segunda-feira, agosto 20, 2007


TENHO UM PROBLEMA: A ORTOGRAFIA
A ortografia é a parte da gramática normativa, que estuda e delimita como as palavras devem ser escritas. O termo ORTOGRAFIA vem do grego, orto: “reto”, “direito”, mais grafia: escrever.

A gramática normativa para desenvolver e estabelecer as regras da escrita das palavras pauta-se nos estudos de fonologia. Ocorre que muitas pessoas não detêm tal conhecimento e o uso correto da ortografia torna-se difícil e complexo, pois muitos escrevem como falam e determinadas palavras se diferem dessa regra, como é o caso do emprego do H que não representa fonema algum. O coitadinho do H no português é apenas uma letra, só continua sendo utilizado na escrita por uma questão de tradição escrita de nosso idioma. Por isso, muitas crianças em fase de alfabetização não conseguem entender o porquê de escrever HOJE com a palavra H. Logo, estudar ortografia torna-se uma chatice.

Outro problema que encontramos atualmente é o fato da existência das novas tecnologias que acabam por confundir muitos usuários da internet quando estes escrevem uma redação acadêmica. Muitas redações são recheadas de “pérolas”, de erros ortográficos. Isso é utilizado em programas de televisão, as “perolas” aparecem na boca de apresentadores como motivo de piada e desdém àqueles que escrevem errado, pois na sociedade e no mercado de trabalho prestigia-se a ortografia: a pessoa que sabe escrever corretamente é valorizada e respeitada. Caso contrário, seus erros poderão andar pelas mídias: na boca de algum apresentador como o Jô Soares, ou nas páginas de uma crônica jornalística escrita por Pasquale, ou em Charges, etc.

No entanto este problema não atinge apenas os acadêmicos, basta andar pelas ruas que somos surpreendidos por um H faltando, ou por um Z invejoso tomando o lugar do S.

Alguns sites falam disso constantemente, navegue por eles:

http://blog.thiagorodrigo.com.br/index.php?title=unificacao_da_lingua_portuguesa_em_2009

http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2006/11/veja-5-j-conhece-ltima-dos-emirados.html

http://copstein.blogspot.com/2006/07/problemas-de-ortografia-jayme-copstein.html

http://www1.folha.uol.com.br/folha/fovest/ortografia.shtml

http://www.ime.usp.br/~tycho/relatorios/1999-2000/99_00.html

http://search.msn.com.br/docs/help.aspx?t=SEARCH_TROU_Top4ProblemsSearchingWeb.htm


http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=544


E você caro aluno: Qual o seu problema com a ortografia?

Esperamos seu depoimento ou uma história a respeito dos erros ortográficos. Post TENHO UM PROBLEMA: A ORTOGRAFIA.

53 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Quanto a ortografia eu tenho poucos problemas porém,tenho sérios problemas com a grafia. Meus maiores problemas são com a concordância tanto verbal quanto nominal.

Vitor F. T. Aguiar nº 34 71B/81B

Otávio Jacobini disse...

eu não tenho muitas dificuldades quanto a escrita, o que eu mais erro
é na hora de escrever palavras com "ss" ou "ç" eu sempre acabo invertendo.

Marcos disse...

Nome: Marcos Vinícius Trigo Romero
n:24 81B

Certa vez, a escada da minha casa quebrou e meu pai chamou o pedreiro para consertá-la. Fez seu trabalho corretamente e bem feito, mas com medo de que pisassem no cimento ainda mole, escreveu a seguinte mensagem na escada: "Não pize, çimento móle". Assim como está escrito!!! Meus irmãos e eu demos muitas risadas esse dia.

Unknown disse...

Tenho poucos problemas com a ortografia, meu problema é a acentuação.

Victor H. B. de Oliveira nº 33 71B/81B

Ilana disse...

A minha maior dificuldade com a ortografia é na hora de escrever palavras com "z" ou "s",pois eu sempre acabo me confundindo e também com a acentuação.

Ilana F. Saraiva n.15 81A/71A

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Quanto à ortografia eu não tenho muitos problemas, são raros os momentos em que eu percebo, ou que alguma pessoa me repreende por erros de ortografia, às vezes erro alguma coisa por causa do vício da internet, tirando isso não muitas dificuldades.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
viNiciN. disse...

Bom, tenho mais problemas com a fonologia do que na ortografia, pois me acostumei com certas palavras, que meus avós dizem, como “truxi”, ou “eu tavo” porem, na ortografia eu não tenho tanta dificuldade, pois tanto minha mãe quanto meu pai já foram professores, então tenho uma boa base.
Me confundo um pouco com palavras com “s” e “ss” e “ç”, pois com o uso da internet, as regras não são utilizadas e as palavras não são escritas corretamente.




Aluno: Vinicius Franco
nº 33
turma: 71A/81A

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jéssica disse...

Eu não tenho problemas com a ortografia, mas, às vezes, por causa da internet, troco algumas letras(o "x" pelo "ch", o "ss" pelo "ç", etc), ou não ponho acento em certas palvras ("parabéns", "é", etc.), e também escrevo muito abreviado.

Nome: Jéssica Ravanini n.º: 16 81A

Unknown disse...

O erro de trocar a letra "o" pela letra "u" é muito comum quando ainda somos crianças, mas muitas pessoas até mesmo adultas se confundem ao escrever.Esse problema acontece,pois na nossa língua temos regras, que ás vezes, são muito distintas da nossa maneira de falar.
Para falarmos a letra "o" quando dizemos "Eu te amo", podemos fechar um poucoa boca e em vez de pronunciarmos /o/ pronunciamos /u/.
Comigo mesmo, já aconteceu muito.
Ou mesmo escrever em uma redação palavras abreviadas que usamos em e-mail.

Nome:Lara Mucheroni Bottura
N°20
71A

aline disse...

Acredito que não tenho problemas graves quanto ortografia, porém às vezes pelo uso exagerado da internet, acabo me acostumando a trocar o “x” pelo “ch”, e abreviar muito as palavras.

Nome: Aline Darc Piculo dos Santos
n° 2
Turma: 81A/71A

Unknown disse...

A ortografia não representa um problema para mim. Às vezes, porém, encontro dificuldade em escrever palavras desconhecidas, que nunca ouvi. Nesses casos, geralmente confundo o uso de "c", "s" ou "ss".

Lays Felix do Carmo
nº 19
71A/81A

Nathalia Felix disse...

Tenho um problema : A Ortografia

meus problemas com a ortografia são: os acentos que eu nunca lembro de colocar, a troca do s pelo c, ou r por rr.

Nome: Nathália Bevilaqua Felix N° 25
Turma 71A/81A.

Anônimo disse...

Não tenho muita dificuldade na ortografia. Exceto quando vou escrever palavras que nunca vi e/ou li, ou mesmo as que nunca tive contato. Quando isso acontece, o principal problema é a troca de letras que possuem o mesmo fonema, como "ss" e "ç", "s" e "z", "u" e "l", etc.



Marcela Scota Nº22
Turma 71A

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
viNiciN. disse...

Bom, eu tenho os problemas "normais" de ortografia, como palavras com "x" ou "ch" e palavras com "ss" e "ç". O resto acho que me saiu bem.

William Castro

nº 35

turma: 71A/81A

Unknown disse...

Ao escrever tenho apenas problemas em diferenciar quando tem que escrever palavras "novas" e as vezes eu acabo trocando o "ss" e o "ç".

Nome:Diego M. Siqueira
Numero:07
Turma:81A/71A

Felipe disse...

Em relação a ortografia,meus maiores problemas são em não conhecer determinadas palavras e não conseguir aplicar as regras para escrever corretamente

Felipe da Silva Rocha 71A/81A

Guilherme M. Cardoso disse...

Em relação a ortografia nao tenho tantos problemas, mas as dificuldades que tenho são um tanto sérias, tenho muitas dificuldades com o uso do "H", com "Ç" e com "SC", pois o H não tem som e Ç e SC são parecidos com outros sons, daí o meu problema, mas procuro melhorar, sempre fico em dúvida sobre qual usar, mas com o tempo eu aprendo.

Guilherme Muniz Cardoso nº 12 81A

Camila disse...

O meu maior problema com a ortografia é quanto ao uso de "s" e "ç", pois os fonemas dessas letras são parecidos e acabam confundindo ao escreve-las.

Camila nº05 81A

Nathalia Felix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thais Angeloni disse...

Na ortografia meu maior problema são os "ss","ç" e outros mais comuns, mas um dia fui comprar um desses produtos "Made in China" mas no produto estava escrito "Meidin Xina"! Isso foi muito ilário!

Nome: Laura R. G. Pedroso
N° 21
Turma 81A

Anônimo disse...

Quanto à ortografia, não tenho muitos problemas, mas troco muito o "s" pelo "z" e o "ch" pelo "x",também porque a internet me confunde um pouco.
Certa vez, de tanto escrever acho com "x" na internet, na redação da escola escrevi "axo" ao invés de "acho".
Também tenho alguns problemas com a concordância nominal, mas quanto aos acentos, são poucos meus problemas.

Nome: Vivian Palomo N° 34
Turma: 71A/81A

Beatriz disse...

Quanto a ortografia, o meu maior problema são os acentos, pois existem palavras com o mesmo fonema, porém o emprego do acento é diferente. Outro problema bastante comum é o uso de "ss", "s", "ç" e "z", pois possuem sons muito parecidos ou iguais o que dificulta a escrita correta da palavra.

Beatriz n°03 81A

Anônimo disse...

Não tenho muitos problemas com ortografia. Só quando vou escrever palavras que nunca vi ou ouvi.

Nathalia Felix disse...

Tenho muitos problemas quanto à ortografia porque nunca lembro de colocar acentos nas palavras, as vezes também troco o "s" pelo "c" ou "r" por "rr".

Nome: Nathália Bevilaqua Felix N° 25
Turma: 71A/81A.

Thais Angeloni disse...

Não tenho muitas dificuldades na ortografia. Meu maior problema é o uso do "x".

Nome: Thais Angeloni
Nº 31
Turma: 81A

Luiz disse...

Luiz Soares dos Santos Baglie nº 23 81B
A ortografia é algo que, por mais complicado que seja, se aperfeiçoa ao passo em que se escreve. Sendo assim, pessoas que costumam escrever bastantes textos não chegam a ter problemas sérios com a ortografia.
Eu, particularmente, não costumo "brigar" com a ortografia, somente quando, por ventura, escrevo sem prestar atenção. Os meus problemas são quando se trata de "ss" ou "ç" e quando me deparo com novas palavras as quais somente ouvi, passá-las para a escrita, muitas vezes, ocorre com erros.

Uma história interessante que me recordo foi quando olhei no braço de um colega. Lá havia um aviso que era preciso tirar o "cherox" e não xérox. Além e vários "animês", aos quais assisto com legenda e, não raro, vê-se o termo "começem".

Unknown disse...

Eu tenho alguns problemas com relação a ortografia, porem com relação a acento não tenho problema.
A maioria dos meus erros são por causa da minha falta de atenção e a pressa de copiar a matéria ou mesmo resolvendo exercícios, ou então por causa dos vícios de escrita da internet como por exemplo: "q", "pq", "+" entre outros

Lucas Fernando Falco Pereira N°21 71b

Livia disse...

Livia Garcia Ferrari nº19 81B/71B

Minhas maiores dificuldades são com "s","ss" e "ç".Eu sempre me confundo na hora de saber qual eu uso.Tambem tenho bastante dificuldade com acentuaçao.

Bruninha disse...

Bruna de França
n° 02 81B

O meu maior problema ao escrever é a confusão com os fonemas. Tento prestar muita atenção ao escrever, mas sempre acabo trocando 'S' por 'SS' ou 'ç'. Fora o vício de internet que me faz escrever errado, sem acentos e sem concordância verbal.
Um fato que me chamou atenção quanto a ortografia, foi ver uma placa onde estava escrito laranja com a letra 'N' ao contrário...Passei o dia inteiro rindo da placa!!

Raquel Akemi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raquel Akemi disse...

Raquel Akemi n° 29 81B/71B

Quase não erro ao escrever, mas eu tenho um grande problema com o vício da escrita da intenet, vivo colacando vc em lugar de você, u no lugar de o, invés da letra acentuada eu normalmente coloco h depois da letra, além dos pq's da vida, as palavras abreviadas e etc...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Quanto a ortografia, o meu maior problema é na hora de usar o porque ou por quê. Não consigo decorar quando se usa o por que, quando se usa o porquê e assim vai.

Carlos Vinicius n°03 81B

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu não tenho tantas dificuldades quanto a escrita, apenas quando se trata de palavras que não são tão utilizadas no meu dia-a-dia, que seria o caso da leitura, que dizem que quanto mais a pessoa lê, ela sabe escrever melhor.

Que seria o caso de muitas pessoas, que acabam não lendo ou até mesmo não praticando muito o ato da escrita e da leitura para uma avaliação pessoal.

Lucas B. Costa n°20 81B

Cocato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cocato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cocato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cocato disse...

Eu não tenho muitos problemas com a ortografia, somente com palavras que eu não uso ou uso raramente.





Guilherme P. Cocato
nº 08
81B

Leh disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leh disse...

Meu maior problema são palavras parecidas mas com significados diferentes, nunca sei se uso mal/mau ou compania/companhia...
Fora isso é tudo bem.

Letícia Duarte
nº17
71B/81B

JéHh Darambaris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana Mortari disse...

Meu maior problema é o uso da crase, pois, tenho dificuldade em saber quando devo usá-la.

Mariana Tamião Mortari número:23 81A

JéHh Darambaris disse...

Meu maior erro não é com a ortografia, mas sim na adequação das palavras na frase, tenho um pouco de dificuldade onde colocar a vírgula, mas fora isso tudo bem.

Na minha opinião, depois que tive o uso freqüentemente do msn e do orkut, tive mais dificuldade de escrever uma palavra que antes não tinha, talvez por tantas vezes vê-la escrita errada.

Uma vez, vi no orkut uma legenda de foto escrito assim:
- Kd dia eu presçizo mais di vc.

Realmente o que ele precisa é de um dicionário! rsrs

Jéssika Darambaris Nº12 81B

Unknown disse...

eu tenho alguns tipos de problemas quanto a ortografia , principalmente no uso de s e z, e na acentuação grafica.

Lucca disse...

Quanto a ortografia, tenho alguns probleminhas, escrevo textos muito bem, mas sempre que eu vou revisar encontro algum acento faltando, um 's' no lugar errado.

Outra coisa que eu faço sempre, sei que é muito errado, mas às vezes faço, é escrevar frase com 'z'.

Lucca Viersa Barros Silva Nº:22 - 81B/71B