quarta-feira, agosto 23, 2006


DOM vs DOM CASMURRO
O que é mais interessante? Assistir a adaptação de um filme ou ler o livro na íntegra? Qual dois pode nos proporcionar maiores emoções, prazer e reflexão?
Nesta última semana as turmas do segundo ano assistiram ao filme Dom adaptação do livro de Machado de Assis Dom Casmurro. A sinopse do filme pode ser lida no link www.adorocinemabrasileiro.com.br/.../dom/dom.asp e o resumo do livro clique em http://www.geocities.com/NapaValley/1925/Dom1.html e http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=resumos/docs/casmurro.
Navegue por estes links e depois reflita sobre o filme e o livro, sua temática, as características do Realismo e como o diretor de Dom adaptou a obra para os dias de hoje, em seguida deixe seu comentário sobre o assunto.


ENEM 2006
Exame Nacional do Ensino Médio

Neste domingo 27/08/2006 acontece avaliação do ENEM e muitos alunos estão preocupados com a Redação.

Ao olharmos o manual do inscrito podemos ver as seguintes competências: I - Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita; II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto disserativo-argumentativo; III - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação; V - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos.

Diante das competências devemos refletir sobre o que a banca de avaliação do Enem espera de seus candidatos. O primeiro ponto refere-se ao domínio que o aluno possui em relação ao uso das regras da língua escrita adequadas a situação de uso. Isto significa que não basta conhecer a gramática e suas normas, mas sim saber selecionar vocabulário, organizar frases, pontuar etc., de acordo com seus objetivos e condições de produção da redação.

A segunda competência relaciona-se ao fato de que muitos candidatos ao ler a proposta de redação não associa o assunto, o tema com os seus conhecimentos já aquiridos ao longo da vida acadêmica e social, como por exemplo se o tema é sobre aborto, não posso pensá-lo apenas sobre o aspecto pscicológico, ou social, ou econômico, mas sim relacioná-lo a todos os aspectos mencionados, mais o conhecimento que tivemos por exemplo em História, como tal assunto vem sendo tratado ao longo dos anos, ou de Geografia, ou de Biologia, e até mesmo de Literatura, talvez um livro lido para esta disciplina pode me dar a dimensão de como o homem se expressa acerca de tal problema.

Na terceira competência verificamos que após associarmos a proposta com o conhecimento já adquirido é o momento de organizar as informações recolhidas, identificas em uma ordem lógica de idéias e opiniões para que o candidato possa se colocar frente a questão. Tal competência verifica a capacidade do estudante planejar, planificar aquilo que irá expressar.

Se a terceira competência verifica o planejamento, a organização de nossas idéias, a quarta competência verificará nossa capacidade de argumentação, ou seja, como aplicamos a técnica apreendida na escola para sabermos partilhar nossa opinião acerca de um determinado assunto; nossa capacidade de criar estratégias para nos fazermos entender e convencer o outro a aderir nossa opinião.

Por fim a última competência deixa claro que pretende perceber a capacidade que temos de participar das questões que nos rodeiam, de forma cidadã, para construirmos um mundo melhor, ou seja, capacidade de criticidade, de clareza, de conhecimento de nossos direitos e deveres enquanto cidadãos. Mostra que não basta repetirmos os discursos instituídos, mas sim nosso discurso deve demonstrar que vemos muito além das aparências, somos capazes de propor soluções, de trocarmos opinião, etc. Enfim não só mostrar que estamos no mundo, mas interferimos no modo como tudo acontece e deixamos nossa marca naquilo que fazemos.

Desejo a todos os participantes uma excelente avaliação e um dia iluminado e produtivo!!




terça-feira, agosto 22, 2006


QUEM: Murilo Mendes


''Estou no outro lado do mundo, daqui a cem anos, levantando populações''.


Foi o que disse em 1930 Murilo Monteiro Mendes, esse que foi uma das mais interessantes e controvertidas figuras do mundo literário brasileiro.


Em sua vida há passagens curiosas de acontecimentos inusitados, amava Mozart e ouvia suas músicas de joelhos na mais completa ascese mística, não permitia que os mais íntimos se aproximassem dele nestes momentos e para completar telegrafou a Hitler protestando em nome de Mozart contra o bombardeio de Salzburgo.


"Ontem sou, hoje serei, amanhã fui."


83 A - Grupo:

Allan 02; Hailton 16; Luana 21; Paula 26; Samuel 29

quinta-feira, agosto 17, 2006


As sem-razões do amor

Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.


Amor é dado de graça,
é semeado no vento,na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.


Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.


Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

Drummond simplesmente Drummond.
Hoje é aniversário de morte deste que foi um dos homens mais sensíveis e brilhantes para expressar por meio das palavras os sentimentos do ser humano, da sua relação com tudo que o rodeia.
Diz Drummond que o AMOR é primo da morte e por mais que seja morto ainda permanece vivo a cada instante. É assim que vejo este poeta, mesmo morto fisicamente, eternamente vivo em nosso cotidiano, pois conseguiu deixar marcas profundas e em nosso cotidiano brota a cada instante Drummond em seus versos.

quarta-feira, agosto 16, 2006


ORFEU DA CONCEIÇÃO

Os alunos do terceiro ano assistiram nesta semana o filme "Orfeu" de Cacá Diegues adaptado da obra de Vinícius de Moraes Orfeu da Conceição.
O filme guarda semelhanças e diferenças com a obra de Vinícius, mas o que podemos notar é a presença constante das temáticas do poeta emergindo em cada cena do filme tais como: o encontro e o desencontro; a ternura; a paixão do amor e da vida; a valorização do momento "as coisas acontecem de repente, não mais que de repente" e simultaneamente a busca da perenidade. De todos esses temas um deles é o mais latente: a felicidade e a infelicidade, como afirma o poeta: "tristeza não tem fim; felicidade sim".

O filme pode ser a ponte para a leitura mais acurada e saborosa de Vinícius de Moraes, bem como para entender seu estilo, seus temas e como a sensibilidade do homem é aflorada através da expressão, da comunicação, de como o ser se constrói e deixa suas marcas através do que escreve. Em certa medida a obra de Vinícius é seu auto-retrato.

Pode-se perceber também no filme a ligação de Vinícius de Moraes com o Neo-Simbolismo, e depois na audição das músicas e em suas letras a presença do cotidiano, da temática social entrelaçada naquilo que ele fazia de melhor: falar sobre o amor.
Mais informações e resenhas sobre o filme e o texto de Vinícius, acesse os links:

terça-feira, agosto 15, 2006


REFLETINDO: LITERATURA E COTIDIANO

Por Caio (83A-4); Daniel (83A-7); Fernando (83A-11); Kaio (83A-17); Rafael (83A-27)

"Este é tempo de partido,tempo de homens partidos."(Carlos Drummond de Andrade)

Vivemos numa época de terror tal qual a fase passada na segunda fase do modernismo, década de 1930, onde a mentalidade nefasta do nazifascismo era uma vertente que dominava os países europeus e atingiram inclusive o Brasil na pessoa ditatoria de Getulio Vargas.

Hoje, o terror assola a população tanto internacionalmente como também em âmbito nacional. Devemos aproveitar o fato de vivermos em um país onde hoje a democracia dá as cartas e votarmos conscientemente para revertermos essa situação. Aproveitem esta chance pois na época da segunda fase modernista a ditadura privava a todos de terem voz e vez nas decisões referentes ao país.

Apresentaremos em breve os fabulosos conceitos da decada 1930!

quarta-feira, agosto 09, 2006


CTI SOB NOVA DIREÇÃO

A posse da nova diretoria do Colégio Técnico Industrial aconteceu dia 05/08/2006. A nova direção é constituída pelos professores:

CARLOS AUGUSTO MAGALHÃES - Diretor

EDSON ALBERTO DE ANTONIO - Vice-Diretor, para um mandato de 4 anos.


Desejamos ao diretor e vice uma gestão administrativa de sucesso, crescimento, paz e muitas alegrias.

Profa Maria Regina e Alunos

terça-feira, agosto 08, 2006

ATIVIDADES PARA O 3º BIMESTRE - 83 A, B, C e D

Preparar apresentação sobre A segunda fase do modernismo.

O objetivo é fazer um material que atraia o interesse de adolescentes pelas poesias desta época.

Autores: Carlos Drummond de Andrade, Cecilia Meireles, Jorge Lima, Murilo Mendes, Vinícius de Moraes.

Grupos 83A
Turma 73A/83A

Autor: Vinicius de Morais
Luana 22
Izabella 16
Daniele 08
Luciana 23
Guilherme 13


Autor: Caracteristicas Gerais
Rafael 27
Caio 04
Kaio 17
Daniel 07
Fernando 11


Autor: Cecília Meireles
Aline 01
Anne 03
Denis 10
Guilherme 14
Murilo 24


Autor: Carlos Drumond de Andrade
Lais 19
Cintia 06
Camila 05
Thiago 31
Rafael 28


Autor: Murilo Mendes
Alan 02
Hailton 15
Luana 21
Paula 26
Samuel 29


Autor: Jorge Lima
Tadeu 30
Leandro 20
Otavio 25
Danilo 09
Fernando 12

Das utopias

Mário Quintana

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora

A presença distante das estrelas!
(Espelho Mágico)


Neste ano (2006) comemora-se o Centenário deste poeta maravilhoso, ser humano sensível que conseguiu por meio das palavras deixar sua marca no mundo e imortalizar-se.

Vale a pena conhecer sua obra. Ano passado estive em Porto Alegre e fui até o Hotel em que ele morava, onde seu quarto e pertences ainda estão lá conservados para o deleite dos visitantes.

Que vontade de poder tê-lo conhecido pessoalmente! Poder compartilhar não só dos seus escritos, mas de sua presença física.

Site Comemorativo Centenário Mario Quintana
www.estado.rs.gov.br/marioquintana

Para quem gosta de escrever poesias a Casa de Cultura Mário Quintana promove concurso literário, para mais informações acesse o site:
http://www.ccmq.rs.gov.br/novo/principal/index.php

Escola Mário Quintana em Pelotas
http://www.marioquintana.com.br/