terça-feira, outubro 10, 2006


DRUMMOND E A SIMPLICIDADE DO COTIDIANO

Por Camila, Cintia, Laís, Rafael e Thiago (83 A)

No desenvolvimento do trabalho sobre Drummond algumas coisas nos chamam a atenção: a simplicidade, a arte de expressar o cotidiano, a linguagem fluída, gostosa e saborosa, bem ao gosto dos jovens.

Abaixo Drummond define seu estilo jovial e envolvente.

VEJA - Como o senhor consegue se manter atualizado, inclusive incorporando a gíria dos "jovens"?

DRUMMOND - O meu cotidiano é um pouco maroto, sabe? É mais através dos jornais do dia. Sou um leitor de jornal voraz. Sempre gostei muito de jornal. A única vocação que tive foi a de jornalista, e não a realizei plenamente.

VEJA - É uma frustração?

DRUMMOND - Não digo frustração porque, se há uma pessoa que se sente relativamente feliz, sendo uma pessoa cética e até pessimista, sou eu. Levei sempre uma vida de classe média modesta, nunca aspirei a subir a um grau mais elevado, nunca cultivei pessoas poderosas e nunca tive necessidade de pedir emprego. Quer dizer: passei a vida sem maiores dificuldades, também sem maiores glórias.


De acordo com a resposta dada por Carlos Drummond de Andrade em entrevista à Revista Veja , comente a utilização de gírias na literatura e na compreensão de textos. Quais são as vantagens e desvantagens?

Vocês acham que isso é um ponto contra ou a favor de Drummond? Por quê?

Nenhum comentário: