domingo, junho 10, 2007

OS CONFLITOS NA VIDA DE ALENCAR

Por Camilla Guarnieri; Henrique Francisco Gonçalves Alves; Rafael Vinicius de Almeida Magalhães; Roberto da Mota Ueti - Turma 82A

Quando falamos de José de Alencar sempre recordamos do famoso autor de O Guarani, de Iracema, de Senhora, mas poucos lembramos de quem realmente foi Alencar, alguém além de um simples escritor. Além de escritor ele foi político, folhetinista e dramaturgo. Mas não pense que sua vida foi repleta de êxitos, Alencar. Muitas vezes ele foi criticado, censurado e injustiçado.

Após três sessões da estréia de sua peça As asas de um anjo, Alencar foi censurado tendo até que parar com as apresentações, já que o público ficara indignado ao ver à cena em que Carolina (protagonista) é assediada pelo pai bêbado. Foi fortementemente criticado pela imprensa, tendo várias charges referentes ao assunto, publicadas pelo seu imoralismo, tema que será retomado pela imprensa ao publicar Lucíola. Outro de seus conflitos, talvez até o maior, é o que teve com Dom Pedro I, Alencar fez críticas ao imperador e a Gonçalves de Magalhães, por meio do pseudônimo Ig no Diário do Rio de Janeiro. Por isso quando ganhou as eleições para senador seu nome foi vetado pelo imperador.

O porquê de tantas críticas a eles tem várias versões, alguns críticos acreditam que seja por ele se sentir injustiçado, outros por ter tido seu orgulho ferido, outros apenas para tentar mostrar a realidade ao povo. Sendo qual for o motivo para tantos conflitos, podemos concluir que tinha uma personalidade forte esse José de Alencar, não?

Nenhum comentário: