É incrivel ver que esta pessoa quer somente "sobreviver", e que em meio a tanta miseria, injustiça e falta de amor não consegue..
Acho que devemos para para pensar e refletir sobre os nossos atos...
A vida é curta para tanta ajuda.
Nunca conseguirei esquecer-me deste dia, e sei que não adianta eu ler e não praticar, agora sei que tenho tudo, mas que eu não sei o quanto eu sou feliz.

Anônimo disse...

Visitando os links propostos, o qual mais interesei-me foi o Blog da vovó Neuza, especificamente a postagem "Meu blog em forma de diário".Lá ela descreveu 1 semana de sua vida, a qual ela denomina simples e normal.Porém, sua vida não tem nada de simples, pelo contrário, é cheio de emoções e momentos maravilhosos.Suas histórias são cada uma melhor que a outra...
Achei a vida dela muito interesante...
As pessoas podem achar estranho, alguns amigos meus até acham, mas eu aprecio muito a música clássica.Não é a toa que meu maior sonho é tornar-me uma pianista clássica, sonho que eu invisto muito, e como diz a vovó Neuza, é precisa fazer o que gostamos, para trabalhar com prazer...
É engraçado eu estar me comparando com uma senhora ja de idade, mas, particularmente, eu encontrei muitas semelhanças entre nós, principalmente do estilo músical.O seu gosto e respeito pela arte é muito raro hoje em dia, e realmente me emociona ver que há pessoas que sentem o coração vibrar ao ouvirem a 5ª sinfônia de Mozart, pois hoje em dia cansei de ver gente dormirem em concertos e de dizerem "eu não suporto ouvir Bach".Isso realmente é impossível, pois qualquer pessoa com um pouco que seja de cultura ouve não só uma, mas diversas vezes.A questão é que há um desrespeito enorme com a música clássica, na minha opinião.
Outro fator que achei interesante no blog da vovó Neuza foi ela escrever não só para os outros, mas também para si mesma.Acho isso muito bom, pois isso é como se fosse uma coversa consigo mesma, uma reflexão de vida.

Adrielle Débora Ricarte Nº01 turma: 81D

Daniel Willian disse...

Nome: Daniel Willian nº 07 Turma; 11A

http://www.museudapessoa.net/blogs/historiadodia/index.php?i=332

Navegando na internet, depareime-me com vários relatos inusitados, mas o que mais me agradou foi "O tatu ressuscitado", escrito por Luiz Fernando Miot. Nesse texto ele relata sobre uma experiência com um tatu. Miot conta que comprou um tatu na beira da estrada e que iria vendê-lo em Vacaria. Ele e seu amigo Chicão colocaram o tal tatu dentro de um saco e o deixaram no porta malas. Quando chegaram pensaram que o tatu tinha morrido mas uma freira disse que era só dar água que ele iria voltar ao normal. Isso aconteceu mas o tatu saiu correndo e só depois de muito tempo conseguiram pegá-lo. Colocaram o tatu em um saco novamente e foram para Caxias do Sul. No caminho, o tatu escapou e Miot assustou-se e perdeu o controle do carro. O tatu escapou de novo, mas foi recapturado por Chicão. Quando chegou em casa, Miot colocou o tatu em uma caixa e disse para seu irmão falar para seu pai tratar do tatu e foi para uma reunião que durou dois dias. Ao retornar teve uma surpresa: seu pai comeu o tatu, só restou a casca. Conclusão: tanto esforço para nada, Miot só ficou na vontade.
Este foi o relato que mais chamou minha atenção,ele apresenta uma linguagem bem informal e não é dirigido a um interlocutor específico. Ao navegar, também encontrei muitos relatos bons no Blog da Vovó, foi uma experiência muito agradável.

n°: 29 disse...

turma 71b/81b - 09/06/09

Ao passar pelos sites indicados, foi possível perceber as diferenças de opinioes e costumes de diversas pessoas. Um que muito me agradou, foi o de Waldir Bíscaro, no "Portal do Envelhecimento" - "Espaço Memória", que conta um relato sobre sobre as lutas de classes socias, lembrando de partes do seu passado, onde nele havia pessoas que não se importavam com tais diferenças como havia pessoas que eram capaz de nomear tal cantor dos pobres e tal cantor dos ricos, tal presidente dos pobres e tal presidente dos ricos. Passando e lendo diversos relatos, esse me chamou a atençao por fazer pensar se faz sentido ou não etiquetar pessoas pela classe que pertence. Lendo alguns relatos dos outros sites, foi possível perceber que nao foi só o relato escolhido que trata das diferenças socias.

Anônimo disse...

71B/81B - Nº14 - CTI Unesp Bauru
Nome: Guilherme Pinheiro Leão

http://www.portaldoenvelhecimento.net/vozdoidoso/voz56.htm
Bauru, 08 de junho de 2009.

Hoje, levantei de manhã, tomei café e fui à escola, assim como todos os dias de semana.
Quando chegou a tarde, resolvi entrar em um site e decidi treinar minha redação. Então, como esse site pussuia um lugar de comentários, li um texto muito interessante sobre a história de uma senhora que completou 67 anos, uma vez que lendo este tinha a certeza que muito conhecimento novo de experiências vividas iria aprender, e comecei a relatar:
De acordo com o esboço, percebemos que essa senhora possui uma postura batalhadora, uma vez que, em seu relato, ela é representada como uma mulher que aceita e compreende as tristezas impostas pela vida. Um exemplo seria enfrentar o envelhecimento.
Quando a senhora Iracy comenta as fases de sua vida, começamos a compreender a sua personalidade, sendo caracterizada como uma pessoa humilde, que possui experiências próprias, com um caráter de se admirar, simplicidade no momento de escrever (“Meu casamento foi lindo. A festa foi simples mas muito bonita. Ganhamos o bolo de casamento de um amigo, o bolo era lindo! Naquela época as festas eram simples. Era sanduíche, refrigerante, cerveja, bolo de fubá, essas coisas. “) e entre outros.
Analisando sua história, pude encontrar momentos de sua vida que demonstram a sua responsabilidade,” [...] Tenho boas recordações da infância. Era uma época boa. Foi uma infância simples, mas muito feliz. Sempre fomos muito unidos. Todos trabalhavam e ajudavam em casa. [...]”.
Entretanto, um de seus momentos mais felizes e marcantes de sua vida, foi o namoro com um rapaz chamado Walter, aos seus 13 anos de idade, que no futuro se tornou o seu marido.
Enfim, mesmo com a chegada envelhecimento, que é eminente, a vida ainda não acabou para Iracy;

O importante não é acumular muitos anos de vida, mas adquirir sabedoria em todos os momentos que os anos nos oferecem.
Afinal, envelhecer é obrigatório, amadurecer é opcional.

Anônimo disse...

No 1° site, Museu da Pessoa, percebi o gênero de relato, da vida das pessoas.

No 2° site, Portal do Envelhecimento, o gênero adotado foi reportagens, crônicas jornalísticas.

No 3°, o Blog da vovó Neuza, o gênero é de Diário e também Experiências de vida.

Na minha opnião o Melhor é o Blog da Vovó Neuza.

Meu relato excolhido é TROFEU DA IMBECILIDADE.... de propaganda.

Ela fala que o amor está sendo trocado por coisas que só tem valor material, e não da união de um casamento . Que o AMOR está sendo ultrapassado por presentes e isso vem aumentando cada vez mais.

A navegação nos sites foi muito legal, pois pude conferir histórias que jamais achava que havia acontecido. Relatos de amor e reportagens também muito importantes para o nosso conhecimento!

Turma: 81B N°: 08

Unknown disse...

Giulia nº13 11A81D

Relato Escolhido:Mulher do Metrô e O Homem no Metrô
( blog da vovó neuza).

Mediante o desafio de ler e comentar sobre algum relato virtual, procurei alguma história interessante e que ao mesmo tempo não se tornasse entediante.
Foi então que, ao entrar no Blog da Vovó Neuza, me deparei com várias histórias divertidas e algumas muito envolventes.Acabei me interessando em particular por um relato de título : " A moça do metrô " e " O homem do metrô".
O conto relatava sobre a vida de uma mulher, experiente profissionalmente e economicamente, mais que a beira de seus 30 anos de idade,sentia seus hormônios a flor de pele. Nunca havia se relacionado intimamente com um homem, e sonhava com a imagem de um príncipe em sua vida.
Um dia então, essa moça resolveu deixar suas ilusões de lado, e, ao sair com algumas amigas, se dispôs a se envolver com um desconhecido, a fim de solucionar seu 'problema' e matar seu desejo.
E então, a moça inocente e pura passou a se tornar a mulher 'experiente' após o íntimo contato com o desconhecido.. algo sem sentimentos, e sim o apenas o entrelaçar de corpos de maneira fria e objetiva.
Então, após aquela noite, os dois não passaram a se ver mais; até o dia em que, ao entrar em um metrô, eles se reencontraram e as lembranças reapareceram, despertando talvez, um novo sentimento.


Apesar de se tratar de um texto muito extenso, a leitura me envolveu e me despertou curiosidade até saber o desfecho
da história, onde eu,particularmente esperava um outro final.

Anônimo disse...

Nº25 81/B
Terça feira à noite, entrei no blog fornecido pela professora e através dele encontrei outros sites/blogs muito interessantes sobre relatos de vida.
Infelizmente não consegui acessar o site do museu da pessoa, mas naveguei pelo site do portal do envelhecimento onde encontrei vários relatos interessantes sobre histórias de vidas marcantes e também muitas entrevistas interessantes.
Mas foi no blog da vovó Neuza onde eu me diverti mais acessando, lá encontrei muitos relatos interessantes e criativos como o "A primeira geladeira a gente não esquece...". Porém o mais me chamou a atenção foi "Troféu da imbecibilidade... de propaganda", nele a vovó Neuza comenta sobre uma propaganda onde se "vulgariza" o casamento como um ato superficial, e como ela pode influenciar no pensamento de muitos de nós jovens, gostei do comentário, pois ele mostra o senso crítico que precisamos olhar as coisas para não nos deixar levar pela imposição feita por mídias e propagandas, desenvolvendo assim nossa própria maneira de pensar.

  disse...

Número 28 - 81B

Visitei o Blog da Vovó Neusa e tive uma experiência muito diferente navegando por esse site. Apesar de ser uma senhora de idade, seu blog quebra um grande preconceito da sociedade, em que os idosos têm que ficar em casa fazendo artesanato. Com a evolução da tecnologia, esse conceito não corresponde mais à realidade.
Em seu blog, Vovó Neusa conta sobre suas experiências vividas para o público de todas as idades, tendo assim, um conteúdo extremamente interessante e diversificado, pois nós, os jovens, vemos as coisas de uma forma e a Vovó Neusa conta as coisas pelo seu lado, dando opiniões (como no caso do texto "Troféu imbecilidade... da propaganda"), onde ela relata sua visão sobre o casamento, que é contraditória com a visão atual, ela também conta sobre sua vida (como no texto "O Baú da Memória").
Portanto, ao invéz de ficar lendo fofocas na internet ou coisas sem conteúdo, é muito mais interessante acessar um blog desse para saber um pouco mais do passado e dos costumes antigos.

Anônimo disse...

O relato que eu escolhi foi do Blog da Vovó Neuza, em que ela conta a história de sua geladeira, uma Crosley Shelvador branca com detalhes azuis que está em sua casa há mais de 40 anos. Ela conta algumas das passagens de sua vida em que a geladeira esteve presente, que compartilhou com toda a família as comemorações.
Mas esse relato não se trata somente do fato da geladeira ser "idosa" e ter guardado tantas coisas; se trata de todas as vezes em que Neuza varou a noite para fazer doces para festas; dos vários bolos de aniversário que ela fez para os filhos e netos; de todos os momentos felizes que ela passou ao lado de sua família; daz vezes em que ela pôde ter o prazer de colocar em sua geladeira, toda a festa, e ver todos que ela amava reunidos.
É isso que ela ainda faz, mas com menos frequência, pois estão todos mais distantes. E são as lembranças que a geladeira traz que fazem dela praticamente parte da família.

03 - 71B

Luana disse...

81-B, n° 26
Agora mesmo, às seis horas da tarde, estava eu frente à frente ao computador. Nunca pensei que uma simples leitura pudesse ser tão proveitosa. Como era necessário realizar a atividade comecei a “passear” pelos sites indicados sem muito entusiasmo... Mas logo percebi que histórias muito interessantes me aguardavam. Depois de algumas “olhadas” aqui e outras ali encontrei um relato no Portal do Envelhecimento. “Dom nas mãos e magia nas palavras”, pensei instantaneamente em bruxaria e coisas do tipo, mas não! O texto fala sobre uma senhora parteira que influenciou muito a vida da jornalista/escritora. A autora do texto delineava os acontecimentos com tanta veracidade que mesmo uma mentira pareceria realidade. Comecei então a pensar nos médicos e pessoas que trazem novos seres à vida, um trabalho esplêndido. São a “origem” de tudo. Porém, o que mais me impressionou ao ler o relato foi a história de vida da senhora parteira e tudo isso me fez pensar em como quero olhar para meu passado um dia. Acabo aqui outro dia e trago em minha lista de anseios mais um item: lembrar de viver cada instante, antes que este passe pelos meus olhos, se torne apenas um relato, e não uma narrativa.

31 - 71 B disse...

O blog da vovó Neuza foi praticamente o melhor, conta de maneira muito comica as experiências vivida por ela, a maneira que ela conta sobre o tabu que era falar "vagina" na época em que ela estudava foi contada de uma maneira muito interessante. No portal do envelhecimento, em voz do idoso, dona Iracy contra detalhadamente sobre sua história de vida, das aventuras vividas, e dos momentos mais inesqueciveis como o casamento. O museu da pessoa não foi possível visitar.

Unknown disse...

Visitei o blog da vovó Neuza, encontrei uma variedade de histórias , todas imprecionantes. O relato, MEU BLOG EM FORMATO DE DIÁRIO, realmente me imprecionou,pois só de ler me cansei, pela rotina atarefada, com muitas pessoas e música.Uma verdadeira lissão de vida.Demonstra um pique que muitos jovens não têm, uma vontade de aprender, conhecer, muito grande, demonstra que a melhor idade deve ser aproveitada, e que é uma época para você fazer , se dedicar, toda, ao que realmente gosta!
As criticas , possuem argumentos formados com o tempo e com a experiência.
NOSSA VIDA COM CACHORROS foi os 3 comentários que mais me chamaram a atenção, o 3º principalmente. O primeiro fala sobre um cachorro chamado Quem Quem, com uma personalidade divertida que lembra um de meus cachorros, teve um fim, provavelmente cruel (envenenamento). Me lembro muito bem do meu primeiro cachorro, MALUCO, inesquecivel, era minha sombra, amigão divertido, que me ensinou a amar todos os cães. Por isso que o relato, NOSSA VIDA COM CACHORROS -3 que conta sobre Paloma, me emocionou muito, pois fez lembrar daquele cachorro especial que eu tive também.
Enfim, foi uma experiência interessante, com lições daqueles mais sábios, os mais velhos, e histórias que ,em algum dia,ou alguns de nós vão se identificar.

Unknown disse...

Número: 33 Turma:81B
Hoje dia 09 de junho de 2009, resolvi visitar os sites: Museu da Pessoa, Portal do Envelhecimento e Blog da Vovó Neuza. Para ler relatos interessantes.
Pude ler alguns como “TROFEU DA IMBECILIDADE... de propaganda” e “A PRIMEIRA GELADEIRA A GENTE NÃO ESQUECE... “ - no Blog da Vovó Neuza, e “Luta de classes” no Portal do Envelhecimento. Quando dei por mim tinha me identificado com a história de Iracy Garcia da Silva, 67 anos, (“Voz do Idoso” - Portal do Envelhecimento) uma senhora batalhadora, de bem com a vida, e o principal, de bem com a família.
Fiquei emocionada ao ler os acontecimentos de sua vida (como quando ela relata o começo de namoro).
Fizeram-me lembrar de minha avó, quando a visito, e ela me conta história semelhantes, fazendo as horas passarem rápido.
São momentos que ficaram na minha memória, pois sempre há historias diferentes de sua juventude, de seus namoros, de suas aventuras!
E isso me deixa muito feliz, me sinto bem conhecendo as experiências de minha avó, isso me ajuda muito como pessoa.
Lembro do dia em que cheguei à sua casa, ela estava triste por alguns acontecimentos, e quando me sentei com ela, ela me mostrou fotos antigas, relembrando o passado e compartilhando suas aventuras. Isso a fez se sentir melhor, e mais feliz, por ver que a vida dela foi vivida intensamente, e que ela é uma mulher batalhadora.
Gosto de ouvir histórias, principalmente de pessoas idosas, como da Dona Iracy, como as da minha avó!
E se algum dia quiser me contar uma história interessante, escutarei com todo prazer!

Link da Historia de Iracy: http://www.portaldoenvelhecimento.net/vozdoidoso/voz56.htm

Brenda disse...

QUEBRANDO TABU
Comecei a fazer a navegçaõ para poder preparar o relato,confeso que assim que comeceiestava em uma situação extressante devido a fatores escolares.
Minha navegação começou pelo blog de redação ela entrei em outros blogs onde continham relatos.O 1º blog que entrei foi o museu da pessoa, mas,a página não pode ser aberta.Então entrei no portal do envelhecimento, e lá encontrei relatos de pessoas idosas muito interessantes,porém o que mais me despertou a atenção foi um relato do blog da vovó Neusa.
O relato é:"CONVOCADA, AUTUADA, FICHADA E COM DEPOIMENTO ARQUIVADO NO QUARTEL DO SEGUNDO EXÉRCITO DE SÃO PAULO." Escolhi este pois ela conta que foi professora e que nos livros de ciência da época não se encontravam nada sobre reprodução, o que parecia que as crianças vinham de "repolhos", "cegonhas".
E ela quebrou este tabu imposto pela sociedade na época da ditadura militar, falando com total naturalidade sobre reprodução, assim como se falavam com naturalidade as outras funções do nosso corpo.
Começou a falar assim com seu alunos, pais dos alunos.Começou também a dar palestras, e assim ela foi convidada a participar do Quartel do Segundo Exercito de São Paulo para uma conversa informal.
Gostei muito pois ela se demonstra uma pessoa corajosa, sem medos e determinada.
A partir disto comecei a fazer o meu relato.E assim finalizei minha navegação.

Turma:81-B
Nº:5

Anônimo disse...

Ao acessar o “Portal do envelhecimento”, passei a conhecer historias de pessoas que hoje idosas, viveram de modo incrível, os tempos mudaram. Fiquei impressionada com o relato de uma senhora que teve uma infância normal, se casou jovem e continua casada até hoje, ela conta como foi sua vida e os acontecimentos marcantes, onde achei uma semelhança com os dias atuais, o trabalho infantil. Após a visita ao segundo site, fui ao terceiro, lá encontrei relatos da vida de uma senhora, muito interessante também, me fez refletir sobre como conduzimos nossas vidas, principalmente a história do Baú.

n° 07 81B

Anônimo disse...

nesses sites é possivel observar; relatos de acontecimentos vivenciados pelos autores , e por outras pessos sendo assim um diario virtual, que é o caso do site da vovo neusa , que na minha opinião é o mais legal pois suas historias são engraçadas e prendem nossa atenção ate o final.

JEFERSON Nº 17

Anônimo disse...

nesses sites é possivel encontrar generos : como o diario e o relato . onde é mostrado o relato de acontecimentos ocorridos com o autor ou com outras pessoas .
Na minha opinião o melhor é o site da vovo neusa , pois suas historias são divertidas , e ao mesmo tempo emocionantes , pois algumas tem finais , não esperados , q nos causam espanto ou nos passam alguma emoção , deixando asim o leitor preso a leitura ate o final.

MARIANA QUERUBIM Nº25

Unknown disse...

Visitei o blog da vovó Neuza, encontrei uma grande variedade de histórias , todas imprecionantes. O relato, MEU BLOG EM FORMATO DE DIÁRIO, realmente me imprecionou,pois só de ler me cansei. Afinal, ela possui uma rotina atarefada, com muitas pessoas e música.Uma verdadeira lissão de vida.Demonstra um pique que muitos jovens não têm, uma vontade de aprender, conhecer, muito grande. Demonstra que a melhor idade deve ser aproveitada, e que é uma época para você fazer , se dedicar, toda, ao que realmente gosta!
As críticas , possuem argumentos formados com o tempo e com a experiência.
NOSSA VIDA COM A CACHORRO foi os 3 comentários que mais me chamaram a atenção, o 3º principalmente. O primeiro fala sobre um cachorro chamado Quem Quem, com uma personalidade divertida que lembra um de meus cachorros, teve um fim, provavelmente cruel (envenenamento). Me lembro muito bem do meu primeiro cachorro, MALUCO, inesquecivel, era minha sombra, amigão divertido, que me ensinou a amar todos os cães. Por isso que o relato, NOSSA VIDA COM CACHORROS -3 que conta sobre Paloma, me emocionou muito, pois fez lembrar daquele cachorro especial que eu tive também.
Enfim, foi uma experiência interessante, com lições daqueles mais sábios, os mais velhos, e histórias que ,em algum dia,ou alguns de nós vão se identificar.

Giulia M. 14

nº 9 71B disse...

Que coisa incrível, essa benzedeira é uma grande lição de vida.
Desde pequena trabalhando em serviços pesados na roça, fez um parto aos sete anos , meu, essa parte do parto foi difícil encarar, nunca imaginei que poderia acontecer uma cena dessas, um bebê morrer intalado na barriga de uma mãe, e os pedaços sairem aos poucos... nossa meu foi chocante, nem posso imginar como essa mulher deve ter ficado!!!
Ainda não sei como se benzer tem o poder de curar, se existe algum segredo misterioso, é um coisa inexplicável...Essa mulher é uma verdadeira batalhadora, e que me emitiu uma grande lição de vida nessa leitura!

nº 9 71B disse...

Que coisa incrível, essa benzedeira é uma grande lição de vida.
Desde pequena trabalhando em serviços pesados na roça, fez um parto aos sete anos , meu, essa parte do parto foi difícil encarar, nunca imaginei que poderia acontecer uma cena dessas, um bebê morrer intalado na barriga de uma mãe, e os pedaços sairem aos poucos... nossa meu foi chocante, nem posso imginar como essa mulher deve ter ficado!!!
Ainda não sei como se benzer tem o poder de curar, se existe algum segredo misterioso, é um coisa inexplicável...Essa mulher é uma verdadeira batalhadora, e que me emitiu uma grande lição de vida nessa leitura!

Nº 9 71B disse...

Que coisa incrível, essa benzedeira é uma grande lição de vida.
Desde pequena trabalhando em serviços pesados na roça, fez um parto aos sete anos , meu, essa parte do parto foi difícil encarar, nunca imaginei que poderia acontecer uma cena dessas, um bebê morrer intalado na barriga de uma mãe, e os pedaços sairem aos poucos... nossa meu foi chocante, nem posso imginar como essa mulher deve ter ficado!!!
Ainda não sei como se benzer tem o poder de curar, se existe algum segredo misterioso, é um coisa inexplicável...Essa mulher é uma verdadeira batalhadora, e que me emitiu uma grande lição de vida nessa leitura!

igor guedes nº 16 - 81.C disse...

Hoje acordei e resolvi ler os relatos, comecei pelo museu da pessoa, fui para o portal do envelhecimento, mas nenhum deles me chamou a atenção, fui ler os relatos do blog da vovó Neuza comecei a ler os relatos até que eu vi um que em chamou a atenção, ele se chamava "Convocada, autuada, fichada e com depoimento arquivado no quartel do segundo exército de São Paulo" pois ele mostra a determinação de uma professora em quebrar os tabus de uma sociedade conservadora, sua coragem e vontade até mesmo perante ao governo ditatorial militar. E isso é o bom de ler relatos, você pode aprender e se espelhar com as histórias dos outros.

Unknown disse...

Hoje naveguei por três sites, cujo conteúdo eram vários relatos. O primeiro link que visitei foi o "Museu da pessoa", não consegui ir direto para a site, primeiro fui para o google, onde apareceram vários sites, o primeiro não consegui abrir, então tentei o segundo, dessa vez consegui. Li os relatos que estavam postados nele, porém nenhum me chamou a atenção. Então cliquei no segundo link, o "Portal do Envelhecimento", onde vi um relato que chamou minha atenção: "A vida é um demorado adeus". O titulo do relato chamou minha atenção por dizer uma grande verdade. Neste relato Fernanda Montenegro, encarna a escritora Simone de Beauvoir, que perdeu seu marido, ao longo dos ensaios Fernanda também perde seu marido, então e´possivel ver uma certa identificação da atriz com a personagem, o que torna a peça mais interessante. O último site que visitei,"Vovó Neuza", também não teve nenhum relato que me agradou muito.


Victor Makida Nakashima 51A/81C N°34

Unknown disse...

Allef V R R
blog da vovó neuza
11a 81d nº02

Estava cansado depois de uma longa tarde fazendo lista de matrizes, nada podia ser mais chato do que mais tarefa... Decide pegar o embalo e ler alguns relatos que haviam sido propostos pela professora de redação que havia proposta esta atividade diferenciada para aumentar nossos conhecimentos em vários aspectos estava cansado e pensava que não ia ler nada direito quando entrei no blog da vovó ela contava coisas que mesmo em alguns casos sem importancia conseguiram prender a minha atenção a leitura o tempo foi passando e eu havia lido todos os contos do site com um gostinho de quero mais pois nem imaginava que aquele blog iria conseguir prender a minha atenção, a atitude que tomei foi mandar um email para vovó elogiando o trabalho e a iniciativa 3 dias depois abro meu email e não é que ela respondeu mesmo... Muito educada, simpatica e carismatica respondeu meu email agradecendo os as opiniões, conselhos e as criticas que sinceramente eu não fiz nenhuma...
Além de ter adquirido experiencia com situações vividasm por outras pessoas ainda criei amizade com uma senhora muito da educada!!!Valeu a Pena!!!

Alessandra disse...

Alessandra N. B.; nº.1 – Turma: 81C

Evolua sempre

É sexta-feira e, já pela manhã, resolvi fazer uma tarefa escolar, que era visitar três sites observando os gêneros do relatar existentes neles, para eleger o mais interessante e fazer um relato sobre esta navegação. Decidi que nessa viagem virtual iria buscar novas histórias que me fizessem refletir sobre aspectos corriqueiros da vida.
Primeiramente, visitei o blog da Vovó Neuza. Neste, criei grande admiração pela forma como essa Senhora escreve e por suas idéias e experiências. Enquanto navegava pelo site Museu da Pessoa, encontrei uma história que me fez pensar em uma mensagem que eu não poderia deixar de comentar: nós não devemos nunca desprezar alguém porque essa pessoa, infelizmente, não teve a mesma educação escolar que nós, pois muitas vezes essas pessoas são as bases para aquelas que mais admiramos.
Apesar de ter encontrado nesses sites relatos pessoais muito bem desenvolvidos, relatos engraçados e outros que me passaram algumas lições, o que mais me chamou a atenção foi um relato no Portal do Envelhecimento. No tópico “Voz do Idoso”, encontrei um título que já me despertou curiosidade: “Não pare de aprender, é uma maneira de você envelhecer mais lentamente”, diz Serena Scala Dazzi, 84 anos (Maio de 2007).
Ao ler a história de vida da Senhora Serena, senti grande admiração. Pois além de encontrar nela uma mulher batalhadora e muito inteligente, percebi a sua bondade e sinceridade ao relatar os seus momentos vividos. Essa história reforçou em mim a idéia de que temos muito que aprender com as pessoas mais velhas e nunca desrespeitá-las, porque um dia também seremos idosos e teremos que enfrentar esse momento com coragem e continuar evoluindo.
Termino meu relato com a melhor mensagem que eu encontrei, a da Senhora Serena: “Não tenha medo da velhice. Enfrente-a com coragem. Depende muito de você. Não pare de estudar, de aprender, de acompanhar o desenvolvimento. Evolua junto, é uma maneira de você envelhecer mais lentamente e não sentir tanto os efeitos da velhice”.

História escolhida: http://www.portaldoenvelhecimento.net/vozdoidoso/voz33.htm

Unknown disse...

Quando a professora Maria Regina pediu um trabalho no qual teríamos que relatar uma navegação em alguns sites, fiquei preocupado, pois não sabia se teria tempo suficiente para fazer tal navegação então aproveitei o feriado prolongado. Na quinta-feira, onze de junho, dia de Corpus Christi, entrei no blog onde tinham as orientações sobre o trabalho.
Entrei nos sites que estavam listados no blog e vi links de relatos sobre a ida do homem à lua, coisas do tipo. Alguns como “Minha vida com cachorros 1, 2, e 3” (blog da Vovó Neusa) me chamaram atenção. Mas os que achei valer a pena ler foram “O Tatu ressuscitado” e “A Primeira geladeira a gente nunca esquece”, que se encontram no portal do envelhecimento e no blog da vovó neusa, respectivamente.
Quando li este último, percebi que era uma história típica, do tipo que se pode ouvir de qualquer senhora que já passou por muitas experiências, porém dá pra entender o porquê de ela querer “homenagear” uma geladeira, afinal, como ela mesma disse, tal geladeira foi testemunha de um quarto da vida dela, e, se ela estiver viva hoje, isso equivale a vinte e cinco anos. Realmente muito tempo.
No relato ela conta como era a geladeira e como ela a via. Ela diz que sua “branquinha” (o apelido da geladeira) passou por muitas coisas e que as geladeiras em geral são objetos biográficos, ou seja, objetos que têm a cara do dono, representam por seu conteúdo o perfil do dono, do que gostam, do que não gostam, etc.
Já a história do tatu ressuscitado de certa forma me desapontou, pois ao ler o título qualquer um esperaria algo inusitado, um “milagre”, mas foi apenas um tatu que fingiu-se de morto e, ao receber água, tentou fugir. Mas conforme a pessoa lê, de certa forma se interessa, pois acaba sendo uma história engraçada, rápida e sem detalhes, muito simples, mas engraçada. Porém o final fica sem sentido, o autor não conclui muito bem, mas dá pra se entender o que se passou.
Resumindo, o autor e mais um amigo encontraram um tatu e estavam indo vendê-lo. No caminho, o tatu pareceu estar morto, mas ao lhe dar água, este se reanima e tenta fugir. Com o tatu amarrado, seguem viagem. Quando o autor se dá conta, o tatu tinha roído o saco que o prendia, subindo no banco e o estava cheirando. O autor se assusta e perde o controle do carro. O amigo do autor saiu correndo e tatu atrás dele. Amarraram o tatu e o colocaram no porta-malas. Chegando na casa do autor, colocaram-no numa caixa. O autor saiu da cidade e quando voltou, seu pai tinha comido o tal tatu.

Henrique P. P. Ramos número 15 81C

Anônimo disse...

Bom estava eu sossegado sem fazer nada no domingo de tarde, quando me lembrei da tarefa que a professora havia me passado a respeito do relato. Resolvi então “navegar” nos sites/blogs que ela havia me passado, e neste li muitos relatos, mas teve um que eu achei muito interessante o “Quem sou eu” do blog da VOVÓ NEUZA, que me fez refletir um pouco sobre o futuro, o passado e o presente, lendo ele, conclui que nós devemos sempre estar nos “atualizando”, buscando novos conhecimentos, tendo assim uma boa filosofia de vida, e usarmos o que aprendemos no passado (detalhe: ainda estamos aprendendo) para construir um futuro.
Também me lembrei do meu avô que sempre me diz – “Estude muito, porque você vai usar muito o conhecimento que você adquiri hoje no futuro”.

Filipe nº10 81C/51A

Unknown disse...

51A/81C Nº33

O site http://www.portaldoenvelhecimento.net/principal/principal.htm, foi escolhido devido a ênfase dos textos de gênero jornalístico e crônica relacionado a idosos. É um portal que oferece informações sobre a velhice, com o propósito de alargar o conhecimento sobre a importância da vida dos idosos considerados às vezes por algumas pessoas como um empecilho, porém esse site contradiz com seus relatos.

Unknown disse...

Lincoln R. 81C/51A

Hoje, pleno domingo de folga resolvi fazer uma visita á esses blogs incríveis e certamente o que mais me impressionou foi o indispensável “Blog da vovó Neusa”. Sem sombras de dúvidas, para uma pessoa como a Neusa, nessa faixa etária de sua vida, escrever tais relatos, momentos e acontecimentos de uma maneira “transparente” na web é sensacional. Não é algo para qualquer vovó fazer com tanta facilidade e criatividade. Relatar momentos imperdíveis de sua vida detalhadamente e de uma maneira cômica faz com que o leitor se prenda a qualquer situação descrita nas postagens. Acompanhei cautelosamente a postagem de “A Primeira Geladeira a Gente Não Esquece” e notei que a maneira como a Neusa descreve aquela época, aqueles momentos marcantes, os detalhes da sua primeira geladeira é com certeza uma atração para nós leitores. As adaptações feitas por Neusa no decorrer do texto são, na minha opinião, fatos verídicos, como por exemplo quando ela diz que costuma chamar a geladeira de “objeto biográfico”, porque ela tem a cara do dono, se levarmos em conta essa idéia de Neusa vamos perceber que verdadeiramente a geladeira tem o perfil de seu dono. Simplesmente impressionante o “Blog da vovó Neusa”, fiquei de boca aberta quando terminei de visitá-lo. Uma verdadeira “lição de vovó” para nós jovens leitores.

Anônimo disse...

O blog da vovó Neuza na minha opinião foi juntamente com o relato "Por trás dos óculos" onde eu tive mais satisfação ao término de minha leitura.
O blog da vovó Neuza está escrito de maneira muito divertida os acontecimentos de sua vida, e a forma que ela conta sobre o tabu que era falar "vagina" na época de seus estudos foi contada de uma maneira muito interessante.
Já o relato, traz certas lembranças que fizeam o locutor feliz em sua infância, fazendo com que a pessoa que está lendo reflita e lembre da sua infância também.
Sobre os outros sites não tive uma certa satisfação ao término de minha leitura.
n° 13 turma 81B

Anônimo disse...

Ao visitar o blog da Vovó Neusa li um relato que me chamou muito a minha atenção, que se chamava "A Primeira Geladeira a Gente não Esquece",é um relato muito divertido
que fala sobre a primeira geladeira da Neusa, que na sua opnião era a melhor de todas,fala de todas as vezes em que Neuza passou a noite inteira para fazer doces para festas; dos vários bolos que ela fez para seus parentes como filhos e netos; das vezes em que ela pôde ter a felicidade de colocar em sua geladeira, todos os doces, e ver todos que ela amava juntos e comendo os doces que ela preparava.


N°:36 71/81B.

Carlos disse...

nº5 51A/81B
Entre os sites indicados tentei primeiro acessar o museu da pessoa mas não consegui, o site parecia estar fora do ar,então tentei o portal do envelhecimento onde não pude encontrar relatos que me agradaram.
Então fui ao blog da vovó Neusa onde vi alguns relatos e principalmente um que me chamou a atenção pelo titulo ,o bau da memoria, em que uma tesoura e um furador descutem sobre a importancia que tiveram na vida da bisa.

Letícia disse...

A geladeira Crosley Shelvador

Durante minha navegação nesses três sites: Portal do Envelhecimento, Museu da Pessoa e Blog da Vovó Neusa, pude observar vários relatos interessantes, cartas, e-emails, etc. Cada um descrevendo algum acontecimento, alguma história, as vezes nos trazendo lições de vida. Porém o que mais me chamou atenção foi um relato no Blog da Vovó, onde a pessoa estava relembrando de sua primeira geladeira. Naquele tempo a euforia do consumo se estendeu a tudo o que podia ser importado, principalmente utensílios domésticos, foi assim que junto com as peças de reposição dos carros importados para atividades comerciais, ela ganhou uma geladeira Crosley Shelvador e ficou com ela durante 40 anos, sempre consertando uma coisinha ali ou aqui que não estava certo. Era branca com alguns detalhes em azul claro. Costumavam chama-lá de “objeto biográfico” porque ela tinha a cara do dono. Na geladeira havia mais doces do que verduras, refrigerantes, cerveja, tudo para seus filhos e netos, isso aumentou mais ainda a partir de 1990, quando o dono dela começou a trabalhar com chocolates.
Cada vez mais haviam menos pessoas envolvidas naquela casa e em seus “objetos biográficos”. O esforço do dono da casa, era para que a família ficasse mais unida e esperava que algum dia ainda tivesse que tirar gavetas e deslocar prateleiras para acomodar seus bolos gigantes de aniversário assim como fazia antes.

Letícia M. n°22 turma:81C/51A

Anônimo disse...

No inicio eu não estava tão esperançoso quanto a encontrar relatos interessantes
Porem essa idéia não durou por muito tempo, logo percebi que muitos haviam deixado suas mensagens antes da minha visita, fui logo ao blog museu da pessoa, mas apresentou algum tipo de erro que não permitiu a visualização de seu conteúdo,então fui ao portal do envelhecimento que abril normalmente, em meio a todos os relatos
Achei interessante o de Serena Scala Dazzi que fala sobre sua vida e suas difíceis condições financeiras. Mas agora em sua velhice encontra uma situação mais confortável agora que vive em um casamento feliz, junto com seus três filhos. Esse relato foi o qual mais me chamou a atenção pois narra uma situação que muitos de nós nem imagina.
Eduardo T. Coradi n: 9 51 A / 81C

Anônimo disse...

Realizando a navegação hoje, gostei muito de um relato do Blog da Vovó Neuza, o "TROFEU DA IMBECILIDADE.... de propaganda".
Escolhi esse relato porque ele retrata a sociedade em que vivemos, uma sociedade em que os jovens nao ligam mais para o amor, apenas para o valor material das coisas. Mostra que o amor verdadeiro já foi esquecido, ultrapassado pelo consumismo, e a maneira que os jovens são influenciados pela mídia hoje em dia.


N° 11 81C

Anônimo disse...

Turma: 51A/81C - N º 12

Comecei tentando navegar no museu da pessoa, porém o site estava inacessível, então acessei o “Portal do envelhecimento”, onde pude observar muitas curiosidades, histórias e opiniões de algumas pessoas da terceira idade, e logo encontrei um pequeno anúncio que despertou minha atenção, trazendo as informações sobre uma pequena vila que daria moradia sem custo algum para idosos de baixa renda. O que me espantou no texto foi o interesse e preocupação do governo, uma coisa muito rara de se ver atualmente, ainda mais com as pessoas da terceira idade. Após ainda pude ler mais alguns artigos do site como: longe de casa, luta de classes, pessoas agradáveis tendem a viver mais tempo, porém nenhum deles despertou meu interesse de forma intensa.
Visitei também o Blog da Vovó Neuza, onde também achei muitos textos interessantes e prazerosos de ler, porém um deles conseguiu chamar mais a minha atenção, talvez por ser de certa forma até um pouco polêmico, que é o “TROFEU DA IMBECILIDADE....de propaganda”. Apesar de a autora levar muito a sério a propaganda, ela escreveu suas idéias da maneira como pensa de forma bem objetiva, e também considerei até uma dica construtiva para quem criou a propaganda, onde ela diz que algumas pessoas poderão acreditar naquilo que está escrito na propaganda, ou seja, um alerta para os leitores da critica relatada, e para os autores de textos publicitários, que tomem cuidado com o que escrevem e onde suas obras podem ser publicadas.
Os sites citados na minha opinião são muito interessantes e na minha opinião podem ser acessados por pessoas de todos os gostos, desde que gostem de ler e se interessem por diversos assuntos.

Anônimo disse...

Número: 30
Turma: 71/81 B


Visitei, primeiramente, o site Portal do Envelhecimento. Neste site há vários relatos de idosos, falando sobre como é a vida deles, o que acontece atualmente com eles e tem algumas campanhas. É um site muito bacana.
O segundo site que visitei foi Blog da Vovó Neuza. Este é mais interessante que o primeiro site que visitei, pois tem relatos do que ela pensa sobre o mundo e relatos que foram vividos por ela. É um diário íntimo, que ela escreve suas histórias de vida e sua opinião sobre tudo que acontece. Ela conta várias histórias de um jeito legal e diferente, que prende a atenção das pessoas. Ela deixa sua visão da vida muito clara. Isto é muito interessante.

Amanda disse...

Nº:02 turma:71/81B
Nome: Amanda Coelho

http://vovoneuza.blogspot.com/
Bauru, 15 de junho de 2009

Nessa segunda-feira enquanto estava em minha casa, resolvi entrar nos sites propostos, aprender mais e ler diversos relatos. Sabemos que eles nos transmitem fatos relacionados a determinados acontecimentos que ao serem transmitidos, fazem com que o leitor ou ouvinte reconstrua esses acontecimentos de acordo com sua ordem cronológica.
Infelizmente, não consegui acessar o site do museu da pessoa, porém li muitos relatos interessantes, e que transmitem lições de vida. Os que mais me atraíram foram os do blog da Vovó Neuza, especialmente "NOSSA VIDA COM CACHORROS - 3 -PALOMA". Gostei da forma como ela escreve, e em alguns momentos revivi situações e sentimentos dos quais já passei. Como por exemplo quando minha gata pariu; a tristeza que senti quando meu cachorro morreu e ao criticar algumas ideias que muitas vezes são enfatizadas devido a sua importância econômica, mas que nem sempre têm apenas essa importância.

Caião disse...

Caio n°04 81c/51a

entrei no blog da vovó neusa no dia 16 de julho por volta dàs 15:20.
Li os relatos la postados , mas um foi o que mais me chamou a atenção , cujo titulo era mais ou menos assim "a primeira geladeira nunca se esquece".
Esse relato contava sobre a história de amor entre uma mulher e sua primeira geladeira , ela dizia que sua geladeira era destemunha de um quarto de sua vida e que com a geladeira ela pode reunir a família dela , porque a geladeira que era o container dos "quitutes" que ela fazia para as reuniões familiares.
Foi a geladeira que guardou os quatro pão-de-ló e dois bolos para tornar a reunião com seus netos mais doce , e apresar de a geladeira ter 40 anos de trabalho ela não perdeu seu valor , e sim adquiriu mais ainda.
Assim são os idosos , quanto mais nós vivemos , mais ganhamos valor.

Unknown disse...

nº17 81C/51A


Navegando por estes blogs o que mais me chamou atenção foi o " Convocada, autuada, fichada e com depoimento arquivado no Quartel do Segundo Exercito de São Paulo ", do blog da vovó Neuza, pois ele mostra a coragem e a naturalidade com que ela enfrentou o assunto " Reprodução ", pois nos anos 50, 60, isso era um grande tabu.
E isso foi assim:
Na década de 50, Vovó Neuza começou a falar de reprodução nas salas de aula, utilizando seus próprios esquemas de órgãos sexuais femininos e masculinos.
Na década de 60, melhorou seus esquemas, e seus filhos cresceram estudando isso e então sabendo que não só as crianças deveriam saber disso e também seus pais, então começou a dar palestras sobre isso.
Logo depois, a ditadura militar entrou mas não se intimidou com isso e continuou seu trabalho, mas o continuou debatendo isso em conversas informais em casas de alunos.
Até que um dia ela foi chamada para uma destas conversas no Quartel do Segundo Exercito de São Paulo, onde na verdade ela prestou depoimento oficial, no qual perguntaram a ela cada palavra e o que ela significava. Logo após as explicações, ela foi identificada (CIC e RG) em um documento assinado.
Depois de um tempo, ela foi “autuada” por causa dessa sua atitude, a qual era abominável pelos militares.

Anônimo disse...

Guilherme M.
N ° 14 Turma: 81C/51A

A PRIMEIRA GELADEIRA A GENTE NÃO ESQUECE...

Estava navegando na Internet em uma tarde de terça-feira, quando me lembrei do trabalho de redação envolvendo relatos de alguns sites e resolvi me envolver no assunto.
Logo que entrei no blog relacionado ao trabalho, me chamou a atenção um site de relatos intitulado “Blog da Vovó Neuza” e nesse comecei a ler algumas postagens deixadas pela autora do site, uma senhora que relata experiências de sua vida.
Foi quando um relato com o título “A PRIMEIRA GELADEIRA A GENTE NÃO ESQUECE...” chegou aos meus olhos, atraindo a minha atenção já perdida por estar um pouco cansado e fiquei envolvido pela história da primeira geladeira dessa senhora bem humorada e cheia de energia.
Nessa história a Vovó Neuza conta quando ganhou sua primeira geladeira, uma Crosley Shelvador, e como naquela época a euforia do consumismo era grande, principalmente com relação às domésticas.
Esse “gigante” branco que ela obtivera sempre esteve cheio graças às ideias de sua dona e às comemorações de sua família e amigos. A sua Crosley Shelvador sobreviveu por muitos anos, convivendo com outras geladeiras de diversas marcas, mas com o tempo ela precisou de alguns ajustes, o que a fez mais querida ainda pela sua proprietária. Essa última vivia esperando por mais festas e oportunidades para utilizar a sua geladeira preferida, satisfazendo as suas necessidades.
Aprendi com esse relato que nossas geladeiras seguem o nosso próprio perfil e por isso nos identificamos com elas, assim como com outros objetos, criando uma afinidade. Além disso, muitas vezes objetos ou ações nos parecem pequenos mas deixam marcas profundas e importantes em nossas vidas, lembradas sempre por todos nós.

Unknown disse...

Visitei os três sites, e observei diversos relatos. No site museu da pessoa foi onde eu encontrei os relatos mais interessantes. Li alguns deles e percebi que a forma com que eram escritos era totalmente original e único. Tinha, entre eles, um que me chamou muito minha atenção chamado “Casamento por apresentação” pela simplicidade e inocência de seu autor. Hoje posso constatar que aprendi muito com todos esses textos lidos por mim.

Nº: 28 Turma: 81C/51A

Anônimo disse...

Naveguei nos blogs propostos de modo a escolher postagem que mais me chamaria a atenção; foi a A VIDA É UM ETERNO APRENDER do blog da vovó neuza. O blog é de uma senhora e por se tratar de tal pensei que não encontraria nada que me agradasse, me enganei e adorei o blog dela.
Vistei outros links, porém nada me agradou tanto.
Procurei alguma postagem que me fosse interessante para que eu pudesse comentar algo.
Esta fazia uma critica aos leitores que compram livros por 'status cultural'. Lendo esta, eu pude notar que é realmente verdade, pois conheço pessoas assim, com certeza todos conhecem alguém assim. A autora ainda questionou o por quê desta atitude, dizendo que os livros ficariam enfeitando as estantes.
Concordei com tudo o que foi dito por isso escolhi essa postagem, foi uma critica bem contundente, bem feita que se encaixou com o meu modo de pensar.

Unknown disse...

Numa tarde de terça-feira, ligo o computador e acesso os sites que apresentam numerosos relatos sobre idosos, e de acontecimento da vida de uma idosa chamada vovó Neuza.
Os sites apresentam diversos relatos, como de histórias de vida e relatos do dia-a-dia. O gênero mais encontrado nos sites é o diário pessoal (blog).
Os sites apresentam muitos relatos interessantes, de conteúdo muito produtivo, e que sempre tem alguma lição a nos ensinar.
O relato que escolhi e que me chamou mais atenção foi o “Convocada, autuada, fichada e com depoimento arquivado no quartel do segundo Exército de São Paulo”, do blog da Vovó Neuza.
O texto narra como havia um tabu relacionado ao tema reprodução nas escolas nas décadas de 50, 60, e que como ela passou a apresentar esse tema a seus alunos e pais de alunos que também questionavam o fato de seus filhos terem educação sexual na escola.
Quanto o regime ditador se instalou no Brasil, os tabus aumentaram e mesmo assim vovó Neuza não se intimidou e continuou suas aulas normalmente, mesmo correndo riscos. Assim, vovó Neuza foi convidada a comparecer a uma conversa informal em um quartel do exército onde foi questionada sobre suas atitudes. Mas mesmo assim essa mulher não se intimidou.
Esse relato me agradou muito, pois mostra como essa mulher segue seus ideais, independente dos riscos que corria, essa mulher é um exemplo para a época, pois não havia abertura para expressão e ainda mais das mulheres, que sofriam forte machismo na época.

N° 30, Turma: 81C/51A

Link do relato: http://vovoneuza.blogspot.com/2009/05/convocada-autuada-fichada-e-com.html

Diário de confusões disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Nº8 81C/51A
Aconteceu na segunda-feira. Já estava de noite quando me lembrei do trabalho da professora de redação. A internet estava daquele jeito! Mas eu resisti bravamente ao sono e comecei o trabalho.
O primeiro site que entrei foi o museu da pessoa, nunca na minha vida eu tinha lido tanto na tela do computador. Enquanto lia aqueles relatos enormes e sem fim, foi me dando um tremendo sono, por isso resolvi mudar de site, então entrei no blog da vovó Neusa. Lá eu comecei a ler alguns relatos interessantes, mas o que mais me chamou a atenção foi o de nome “A primeira geladeira agente não esquece...” O relato mostrava o respeito e a fidelidade que ela tinha pela sua geladeira antiga, que mesmo ela sendo velha e sem tecnologia, para ela não havia geladeira igual, ou que tivesse passado por tudo que as duas passaram juntas.
E foi assim que eu terminei a minha navegação. Depois eu digitei o trabalho e tomei a decisão de que nunca mais iria me esquecer dos trabalhos e ter de fazê-los à noite.

Anônimo disse...

http://vovoneuza.blogspot.com/2009/06/trofeu-da-inbecilidade-de-propaganda.html

TURMA: 51A/81C - NÚMERO: 21

Hoje, em plena terça-feira, dia nublado, meio chuvoso, o pedido certo para se ficar uma tarde inteira dormindo, descansando, para esquecer-se da vida, das preocupações. Mas não foi exatamente o que aconteceu. Lembrei-me de que ainda havia muitas tarefas para se fazer, e uma delas era visitar o blog e ler alguns relatos indicados pela professora.
Foi o que eu fiz, acessei o blog, e li relatos com experiências que se deveriam levar para vida.
O que pude compreender, foi que o que estava ali, não eram simplesmente relatos, mas sim experiências de vida uma inteira, vivida com muita intensidade; palavras escritas com muita sabedoria pela autora.
Os relatos lidos expressam não apenas as experiências vividas, mas também todo um conhecimento e uma enorme bagagem cultural adquirida ao longo de uma vida intensa.
O relato escolhido foi “TROFEU DA IMBECILIDADE.... de propaganda”; e o motivo da escolha foi exatamente pela sabedoria de como a autora aborda o tema tratado. O que se pode observar após ler o título da propaganda e o relato feito por Neuza, é que hoje, existe sim uma total inversão de valores entre as pessoas. Porque através da propaganda podemos compreender que a idéia de casamento que se tenta passar para os jovens hoje em dia, é de um casamento que tem toda a sua base no consumismo, no capitalismo; e não no amor, na compreensão, na tolerância, no companheirismo, como deveria ser.
O que fica claro nesse relato é a indignação da autora ao ver que as coisas mudaram tanto da época em que ela se casou para os dias de hoje. E ela consegue abordar o tema de uma forma a criticar a propaganda sem perder o bom-humor e o bom-senso, deixando claro o seu ponto de vista e a sua ideologia.

(51 A - 81 C) Nº 18 disse...

Todos os relatos são bons e importantes, mas os que mas se destacaram foi o da vovó ( o mais interessante: a primeira geladeira). onde, ela consegue nos prender na leitura, e assim sendo muito apreensivo e uma lição de vida, o relato da vovó neuza meu blog em forma de diario ela consegue escrever a vida dele em poucas linhas dando uma clareza imensa sobre os fatos.
Já no portal do envelhecimento um que me chamou atenção foi espaço memoria onde ele passa uma visão critica sobre as lutas de classes sociais, o que vem se tornando cada vez mais frequente no mundo. É por isso que os relatos são muito importante para nós.

Anônimo disse...

Relato: convocada, atuada, fichada e com depoimento arquivado no quartel do segundo exército de São Paulo.

Quando a professora passou esse trabalho pra fazer, achei tão chato, ter que ficar lendo blogs de pessoas idosas? Mas, quando comecei a realizá-lo, passei a perceber o quanto poderia ser divertido ler relatos de pessoas que tem tanta historia para contar.
O primeiro blog que eu visitei, foi o da “Vovó Neuza”. Comecei a ler alguns dos relatos, quando dei de cara com um titulo que dizia: “convocada, atuada, fichada e com depoimento arquivado no quartel do segundo exército de São Paulo.” O titulo me chamou atenção, e decidi ler essa historia; nem procurei mais, tinha achado a historia certa para fazer o meu relato.
Vovó Neuza, contava sobre quando foi professora e sua luta para poder ensinar á seus alunos sobre reprodução. Naquela época ninguém falava sobre isso e havia uma grande repreensão sobre o assunto. Ela conseguiu vencer os obstáculos e dar suas aulas normalmente, que com o tempo não eram só para os alunos, mas também para os pais.
Durante a ditadura militar, Vovó Neuza continuou agindo da mesma forma, mas sua ação valeu um convite para uma “conversa informal” no quartel do segundo exército de São Paulo, ela foi fichada e seu depoimento arquivado.
Mesmo assim, Vovó Neuza continuou ensinando seus alunos da maneira como ela achava correta. E se orgulhava por ter sido uma entre poucos que não se intimidaram com os militares, e não desistiram de sua luta.

Anônimo disse...

A geladeira Crosley Shelvador

Durante minha navegação nesses três sites: Portal do Envelhecimento, Museu da Pessoa e Blog da Vovó Neusa, pude observar vários relatos interessantes, cartas, e-emails, etc. Cada um descrevendo algum acontecimento, alguma história, as vezes nos trazendo lições de vida. Porém o que mais me chamou atenção foi um relato no Blog da Vovó, onde a pessoa estava relembrando de sua primeira geladeira. Naquele tempo a euforia do consumo se estendeu a tudo o que podia ser importado, principalmente utensílios domésticos, foi assim que junto com as peças de reposição dos carros importados para atividades comerciais, ela ganhou uma geladeira Crosley Shelvador e ficou com ela durante 40 anos, sempre consertando uma coisinha ali ou aqui que não estava certo. Era branca com alguns detalhes em azul claro. Costumavam chama-lá de “objeto biográfico” porque ela tinha a cara do dono. Na geladeira havia mais doces do que verduras, refrigerantes, cerveja, tudo para seus filhos e netos, isso aumentou mais ainda a partir de 1990, quando o dono dela começou a trabalhar com chocolates.
Cada vez mais haviam menos pessoas envolvidas naquela casa e em seus “objetos biográficos”. O esforço do dono da casa, era para que a família ficasse mais unida e esperava que algum dia ainda tivesse que tirar gavetas e deslocar prateleiras para acomodar seus bolos gigantes de aniversário assim como fazia antes.

Letícia n° 22 81C/51A

Anônimo disse...

N° 27 Turma: 81C

Era numa quinta-feira de feriado religioso, véspera do dia dos namorados, dia chuvoso e frio, antes de ir à missa resolvi ligar o computador para ler os e-mails importantes e fazer o trabalho de redação.
Para começá-lo digitei o endereço do blog encontrando lá vários links de outros blogs relatando as experiências de pessoas idosas. Li várias histórias, mas o que me chamou mais a atenção foi o título de um relato do blog da vovó Neuza, cujo título era “A primeira geladeira a gente nunca esquece”, onde é narrada a conquista de sua primeira geladeira branca, que de início utilizava pouco e servia até aos vizinhos, passado alguns anos foi útil para o seu trabalho com os confeitos de chocolate e guardar vários bolos de aniversário de sua família, com a intenção de permanecê-la sempre unida.
Após o término da leitura, refleti o quanto é importante lermos histórias de pessoas experientes, dando mais valor naquilo que somos e temos.
Desliguei o computador, tomei um banho e fui à missa com minha família.

Unknown disse...

Primeiras notas (Zeïla São João) – www.museudapessoa.com.br

Lendo os vários relatos do site “museu da pessoa”, confesso que não me interessei muito por aqueles que eu havia lido no começo, pois se tratavam de situações com conteúdos pessoais sem uma “moral” no final, como por exemplo, a primeira fotografia, a história de um tatu, a composição de um hino para a escola, etc. Acho muito legal compartilhar isto com as pessoas e até me diverti com alguns destes... Mas sinceramente, não acrescentou nada na minha vida. Porém, um relato oral (o único que encontrei em forma de vídeo) me fez parar para pensar. Foi o relato de uma senhora chamada Zeïla que descreve um pouco sobre sua vida, uma história verdadeiramente incrível! Ela conta sobre uma doença que teve, a poliomielite, que a deixou incapacitada nos braços e nas pernas, normalmente algo difícil de ser superado por uma criança de apenas 2 anos e também por sua própria família. Porém, “surpreendentemente” isso não foi um motivo suficiente para fazer com que ela desistisse de seus ideais. Como responsáveis pela sua recuperação, ela cita a sua mãe, que a apoiou de uma forma incondicional e admirável; um médico brilhante (como ela descreve) que se dedicou e se envolveu de tal maneira a demonstrar grande interesse na sua cura; e uma excelente professora de piano que morava em frente à sua casa. Zeïla relata que quando sua mãe percebeu que ela estava completamente paralisada, ela a incentivou muito a se dedicar ao piano, o que foi de tamanha importância para a sua recuperação.
Certamente Zeïla tinha todos os motivos do mundo para passar a vida toda “convivendo” infeliz com a doença, mas não, ela batalhou e acredito que como "prêmio" por este esforço ela descobriu o grande talento que tem, sendo hoje reconhecida por muitas pessoas, inclusive seus vizinhos que apreciam muito as suas melodias!
Logicamente este relato foi o melhor dentre todos que li nos 3 sites propostos, pois é um tremendo exemplo de vida e incentivo para todos! Principalmente para os jovens que ainda estão começando a vida e terão que batalhar pelos seus sonhos e ambições!

O relato é feito oralmente, predominando a narrativa e a descrição, apesar do vídeo lembrar uma entrevista.

n°31 - 51A/81C

Anônimo disse...

Relatos

Visitando os sites, pude ler varios relatos, porem o que mais me agradou foi, o blog da Vovo neusa, que relata, de forma comica situações comuns de sua vida.Como no caso de "A primeira Geladeira agente não esquece." Onde ela retrata sua primeira geladeira que para ela era a melhor de todas, e que presenciou muitos anos de sua vida.

Outro relato que me chamou a atenção, é o do "Trofeu da imbecilidade ... de propaganda."
Onde é comentado sobre a perda que está havendo no sentimento, apenas existe o material, pessoas trocam o sentimento do casamento por presentes e esquecem do lado que mais importa o sentimento.

Alvaro Pessotto Mauad - 02 - 51A/81c

lukax disse...

Visitei de primeira o blog da vovó, e ja achei muito interessante, percebi vários relatos interresantes tanto de opiniões como de apenas narrações, me prendi à uma propaganda onde havia um foto acho que por isso me chamou a atenção; falava sobre os casamentos de hoje em dia que são muito superficiais e so tem objetivos de compras e diversão, uma felicidade momentanea.
Concordo com o assunto isso me cativou mais tambem.

Irei visitar o blog sempre que puder.
nº 24 51a/81c

Anônimo disse...

Hoje parei para ler alguns relatos dos sites indicados em sala de aula. Primeiro, tentei acessar o site Museu da Pessoa, porém não foi possível. Depois, acessei o Portal do Envelhecimento, que é um site que tem bastante conteúdo e várias coisas interessantes, mas o site que mais gostei foi o Blog da Vovó Neuza, onde encontrei os relatos Nossa vida com os cachorros 1, 2 e 3. Os três relatos narram as suas histórias com os vários cachorros que tiveram. No Nossa vida com os cachorros 1, conta que não gostavam tanto de cachorros, mas acabaram tendo. Conta desde o primeiro cachorro que tiveram e continua contando no Nossa vida com os cachorros 2. Já no Nossa vida com os cachorros 3 é relatada a história de Paloma, uma de suas cachorras, narra o dia em que chegou em casa, quando teve filhotes e até o dia em que morreu. Esses foram os relatos que eu mais gostei, pois além de falar de animais, que eu amo, achei bem divertido e foi legal conhecer essas histórias. Gostei muito de navegar por esses sites e de ler esses relatos. Achei bem interessante, principalmente por já ter passado por algumas situações como as que foram relatadas.

N°34 81B

(bah) z ; disse...

http://vovoneuza.blogspot.com/
"TROFEU DA IMBECILIDADE.... de propaganda" - Sábado, 6 de Junho de 2009

Após abrir os links dos três sites, primeiramente analisei esteticamente cada um deles. O que mais me agradou foi o 'Blog da Vovó Neuza', e imediatamente comecei a pesquisar por entre os posts. Nessa rápida olhada, notei que havia um texto na parte direita do site, contendo algo semlhante a uma autobiografia - a Vovó Neuza havia escrito sobre sua vida e experiências, em parágrafos breves. Um título em caixa alta me chamou a atenção - era impossível não chamar. Estava escrito destacadamente: TROFÉU DA IMBECILIDADE. O relato da Vovó Neuza se tratava de uma propaganda divulgada em um jornal de grande influência, e dizia: 'O casamento perfeito: compras e diversão'. Realmente, uma imbecilidade! Fiquei tão indignado quanto a Vovó Neuza, que sem hesitar, "meteu a boca" na propaganda, bem como na sociedade que enfatiza o consumismo e a superficialidade. É interessante pois mostra a falsidade de muitos casamentos atuais, extremamente superficiais e muitas vezes influenciados por interesse, principalmente por dinheiro e para obter uma imagem boa perante à sociedade, pouco importando os sentimentos. Uma triste realidade que me chamou a atenção, com comentários de uma vovó que sabe muito sobre relacionamentos: passou "46 anos de convivência e compartilhamento com a minha outra metade perfeita."

nº 19 51A/81C

VinIciuS FinaZi disse...

http://vovoneuza.blogspot.com/

PING PONG-UMA AVENTURA TELEVISIVA

vi vários relatos,e me enteressei em especial por um do blog da vovó neusa,axei realmente muito interessantes sua historias, axo que ela é realmente uma ótima escritora,que sabe como agradar os leitores.muito bom
No relato: ping pong -uma aventura televisiva, ela relata sua viagem da cidade de são paulo com destino a cidade do ri de janeiro,aonde ela participaria da gravação do programa de Ana maria braga, o mais voçê ,ela conta com detalhes suas experiências e expressa seus sentimentos ao longo da viagem .Ela relata tudo o que fez desde a ida até a chegada em sua casa.

é uma experiência muito interessante observar relatos,historias,emails do mesmo gênero que esse.aconselho a todos


VINICIUS FINAZI FIGUEIREDO; N°35 11A/81D

Unknown disse...

nº 32. Turma: 81C/51A

Hoje, visitei os sites indicados pela professora e, pude ler alguns relatos muito interassantes, postados em blog.
Um que chamou bastante a minha atenção foi o "TROFEU DA IMBECILIDADE...de propaganda", no blog da vovó Neusa. Ao ler o anúncio e ver o que era ressaltado na propaganda, senti uma indignação, pois falava que casamentos são compras e diversão, como se o sentimento fosse uma coisa banal, sem importância. A propagando estava incentivando a sociedade com uma publicidade que diz que as compras, o dinheiro, são importantes. Sem se quer lembrar que casamento tem base no amor, confiança, respeito; não em "diversão e compras".

Como se o CASAMENTO fosse um investimento em compra, não em amor.

Pude perceber como as propagandas não se importam com os sentimentos, visando apenas o lucro.

Anônimo disse...

Nº 05 Turma:81D

Um pobre coitado

Hoje visitei diversos sites que continham relatos escritos...
Um melhor que o outro, uns com experiencias e lições de vida, outros com histórias realmente bizarras, porém, o que mais me chamou a atenção foi o "Relato de um homem miserável".
Foi muito triste e doloroso ver o relato sobre a vida de um "pobre coitado", mas foi bom, pois eu não somente li um relato, eu tomei isso como uma lição de vida para mim.
Refleti como a humanidade se encontra, e como são muitos os egoistas e impiedosos.
Penso que todos tenham algo a doar,alguns pensam que é bobagem, ou que é inutil, mas um simples abraço, alguns poucos minutos de atenção, em um momento ruim, vale como se fosse um tesouro.
Isso deveria ser o pensamento de todos, e não só pensamento, porque só isso não adiantaria, deve-se por em prática também, e ainda só por em prática não basta, deve-se conscientizar a população sobre isso, dessa formar, o muno seria um lugar bem melhor.

Anônimo disse...

Relatando um relato.

Nº20 81/71B

Foi bem dificil escolher algum relato pois todos são muito bons. Mas um me chamou a atenção, foi o blog da vovo neuza.
Gostei muito do estilo dela de escrver suas "aventuras" e de suas historias, porem o que mais me "prendeu" foi o relato que ela fala da sua geladeira, que ela conta da historia de sua geladeira por tudo que a geladeira passa e os incrementos que ela põe na geladeira, e o mais incrivel a geladeira esta de pé ate hoje, ela usa a geladeira quase para tudo e la esta ela firme e forte.
Gostei muito desse blog pois a vovo neuza tambem lembra muitas coisas de qundo ela era joven.

N°18 - 71B/81B disse...

Começei a minha navegação pelo Museu da Pessoa, no site eu visitei a sessão que se chama Diário de Guerra. Achei os relatos sobre Guerra muito interessantes. Principalmente de ver que as pessoas que participaram da guerra é que estavam relatando, não um historiador.
Dei uma passada no website Portal do Envelhecimento, mas ele não me chamou muita atenção.
Gostei foi do Blog da Vovó Neuza, gostei do jeito que ela faz os seus relatos, o jeito que ela escreve. Não é tão Arcaico.

Anônimo disse...

Nº 35 81C
Ao ler os sites, gostei do blog da vovó neusa, pois além de ter situações cômicas de nosso dia a dia, muitos se assemelham com nossas próprias vidas, como o caso da "A primeira Geladeira agente não esquece.", onde presencia sua primeira e melhor geladeira de sua vida!
Resolvi dar uma passada em outro site O Portal do Envelhecimento, onde encontrei o seguinte relato a “Voz do Idoso” uma senhora batalhadora onde leva a vida feliz, gosta de sua família, experimenta contar seus relatos! Gostei muito de suas histórias, quando ela começou a namorar e todos os detalher deste belo relato!

Anônimo disse...

N° 13 Turma: 81C

Relato: convocada, atuada, fichada e com depoimento arquivado no quartel do segundo exército de São Paulo.

Quando a professora passou esse trabalho pra fazer, achei tão chato, ter que ficar lendo blogs de pessoas idosas? Mas, quando comecei a realizá-lo, passei a perceber o quanto poderia ser divertido ler relatos de pessoas que tem tanta historia para contar.
O primeiro blog que eu visitei, foi o da “Vovó Neuza”. Comecei a ler alguns dos relatos, quando dei de cara com um titulo que dizia: “convocada, atuada, fichada e com depoimento arquivado no quartel do segundo exército de São Paulo.” O titulo me chamou atenção, e decidi ler essa historia; nem procurei mais, tinha achado a historia certa para fazer o meu relato.
Vovó Neuza, contava sobre quando foi professora e sua luta para poder ensinar á seus alunos sobre reprodução. Naquela época ninguém falava sobre isso e havia uma grande repreensão sobre o assunto. Ela conseguiu vencer os obstáculos e dar suas aulas normalmente, que com o tempo não eram só para os alunos, mas também para os pais.
Durante a ditadura militar, Vovó Neuza continuou agindo da mesma forma, mas sua ação valeu um convite para uma “conversa informal” no quartel do segundo exército de São Paulo, ela foi fichada e seu depoimento arquivado.
Mesmo assim, Vovó Neuza continuou ensinando seus alunos da maneira como ela achava correta. E se orgulhava por ter sido uma entre poucos que não se intimidaram com os militares, e não desistiram de sua luta.

Anônimo disse...

n°25 51A/81C

Visitando os sites propostos, me chamou atenção o blog da vovó Neusa, que se destaca devido à originalidade dos fatos contados por ela.São situações que vivemos e presenciamos ao longo da nossa vida e que nos deixam emocionados.Além de emoção, o blog também expõe fatos engraçados, como o relato "A primeira geladeira a gente nunca esquece".
Outro link que eu visitei e gostei muito também foi o portal do envelhecimento, ainda mais porque os textos descritos tendem mais para o lado jornalístico, que se tudo der certo, será minha futura profissão.

Anônimo disse...

Turma: 81C Nº 03

Comecei fazendo minha busca pelo Museu da Pessoa, mas não encontrei nenhum relato que me interessou. Fui então que olhei o Portal do Envelhecimento, mas não fiquei interessado por relato algum. Porém no Blog da Vovó Neusa, eu achei um relato de nome “A Primeira Geladeira a Gente não Esquece”. Eu gostei dele porque conta a relação de carinho da dona com o seu eletrodoméstico (no caso a geladeira), que mesmo existindo outras melhores, não é trocada por nada e está resistindo firme ao longo do tempo.

Anônimo disse...

Nº24 Turma:81D/11A

Relatando e refletindo

Hoje fiz uma vasta leitura de relatos em três sites que foram propostos em aula.Depois de acessar os sites, fiz uma rápida visualização da disposição dos textos nas paginas.
O site que mais me ajudou a executar o comentário, tanto devido a sua qualidade quanto a estética do material apresentado, foi o Blog da Vovó Neuza, observei que todos os relatos possuíam diversos intuitos conscientização, sátiras até mesmo passagens hilárias.O relato que mais me chamou a atenção foi “TROFEU DA IMBECILIDADE.... de propaganda” que demonstra a influencia que a propaganda tem sobre nos, esse relato nos ajuda a refletir diretamente sobre o mundo em que estamos vivendo e nos situarmos nele.

Unknown disse...

Nº:33 turma: 11A / 81D

O melhor amigo do homem

Hoje eu comecei a vasculhar os blogs aqui apresentados e percebi que o blog da Vovó Neusa foi o que mais me chamou atenção, por conter os relatos mais interessantes e os mais bem explicados e detalhados... Foi bem legal ler o relato “Nossa Vida Com Os Cachorros 3 – Paloma” do blog da Vovó Neusa, pois ele nós mostra um lição de vida e um “amor” platônico por um animal de estimação, que começa a fazer parte da vida dela e se torna um “filho postiço”, e foi muito bom de ler, é fácil e divertido, tem todas as informações necessárias para o entendimento e mesmo assim não é muito extenso... É um relato interessante, porque mostra o apega de uma idosa à um cachorro que nem era bem-vindo quando entrou na vida dela... Mostra que basta um tempo para que o amor e o sentimento de carinho se crie e faça a diferença não importando a situação. E isso é uma lição para todos nós, que mostra como o cão é o amigo do homem mesmo.

Anônimo disse...

nº 32, 81B

Bem, quando enfim me lembrei dessa tarefa (isso aconteceu um pouquinho tarde, professora, me desculpe), eu visitei primeiro o Museu da Pessoa. Na verdade, tentei visitar, porque a página não abriu. Então fui ver o que tinha no Portal do Envelhecimento e um artigo curioso me chamou a atenção. O artigo falava sobre uma exposição que mostrava sexo com cadáveres em Berlim, e toda a polêmica que isso gerou. Eu achei muito interessante, tanto a exposição em si, que falava sobre os ciclos da vida do nascimento até a morte usando cadáveres conservados por uma técnica chamada Plastinação, quanto terem colocado o ato sexual como uma atividade da vida humana, assim como todas as outras, porque, como disse o anatomista que ajudou a projetar a exposição, "Morte e sexo são temas tabus. Eu coloco os dois juntos. A morte faz parte da vida, e sem sexo a vida não existe.".
O Blog da Vovó Neuza também tem artigos interessantes, como o “TROFEU DA IMBECILIDADE.... de propaganda” e “A PRIMEIRA GELADEIRA A GENTE NÃO ESQUECE...”.
Se todos os blogs fossem assim, não haveria tanta futilidade na Internet.

N°26. 51A/81C disse...

Hoje depois de um dia inteiro de aula, estava na minha última aula de redação antes das provas,quando comecei a dar procedimento na atividade pedida pela disciplina de redação.Então,resolvi navegar pelos blogs proposto pela docente,procurando um relato que mais me interessasse e me fizesse refletir.O que mais me interessei foi o da vovó Neuza.O relato escolhido do mesmo foi o TROFÉU DA IMBECILIDADE,pelo fato de a notícia enfatizar o contexto de um meio de comunicação e fazer a pessoa pensar sobre algumas informações que as vezes são passadas sem notarmos o seu foco principal.
Isso mostra que os valores sentimentais estão cada vez mais esquecidos,deixados de lado pelas pessoas e assim sendo substituídos pelo bem material pelo fato da globalização.Temos que dar valor nas coisas simples da vida,pois é nelas que se encontram a verdadeira felicidade.Será que uma simples diversão ou compra é melhor do que um sentimento?Acho que não,pois o sentimento é insubstituível e inexplicável.São fatos iguais a esse relato que nos fazendo ver pensar um pouco sobre nós mesmo mediantes algumas ações.Eu gostei,exatamente por isso por mostrar a realidade,o cotidiano,algo que habitualmente acontece na sociedade moderna.Desse relato concluí que ele tenta convencer as pessoas de que o amor é apenas por causa da classe econômica do dinheiro,ou seja da ganância e não por ser algo do coração como um valor sentimental.São fatos e reflexões assim que me faz pensar no mundo em que vivemos e qual será seu futuro.Depois então,voltei para a aula e finalizei a minha navegação,já que foi um dia de aprendizado importantes,pois é assim que aprendemos quem somos de verdade.

N° 17 - 71B disse...

Depois de visitar os três sites, me interessei mais pelo Museu da Pessoa. A princípio, esse site não me chamou muito a atenção, mas essa primeira impressão foi logo substituída por um misto de interesse e curiosidade, por causa da grande variedade de relatos que encontrei. Alguns tinham um tema sério, como o relato sobre a infância traumática do autor, enquanto outros eram mais descontraídos, tal como o texto que contava a história de uma pastelaria.
Apesar de aparentemente não haver qualquer conexão entre os relatos, percebi que todos se baseiam em memórias e experiências importantes para seus autores. No fim das contas, até que me diverti um pouco lendo os textos!

Anônimo disse...

Naveguei nos blogs propostos de modo a escolher postagem que mais me chamaria a atenção; foi a A VIDA É UM ETERNO APRENDER do blog da vovó neuza. O blog é de uma senhora e por se tratar de tal pensei que não encontraria nada que me agradasse, me enganei e adorei o blog dela.
Vistei outros links, porém nada me agradou tanto.
Procurei alguma postagem que me fosse interessante para que eu pudesse comentar algo.
Esta fazia uma critica aos leitores que compram livros por 'status cultural'. Lendo esta, eu pude notar que é realmente verdade, pois conheço pessoas assim, com certeza todos conhecem alguém assim. A autora ainda questionou o por quê desta atitude, dizendo que os livros ficariam enfeitando as estantes.
Concordei com tudo o que foi dito por isso escolhi essa postagem, foi uma critica bem contundente, bem feita que se encaixou com o meu modo de pensar.

nº 06 81C/51A

Matheus Salles disse...

Matheus Aguinaldo Fernandes do Carmo Salles
27-71A/81A

O primeiro site que eu visitei foi o Museu da Pessoa, porém a página não foi encontrada, em seguida foi o Portal do Envelhecimento, entretanto nesse eu mesmo não tive interesse, resumindo fui no http://vovoneuza.blogspot.com/.
Lá encontrei um título que me chamou a atenção (TROFEU DA IMBECILIDADE.... de propaganda)
pois, além de ser um relato, mostra como propagandas podem ser às vezes, ofencivas.

felipe disse...

http://vovoneuza.blogspot.com/

A primeira geladeira agente não esquece...

Os relatos são importantes, para conhecermos acontecimentos pessoais dos outros, seria como um diário aperto a publico. Neste relato a vovó Neusa conta para nós como que eram as geladeiras antigamente, fala que se guardavam apenas pães e coisas secas, diz também que os vizinhos guardavam as coisas lá servia como um armário, fala que as geladeiras mostram o perfil da pessoa que a utiliza, o tipo de cada coisa que essa pessoa gosta de comer. E pensa no futuro aumentar mais sua geladeira para caber cada vez mais bolos.
Felipe A. Nunes nº11 81D

Anônimo disse...

ADMIRAÇÃO POR ALGUÉM QUE EU NÃO CONHEÇO


Estava navegando pelos blogs e lendo os textos conforme o ordenado, mas gostei da experiência e dos relatos que eu li.
Consegui ler apenas o da vovó Neuza e os do site do portal do envelhecimento, porque o outro link estava quebrado. Uma pena. Todos são histórias dignas de serem lidas, e naquele site os textos não devem ser diferentes.
Dentre os que eu li, o que eu mais gostei foi o da vovó Neuza, no “Convocada, autuada, fichada e com depoimento arquivado no quartel do segundo exército de São Paulo.”

Não porque teve que comparecer diante de militares e tudo mais, nem da sua participação na resistência, mas porque quebra paradigmas: muitos de nós temos medo de falar ou fazer algo devido a maus olhos da sociedade, enquanto ela teve a coragem de falar sobre temas “pesados”(sexualidade) como temas comuns, em uma época que aquilo não considerava adequado, mantendo –se firme nos seus ideais. Isso garantiu o meu voto naquele texto e minha admiração por ela.


esse texto foi um relato contado por ela, com características de um diário, tais quais pensamentos, ações e acontecimentos .

nº24 71/81A

Anônimo disse...

Turma 81D n°18

PING PONG - Uma aventura televisiva e inesquecível

Hoje, pude observar diversos textos que, sem dúvida alguma, foram bem redigidos. O que eu mais me interessei foi o da vovó Neusa, que relata a sua viagem ao Rio e os mais diversos acontecimentos, que, com certeza, foram inesquecíveis para a relatadora. Desde o momento em que ela sai do aeroporto até o que ela visita a PROJAC, da rede Globo de Televisão, são especificados diversos acontecimentos. Percebi, durante todo o texto, que Neusa é uma ótima escritora, que, com a sua ótima linguagem e cultura, consegue persuadir diversas pessoas e expressar os seus mais diversos acontecimentos nos seus grandes e detalhados relatos, que são muito importantes para ela.

André disse...

Bom hoje eu li vários relatos sobre a vida das pessoas, coisas que elas enfrentaram e superarão assim dando um bom exemplo e ensinam lições para muitas crianças e adultos também.
um relato que eu gostei muito foi um do museu da pessoa sobre Bartolomeu Campos de Queirós, eu achei muito interessante porque ele e como muitos outros meninos se espelhavam no pai e queriam ser iguais e ele com muita batalha conseguiu ser escritor e sua literatura é recheada de belas imagens poéticas, que vasculham no íntimo os seus pensamentos.


André Chiaramonti nº 03 11A/81D

André Simoes disse...

Hoje passeando pelos sites li vários relatos.
Cada relato com sua historia de vida, ensinando e dando bons exemplos, mostrando para nunca desistir.
Eu li vários relatos mas o que mais chamou minha atenção foi um do museu da pessoa que e "Diário de guerra" ele conta os sofrimentos, as brigas, os esconderijos, as coisas que essas pessoas foram obrigadas a passar, mas nada disso fez elas desistirem. Ergueram a cabeça e continuaram firmes e fortes na luta!

André Simões Aranda nº 04 11A/81D

matheus disse...

Nome: Matheus Cres N°29 Turma: 81D/11ª
No final me diverti muito.
Pensei que ia ser outra tarefa chata mais nem foi, foi muito interessante e divertido vi vários textos que me agradaram muito. O texto que mais me agradou foi O tatu ressuscitado, escrito por Luiz Fernando Miot. Um relato que conta uma viagem com o amigo dele Chicão, eles compraram um tatu na estrada, esse tatu só fugia mais eles sempre conseguiam recuperá-lo, Luiz Fernando levou o tatu para casa depois saiu de viagem de novo voltou depois de dois dias e só tinha sobrado a casca do tatu, comeram o tatu inteiro.
Dei muita risada quando li esse texto porque Luiz Fernando teve tanto trabalho com o tatu que no fim foi tudo inútil, recomendo esse relato pra ler é muito bom mesmo.

http://www.museudapessoa.net/blogs/historiadodia/index.php?i=332

Unknown disse...

Nome: Mário Orlando Grassi Júnior
Nº: 28
Turma: 81D

Relato de uma aventura

Hoje, visitei os links, e fiquei mais interessado pelo “Blog da Vovó Neuza”, onde ela publica seu cotidiano e sua aventuras. Gostei do seu relato: PING PONG – Uma aventura televisiva, onde ela relata sua viagem ao Rio de Janeiro, após muitos anos, e visita a Central Globo de Produções.
Este blog me mostrou também que as tecnologias e as modernizações são acessíveis a pessoas de todas as idades.

Anônimo disse...

http://vovoneuza.blogspot.com/2009/06/primeira-geladeira-gente-nao-esquece.html


Geladeiras

Hoje, navegando na internet li vários relatos que podem nos ensinar varias coisas mas eu me deparei com um que me chamou a atenção foi “A primeira geladeira a gente não esquece” que conta a história de uma senhora que comprou uma das primeiras geladeiras e fala sobre como essa geladeira passou vários momentos com ela, em sua maioria felizes, como nos aniversario de seus netos em que essa geladeira guardou vários bolos, do aniversario de uma senhora de 90 anos que ela guardou o bolo dela.
Esse foi o relato que mais me chamou a atenção, é um relato que não é dirigido a um interlocutor especifico, também achei vários outros relatos bons no blog da Vovó, que são muitos bons.


Celso Tadeu do Cabo N° 6 81D/11A

Vitor Rangel disse...

Vida de idoso

Nº35 - 71A/81A

Eu primeiramente tentei acessar o site do museu do envelhecimento, mas o site não abriu. Então eu acessei o Blog da vovó Neuza, logo me lembrando da avaliação de Redação, onde o Blog tinha sido mencionado em um dos exercícios. Após uma leitura calma, eu percebi como o dia-a-dia de uma senhora idosa pode ser agitado. O Post que mais me consumiu tempo foi “MEUS 12 DIAS "OCIOSOS" ”, que fala sobre um dia na vida de Vovó Neuza. Logo depois há o post “PING PONG - Uma aventura televisiva” , que foi o utilizado na avaliação. Logo após esta leitura, fui ver o Portal do Envelhecimento. Bem diferente do Blog da Vovó Neuza, este site não retrata a historia do dia-a-dia de uma pessoa, e sim abriga varias informações sobre a 3ª idade (Chamada de “Idade de Ouro”), desde violência contra idosos até saúde.

Eu gostei muito dos dois blogs que pude acessar (Infelizmente o Museu da Pessoa exibe um erro ao tentar acessa-lo), principalmente do Blog da Vovò Neuza, que achei o mais interessante, e inclusive vou passar a freqüenta-lo. Foi uma boa experiência ler estes dois blogs, descobrindo mais sobre pessoas idosas (O que é bom, pois um dia vou me tornar um), e vendo como o mundo pode ser visto de diferentes expectativas.

Anônimo disse...

Número 28 71A/81A
Uma visão sobre visões
O tempo passa rapidamente e muda as pessoas em seu modo de agir, passa quase despercebido, deixando marcas e sinais de sua passagem. Ele cura feridas ou as mantém abertas, trazendo aprendizado, conhecimento, liberdade e sofrimento. Pode vir, ainda, a trazer alegria e a esperança de um novo dia. Quando ele passa, não sentimos, porque ele passa sorrateiramente. Porém, nós jovens, temos um certo preconceito em relação aos idosos, muitas vezes os vemos como ultrapassados ou desatualizados, quero dizer, será que uma senhora como a vovó Neuza poderia ser classificada como uma pessoa fora de época? Sinceramente eu acredito que não.
Lendo os relatos disponibilizados, percebi que não é porque uma pessoa possui rugas na face que devemos julgá-la desatualizada. Ao ler como foi a semana da Vovó Neuza(entrevistas, gravações na globo, mensagens vindas do exterior...), constatei que nunca é tarde demais para tornar um sonho realidade, agora percebo que são nas pessoas com maior idade que encontramos um sentido para a vida, ou seja, não devemos sentir pena mas sim aprender com suas experiências.
Enquanto lia os relatos percebi divergências nas escrita. Ao escrever, as pessoas passaram todos os seus sentimentos e pensamentos para seu texto.
Ao relatar seus doze dias ociosos, a vovó Neuza nos prova que não é por possuir uma idade avançada que deve ter uma vida calma, muito pelo contrario. Em outros relatos percebi a tristeza por envelhecer e a solidão que isso trás, li sobre a vida de pessoas bem sucedidas e as que sofreram durante sua vida, porém na grande maioria estavam expressos seus sentimentos, sonhos e frustrações.

Angela disse...

71A - nº03

No 1° link, Museu da Pessoa, relato.
No 2° link, portal do Envelhecimento, reportagens e crônicas.
No 3° link, Blog da vovó Neuza, Diário.
O Blog da Vovó Neuza me chamou a atenção por ser escrito por uma pessoa de mais idade, já que no meio "blogueiro" os jovens são os escritores mais comuns. O blog funciona como um diário, onde a autora conta acontecimentos de sua vida cotidiana que ela julga tão normal. Dentre os textos escritos, o que mais me prendeu a atenção foi "TROFEU DA IMBECILIDADE.... de propaganda" pois ele retrata a sociedade em que vivemos, onde os jovens nao dão valor ao amor, apenas para o valor material das coisas. Mostra que o amor verdadeiro foi esquecido, ultrapassado pelo consumismo, e a influência da mídia nos jovens.

mecânica disse...

Troféu da imbecilidade... da propaganda

Hoje li vários relatos que falam sobre acontecimentos vividos por várias pessoas. Mas foi no blog da vovó Neuza que encontrei um que aborda um acontecimento que está sendo constante no dia-a-dia.
Uma propaganda de um jornal bastante circulado aborda o casamento de uma forma que ele fosse somente diversão.
Mas em seu relato vovó Neuza explica que o casamento não é essa “coisa” fútil mostrada na propaganda, mas sim o compartilhamento de emoções, a tolerância de um para com o outro e amar.
Não podemos duvidar do que ela está falando já que nos outros relatos em seu blog e em outros são pessoas que já tiveram um grande cominho de vida e muitas opiniões a dar.

Nº: 10 11A/81D

Anônimo disse...

- mulher do metrô

Blog da vovó Neusa.

Hoje no trabalho que realizamos, tivemos a oportunidade de ler alguns relatos.
Esses reatos são muito importantes, principalmente ao passar dos anos, por eles na maioria das vezes nos mostram fatos da vida das pessoas.
No relato em que eu li, falava sobre uma mulher de 30 anos que era virgem e que ela estava esperando por um "príncipe" encantado, mas como viu que não iria achar, o seu foco passou a ser, perder a virgindade, e foi isso que aconteceu ela conseguiu seu objetivo, mas ao final viu que como não foi por amor, foi um ato sem significados maiores, e que ela apenas tinha "entrado pra sociedade".
Então a conclusão que eu tirei foi que o mais importante é você se sentir feliz com o que está fazendo, não apenas fazer as coisas para se "interagir" com as outras pessoas.






- REESCRITA DO COMENTARIO
milena nº30 11A/81D

Priscilla disse...

Os casamentos atuais

O relato escolhido, foi “Troféu da Imbecilidade... da propaganda”.
Nas aulas de redação, aprendemos o significado de relato, este é marcado pela abordagem do assunto no passado, com a participação ou o ponto de vista do enunciador do assunto.
No relato do blog da Vovó Neuza, encontramos um “desabafo” sobre o modo que os casamentos de hoje em dia são encarados, não se pensa mais no sentimento, amor, fidelidade e afins, hoje em dia se casa mais por dinheiro, pra se ter uma vida boa, ou por contrato.
Os relatos são importantes, e muitas vezes, são por onde pessoas contam e deixam histórias de sua vida, como lição para outros, registradas em e-mails, cartas, diários, que depois podem se transformar em livros, como o Diário de Anne Frank, que é um dos relatos mais históricos da Segunda Guerra Mundial.

Priscilla Cosme nº 31 11A/81D.

Unknown disse...

Entre os relatos que li o que mais me chamou a atenção foi: “A primeira geladeira agente nunca esquece” do blog da vovó Neuza.
Onde Neuza usa um tom de humor para falar de sua primeira geladeira. Ela usa esse humor quando atribui adjetivos (que normalmente seriam atribuídos as pessoas) a geladeira. Exemplo: Ela diz que a geladeira é um "deus" e ela a chama de ‘velha’, ‘idosa'.


Robson Melchiades Neto Junior
N°:34 /Turma:81D

InfoLife disse...

71A/81A nº 19

Conforme a atividade proposta, pude perceber que para algumas pessoas o blog é uma rotina diária e que não se deixa passar nada, escrever nada do que aconteceu naquele certo dia. Ele faz o papel de um diário, mas online e virtual. Essas pessoas que possuem blogs atualizam diariamente, narrando o que aconteceu no dia dela, o que ela fez, entre outras coisas. Cada um dos relatos, às vezes nos traz lições de vida ou serve mesmo para nós como um passatempo e que muitas vezes nos transmitem as emoções do narrador ao escrever os textos e seus sentimentos em geral. O blog no qual achei mais interessante foi o da vovó Neuza, pois a partir dele podemos concluir de como a globalização se expandiu tão rapidamente a ponto de até um idoso ter uma página na internet assim como um adolescente tem. É interssante saber que hoje em dia não existe apenas jovens e trabalhadores que usufruem da web. Os blogs interferem bastante também em relação à opiniões diferentes sobre assuntos diversos, desde gostos até costumes e religiões. E queira ou não, de certo modo certas opiniões acabam influenciando na vida de alguns leitores.

cláudio vasconcellos disse...

Olá, sou Cláudio Vasconcellos nº 10 da classe 71A/81A do CTI e a pedido da professora de redação, Maria Regina, visitei 3 páginas virtuais onde pude estar ciente da autonomia das pessoas e realizei uma analogia entre tais páginas. O ``Blog da Vovó Neusa´´ foi o que mais despertou meu interesse ao perceber como uma senhora de tanta idade, pôde nos dias de hoje utilizar a tecnologia tênue para esmiuçar um pouco de sua enigmática vida, sem ser perjorativa e ainda nos fazendo amedotas. Eu vivi a maior parte da minha vida com minha bisavó, uma senhora muito vivaz e hoje relato com muito carinho sem cometer perjúrio e nem precisar dissuadir ninguém, como essa senhora utilizando a internet, hoje o maior meio de comunicação, parece ter rejuvenescido.

Leonardo H. disse...

Nº20 11A/81D

Em minhas leituras de relatos pela internet tentei e tentei, mas não pude entrar no museu da pessoa... Após desistir fui para o portal do envelhecimento, mas por incrível não achei um único relato, sem mais recursos visitei o ultimo dos três sites que sobrou... O blog da vovó Neuza, eu estava muito receoso, pois não acharia interessantes os relatos de sua vida. Após certo tempo achei interessante ler, eu achei realmente interessante o fato de uma mulher já de uma idade avançada mostrar os fatos de sua vida ainda mais por um meio de comunicação que é predominante nos jovens de hoje.

Anônimo disse...

Nº2 71/81 A

http://vovoneuza.blogspot.com/2009/06/o-bau-da-memoria.html

De todos os sites indicados, o que mais me chamou a atenção foi o blog da vovó Neuza. Achei muito interessante suas historias e percebi que além de muito boa escritora ela ainda tem muitos anos de história, tendo convivido com diferentes períodos da história, como por exemplo, a época da ditadura.
O baú da memória foi um dos contos que eu mais gostei, é uma historia que fala sobre um baú que a vovó Neuza ainda possui, guardado em algum canto de sua casa, que guarda diversos itens que fizeram parte da historia de sua vida, alguns com lembranças de algum acontecimento, outros que lhe trazem recordações sobre seu marido e filhos e ainda alguns que lhe foram presenteados por antigos alunos. Funcionando para ela como se fosse um "diário sem palavras", o baú guarda partes da historia de toda sua longa vida.

Anônimo disse...

Não importa a idade

É sábado, acabei de sair da escola, estou no meio da semana de prova, tenho muito que estudar, eu resolvi fazer o trabalho de redação que é para esta quarta-feira. O trabalho consiste em visitar 3 sites e observar os relatos lá existentes, eleger o mais interessante e relatar como foi para você ler estes relatos.
Resolvi acessar primeiramente o blog da Vovó Neuza. Neste blog encontrei vários relatos dessa simpática senhora que, com humor e carisma, relata sua vida para nós navegantes da internet. Começo a partir de hoje a acessar mais o blog dessa senhora, pois fiquei muito admirado com o modo que ela escreve. Em minha opinião o melhor relato dela é o que faz menção a educação sexual das crianças da época em que ela era professora, admirei sua coragem em fazer frente à ditadura militar, e as imposições a força. Este relato chama “CONVOCADA, AUTUADA, FICHADA E COM DEPOIMENTO ARQUIVADO NO QUARTEL DO SEGUNDO EXÉRCITO DE SÃO PAULO”.
Após o blog da Vovó resolvi acessar o museu da pessoa, onde li vários relatos interessantes, mas o que mais prendeu minha atenção foi o de Valdete da Silva Cordeiro. O relato dela chama “Uma vida inventada”, no qual ela conta que toda a sua vida teve que inventar. Inventou o sobrenome e a data de seu aniversário, pois nem ela nem sua madrinha sabiam. Essa história me levou a pensar em como deve ser viver a adolescência sem saber a data do aniversário e o sobrenome, deve ser horrível, a pior parte deve ser inventar essas coisas tão importantes.
Em fim resolvi visitar o site portal do envelhecimento. Lá encontrei ótimos relatos, mas o melhor desse site é o de Emilia Garcia Catiari, de 78 anos, o qual mostra-nos que o amor não tem idade.
Entre os sites visitados e relatos lidos, o que me chamou a atenção foi o da Vovó Neuza. Pretendo sempre acessá-lo para aprender um pouco mais, pois acredito que pessoas idosas, bem humoradas e inteligentes podem ajudar os jovens a compreender melhor algumas fases da vida.

Nº14 Turma 71A/81A.

Caroline disse...

Visitei os sites pedidos pela professora.Só o primeiro que meu acesso foi negado.Ao entrar no site Portal do Envelhecimento achei varios relatos muitos enteressantes, mas aquele que mais me chamou a atenção foi a dos idosos que estão fazendo "bagunça" no cimema. Em um certo dia da semana os idosos ganham desconto na entrada no cinema, isso faz com varios deles sintam vontade de ir, porem eles não estão se comportando muito bem ... furam fila, empurram os amigos, guardam lugares para os amigos, furtam biscoitos entre outros, os funcionarios relataram que quando chamam a atenção deles, eles ficam nervosos e até os ameaçam.O mais engraçado deste relato é que essa atitude, é de criança, adolescente, menos de idosos já formados na vida. O gerente deste cinema enviou uma carta contando todas as ações dos idosos, porem parece que eles não gostaram muito disso,se sentiram ofendidos com ato do gerente.



Caroline nº09 71A/81A

Anônimo disse...

"Meus doze dias ociosos"

Queria uma avó como a Vovó Neuza, excelente blog. Os relatos que ela descreve são como capítulos da vida dela, acho isso muito interessante.
Este sobre seus doze dias ociosos, desde o início do feriado de Corpus Cristi, relata várias idas e voltas ao centro de São Paulo. Achei muito interessante a maneira com que essa senhora escreve, de certa forma ela atrai os leitores para conhecer certos lugares por onde ela passou e traz uma energia positiva, demonstrando que quando se envelhece pode-se aprender ainda mais e viver cada vez melhor.


81B n°21

Anônimo disse...

Nº12 Turma 81A, 71A
O relato que me chamou, mas atenção foi a do Blog da Vovó Neuza, pois além dela ser uma pessoa já de certa idade, ela se mantém atualiza no mundo virtual, mostrando que a internet agora não é mais um instrumento utilizado só pela nova geração.
Um dos relatos que eu, mas gostei foi O Baú da Memória, ela conta uma história de um baú que dentro contém vários objetos do passado, um dos personagens da história é a tesourinha que ela vai mostrando os diversos
Objetos que la contém , conforme a história vai se passando mais e mais objetos do passado vão aparecendo, como a valise (maleta parecida com aquelas que os médicos usavam ).
Ela tenta mostrar nesse relato que para muitos os objetos, do passado não são nada comparado aos que nós temos hoje, mas para ela eles são muitos significativos, pois cada item tem uma história guardada para contar.

Antônio disse...

nº4 - 71A

“A PRIMEIRA GELADEIRA A GENTE NÃO ESQUECE...”

Já meio cansado depois dessa semana de provas, recebo esse e-mail, que por algum motivo não chegou quando era pra ter chegado. Comecei a procurar um dos relatos que me proporcionasse algum interesse e achei esse no qual Vovó Neuza conta da sua primeira geladeira.
Histórias parecidas com essa, que adoro ouvir de minha avó, sempre me chamaram a atenção. Sempre paro para pensar em como as coisas na época de nossas avós tinham mais valor, eram mais intrigantes do que as que acontecem hoje, que tudo é banal e nada é tão “histórico”.
Percebe-se o apego que Vovó Neuza tem à geladeira, que foi marcante em sua vida, que como ela mesma disse, testemunhou um quarto dela, e sendo assim vista, nunca será trocada, ou vendida.
São essas coisas pequenas que me intrigam. Não precisa acontecer algo grandioso na sua vida pra você lembrar de uma época, bastam pequenas coisas, desde que se dê o devido valor, se enxergue o verdadeiro significado do momento e o que ele significa para você.
Vovó Neuza tem 79 anos e com certeza o que conta em seu blog fazem parte de suas experiências mais marcantes. Pessoas com a idade dela tem realmente muito o que contar, provavelmente coisas muito mais interessantes do que a vez em que comprou sua ptimeira Crosley Shelvador, mas para ela isso tem tanto significado quanto qualquer outra coisa que possa parecer maior para um leitor qualquer.

Fabrizio disse...

Infelizmente o site http://www.blogger.com/www.museudapessoa.com.br não "abriu" no meu computador.
Contudo entrei em outros dois endereços que tive a oportunidade de pesquisar, e ler alguns relatos.

Blogs da Terceira Idade

Gostei muito de ambos os blogs, tanto o da vovó Neuza, quanto o de Iraçy, principalmente pela iniciativa tomada por ambas, que já são pessoas de idade, em relatar histórias de suas vidas na internet.
Contudo escolhi por “relatar os relatos” de Iracy.
Eu achei a história de sua vida muito interessante, gostei das ilustrações(fotos) e das coisas que ela costumava fazer. São histórias muito legais, como a do namoro escondido dela com Walter, e que me lembram muito quando minhas avós estão me contando histórias também.
Mais uma coisa que eu gostei muito de ter lido, foi a forma dela pensar a respeito de envelhecer, quando ela diz: “Todo mundo vai envelhecer. Envelhecer com saúde é bom; com os filhos , com os amigos, com os parentes, é gostoso.”
Uma excelente forma de pensar, também relacionada ao fato de ela ser muito batalhadora, mostrando que o que importa é ser feliz!

Nº13 – 71A/81A

Anônimo disse...

Vovó Neuza.....

Depois de acessar todos os blogs, o blog que me chamou mais atenção foi o da Vovó Neuza, porque ela passa os fatos da vida dela de forma muito íntima, e eu pude associar e me espelhar em alguns deles com o meu cotidiano.
E é bom nós (as pessoas mais jovens) aprendermos com os mais velhos, porque eles sempre têm mais experiência de vida.

número 23 71B/81B.

Anônimo disse...

Envelhecendo e atualizando.

Dessa minha oportunidade de visitar os sites, o que eu mais gostei foi o da vovó Neuza, que mostra que não é porque estamos envelhecendo que devemos nos desligar do mundo e não aproveitar o que a vida nos trouxe, pois do mesmo jeito que nunca é tarde para aprender, também não é para atualizar, temos direitos iguais, independente da idade, e devemos acabar com "limites" que se restrinem apenas para os jovens e impossibilitam a inovação.
Também gostei, pois o diário, é como uma conclusão do cotidiano feito para si mesmo, e com ideias e sentimentos íntimos, e o blog da Vovó Neuza acaba com mais uma restrição, que afinal, não tem importância. Ela usa o blog como um tipo de diario online, e passa questões íntimas da sua vida e comentários próprios para o publico em geral.
Uma conclusão minha tirada disso, foi que, não devemos impor limites que atrapalhem a nossa vida, reclamamos tanto de preconceito, e acabamos fazendo isso com nós mesmos, a vida pode estar acabando para uns, e não para outros, mas inovações e atualizações, são eternas.

n° 11 71B/81B

Caroline disse...

Visitei os sites indicados pela professora, somente o primeiro que meu acesso foi negado.Entrei no link Portal do Envelhecimento encontrei varios relatos interessantes porém, o que mais me chamou a atenção, foi aquele que fala dos idosos que estão fazendo "bagunça" no cinema.Em um certo dia da semana eles ganham um desconto na entrada, o que proporciona grande fluxo de idosos,porem as atitudes observadas não foram as melhores, eles furam fila, guardam lugares para os amigos,furtam doces, entre outros atos.O gerente desse cinema enviou uma carta relatando esses atos, que seriam considerados de crianças e não de idosos já formado na vida.
Visitei também o blog da Vovó Neuza e gostei muito, porem o que mais me chamou a atenção foi o que relatei acima.

Caroline Jean nº09 71A/81A

Unknown disse...

n°22 71A/81A

O relato do relato

Acessei, hoje, três blogs interessantes que tem em comum o fato de trazerem alguns relatos. O primeiro deles, o Museu da Pessoa, possui alguns relatos históricos, como o Diário da Guerra, por exemplo, que conta a história de Anne Frank. O segundo, Portal do Envelhecimento, que traz relatos e noticias de idosos, ou para idosos, como a criação de uma vila para a 3ª idade em São Paulo. E o terceiro, o mais interessante na minha opnião, o blog da Vovó Neuza, que contém relatos pessoais do seu dia-a-dia, como o dia que participou do programa Mais Você, da Rede Globo.

Anônimo disse...

"Diários virtuais"

Hoje visitei alguns blogs interessantes. Gostei bastante do Blog da Vovo Neuza.
Uma postagem que me chamou a atenção foi a “QUEM SOU EU” TEXTO REPAGINADO – VERSÃO 2009.
É como se fosse uma página de um diário, na qual a autora descreveu algumas de suas
experiências de vida, seus interesses, algumas curiosidades, entre outros acontecimentos.
Depois de ler blogs como o da Vovo Neuza, pude concluir que os blogs são, sem dúvida,
um modo muito interessante de relatar acontecimentos.


Nº 15 - Turma 81A

Caio Cáceres disse...

Caio Cáceres nº06 71B/81B

O primeiro site que visitei foi o do Museu da Pessoa. No começo fiquei um pouco perdido pois site me parecia díficil de achar os relatos. Depois de um pouco mais de procura achei o blog história do dia, que apresentava o relato "Meu primeiro relógio",cujo assunto era sobre o primeiro relógio de pulso que um homem ganhou quando tinha oito anos e era morador de São Paulo na época. Gostei da parte quando ele disse que dependia dos relógios dos edifícios para ver quando teria de ir na escola e torcia para que eles estivessem errados. Outra parte que foi boa de ler foi os sentimentos dele quando foi seu relógio foi roubado. Dizia que o tempo nunca havia sido tão importante para ele antes de ter ganho aquele relógio mágico, que indicava o tempo em todo lugar.
Acabando de ler esse relato, me dirigi ao portal do envelhecimento onde não houve relatos que marcaram minha navegação. Depois visitei o Blog da Vovó Neusa, cujo blog tem vários relatos magníficos. Gostei muito do Blog da Vovó Neusa, pois me deu a impressão que ela conta tudo com grande espontaneidade sem a vergonha disso. O relato que mais me chamou a atenção, foi o "A primeira geladeira a gente nunca esquece...",pois ela achava que a geladeira era a melhor, mesmo havendo outras bem melhores e também disse que ela trata os eletrodomésticos como se fossem pessoas no trecho "Enquanto lavadora e geladeira estiverem “respirando”, eu não os abandono nem troco. E as trato muito bem. “Velhos” “Idosos” tem direito a meu respeito.".
Gostei muito de alguns relatos apresentados nesses sites e eles me deram novas opiniões sobre vários assuntos.

Unknown disse...

A vovó neuza é um exemplo de vida, pois mesmo uma senhora ela faz serviços de casa, viaja e ainda tem tempo de postar no seu BLOG, que muitos acham que a terceira idade não deve fazer coisas de "jovens".Mas ela nos mostra que a idade independe do corpo, mas sim de espírito.Eu gostei muito do blog da vovó Neuza, pois o texto mostra suas aventuras e toda sua sabedoria. Mas o texto da geladeira, conta as aventuras da própria geladeira, pelo que passou e muito mais. Gostei também dela colocar lembranças da sua juvantude.

José Guilherme nº18 81A/71A

Anônimo disse...

Nº 29 TURMA: 71A/81A

Valor sentimental

Navegando pela internet visitei vários blogs que me fizeram refletir sobre assuntos diversos, dentre esses vários blogs o que me chamou mais a atenção foi http://vovoneuza.blogspot.com/, onde li um relato que se chamava "A primeira geladeira a gente não esquece". É um relato da primeira geladeira de Neuza, que por ser antiga, está na lembrança de muitas datas e comemorações especiais. Por ter passado grande parte de sua vida usando a geladeira, Neuza se acostumou e se afeiçoou a ela, assim Neuza não abandona e nem troca sua geladeira antiga por nenhuma outra nova, ou seja, com o passar do tempo a geladeira foi criando um valor sentimental para dona Neuza. Esse blog em especial me mostra o quanto de valor damos às coisas que gostamos ou mesmo por estar presente em momentos especiais na nossa vida.

Unknown disse...

Hoje visitei dois blogs a pedido da professora Maria Regina (não consegui acessar o primeiro porque o link estava corrompido).
Li alguns relatos no portal do envelhecimento e também no blog da Vovó Neuza. Assim como a maioria das pessoas que também visitaram os blogs, o que mais me chamou a atenção foi o da Vovó. Essa preferência deve acontecer porque é com ele que mais nos identificamos, ou seja, os fatos e os acontecimentos lá relatados estão bem mais próximos do nosso cotidiano do que os relatos feitos no portal do envelhecimento.
Comecei lendo no portal do envelhecimento e achei que os textos são um tanto quanto cansativos. Já no blog da Vovó Neuza, li o relato “Meus 12 Dias Ociosos” que foi postado no domingo, dia 21 de junho de 2009. Nele, a ocupadíssima Vovó conta, de maneira resumida e agradável, tudo o que aconteceu na vida dela do dia 10 ao dia 21 de junho, passando pelo feriado, pelo Dia dos Namorados e terminando no solstício de inverno.
Quando comecei a ler o relato, achei que ia ser de novo uma leitura cansativa e que não me despertaria o interesse. Mas à medida que fui lendo o texto, minha curiosidade foi aumentando e, quando me dei conta, percebi que tinha acabado. Gostei muito dessa experiência de ler blogs, apesar de pensar que o melhor a se fazer é ler os jornais, as revistas e, principalmente, os livros. De qualquer modo, isso vale como um incentivo à leitura.
Além disso, é muito importante ler conteúdos de fontes diferentes, inclusive da mídia eletrônica, que nos fornece uma visão mais ampla e diversificada e trata os assuntos de maneira própria, inclusive interagindo com o leitor, permitindo que se amplie a capacidade de leitura e o senso crítico.
71/81 A N°. 07

Beatriz disse...

Nº 5 71A

O que mais me chamou atenção entre os relatos que li foi, com certeza, o blog da Vovó Neuza. Visitei também o Portal do Envelhecimento, porém os relatos que encontrei lá não foram tão interessantes como os de Vovó Neuza; no entanto, não consegui entrar no Museu da Pessoa. No blog de Vovó Neuza, os textos são escritos em forma de diário, e como a própria autora disse, "Escrevo coisas que interessam só a mim, que me dão uma dimensão diferente quando colocadas em palavras e frases"; ou seja, um diário. As postagens que mais me chamaram atenção foram 'PING PONG - Uma aventura televisiva', ' O Baú da Memória' e 'TROFÉU DE IMBECILIDADE...de propaganda'. O texto 'PING PONG' me surpreendeu porque ele conta e experiência de Vovó Neuza ao gravar uma entrevista para o programa Mais Você, e no fim, ela diz "Há exatamente 70 anos morria minha irmã Nelida. [...] Só me lembro da hora de sua morte, do velório e do enterro. Não tem explicação.” Isso por alguma razão me emocionou, pois numa postagem tão feliz e alegre, ela finaliza dessa maneira. Eu também gostei do ‘Baú da Memória’, pois ela escreveu como se fossem seus objetos pessoais contando sobre a vida dela. E o ‘TROFÉU DA IMBECILIDADE’ realmente me fez pensar como a visão de uma vida feliz foi distorcida pelo consumismo que assola nosso mundo hoje em dia.

Anônimo disse...

Thalles C.Rodrigues Nº33 71A/81A

Visitei, primeiramente, o site Portal do Envelhecimento. Neste site há vários relatos de idosos, falando sobre como é a vida deles, o que acontece atualmente com eles e tem algumas campanhas. É um site muito bacana.
O segundo site que visitei foi Blog da Vovó Neuza. Este é mais interessante que o primeiro site que visitei, pois tem relatos do que ela pensa sobre o mundo e relatos que foram vividos por ela. É um diário íntimo, que ela escreve suas histórias de vida e sua opinião sobre tudo que acontece. Ela conta várias histórias de um jeito legal e diferente, que prende a atenção das pessoas. Ela deixa sua visão da vida muito clara. Isto é muito interessante.

Anônimo disse...

Nº04 turma 71/81B

Conversando com meus amigos, ouvi falar do relato no blog da vovó Neuza da "primeira geladeira agente nunca esquece”, depois de visitar os outros blogs, entre tantos relatos escolhi o da geladeira, que me chamou atenção principalmente o carinho que ela tem pela geladeira (como por exemplo, apelidá-la de "branquinha").
É bem interessante o que ela fala sobre a geladeira, e a ajuda da geladeira para manter a família unida, como todas as vovós gostam.

Danilo.õ disse...

Hoje tive a chance de visitar alguns sites (blogs) sobre relatos, visitei alguns, mas dentre todos os que eu acessei o que eu gostei mais foi o da vovó Neuza.
Em uma de suas postagens, (que estão na forma de relatos), ela contava sobre uma semana da vida dela, achei interessante, a vida dela, um pouco agitada, simples, a vida de uma pessoa comum.
Outro relato que achei legal foi o da Geladeira, "a primeira geladeira a gente não esquece", no blog da vovó Neuza mesmo, ela conta sobre a geladeira dela, que a acompanhou por uma boa parte de sua vida, sobre sua nova geladeira, ou objeto biográfico; ela também fala um pouquinho sobre seus hábitos alimentares, enfim...todos os relatos que ela produz são sobre suas experiências diárias. E gostei muito de ler sobre isso.
Penso em até, futuramente, visitar o blog com mais freqüência.


Danilo M Reis 71A - nº 11

Anônimo disse...

Nº:17 Turma:81/71A
Relatos
Ao ler os relatos propostos pela professora Maria Regina, percebi que um meio de comunicação do nosso século, como os blog, a internet, normalmente é acessado por adolescentes e adultos, mas apesar disso, pessoas idosas também podem escrever um relato, acessando meios em que pessoas possam ver e admirar. Entre os três, o mais interessante foi “blog da vovó Neusa”, ela descreve todo o seu cotidiano, lições de vida, erros, brincadeiras e o seu passado cheio de vida como “ A primeira geladeira a gente não esquece...”, foi um relato engraçado, em que ela adorava a geladeira e foi muito importante em momentos inesquecíveis, como os aniversários e festas surpresas.

Unknown disse...

N.º 20 Turma:71A/81A

"Troféu da Imbecibilidade...de propaganda"

O site mais interessante é o “blog da vovó Neusa”, esse blog contém vários relatos engraçados ou que nos fazem perceber algo até então ignorado. O relato que mais me chamou a atenção foi: “TROFEU DA IMBECILIDADE.... de propaganda”, no qual ela fala que o amor está sendo trocado pelo consumismo das pessoas, e que as pessoas estão casando por dinheiro e diversão e esquecem que casamento é amar, foi isso que despertou o meu interesse, pois às vezes nos esquecemos que ser feliz, não é só ter dinheiro e ser consumista e que amor não se compra e nem se vende!

Anônimo disse...

Relatos
Ao ler os relatos propostos pela professora Maria Regina, tem um que me chamou muita atenção. Era um texto muito interessante, que contava a história de uma senhora que completou 67 anos, onde nesse blog ela relatava suas experiências de vida de um modo sempre alegre, humilde, apesar de todas as dificuldades encontradas durante a vida.
Quanto mais eu lia esse blog, mais admirado eu ficava, não era só pela simplicidade e humildade que ela escrevia, mas pela postura que ela tomava perante as adversidades, sempre as enfrentando com coragem e muita alegria.
Um fato curioso que achei nesse blog foi o namoro dela com um rapaz chamado Walter, aos seus 13 anos de idade, que no futuro tornou seu marido.

http://www.portaldoenvelhecimento.net/vozdoidoso/voz56.htm

71A / 81A N° 01

Anônimo disse...

Relatos...

Hoje, tive a incumbência de navegar por alguns sites procurando por relatos. Relatos de vida, de esperança e de aprendizado. Primeiro visitei o Blog da Vovó Neusa. Lá, após ler as postagens mais recentes da autora, pude perceber que ela é uma pessoa que não nega os desafios e dificuldades da vida, porém aprendeu como viver uma boa vida mesmo assim.
Mas o que eu gostei mesmo foi do Museu da Pessoa, que visitei logo após. A história do dia era de um rapaz, que quando jovem trabalhava muito. Ele levantava ás três e, após pegar ônibus, bonde e andar sete quilômetros chegava à Osasco para trabalhar. Ele tinha se tornado gerente onde trabalhava, só que um sócio italiano fugiu com o dinheiro e um pouco mais, deixando a empresa afundada em dívidas. A conclusão da historia era que após seguir formigas, ele achou a solução do seu problema.
Neste site, vi que cada dia tem uma história de pessoas diferentes. Pensei até em me cadastrar.

O mais importante dessa navegação que fiz, não é o fato de que eu possa escrever esse texto e poder fechar a média desse bimestre com dez. O mais importante pra mim é poder ver e ter a certeza que DEUS É FIEL, que ele fez a vida e a preserva até os dias de hoje. O que li é uma prova disso. E posso ter a certeza que daqui uns setenta, oitenta, noventa ou até JESUS voltar, eu poderei dizer que vivi uma vida feliz, com a graça de DEUS. Poderei reconhecer que em muitos momentos errei, mas que mesmo assim DEUS foi fiel e me possibilitou continuar caminhando até chegar à coroa da vida, que o PAI há de me dar, mesmo que eu não mereça, pois eu sei que é JESUS que me faz andar mais do que os meus pés podem agüentar, e chegar a uma vitória maior do que eu possa pensar.
JESUS EU TE AMO.
Esse é o resumo que faço da minha existência.

Após concluir minha navegação fiquei a pensar nessas grandezas da vida, desses mistérios, e como DEUS é maravilhoso. Recomendo-lhe a fazer o mesmo.
Deus te ama. Não tenha dúvidas a cerca disso.

Nº22 71/81b