segunda-feira, agosto 20, 2007

SEMANA DA CONVIVÊNCIA NA DIVERSIDADE DO CTI

O Colégio Técnico Industrial (CTI) realiza a "Semana da Convivência na Diversidade" no período de 20 a 24 de agosto de 2007.

O evento, que faz parte de projeto de Extensão do o Núcleo Pela Tolerância/Depto. de Ciências Humanas/FAAC/Unesp-Bauru, visa compreensão e atuação críticas diante de intolerâncias, preconceitos, discriminações, em especial as que ocorrem entre os jovens.

A "Semana da Convivência na Diversidade" ocorre nas dependências do CTI e contará com a participação dos professores, alunos e convidados para diversas atividades: palestras, exposição pedagógica, cine fórum, lançamentos de material paradidático etc.

O projeto de Extensão CONVIVÊNCIA NA DIVERSIDADE está associado ao LEI/USP - Laboratório de Estudos da Intolerância no Programa Institutos do Milênio/CNPq.


TENHO UM PROBLEMA: A ORTOGRAFIA
A ortografia é a parte da gramática normativa, que estuda e delimita como as palavras devem ser escritas. O termo ORTOGRAFIA vem do grego, orto: “reto”, “direito”, mais grafia: escrever.

A gramática normativa para desenvolver e estabelecer as regras da escrita das palavras pauta-se nos estudos de fonologia. Ocorre que muitas pessoas não detêm tal conhecimento e o uso correto da ortografia torna-se difícil e complexo, pois muitos escrevem como falam e determinadas palavras se diferem dessa regra, como é o caso do emprego do H que não representa fonema algum. O coitadinho do H no português é apenas uma letra, só continua sendo utilizado na escrita por uma questão de tradição escrita de nosso idioma. Por isso, muitas crianças em fase de alfabetização não conseguem entender o porquê de escrever HOJE com a palavra H. Logo, estudar ortografia torna-se uma chatice.

Outro problema que encontramos atualmente é o fato da existência das novas tecnologias que acabam por confundir muitos usuários da internet quando estes escrevem uma redação acadêmica. Muitas redações são recheadas de “pérolas”, de erros ortográficos. Isso é utilizado em programas de televisão, as “perolas” aparecem na boca de apresentadores como motivo de piada e desdém àqueles que escrevem errado, pois na sociedade e no mercado de trabalho prestigia-se a ortografia: a pessoa que sabe escrever corretamente é valorizada e respeitada. Caso contrário, seus erros poderão andar pelas mídias: na boca de algum apresentador como o Jô Soares, ou nas páginas de uma crônica jornalística escrita por Pasquale, ou em Charges, etc.

No entanto este problema não atinge apenas os acadêmicos, basta andar pelas ruas que somos surpreendidos por um H faltando, ou por um Z invejoso tomando o lugar do S.

Alguns sites falam disso constantemente, navegue por eles:

http://blog.thiagorodrigo.com.br/index.php?title=unificacao_da_lingua_portuguesa_em_2009

http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2006/11/veja-5-j-conhece-ltima-dos-emirados.html

http://copstein.blogspot.com/2006/07/problemas-de-ortografia-jayme-copstein.html

http://www1.folha.uol.com.br/folha/fovest/ortografia.shtml

http://www.ime.usp.br/~tycho/relatorios/1999-2000/99_00.html

http://search.msn.com.br/docs/help.aspx?t=SEARCH_TROU_Top4ProblemsSearchingWeb.htm


http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=544


E você caro aluno: Qual o seu problema com a ortografia?

Esperamos seu depoimento ou uma história a respeito dos erros ortográficos. Post TENHO UM PROBLEMA: A ORTOGRAFIA.

segunda-feira, agosto 13, 2007




CAOS CONFUSO


Gregório de Matos


Ó caos confuso, labirinto horrendo,

Onde não topo luz, nem fio achando;

Lugar de glória, aonde estou penando;

Casa da morte, aonde estou vivendo!




Ó voz sem distinção, Babel tremendo;

Pesada fantasia, sono brando;

Onde o mesmo que toco, estou sonhando;

Onde o próprio que escuto, não o entendo.




Sempre és certeza, nunca desengano;


E a ambas pretensões com igualdade,


No bem te não penetro, nem no dano.





És ciúme martírio da vontade;


Verdadeiro tormento para engano;


E cega presunção para verdade.


------------------------------------------------------------------------------------------------

Gregório de Matos conhecido como Boca do Inferno, fez diversas poesias desde religiosas atés as satíricas e críticas. Acima uma delas que expressa sobre o tema do Caos. Façam a interpretação do poema refletindo o que o poeta quer dizer com Caos Confuso, o porquê deste título. Pode-se dizer que as características deste pertencem ao Barroco, explique com suas palavras como isto ocorre tanto no plano da expressão quanto no plano do conteúdo. Depois, procure fazer uma atualização temática do poema com o seu dia-a-dia: o que seria o Caos Confuso na sua vida?

quinta-feira, agosto 09, 2007

Segundo Momento Modernista da Literatura (1930-1945) revela poetiza da "corrente espiritualista", influenciada pela grupo da revista Festa, de inspiração neo-simbolista. A poetiza marca sua poesia com a presença da área mágica da infância e bate bola com Raul e Arabela.

Confira abaixo o trabalho e a interpretação da poesia "Jogo de Bola" de Cecília Meireles desenvolvida por um grupo de alunos do 83B, brinque e curta com Raul e Arabela e depois deixe seu comentário.