quarta-feira, agosto 16, 2006


ORFEU DA CONCEIÇÃO

Os alunos do terceiro ano assistiram nesta semana o filme "Orfeu" de Cacá Diegues adaptado da obra de Vinícius de Moraes Orfeu da Conceição.
O filme guarda semelhanças e diferenças com a obra de Vinícius, mas o que podemos notar é a presença constante das temáticas do poeta emergindo em cada cena do filme tais como: o encontro e o desencontro; a ternura; a paixão do amor e da vida; a valorização do momento "as coisas acontecem de repente, não mais que de repente" e simultaneamente a busca da perenidade. De todos esses temas um deles é o mais latente: a felicidade e a infelicidade, como afirma o poeta: "tristeza não tem fim; felicidade sim".

O filme pode ser a ponte para a leitura mais acurada e saborosa de Vinícius de Moraes, bem como para entender seu estilo, seus temas e como a sensibilidade do homem é aflorada através da expressão, da comunicação, de como o ser se constrói e deixa suas marcas através do que escreve. Em certa medida a obra de Vinícius é seu auto-retrato.

Pode-se perceber também no filme a ligação de Vinícius de Moraes com o Neo-Simbolismo, e depois na audição das músicas e em suas letras a presença do cotidiano, da temática social entrelaçada naquilo que ele fazia de melhor: falar sobre o amor.
Mais informações e resenhas sobre o filme e o texto de Vinícius, acesse os links:

Nenhum comentário: