quarta-feira, agosto 23, 2006



ENEM 2006
Exame Nacional do Ensino Médio

Neste domingo 27/08/2006 acontece avaliação do ENEM e muitos alunos estão preocupados com a Redação.

Ao olharmos o manual do inscrito podemos ver as seguintes competências: I - Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita; II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto disserativo-argumentativo; III - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação; V - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos.

Diante das competências devemos refletir sobre o que a banca de avaliação do Enem espera de seus candidatos. O primeiro ponto refere-se ao domínio que o aluno possui em relação ao uso das regras da língua escrita adequadas a situação de uso. Isto significa que não basta conhecer a gramática e suas normas, mas sim saber selecionar vocabulário, organizar frases, pontuar etc., de acordo com seus objetivos e condições de produção da redação.

A segunda competência relaciona-se ao fato de que muitos candidatos ao ler a proposta de redação não associa o assunto, o tema com os seus conhecimentos já aquiridos ao longo da vida acadêmica e social, como por exemplo se o tema é sobre aborto, não posso pensá-lo apenas sobre o aspecto pscicológico, ou social, ou econômico, mas sim relacioná-lo a todos os aspectos mencionados, mais o conhecimento que tivemos por exemplo em História, como tal assunto vem sendo tratado ao longo dos anos, ou de Geografia, ou de Biologia, e até mesmo de Literatura, talvez um livro lido para esta disciplina pode me dar a dimensão de como o homem se expressa acerca de tal problema.

Na terceira competência verificamos que após associarmos a proposta com o conhecimento já adquirido é o momento de organizar as informações recolhidas, identificas em uma ordem lógica de idéias e opiniões para que o candidato possa se colocar frente a questão. Tal competência verifica a capacidade do estudante planejar, planificar aquilo que irá expressar.

Se a terceira competência verifica o planejamento, a organização de nossas idéias, a quarta competência verificará nossa capacidade de argumentação, ou seja, como aplicamos a técnica apreendida na escola para sabermos partilhar nossa opinião acerca de um determinado assunto; nossa capacidade de criar estratégias para nos fazermos entender e convencer o outro a aderir nossa opinião.

Por fim a última competência deixa claro que pretende perceber a capacidade que temos de participar das questões que nos rodeiam, de forma cidadã, para construirmos um mundo melhor, ou seja, capacidade de criticidade, de clareza, de conhecimento de nossos direitos e deveres enquanto cidadãos. Mostra que não basta repetirmos os discursos instituídos, mas sim nosso discurso deve demonstrar que vemos muito além das aparências, somos capazes de propor soluções, de trocarmos opinião, etc. Enfim não só mostrar que estamos no mundo, mas interferimos no modo como tudo acontece e deixamos nossa marca naquilo que fazemos.

Desejo a todos os participantes uma excelente avaliação e um dia iluminado e produtivo!!




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