quarta-feira, agosto 23, 2006
Ao olharmos o manual do inscrito podemos ver as seguintes competências: I - Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita; II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto disserativo-argumentativo; III - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação; V - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos.
Diante das competências devemos refletir sobre o que a banca de avaliação do Enem espera de seus candidatos. O primeiro ponto refere-se ao domínio que o aluno possui em relação ao uso das regras da língua escrita adequadas a situação de uso. Isto significa que não basta conhecer a gramática e suas normas, mas sim saber selecionar vocabulário, organizar frases, pontuar etc., de acordo com seus objetivos e condições de produção da redação.
A segunda competência relaciona-se ao fato de que muitos candidatos ao ler a proposta de redação não associa o assunto, o tema com os seus conhecimentos já aquiridos ao longo da vida acadêmica e social, como por exemplo se o tema é sobre aborto, não posso pensá-lo apenas sobre o aspecto pscicológico, ou social, ou econômico, mas sim relacioná-lo a todos os aspectos mencionados, mais o conhecimento que tivemos por exemplo em História, como tal assunto vem sendo tratado ao longo dos anos, ou de Geografia, ou de Biologia, e até mesmo de Literatura, talvez um livro lido para esta disciplina pode me dar a dimensão de como o homem se expressa acerca de tal problema.
Na terceira competência verificamos que após associarmos a proposta com o conhecimento já adquirido é o momento de organizar as informações recolhidas, identificas em uma ordem lógica de idéias e opiniões para que o candidato possa se colocar frente a questão. Tal competência verifica a capacidade do estudante planejar, planificar aquilo que irá expressar.
Se a terceira competência verifica o planejamento, a organização de nossas idéias, a quarta competência verificará nossa capacidade de argumentação, ou seja, como aplicamos a técnica apreendida na escola para sabermos partilhar nossa opinião acerca de um determinado assunto; nossa capacidade de criar estratégias para nos fazermos entender e convencer o outro a aderir nossa opinião.
Por fim a última competência deixa claro que pretende perceber a capacidade que temos de participar das questões que nos rodeiam, de forma cidadã, para construirmos um mundo melhor, ou seja, capacidade de criticidade, de clareza, de conhecimento de nossos direitos e deveres enquanto cidadãos. Mostra que não basta repetirmos os discursos instituídos, mas sim nosso discurso deve demonstrar que vemos muito além das aparências, somos capazes de propor soluções, de trocarmos opinião, etc. Enfim não só mostrar que estamos no mundo, mas interferimos no modo como tudo acontece e deixamos nossa marca naquilo que fazemos.
Desejo a todos os participantes uma excelente avaliação e um dia iluminado e produtivo!!
terça-feira, agosto 22, 2006
''Estou no outro lado do mundo, daqui a cem anos, levantando populações''.
Foi o que disse em 1930 Murilo Monteiro Mendes, esse que foi uma das mais interessantes e controvertidas figuras do mundo literário brasileiro.
Em sua vida há passagens curiosas de acontecimentos inusitados, amava Mozart e ouvia suas músicas de joelhos na mais completa ascese mística, não permitia que os mais íntimos se aproximassem dele nestes momentos e para completar telegrafou a Hitler protestando em nome de Mozart contra o bombardeio de Salzburgo.
"Ontem sou, hoje serei, amanhã fui."
Allan 02; Hailton 16; Luana 21; Paula 26; Samuel 29
quinta-feira, agosto 17, 2006
As sem-razões do amor
Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.
Amor é dado de graça,
é semeado no vento,na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.
Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.
quarta-feira, agosto 16, 2006
ORFEU DA CONCEIÇÃO
Os alunos do terceiro ano assistiram nesta semana o filme "Orfeu" de Cacá Diegues adaptado da obra de Vinícius de Moraes Orfeu da Conceição.
O filme pode ser a ponte para a leitura mais acurada e saborosa de Vinícius de Moraes, bem como para entender seu estilo, seus temas e como a sensibilidade do homem é aflorada através da expressão, da comunicação, de como o ser se constrói e deixa suas marcas através do que escreve. Em certa medida a obra de Vinícius é seu auto-retrato.
Pode-se perceber também no filme a ligação de Vinícius de Moraes com o Neo-Simbolismo, e depois na audição das músicas e em suas letras a presença do cotidiano, da temática social entrelaçada naquilo que ele fazia de melhor: falar sobre o amor.
terça-feira, agosto 15, 2006
REFLETINDO: LITERATURA E COTIDIANO
"Este é tempo de partido,tempo de homens partidos."(Carlos Drummond de Andrade)
Vivemos numa época de terror tal qual a fase passada na segunda fase do modernismo, década de 1930, onde a mentalidade nefasta do nazifascismo era uma vertente que dominava os países europeus e atingiram inclusive o Brasil na pessoa ditatoria de Getulio Vargas.
Apresentaremos em breve os fabulosos conceitos da decada 1930!
quarta-feira, agosto 09, 2006
CTI SOB NOVA DIREÇÃO
A posse da nova diretoria do Colégio Técnico Industrial aconteceu dia 05/08/2006. A nova direção é constituída pelos professores:
CARLOS AUGUSTO MAGALHÃES - Diretor
EDSON ALBERTO DE ANTONIO - Vice-Diretor, para um mandato de 4 anos.
Desejamos ao diretor e vice uma gestão administrativa de sucesso, crescimento, paz e muitas alegrias.
Profa Maria Regina e Alunos
terça-feira, agosto 08, 2006
Preparar apresentação sobre A segunda fase do modernismo.
O objetivo é fazer um material que atraia o interesse de adolescentes pelas poesias desta época.
Autores: Carlos Drummond de Andrade, Cecilia Meireles, Jorge Lima, Murilo Mendes, Vinícius de Moraes.
Grupos 83A
Turma 73A/83A
Autor: Vinicius de Morais
Luana 22
Izabella 16
Daniele 08
Luciana 23
Guilherme 13
Autor: Caracteristicas Gerais
Rafael 27
Caio 04
Kaio 17
Daniel 07
Fernando 11
Autor: Cecília Meireles
Aline 01
Anne 03
Denis 10
Guilherme 14
Murilo 24
Autor: Carlos Drumond de Andrade
Lais 19
Cintia 06
Camila 05
Thiago 31
Rafael 28
Autor: Murilo Mendes
Alan 02
Hailton 15
Luana 21
Paula 26
Samuel 29
Autor: Jorge Lima
Tadeu 30
Leandro 20
Otavio 25
Danilo 09
Fernando 12
Das utopias
Mário Quintana
Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!
(Espelho Mágico)
Neste ano (2006) comemora-se o Centenário deste poeta maravilhoso, ser humano sensível que conseguiu por meio das palavras deixar sua marca no mundo e imortalizar-se.
Vale a pena conhecer sua obra. Ano passado estive em Porto Alegre e fui até o Hotel em que ele morava, onde seu quarto e pertences ainda estão lá conservados para o deleite dos visitantes.
Que vontade de poder tê-lo conhecido pessoalmente! Poder compartilhar não só dos seus escritos, mas de sua presença física.
Site Comemorativo Centenário Mario Quintana
www.estado.rs.gov.br/marioquintana
Para quem gosta de escrever poesias a Casa de Cultura Mário Quintana promove concurso literário, para mais informações acesse o site:
http://www.ccmq.rs.gov.br/novo/principal/index.php
Escola Mário Quintana em Pelotas
http://www.marioquintana.com.br/