quarta-feira, abril 23, 2008



DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS AUTORAIS

Em comemoração ao Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais (23 de abril) e ao Ano Internacional dos Idiomas (2008), a UNESCO no Brasil lançou uma campanha para promover a leitura e a diversidade lingüística.

Você também pode participar, divulgando em mídias tais como sites, blogs e TVs uma animação disponível no site da UNESCO, de apenas 10 segundos e acessível em quatro línguas.

Para saber mais clique aqui: http://www.unesco.org.br/unesco/premios/DiaMundLivro2008/mostra_documento

48 comentários:

Marcos disse...

Marcos Vinícius Trigo Romero
n°23

Ler é viajar com sua mente, é expandir seus horizontes sem se mexer, é imaginar uma história ao decifrar palavras, é aprender a imaginar e pensar.

Prefiro ler contos e crônicas de comédia, livros de diversas matérias e, de vez em quando, notícias e reportagens.

Sem a leitura, eu não saberia muitas coisas. Acho que a leitura que fiz durante toda minha vida formou meu caráter e como eu encaro minha vida.

Quando tive que fazer um seminário para escola, tive que ler um livro de Arthur Conan Doyle, "Um estudo em vermelho", o primeiro livro que contava a história de Sherlock Holmes. Não parei de ler o livro até terminar, pois ficava ansioso durante a leitura, imaginando as ruas da cidade e as deduções do brilhante detetive.

Guilherme Angelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Angelo disse...

Guilherme Augusto Montanari Angelo nº07 82B

1) O que é a leitura para você?

A leitura é um método de aprender, conhecer, descobrir, interpreta e observar, o pensamento de outras pessoas. A leitura auxilia na obtenção de experiências de outras pessoas, conhecimentos específicos, ou até mesmo curiosidades. Resumindoa leitura é poder saber e descobrir utilizandode um livro, ou um texto escrito.

2) Qual tipo de leitura você prefere?

Principalmente leitura sobre histórias fictícias, de aventuras e coisas irreais, pois isso desperta uma curiosidade maior pela criatividade, folclore e as coisas reais que podem ser comparadas ao irreal. Porque o irreal de um livro pode ser baseado na vida real, mostrando como o autor cria esse mundo paralelo, baseado na realidade.

3) Qual é a importância da leitura em sua vida?

A leitura é um modo de conhecer o mundo sem precisar viajar, saber sobre as pessoas, suas experoências, seus conhecimentos, melhorando tanto a personalidade quanto o conhecimento técnico de uma pessoa, resumindoa leitura só auxilia uma pessoa a melhorar, pois você pode saber de experiências que nunca teve, saber suas curiosidades. A literatura é algo que sempre se atualiza com o tempo, tornando ainda mais confiável.

4) Conte sobre suas histórias de leitura.

Um livro muito bom que eu li é "O Alquimista",, conta sobre a história de um pastor que corre atrás de um sonho, quando ele descobre que esse sonho está relacionado ao seu destino. O pastor acreditando nas palavras de uma senhora descobre que tem um tesouro esperando ele nas piramides, depois de umuitas situações de aprendizado por qual ele passa, o tesouro estava onde ele começou a sonhar com o tesouro, mostrando de forma de como o aquele que é determinado consegue ter aquilo que deseja. Mostrando pra mim a importância de um sonho, da determinação, disciplina, compreensão e paciência.

Anônimo disse...

gbae

Marcos disse...

Lucas Fernando Falco Pereira N°20

Ler não é apenas decodificar simbolos, mais é entender e juntar as frases formando um real sentido para você, e leia principalmente o que te agrada. 'Para mim a melhor leitura é aquela que muda de algum modo a minha vida como por exemplo livros de auto-ajuda que nos ajudam a ser pessoas melhores. Ler ajuda a ensinar as pessoas, assim as deixando mais eruditas, a leitura leva o conhecimento as pessoas, que é muito importante. Eu leio livros como "O monge executivo", que mudou minha visão em relação a o que é ser um líder, e tambem "Como sobreviver a pressões".

Unknown disse...

Matheus Cesário dos Santos
n°24

Ler é algo indispensável na vida. É desta maneira que, mesmo longe, conhecemos mundos, pessoas e idéias. É muito importante que uma pessoa saiba ler (e também escrever), pois é desta maneira que ela pode expressar-se e entender idéias.

Minha preferência de leitura seria um suspense, artigos científicos, histórias mitológicas, aventuras.

A leitura é importantíssima , tanto para nos expressar, quanto para perceber o que ocorre a nossa volta . É uma maneira de descobrir novos mundos sem sair do lugar.

Não sou leitor assíduo. Uma de minhas experiências, talvez uma que me marcou, foi uma lenda mitológica que li chamada "Os doze trabalhos de Hércules", que mostra a determinação e força de vontade de um homem que pecou. Ele quer, acima de tudo, recuperar sua honra e corrigir seus erros. A cada página, me prendia a atenção, pois queria saber se ele conseguiria sua anistia e se tornaria um heróia afinal.

Thiago disse...

Thiago Fujisaka Tanaka
nº30 - 72B/82B

Em minha opinião, ler é identificar e interpretar alguma idéia ou descrição deixada pelo autor. A leitura é muito importante para a exposição de idéias e adquirir conhecimentos, e deveria ser praticada por todos.
Ler vai além da decodificação de palavras. É necessária também a interpretação das mesmas, entender qual o seu sentido.

Eu gosto da leitura descritiva, que oferece a possibilidade de adquirir novos conhecimentos sobre determinado assunto que ainda não conhecia, principalmente atualidades (nacionais e internacionais).
No lado narrativo, opto por aventuras, como a procura de um tesouro ou enigma.

A leitura é muito importante, pois me proporciona um maior plano de conhecimento para a escrita, incluindo o vocabulário, a estrutura e as idéias.

Um livro que me marcou foi “Nunca desista de seus sonhos”, que retrata a história de algumas personalidades famosas que não desistiram de seus sonhos e construíram um ótimo plano de vida.

Raquel Akemi disse...

Raquel Akemi n° 27 82B
Ler é essencial à vida. É, além de entender as palavras, dar sentido a elas. É interpreta-las. Com a leitura, obtemos conhecimento. Com ela, adquirimos uma nova percepção sobre o mundo, sobre a vida, conseguimos novas idéias e novas experiências. Ela nos faz pensar, nos faz refletir. Ler estimula a imaginação. Quando lemos, imaginamos os personagens, a paisagem e as situações. Ler é muito importante.

Adoro ler romances. Principalmente os policiais. Autores como Agatha Christie, Arthur Conan Doyle encheram meus dias com perseguições aos assassinos e aos ladrões. Sentia-me uma personagem viva dentro do livro. Mas também adoro José de Alencar, alguns de seus livros me emocionaram, como "Cinco Minutos", "A Viuvinha", "Encarnação" e outros.

Existem outros escritores que mesmo não sendo conhecidos me marcaram muito... "Este Mundo Tenebroso", "O Julgamento" são livros que sempre recomendo a todos.

Esses livros têm uma importância inegável em minha vida. Sem eles, não teria a visão do mundo como tenho hoje. Sem eles, acho que faltaria um pedaçinho de mim. Sem eles, eu não seria a mesma.

Eu recomendo a todos pegar num bom livro quando estiver chovendo, deitado na cama, mergulhar nele. Para libertar sua imaginação. E ser livre.

Anônimo disse...

Diego Henrique Carvalho nº04 82b...

A leitura não é apenas ler, é preciso interpretar o que se leu, para enriquecermos nosso vocabulário, obter conhecimento, aumentar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito rotineiro as pessoas saberiam apreciar bons livros. Eu leio todos os tipos de livros, desde aventuras(Harry Potter), suspense (Terminal), Assassinato (Agatha Christie), mangás (Love Hina, Vampire Knigfht), Auto-ajuda(Quem comeu meu queijo), ficção(Anjos e Dmônios), Romances (Jane Eyre), Comédia(Assassinato na Academia Brasileira de Letras), Livros Infantis (Contos de Fadas) , Literatura brasileira (Vidas Secas), e grandes best-sellers(Paulo Coelho, Código da Vinci, O Caçador de Pipas);A leitura é esencial na minha vida, pois é nela que me apoio nos momentos em que não tenho nada pra fezer,leio cerca de quatro livros por mês, e ler é tudo pra mim. Um livro que me marcou bastante foi o Caçador de Pipas, pois ele nos mostra o valor da verdadeira amizade, e as consequências que uma escolha errada pode causar, contando a história de dois meninos afegãos que cresceram juntos e tem seus destinos mudados por causa da guerra.

Anônimo disse...

Yen Yu Chih
n°35

Ler é viajar sentado dentro de casa, superar o limite de tempo e espaço, é rumo ao infinito, e conhecer várias coisas sem precisar sair de lugar.

Eu prefiro história de aventura, suspense, artigos científicos e mitologia.

Ler é algo indispensável na minha vida, para mim, é uma diversão e ao mesmo tempo, uma forma de aprendizagem, originou meu conhecimento e visão que tenho pelo mundo.

Um livro que eu já li e achei muito interessante é sobre mitologia grega. Por meio dela, conheci mais sobre cultura grega e suas histórias.

Anônimo disse...

Raissa Natsuki Yoshikado
n°26 - 82A

O que é ler?
Ler significa imaginar, criar e formar a história dentro da sua mente, relacionando-a até mesmo com passagens ocorridas em sua vida.

Que tipo de leitura você prefere?
Independente de por lazer ou obrigaçao, uma boa leitura é aquela que prende sua atenção, aquela na qual você esquece do tempo e não quer parar de ler pra saber o final.

Qual a importância da leitura em sua vida?
A leitura é essencial. Através dela posso me aperfeiçoar no modo de interpretar as coisas, de enxergar o mundo, na precisão ao escrever...Ler é uma forma de enriquecimento, com uma das unicas riquezas que nunca irei perder.

Conte sobre suas histórias de leitura.
Geralmente os livros são entediantes no começo. Mas ao chegar a um certo ponto, a leitura começa a ficar incrivelmente interessante, e voce se perde entrando no mundo das palavras escritas ali. Um dia fui passar o feriado com meus pais num rancho, e acabei por nem aproveitar, por estar totalmente entretida com um livro que estava lendo, mas enfim, valeu a pena.

Anônimo disse...

Abner A. Santos
n° 1
turma 72A

O que é ler?
É uma forma de aprendizagem, em que se ganha mais conhecimento.

Que tipo de leitura você prefere?
Artigos com curiosidades, tecnologias entre outros

Qual a importância da leitura na sua vida?
É usada em qualquer disciplina ajudando a assimilação de conhecimentos, importante também no entretenimento, a leitura está presente em toda a sociedade.

Conte sobre suas histórias de leitura?
Ajudou ampliar meus conhecimentos, e uso também para me manter informado quanto a assuntos da atualidade.

Unknown disse...

Ler é uma atividade muito importante, e embora eu não tenha o habito de ler muito, mas para eu, a leitura é:
“Viajar para vários lugares sem sair do lugar."

"É usar a inteligência, para algo que realmente vai te recompensar."

Eu não sou uma pessoa apaixonada por leitura, porém já li alguns livros. Quando eu era menor, gostava muito de ler gibis e histórias de ação. Estas conseguiam prender a minha atenção, hoje de vez em quando leio um livro. Mas o que mais gosto de ler mesmo são textos informativos, como o jornal e artigos na internet, pois gosto muito de atualidades e notícias esportivas. Penso que poderia ler muito mais, mas a falta de tempo e um pouco de falta de vontade também, fez com que eu perdesse um pouco esse hábito.

A leitura tem importância fundamental na vida das pessoas. A necessidade de ler muito está imposta a todos, vendo que leva a obtenção de informações em relação a qualquer assunto e área de conhecimento, assim como, pode tornar-se uma forma de entretenimento. Para alguns, é uma atividade prazerosa, para outros, é um desafio a ser vencido. É necessário compreender que a leitura garante um bom estudo, quando é feito de forma correta.
É por isso que a leitura é importante não só na minha vida, mas na vida de todas as pessoas, ler embora não seja um habito muito freqüente na minha vida, já me ensinou muito. Sem ela com certeza não saberia tudo o que sei hoje.

Não tenho muitas historias sobre leitura. Mas lembro que quando era menor toda semana emprestava livros ou gibis na biblioteca da escola. Levava o livro para casa e lia várias vezes o mesmo livro, e sempre que devolvia um livro já logo emprestava outro, esse é um habito que pretendo reconquistar.

Anônimo disse...

Pedro Campiteli nº24 82A

A leitura é muito mais que uma atividade cultural, é através do habito da leitura que ampliamos nossos conhecimentos, diversificamos nossos pontos de vista e nos transportamos para novos universos, ou seja, a leitura além de ser um ótimo exercício mental, é também uma forma de lazer e de adquirir conhecimentos.

Entre os vários estilos de leitura existentes, os livros que mais aprecio são de gênero policial, ficção e aventura.

A leitura está presente na minha vida, muito além das atividades escolares, desde a leitura de gibis até a leitura de noticias na internet, apesar não ter o hábito de ler estabelecido, gosto de ler livros de meu interesse.

Na minha vida de leitor, um caso marcante foi uma situação em que meu pai emprestou-me um livro antigo, porém eu acabei não lendo o livro, e deixei-o de lado, meses depois, resolvi ler o livro, e acabei me interessando e lendo toda a série.

Luiz disse...

Luiz Soares dos Santos Baglie
nº22 - 82B

Ler é entender uma mensagem escrita, ou até mesmo desenhada, por alguém. É conseguir extrair os conhecimentos e lições passadas através das palavras. É saber diferenciar uma realidade de outra. Enfim, é ir mais longe do que meramente "ler".

Meu tipo preferido de leitura pode ser qualquer um, desde que relacionado a temas de meu interesse, como: a origem de tudo, o universo, a mente humana, Rockman, etc.

A leitura desempenha um papel fundamental na minha vida, sendo uma enorme parte dos meus estudos, que promovem aumento dos meus conhecimentos, e outra grande parte do meu entretenimento.

Uma das minhas melhores passagens relacionadas à leitura aconteceu quando, interessado pela mitologia nórdica, eu passei por um grande "rolo" para conseguir um bom livro que tratasse do tema. Quando o consegui, li-o em poucos dias, apesar de seu tamanho ser, relativamente, grande e estar ocorrendo a semana de provas.

Anônimo disse...

João Silvestre
n° 16
Turma 72A

O que é ler?
Obter informação e conhecimento mediante a interpretação de estórias.

Que tipo de leitura você prefere?
Sagas mitológicas, livros de poesia, contos épicos, romances obscuros-eróticos.

Qual a importância da leitura na sua vida?
Nenhuma, apenas para divertimento.

Conte sobre suas histórias de leitura?
#Livros:
-Contos Proibidos de Marquês de Sade;
-Madame Bovary;
-Os Miseráveis;
-A Riqueza das Nações;
-Harry Potter;
-O Senhor dos Anéis;
-A Ilíada;
#Autores:
-Walther Scott;
-Balzac;
-Jacques Rousseau;
-George Byron;
-Tolkien.

Anônimo disse...

João Silvestre
n° 16
Turma 72A

O que é ler?
Obter informação e conhecimento mediante a interpretação de estórias.

Que tipo de leitura você prefere?
Sagas mitológicas, livros de poesia, contos épicos, romances obscuros-eróticos.

Qual a importância da leitura na sua vida?
Nenhuma, apenas para divertimento.

Conte sobre suas histórias de leitura?
#Livros:
-Contos Proibidos de Marquês de Sade;
-Madame Bovary;
-Os Miseráveis;
-A Riqueza das Nações;
-Harry Potter;
-O Senhor dos Anéis;
-A Ilíada;
#Autores:
-Walther Scott;
-Balzac;
-Jacques Rousseau;
-George Byron;
-Tolkien.

Anônimo disse...

Aline Darc
nº: 02 Turma: 82A

1- O que é ler?

Ler é viajar por sua imaginação, é criar novos mundos, com pessoas e lugares. Ao ler cada um tem a sua própria versão da história.
Ler é conhecer, pois através dos textos informativos, de jornais é que conhecemos um pouco sobre cada assunto, e assim formamos uma opinião.
Ler é aprender, pois é através de livros didáticos, que todos nós aprendemos do básico ao mais complexo, do bê-a-bá aos livros de ciência, astronomia, entre outros.
E a cada vez que lemos, estamos absorvendo uma nova informação, estamos conhecendo um novo assunto, e aprendendo sobre este.
É através da leitura, que podemos "fugir" da realidade, dos problemas, e viver em um conto de fadas, sem problemas e só esperando o príncipe encantado.
A leitura é essencial para os dias atuais. Quem não sabe ler, tem inúmeras dificuldades, como por exemplo até em pegar um ônibus.

2- Que tipo de leitura você prefere?

Eu não leio o tanto quanto gostaria, porém do pouco que leio, leio mais notícias, reportagens, ou textos pequenos de internet, jornal ou revistas.
Quando era criança, adorava ler gibi, e até hoje eu adoro!
Em geral, se tratando de livros, prefiro mais os de romance, auto-ajuda, ou até mesmo de teorias de conspiração, como "O Código da Vinci", porém é claro baseado em fatos.


3- Qual a importância da leitura em sua vida?

Como eu não costumo assistir tevê, geralmente não assisto elejornais, e é através dos jornais, revistas ou até mesmo da internet que fico sabendo das notícias e me informo, porque não dá pra viver numa sociedade sem saber o que acontece ao seu redor.
Eu também aprendo bastante. Ao saber das notícias, eu procuro saber o porque delas acontecerem, como por exemplo a notícia do tremor no estado de São Paulo, que eu aprendi que os tremores ocorrem devido a movimentação da placas tectônicas. Enfim, a leitura faz parte do seu dia-a-dia. É só bater o olho em algum lugar e você já lê automaticamente.


4- Conte sobre suas histórias de leitura.

Alguns dos livros que lembro que li, foram: "A árvore que dava dinheiro" de Domingos Pellegrini Junior, "Odisséia" de Homero, que me interessou bastante, porém não deu tempo de ler inteiro, A droga da Obediência de Pedro Bandeira, que na minha opinião é um clássico, e que a maioria dos jovens já leram.
O pior livro que li foi "Helena" de Machado de Assis, pois o livro é escrito numa linguagem complexa, com vocabulário antigo e bem culto. Conta a história de um garota, no século 18 ou 19.
E o melhor livro que eu li foi "Estrelas Tortas" de Walcyr Carrasco, que é basicamente um romance, que fala sobre uma garota, normal como todas as garotas, que era muito popular na escola, tinha muitos amigos, e namorava o garoto mais lindo da escola. E então ela sobre um acidente e fica paraplégica, e aí a história toda muda, e é muito interessante a lição de vida que o livro passa.
O último livro que li foi "O Código da Vinci" de Dan Brown, e foi o mais diferente de todos, pois não se trata de um romance,
e me interessou bastante com suas conspirações e teorias geniais.

Anônimo disse...

Bruna Rodrigues - nº4 - Turma 82A

1- Ler é adquirir conhecimento, é viajar em um mundo de idéias, é aprender, é imaginar.

2- Gosto de ler reportagens de meu interesse e curiosidades em geral. Em relação a livros e histórias, gosto de todos os gêneros, se estes não tiverem uma linguagem complexa e muito formal. Livros de auto-ajuda, suspense, romance, comédia, etc.

3- A leitura é essencial para a minha vida, através dela eu adquiro conhecimentos, exercito minha imaginação “viajo” na minha mente, aprendo coisas novas, entro em contato com um vocabulário novo que influencia na melhora da minha escrita, exercito minha capacidade de interpretação de textos, além de ser um meio didático que me distrai e é muito importante nos dias de hoje.

4- Um dos livros que eu mais gostei até hoje foi: “Quem tem medo do escuro” (titulo traduzido), do autor Sidney Sheldon. Outro livro que gostei muito também foi “Meu pé de laranja lima”, de José Mauro De Vasconcelos.
O livro que eu menos gostei até hoje foi “Rosinha minha canoa”, também de José Mauro De Vasconcelos, que na verdade eu li o começo e o fim, porque não agüentei lê-lo inteiro.

Anônimo disse...

Rodrigo de Freitas Nº:27 72A

1- Ler é obter informações através de símbolos que chamamos de letras, ou através de imagens. A leitura nos faz imaginar coisas de outro mundo.Ler não está só na pronúcia das palavras mas também está na interpretação, isso que eu acho interessante, cada um interpreta coisas diferentes de uma mesma base, usando a imaginação.

2- História e mitologia grega, letras de música e contos épicos, um pouco de romance policial(Sherlock Holmes), e mangás dos Cavaleiros do Zodíaco.
-O senhor dos aneis
-Ilíada
-Odisseia
-Perseu e a Medusa
-Teseu e o Minotauro
-Os 12 Trabalhos de Héracles
-O Nascimento de Athena
-Sherlock holmes o roubo da coroa de berilos.

3- Me ajuda a me informar sobre o mundo (jornais), a viajar para um mundo desconhecido por mim (mitologia e história grega), a me divertir.

4-Depois de ficar viciado na Grécia Antiga, comprei livros sobre mitologia, moedas e cédulas gregas, que para mim são muito importantes, me ajudam a entender o mundo antigamente e a criar um idealismo para mim .

Lari Elassea disse...

Larissa Murador Blanco 15 82B

Ler é abrir a mente para novos horizontes.
Ler é criar novos mundos em um único lugar: sua mente.
Ler é não ter limites para imaginar.
Ler é se sentir livre para sonhar.
Pessoalmente, tinha muitos motivos para não ser amiga dos livros: usava óculos (e o faço até hoje), não enxergava bem, não tinha muita paciência. Mas tudo mudou na tarde do dia primeiro de julho de 2001. Era um belo domingo, véspera do meu aniversário de nove anos. Estavam alguns amigos e parentes em casa, para cortarmos um bolo no final da tarde. Na época, estava no auge a febre pela série de livros “Harry Potter” da escritora inglesa Joanne Kathlen Rowling, especialmente por causa do lançamento do primeiro filme, previsto para o fim do ano. Quando recebi o embrulho de minha mãe e vi que era o livro (está certo que fui eu quem pediu o livro, mas quero colocar mais emoção na história) fiquei feliz e ao mesmo tempo achei estranho. Ele era mais grosso do que parecia na vitrine da livraria. Comecei a lê-lo na noite daquele dia, porem, devido ao fato de que eu era criança, estava prestes a fazer uma cirurgia na visão e mudar de cidade, demorei quase um mês para ler as quase 280 páginas.
Depois disso, contava os dias para ganhar os próximos livros, que acabei lendo em pouquíssimos dias. Esperei ansiosamente pelo lançamento do quinto, sexto e sétimo volumes da coleção. O meu recorde foi ler as 610 páginas do “Enigma do Príncipe”, penúltimo capitulo da saga, em apenas sete dias. Nunca imaginei que choraria lendo um livro quanto chorei ao ler o sétimo e último livro, “Relíquias da Morte”. Os livros da inglesa me abriram as portas para um mundo que eu ainda não conhecia: o da leitura.
Depois disso, comecei a ler muito mais. Os livros de fantasia sempre foram os meus favoritos, desde os mais “infantis” como as Crônicas de Narnia do britânico C.S.Lewis, até as obras mais complexas do sul-africano naturalizado inglês J.R.R.Tolkien, sendo a mais famosa (e minha favorita) a trilogia “Senhor dos Anéis”. Com o tempo, amadureci, sem nunca deixar de gostar das obras fantasiosas, e comecei a ler outros tipos de livros. Os que mais me marcaram que não eram desse gênero, foram os romances policiais da escritora Agatha Christie. Sempre gostei muito da literatura européia, principalmente pelas lendas de cavaleiros medievais, feiticeiros e batalhas. A leitura é algo muito importante, tanto para melhorar e ampliar o vocabulário quanto para se ter um assunto para discutir em uma roda de amigos. A leitura amplia os horizontes amplia os horizontes para novos mundos e estimula a criatividade para você criar outras novas historias, sonhar.

Sah ~* disse...

Sabrina Prenahca Ribeiro
n°28

Ler é adquirir novos conhecimentos, abrir novos horizontes. É conhecer outras culturas, é alimentar sua imaginação, dando "asas" à ela.

Prefiro ler livros de ficção e que tenha suspense e ação. Gosto também de ler notícias sobre acontecimentos atuais e também matérias e livros sobre assuntos que considero importantes.

Considero a leitura importante pelo fato de que sem ela não saberia muitas coisas, pois através dela é que adquiro uma boa parte de meu conhecimento. Considero a leitura uma das coisas mais importantes da minha vida.

As leituras que mais me marcaram foram os livros da Agatha Christie, todos os livors de Dan Brown e os sete livros da série Harry Potter, afinal em todos os livros me prendia na leitura, eu me colocava na história, imaginava todos os lugares, personagens e tudo que acontecia. Em todos os livros, não queria parar de ler, pois me prendia tanto a história que queria ler cada vez mais.

Tudo o que leio, imagino todos os tudo e assim acabo "viajando" com os livros e é isso que deixa a nossa leitura mais emocionante, esse "viajar" sem sair do lugar.

Unknown disse...

Henrique Carneiro n°10 Turma 82B

1-
Para mim, ler deveria ser um hábito diário que seria praticado por todos. Ler é compreender um texto, uma frase, etc, e fazer uma interpretação da leitura, para adquirir novos conhecimentos, ou complementar os que já se tenha, relacionando-os assim com outras leituras e com sua vida. Ler também nos leva a outros mundos, criados pela nossa imaginação e criatividade.

2-
Eu gosto de uma leitura dinâmica e descritiva que me deixe preso à história. Não gosto muito do gênero policial, prefiro o gênero aventura com muitos enigmas coisas para serem desvendadas. Tem o hábito de ler também os jornais sempre que posso, pois me atualizam no mundo e lei também algumas crônicas quando estão no jornal. Infelizmente não li muitos livros de autores nacionais por falta de interesse mesmo, porém estou melhorando.

3-
A leitura tem uma grande importância na minha vida, pois amplia o meu vocabulário e conseqüentemente a minha escrita, me ajudando ter uma opinião própria sobre alguns acontecimentos. Com a leitura de jornais, por exemplo, eu posso estar ciente dos principais acontecimentos, na cidade onde moro e no mundo, me mantendo assim sempre atualizado.

4-
Um livro que marcou a minha vida quando eu tinha entre 11 e 13 anos foi uma serie chamada “Os Karas”, escrita por Pedro Bandeira, onde em cada livro, ele conta uma história diferente e cheia de aventura e emoções. O livro que eu mais gostei da serie foi o “O Anjo da Morte” onde os cinco adolescentes que formam o grupo Miguel, Crânio, Calú, Magrí e Chumbinho desvendam um mistério onde um organização secreta esta reunindo dinheiro para retornar com o nazismo.

Anônimo disse...

Aluno: Elvis Henrique Moraes
N° 08
Turma: 82A
___________________________________

O que é ler para você?
R: Ler! É buscar nos livros algo que falta em seu íntimo. É viajar para um mundo idealizado. É o refúgio dos problemas e a descobertas de novos problemas. É sentir com a mente o que não se sente com o corpo. É aprendizagem. É saber que tudo anteriormente atribuído pode ser adquirido por meio das palavras.


Que tipo de leitura você prefere?
R: Gosto muito de romances, por exemplo, os de José de Alencar e a admiro as obras de Pedro Bandeira, pois acho incrível a maneira com que ele trabalha com as palavras, como ele faz com que o personagem pareça ser real.


Qual a importância da leitura sua minha vida?
R: Tudo no mundo descoberto até hoje dependeu de comunicação e leitura é um tipo de comunicação especialmente usado para transmitir essas descobertas. Leitura na minha vida serve para meu lazer e aprendizagem. Por isso ela é muito importante pra mim.


Conte sobre sua história de leitura.
R: Não me lembro do primeiro livro que li, mas um livro que vem em minha mente ao lembrar da minha infância é “A grande Corrida” (não me lembro do autor) que conta a história de legumes atletas, dentre eles tinhas um melão que nunca ganhara por causa de seu peso, até que na “Grande Corrida” narrada na história no livro ele tropeça durante o percurso e começa a rolar estrada abaixo, devido a esse fato ele acaba ganhando a corrida. Outros livros que li quando era pequeno foram “Branca de Neve e os setes anões”, “Os três porquinhos”, “Marcelo, Martelo, Marmelo” e etc.
Leio bastante. Ultimamente eu li a Bíblia Sagrada, duas vezes, quase todas as obras de José de Alencar (faltam: “O sertanejo”, “O tronco do Ipê”," A guerra dos mascates" e a “A pata da Gazela”) e duas obras de Pedro Bandeira (“A marca de uma lágrima” e a “Agora estou sozinha...”).Meu próximo passo de leitura são os livros da coleção “Os karas” ainda do grande Pedro Bandeira.
O livro que mais gostei de ler em toda minha vida foi “Diva” de José de Alencar, que narra a história de Emília Duarte que na sua juventude era considerada “feia”, mas depois de alguns anos, já mulher formada, fica linda e extremamente bela. No decorrer da história se observa uma luta excessiva entre o ódio e amor, que obviamente vence no final.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Vivian Palomo n°32
Turma : 72A

Ler é a partir do momento que você passa do seu mundo real para um mundo imaginário, tanto em fatos verídicos, sendo a leitura feita através de jornais, revistas ou notícias na internet, quanto aos contos da imaginação do artista, sendo a leitura feita através de livros, contos, poesias, entre outros meios.
Gosto muito de ler, principalmente livros de romance, onde você pode perceber todo o enredo da história e acaba mergulhando em um mundo de fantasias onde ninguém te impede de viajar na imaginação.
Para mim, a leitura teve uma grande importância, pois me fez ampliar meu vocabulário, além de melhorar minha escrita, pois no ensino fundamental, na 5° e 6° série, não tínhamos aulas de português, apenas aula de leitura onde líamos 1 livro a cada mês e tínhamos de apresentá-los através de um seminário para a classe. Com isso, aprendi muito com a leitura e me interessei pela mesma e esta me proporcionou muitos benefícios que hoje posso desfrutar com facilidade.

Anônimo disse...

Nome: Jéssica Ravanini
nº: 15
Turma: 82A

1) O que é a leitura para você?
Uma maneira de me desligar do mundo, de relaxar. Dependendo da leitura, é também um modo de aprender palavras novas, costumes de outros lugares ou outras épocas, se informar sobre o que está ocorrendo, ou fatos importantes que já ocorreram.

2) Qual tipo de leitura você prefere?
Gosto de livros que prendam a atenção e não me dê vontade de parar de ler, que tenha uma trama boa.
Meus gêneros preferidos são ficção, suspense, investigação etc.

3) Qual é a importância da leitura em sua vida?
Me manter informada sobre o que acontece na atualidade, e um jeito de esquecer da vida por um tempo (se o livro for bom!).

4) Conte sobre suas histórias de leitura.
Relacionado à leitura, nada me vem à memória, mas eu já quase virei noites pra terminar de ler livros!

Carlos Guimaraes disse...

Ler é, à principio, interpretar o quê alguém escreveu porém, mais do que isso, é tomar conhecimento de fatos ou histórias, é aprender, entender e sentir com o autor. A escrita e leitura é o melhor e o mais antigo meio de "tomar posse" da mais valiosa herança que existe.

Considero o desenvolvimento humano como uma escada, da qual seus degraus iniciais foram erguidos pelos nossos primeiros pensadores, escritores e cientistas. E assim por diante, até que chegamos a esse entendimento humano atual, toda nossa tecnologia desenvolvida, toda a evolução ética e política, toda a cultura de um povo são produto disto. Sem a leitura seria como começar a subir esta escada do primeiro degrau, sendo que morreriamos antes mesmo de alcançar algo tão notável. A importância da leitura ao meu ver é, principalmente, que com ela partiremos do ultimo degrau para alcançarmos outros mais altos. Ao ler não só crescemos nós mesmos, como também tornamos possível ampliar estes degraus aumentando cada vez mais nosso entendimento.

Além do mais, a leitura é essencial desde o lazer até o entendimento da própia vida. Mesmo não sendo um entendido no assunto, meu tipo de leitura favorita é a filosofia. Gosto de ver oque as pessoas pensavam do mundo e de sí mesmas. Muitas vezes me surpreendo, ao chegar a alguma conclusão e logo depois lembrar de já ter lido sobre isso em algum lugar, ou perceber algum comportamento semelhante ao que alguém tipificou. É bom saber que um dia alguem, em algum lugar pensou da mesma forma. Só de imaginar que isto poderia não ser passado à frente, que se perderia no tempo, fico muito grato à leitura. (^.^)

Nathalia Felix disse...

Nathalia Bevilaqua Felix
Nº23 72a/82a

1- O que é ler?
Ler pra mim é viajar pelo universo dos livros, ir para outras realidades, poder conhecer outros mundos sem sair do lugar, conseguir levar a sua imaginação cada vez mais longe, é viver emoções como medo dor tristeza felicidade estando sentada e tudo isso sem sair do lugar.
2- Que tipo de leitura você prefere?
Eu gosto bastante de livros de aventura e com um toque épico também, um dos meus livros favoritos é o harry potter, mas também já li gossip girl que trata da vida de meninas fúteis que são ricas e não tem nada para se preocupar na vida, livros antigos como O cortiço.
3- Qual a importância da leitura em sua vida?
A leitura é importante, pois me deixa mais relaxada, me acalma e me deixa feliz, quando não estou bem a melhor opção é pegar um bom livro e viajar para um outro mundo com isso esqueço os problemas do dia-a-dia.
A leitura é um modo de me desligar das coisas de me fazer feliz e de sonhar com lugares que um dia pretendo conhecer.
4- Conte sobre suas historias de leitura?
Um dia que achei muito engraçado, pois estava em uma festa e imaginando um livro que li há muito tempo atrás, também já sonhei que participava de vários livros que gostei bastante.

Mariana Mortari disse...

Mariana Tamião Mortari
n°22 - 82A

1)O que é ler para você?
Ler é como viajar para lugares além da imaginação. Embarcar em um navio que te leva para onde você sempre quis estar, ou aonde deseja ir no momento, conhecer pessoas que não te conhecem e vislumbrar mundos opostos ou parecidos com o seu.

Cada leitura é como uma encantadora viagem a si próprio e ao mundo por um misto do ponto de vista dos autores e do seu mesclado ao do personagem.

2)Que tipo de leitura você prefere?
A leitura por prazer, pois posso ingressar nos mundos que quiser,estando com a mente aberta a tudo que um livro tem a oferecer.

3)Qual a importância da leitura em sua vida?
Absorver conhecimento, experiências, e ajudar a construir meu estilo de escrita baseado nos vários estilos existentes.

4)Conte sobre suas histórias de leitura.
Certa vez, há cerca de 3 anos, estava lendo contos na internet quando deparei-me com uma história que me encantou profundamente. Como já demonstrava interesses em escrever, decidi que começaria a escrever contos e histórias mais complexas, visando um dia causar a alguém o que senti naquele momento, enquanto lia o conto.
Desde então tenho a escrita como maior fonte de lazer e pretendo, ainda, escrever um livro.

victor disse...

Victor Augusto Moraes Carvalho
N°35 - 82A

- O que é ler para você?

Muito mais que simplesmente identificar as palavras do texto, ler é interpretar esse texto como um todo, de forma a absorver dele tudo de bom que pode proporcionar.

Através da leitura podemos ir muito além do mundo que nos rodeia e proporciona uma melhor visão do mesmo.


- Que tipo de leitura você prefere?

Leitura por prazer, principalmente obras de ficção que me façam refletir sobre o mundo ou apresentem idéias diferentes das minhas para que eu possa evoluir com elas.


- Qual a importância da leitura em sua vida?

Foi e continua sendo muito importante na formação de um senso crítico, através de textos jornalísticos, e também como forma de adquirir conhecimento através da leitura de revistas.


- Conte sobre suas histórias de leitura.

Certa vez, ao ter que ler uma obra de Machado de Assis, Dom Casmurro, para uma avaliação escolar, comecei a leitura com pouca vontade devido a um preconceito com o tipo da obra. Porém, passei a gostar cada vez mais da obra conforme lia e percebi que era mesmo um preconceito errado e me livrei do mesmo.

No fim, passei a me interessar muito mais pelo autor e pela literatura brasileira.

Anônimo disse...

William Dias Silva de Castro Souza nº 33 turma: 82A

O que é ler?

Eu entendo ler, como a transformação de símbolos em história, informação, diversão!É interpretar, criar um filme dentro da sua cabeça onde você se sente o principal, ou assistindo!

Tipo de leitura que prefiro?

Eu prefiro ler revistas, principalmente científicas, gibis, e leitura interativa, como legendas de filmes, que treina bastante a agilidade de leitura a compreensão e a interpretação da cena.

A importância da leitura na minha vida?

Na minha vida a leitura é fundamental, sem ela eu não poderia fazer nem “1/3” das coisas que gosto de fazer!

Histórias de leitura?

Eu costumava ler muitos livros antigamente, trilogias de 600 páginas para mais, mas com o passar do tempo fui perdendo esse gosto, e hoje em dia fico somente na leitura básica, como revistas, livros da escola, internet.

Unknown disse...

Lays Felix do Carmo
nº. 20
Turma 82A

1 - O que é ler?

Ler é muito mais do que simplesmente entender palavras. É decifrá-las.

É atribuir, voluntariamente, um significado à escrita. O ato de ler significa, acima de tudo, ser questionado pelo mundo e por si mesmo.

Ler é lutar para não nos tornarmos alienados. É entrar em outro mundo, viajar sem gastar dinheiro, sonhar sem estar dormindo.

É ver o mundo de uma maneira completamente diferente e individual.

2 - Que tipo de leitura você prefere?

Gosto de leituras fantasiosas, fora do comum.

Contos de fadas, romances românticos são meus favoritos, porque possibilitam ao leitor, pelo menos por um instante, a fuga da realidade e das idéias tradicionais.

3 - Qual a importância da leitura em sua vida?

A leitura, em primeiro plano, é responsável por me auxiliar no processo de entendimento e interpretação das palavras.

É através desse processo que adquiro a capacidade de enxergar um texto como muito mais do que simplesmente um "amontoado de letras". E, acima de qualquer coisa, foi a leitura que formou meu caráter e minha personalidade.

4 - Conte sobre suas histórias de leitura?

Sempre apreciei a arte de ler. Lembro-me, desde que era pequena, de um livro comprido que continha meus contos de fada preferidos: A Bela e a Fera, Branca de Neve, Cinderela, Bambi.

Deslumbrava-me com o tamanho e as imagens do livro, as histórias me despertavam a imaginação. E mesmo antes de eu aprender a ler, meus pais liam para mim.

Atualmente, há um livro que simplesmente adorei. "A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken", do autor Jostein Gaarder. Completamente fantasioso, é intrigante do início ao fim. Seu final é inesperado e totalmente surpreendente.

O principal a se ressaltar é que gosto de ler por prazer, não por obrigação.

Anônimo disse...

Marcela Scota Nº 21
Turma 72A



1. O que é ler para você?
Ler, para mim, não é apenas passar os olhos por algo escrito. Ler é explorar a escrita de uma maneira não linear, pois jamais se chega ao significado de um texto pela simples soma do sentido das palavras que o compõem.

2. Que tipo de leitura você prefere?
Aquela que tenha ação e que a atenção do leitos fique presa, de modo que o motive a continuar lendo e o faça ficar curioso para saber o desfecho da história.

3. Qual a importância da leitura em sua vida?
A leitura é importante pois não basta indentificar as palavras, tem que fazê-las ganhar sentido, compreender, interpretar, relacionar e absorver as informaçãoes que o texto possui.

4. Conte sobre suas histórias de leitura.
Desde criança gostei de ler. Toda semana eu comprava gibis e revistas de desenhos animados.
Hoje em dia, eu não tenho tanto contato com o mundo dos quadrinhos, mas ainda leio bastante (quando tenho tempo).
Um dos livros que mais gostei de ler foi “Meu pé de laranja lima”, de José Mauro De Vasconcelos.
E “Rosinha minha canoa”, também de José Mauro De Vasconcelos, foi o livro mais insuportável que já li. Tão insuportável que parei de lê-lo faltando apenas 5 páginas para seu fim.
Resumindo, gosto de ler por prazer e não por obrigação.

Anônimo disse...

Vinicius Mariano Franco de Souza nº 31 82A/72A
O que é ler?
Em minha compreensão, ler é entender um conjunto de símbolos, que juntos formam palavras, frases, textos, etc. É essencial saber ler hoje em dia, não apenas na sua língua nativa, mas em outras línguas também, e a leitura não está no somente ler, mas sim esta na interpretação dos textos. Ler é mergulhar no mundo maravilhoso de sonhos, é ter oportunidade de se enriquecer de se aprofundar, de viver outras “historias”.
Tipo de leitura que prefiro?
Eu prefiro textos mais diretos e objetivos, como revistas e jornais, a tecnologia e novidades me interessam bastante.
A importância da leitura na minha vida?
A leitura em minha vida é uma coisa primordial, ela é uma atividade tão natural como respirar, mesmo não querendo ler, é só “bater” os olhos em um lugar (palavras, símbolos, figuras, etc), que sem querer já estou realizando a leitura.
Histórias de leitura?
Bom, comecei a ler muito cedo, e adorava ler quando era criança, como minha mãe é professora (alfabetizadora) e eu tenho uma irmã que é três anos mais velha que eu e sempre tive muito material a disposição, adquiri o gosto pela leitura desde muito pequeno, e quando fui ficando mais velho fui me envolvendo com outras atividades (esportes) e deixei um pouco de lado a leitura, mas ainda hoje, sempre leio jornais e revistas para me manter atualizado.

JéHh Darambaris disse...

Nome: Jéssika Darambaris Nº 12
72/82B

Ler é ampliar horizontes, é viajar pelo desconhecido, o imaginário, é
você poder e querer ser quem você sempre quis.
Realizar seus maiores sonhos, adquirir conhecimentos,
entender o porquê dos fatos, aprender e interpretar.

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos
a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar
o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas,
de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim,
em todos estes casos estamos, de certa forma, lendo.

A leitura é fundamental para vivermos e não só existirmos, porque viver é dar sentido
à nossa existência que adquirimos com o saber.
Eu sempre gostei de ler fatos verídicos, reportagens, coisas que ampliem meu conhecimento
por aquilo que me interessa, física, química, biologia, computação, tantos ramos que
me ajudam a responder os tantos porquês que tenho.

O que mais me marcou até hoje foi um livro chamado " O Estudante - Adelaide Carraro " ,
este livro conta a história de um menino que era um exemplo de aluno, orgulho dos pais
era simplesmente o tipo de pessoa perfeita, até que através de supostos " amigos " ele
acaba destruindo sua própria vida e de sua família, quem narra a história é seu irmão mais
novo. Mas o que me marcou não foi só a história em si pois, eu li este livro quando eu tinha 12
anos para um seminário na 6ºsérie e novamente aos 14 anos pela mesma professora, no começo
não entendi o porquê que ela fez isso, mas logo após eu me surpreendi que em 2 anos o jeito
que eu encarei a história e meu jeito de encarar a vida mudou completamente, senti então
que eu havia amadurecido.

Bruninha disse...

Bruna de França Gomes
nº02 82B

Ler é mais que juntar letrinhas e formar palavras.É entrar no mundo do livro, com princesas, mocinhos e bandidos. É conseguir sentir através das palavras o amor das personagens ou o ódio de um inimigo. Há muitas pessoas que sabem formar palavras, mas poucas conseguem realmente ler. O que é muito triste, já que a leitura é muito importante por proporcionar prazer e descontração à pessoa, além do que, quem l/~e se expressa melhor.
Eu sou do tipo de pessoa que l/~e todos os g/~eneros , mas prefiro romances e histórias policias ou fantasiosas, que aumentam a criatividade, a imaginação e permite que a pessoa viva em um mundo só dela.

Anônimo disse...

Thaís Caroline nº29 72/82 B

Ler, além de ser muito importante, é muitas vezes prazeroso e nos relaxa. A leitura pode proporcionar mundos novos onde sua imaginação pode mostrar algo inesperado e diferente do que você está acostumado a trabalhar em seus pensamentos. Quando você lê, você se liberta e pode fazer parte de outras histórias sem ser a sua. Ler é um conhecimento de algo a mais, leitura é uma das principais fontes de conhecimento hoje em dia.

Gosto de variar os gêneros dos livros que leio, pois quando você se dedica somente a um assunto chega uma hora em que o seu nível de interesse cai. Mais em geral sou curiosa e gosto de ler principalmente histórias fantásticas que me fazem viajar em minha imaginação e também sites que acho interessantes navegando pela internet. A internet tem uma praticidade muito grande para mim, pois ela atualmente faz parte do nosso cotidiano e através dela temos uma quantidade muito grande de informações, curiosidades, notícias e até mesmo livros disponíveis e de fácil acesso a todos.

Ler me faz bem em vários aspectos. Melhora cada vez mais minha capacidade e velocidade de leitura, melhora minha capacidade de escrita, aumenta o vocabulário, permitindo me expressar melhor, aumenta a cultura geral e faz formar mais opiniões sobre diversos assuntos diferentes.

Uma vez fiquei tão entretida com um livro que passei dois dias dedicados somente a ele, me chamou tanto a atenção que fiquei curiosa para saber o que iria acontecer durante o livro.

O melhor é ler por prazer e não por obrigação. Isso pode tornar-se um hábito gostoso. A melhor dica que alguém pode dar para outra acostumar-se a ler é: “Leia Sempre e de Forma Constante”.

Helder disse...

Helder S. L. Moraes n° 14

Para mim ler é a mesma coisa que aprender, um aprendizado inato é adquirido ao se fazer a leitura tanto de um simples texto ou até uma longa monografia.
Diferente do que muita gente pensa a leitura não é só feita através de palavras, mas parte de um mínimo ato de ver uma imagem, ver uma face, um gesto, um ato complexo e simples que se resume a três coisas : ver, entender e compreender a mensagem que nos é posta a cada minuto de nossas vidas.

Normalmente lêem crônicas e romances, mas muitas vezes também informes científicos.

Enorme, pois o que seria da humanidade se não houve-se a leitura sem o registro e a compreensão de conhecimento adquirido por um grupo, povo ou nação.

Após ler centenas de livros e adquirir diversas historias, conto esse que não sei se é o melhor ou o mais interessante mas lá vai:

Quando cursava a 4ª serie , cheguei certa vez em casa e precisando de um livro para uma tarefa fui até um cômodo de minha casa que sempre me era útil, um grande quarto com 3 prateleiras em cada uma das parede e todas cheias de livros dos mais variados tipos, uma verdadeira biblioteca.
Após varias horas folheando os livros encontrei um que muito chamara minha atenção “A Viagem de Theo”, um pequeno livro de um pouco mais de 600 paginas, tendo como subtítulo o romance das religiões.
O livro conta a historia de um menino chamado theo integrante de uma típica família grega.
Theo que na época tinha 15 anos e tendo um longo histórico de problemas de saúde, certa vez cai de cama com uma doença que não fora identificada pelos médicos.
Bom o fato é que na 1 ª vez que li aquele livro consegui apenas chegar ao 2º capitulo antes de me perder e não conseguir entender patavias do que estava escrito.
Desanimado parei de lê-lo para somente tentar novamente na 6º serie, embora tenha chegado mais adiante na historia em determinada parte voltei a me perder, era como se com o passar das paginas o nível da escrita aumentasse gradativamente.
Somente consegui ler o livro inteiro no inicio do 1º ano do ensino médio, somente para mostrar que a nossa capacidade de compreensão aumenta não só com o tempo, mas também com a pratica.

Felipe disse...

1) O que é a leitura para você?

É um jeito de aprender com a vida,de se aventurar em sua prória mente e de conhecer novas coisas sem nem mesmo vê-las,de receber informações,de adquirir experiências e levar lições para a vida toda, e se divertir é claro.

2) Qual tipo de leitura você prefere?

A leitura de gibis, de livros exotéricos
de ficção, de ciência, leitura do dia-a-dia, etc.


3) Qual é a importância da leitura em sua vida?
Ele está presente em tudo,muito do meu dia é relacionado a ela, através dela pego um ônibus, vejo a hora, estudo para uma prova, assisto a um filme,recebo um sermão ou uma lição, me comunico com os outros e me conecto e me desconecto do mundo

4) Conte sobre suas histórias de leitura.

Muitas vezes leio frases de impacto nos livros e procuro levá-las para o meu cotidiano.
certa vez um amigo leu uma parte de um livro, onde eu não tinha chegado, foi chocante.

Felipe disse...

Felipe Rocha nº09 82A
1) O que é a leitura para você?

É um jeito de aprender com a vida,de se aventurar em sua prória mente e de conhecer novas coisas sem nem mesmo vê-las,de receber informações,de adquirir experiências e levar lições para a vida toda, e se divertir é claro.

2) Qual tipo de leitura você prefere?

A leitura de gibis, de livros exotéricos
de ficção, de ciência, leitura do dia-a-dia, etc.


3) Qual é a importância da leitura em sua vida?
Ele está presente em tudo,muito do meu dia é relacionado a ela, através dela pego um ônibus, vejo a hora, estudo para uma prova, assisto a um filme,recebo um sermão ou uma lição, me comunico com os outros e me conecto e me desconecto do mundo

4) Conte sobre suas histórias de leitura.

Muitas vezes leio frases de impacto nos livros e procuro levá-las para o meu cotidiano.
certa vez um amigo leu uma parte de um livro, onde eu não tinha chegado, foi chocante.

Unknown disse...

nome: Guilherme Barduchi de Lima
nº0 11
Ler não é apenas decodificar os sinais ortográficos de uma língua, mas também é se transportar para um mundo repleto de fantasias, aventuras de conhecimento, um mundo em que nos ditamos as regras.

Informativa, como texto de revistas e jornais.

A leitura é muito importante na minha vida, pois é através dela que eu relaxo nas horas vagas, me informo sobre o mundo, estudo e aprendo.

Não tenho muitas historias sobre leitura. Mas quando era criança emprestava livros e gibis na biblioteca da escola toda a semana. Lembro também dos meus primeiros livrinhos q eram de uma coleção ilustrada da Disney que eu adorava ver as figuras.

Guilherme M. Cardoso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Nome: Guilherme Muniz Cardoso N° 12
Turma: 82A

Ler é, diante de letras, sílabas e palavras, viajar num mundo mágico,cheio de aventuras e ao mesmo tempo, conhecimento. Neste mundo você faz o que você quiser, pois você é quem o limita.
Gosto de ler vários tipos de livros, mas os que mais me chamam a atenção, são os de aventura, como por exemplo, o clássico Sherlock Holmes.
Penso que, além de lazer, a leitura nos ajuda muito nos estudos, e a nos informar, pois com ela você pode ver as notícias do dia-a-dia, lê livros didáticos e também se diverte.
Quando eu era mais novo, lia freqüentemente livros de história, gibis, etc, adorava deitar na cama e ler, um dos livros que eu mais gostei de ler foi Sherlock Holmes.
Mas agora não estou lendo com muita freqüência, mas quero voltar a ter esse costume.

Anônimo disse...

Nome: Diego Martins de Siqueira
Nº 07
72A/82A
2008

A leitura eh uma pratica que envolve atitudes, gestos e habilidades por parte do leitor, tanto no ato de leitura como no que antecede a leitura e no que decorre dela.Voce demonstra conhecimentos de leitura quando sabe para que lê, o que lê e quando lê.Quando localiza e identifica locais de leitura (bibliotecas, feiras) ou de trocas e compra de material de leitura (livrarias,bancas,sebos,etc).Atitudes como gostar de ler e interessar-se pela leitura são construidas no ambiente familiar, na escola ou em outros lugares que a propiciem.Até mesmo no ponto de ônibus, no parque, consultorio médico,fila de bancos.
Podemos ler: jornais, livros, revistas, receitas, manuais, placas, papel de embrulho, os olhos de alguém, ou a mão, ler os sorrisos, as lágrimas, o tempo, a natureza, as estrelas do céu, a tristeza do amigo ou sua alegria, a letra da nossa música preferida... Ler em qualquer lugar.Até mesmo no banheiro.
Ler para a mãe, a namorada, o idoso, o cego, as crianças, um amigo que está doente,ler para alegrar a alma.Eu leio um pouco de tudo para alegrar minha alma, e é maravilhoso ler.É apaixonante ler.Sou amante da leitura. Se deixar fico aqui escrevendo até.... Leia, você vai se apaixonar. ;D

Unknown disse...

Nome: Diego MArtins de Siqueira
Nº07
72A/82A

A leitura eh uma pratica que envolve atitudes, gestos e habilidades por parte do leitor, tanto no ato de leitura como no que antecede a leitura e no que decorre dela.Voce demonstra conhecimentos de leitura quando sabe para que lê, o que lê e quando lê.Quando localiza e identifica locais de leitura (bibliotecas, feiras) ou de trocas e compra de material de leitura (livrarias,bancas,sebos,etc).Atitudes como gostar de ler e interessar-se pela leitura são construidas no ambiente familiar, na escola ou em outros lugares que a propiciem.Até mesmo no ponto de ônibus, no parque, consultorio médico,fila de bancos.
Podemos ler: jornais, livros, revistas, receitas, manuais, placas, papel de embrulho, os olhos de alguém, ou a mão, ler os sorrisos, as lágrimas, o tempo, a natureza, as estrelas do céu, a tristeza do amigo ou sua alegria, a letra da nossa música preferida... Ler em qualquer lugar.Até mesmo no banheiro.
Ler para a mãe, a namorada, o idoso, o cego, as crianças, um amigo que está doente,ler para alegrar a alma.Eu leio um pouco de tudo para alegrar minha alma, e é maravilhoso ler.É apaixonante ler.Sou amante da leitura. Se deixar fico aqui escrevendo até.... Leia, você vai se apaixonar. ;D

Unknown disse...

Francisco Angelo Cabelo n° 34 - 72A

1) O que é a leitura para você?

É um meio de adquiria conhecimento e viajar em novos mundos e idéias.

2) Qual tipo de leitura você prefere?

Gosto de ler quase todos os gêneros desde que eles me deixem preso à história, mas prefiro os de romance, suspense e policial. Além dos livros, leio reportagens sobre fatos importantes no mundo e curiosidades de modo geral.

3) Qual é a importância da leitura em sua vida?

A leitura é um modo de complementar o seu conhecimento, conhecer sobre todo o mundo sem precisar viajar, conhecer outras as culturas, modos de pensar, viver e agir, podendo ainda ajudar a ter e rever seus conceitos. Além de ser um modo de entretenimento.

4) Conte sobre suas histórias de leitura.

Não tenho histórias especiais sobre a minha leitura, mas o livro que mais gostei foi Fortaleza Digital e Anjos e Demônios de Dan Brown, pois o autor consegue unir lendas e fatos da antiguidade com acontecimentos recentes e que ainda estão presentes no nosso dia-a-dia.

Anônimo disse...

José Henrique L. Carvalho nº 13 82B

A leitura é aquele momento em que posso me sentir livre para usar minha imaginação, a cada instante, a cada linha em que leio.
O ato de ler não é apenas a compreensão de palavras, vai além disso... é associar os lugares, os personagens e suas atitudes, sempre com muita criatividade que só ela nos proporciona.

Gosto de ler livros de suspense, como aqueles que contam de crimes quase perfeitos. Eles têm a característica marcante de nos prender na história pois abordam uma nova pista ou um novo enigma a cada mudança de página.

A leitura é importante pois dela se origina nosso conhecimento, forma de pensar e influencia nossos modos de agir.