terça-feira, junho 06, 2006

MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIA

Começaram os preparativos para a Semana do Colégio de 2006 e o tema este ano é MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIA.

Na disciplina de LPL trataremos deste tema envolvendo a leitura, reflexão e redação que serão postadas neste blog. Para começarmos a pensar nesta questão, acredito que a primeira reflexão deva ser sobre A cidadania ambiental entre os adolescentes do CTI.

Você conhece o meio ambiente em que vive?

Qual sua relação com ele?
Quais são os aspectos positivos/negativos da cultura ambiental do CTI?
Qual a cultura interna ambiental dos adolescentes do Colégio Técnico Industrial?
Como cada um de vocês percebem, reagem e respondem às ações sobre o ambiente que o cerca?
Você conhece a FAUNA, FLORA, RECURSOS HÍDRICOS, OCUPAÇÃO DO SOLO, POPULAÇÃO, LIXO, SANEAMENTO, CONDIÇÕES CLIMÁTICAS, DESPERDÍCIO, ou seja, tudo o que envolve o ambiente que o cerca?

2 comentários:

Grupo de Maracatu em Maringá disse...

Carolina Dionisio nº5

O caso do descaso

O meio ambiente aqui em nossa escola não é muito notado.Fazemos apenas as coisas que nos mandam fazer (com exceções, e a propósito , em grandes quantidades) como: jogar lixo nas lixeiras, não pisar na grama, manter a higiene no banheiro (uma das regras mais desrespeitadas), manter higiene das salas de aula e laboratórios de informática,etc.As outras coisas, que deveriam partir de nós, simplesmente passam despercebidas...

Eu mesma, nunca tinha parado para pensar nisso, nunca tinha reparado no meio ambiente do CTI, sempre apressada com meus deveres, nunca observei que aqui no colégio,há muitas árvores e animais à nossa volta, mais do que em qualquer outros colégios (talvez seja o único lugar que está situado numa área "verde" e possui cães, insetos, lagartos, macacos e muitos gatos circulando e as vezes até "assistindo" às aulas).

Esta desatenção e despreocupação muitas vezes faz com que o meio ambiente seja não só esquecido, como também maltratado: quase sempre, sem pensar, eu e meus colegas enquanto conversamos arrancamos algumas folhas das plantas ou árvores próximas, não porque queremos estragar as plantas.Mas simplesmente porque nos esquecemos que aquela planta, por menor que seja, é parte do meio ambiente.Quantas vezes também eu e outras pessoas estamos indispostos demais para ir até uma lixera, e jogamos a goma de mascar, por ali mesmo, na grama...

È portanto, esse "não pensar", esse descaso "sem querer" nos afasta do meio ambiente e nos torna "predadores", o que poderia simplesmente ser uma ação normal, sem pensar para o bem, se torna uma ação sem pensar negativa sobre aquele que mais nos acolhe: O MEIO AMBIENTE.

Haila disse...

Haila Michaele Pelloso n°13
Turma 82A

Aqui no CTI, estamos cercados de uma área arborizada e de uma diversidade na flora e na fauna, diferentemente das demais escolas de Bauru.

Apesar de podermos usufluir de toda essa área verde, nós alunos muitas vezes nos esquecemos de cuidar desse bem tão precioso. Em minhas observações, vejo que o lixo não é devidamente jogado no lugar correto, que é o lixo, as carteiras da sala vivem escritas e as mesas do refeitório vivem sujas.

Para que todo esse desrespeito seja mudado, é necessário que se crie aqui na escola uma política ambiental entre os alunos e funcionários, pois só assim, veremos que somos pessoas beneficiadas e que devemos cuidar
daquilo que temos.