quarta-feira, junho 11, 2008

DIA DOS NAMORADOS NA VOZ DE GRANDES NOMES DA LITERATURA

"Na verdade não te amo
com meus olhos
que descobrem em ti mil falhas
Mas com meu coração
que apesar do que vê
Adora se apaixonar."

William Shakespeare

Antes de amar-te, amor, nada era meu
Vacilei pelas ruas e as coisas:
Nada contava nem tinha nome:
O mundo era do ar que esperava.
E conheci salões cinzentos,
Túneis habitados pela lua,
Hangares cruéis que se despediam,
Perguntas que insistiam na areia.
Tudo estava vazio, morto e mudo,
Caído, abandonado e decaído,
Tudo era inalienavelmente alheio,
Tudo era dos outros e de ninguém,
Até que tua beleza e tua pobreza
De dádivas encheram o outono.

Pablo Neruda

Amor não é se envolver com a pessoa perfeita,
aquela dos nossos sonhos.
Não existem príncipes nem princesas.
Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos.
O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.

Mário Quintana

As sem razões do amor

Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no elipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

Carlos Drummond de Andrade

21 comentários:

Anônimo disse...

Yen Yu Chih n°35 72B

Nessas poesias podemos ver que esses autores tratam o amor de forma diferente.
William Shakespeare mostra que o amor é irracional e as pessoas são cegas por ele. Enquando Pablo Neruda fala como o amor modificou a vida dele. Mário Quintana trata de um amor mais realista. E Carlos Drummond propaga um amor sem preço.
Com isso podemos ver com culturas e épocas diferentes pode ter uma visão diferente.

Anônimo disse...

Dia dos Namorados ?

Tratado em muitos países como Dia de São Valentim, no Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro, é uma data comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais.

Tudo o que devemos querer neste dia 12 de junho é muito carinho, abraços e beijos. É momento de demonstrar para a outra pessoa todo o sentimento que a envolve. Neste dia todos esquecem brigas, desavenças e contradições que possam existir nos relacionamentos! É um dia especial, onde o carinho, amor e paixão são evidenciados.

A música de Cazuza nos faz lembrar e refletir sobre o dia dos namorados.

DIA DOS NAMORADOS - Composição: Cazuza / Perinho Santana

Todo dia em qualquer lugar eu te encontro
Mesmo sem estar
O amor da gente é pra reparar

Os recados que quem ama dá
Hoje é o Dia dos Namorados
Dos perdidos
E dos achados

Se o planeta só quer rodar
Nesse eixo que a gente está
O amor da gente é pra se guardar
Com cuidado pra ele não quebrar
Hoje é o Dia dos Namorados

Todo mundo planeja amar
Banho quente ou tempestade no ar
O amor da gente é pra temperar

As coisas que a natureza dá
Diz que a era é pra sonhar
Que na terra é só simplificar
O amor da gente é pra continuar
E a nossa força não vai parar

O amor da gente é pra continuar
E a nossa fonte não vai secar
Porque o amor da gente vai continuar


Thaís Caroline nº 29 72/82- B

Unknown disse...

matheus N°24 turma 72/82 B

Este dia serve-nos de inspiração para dizer a quem amamos que nos importamos e queremos ficar sempre a seu lado. Os grandes nomes da literatura mundial sempre expressam este sentimento de amor em suas poesias, e são exaltados por suas palavras.
Shakespeare, Neruda, Mario Quintana e Drumond de Andrade querem explicitar o amor, e nada mais conveniente do que explicitá-lo no dia dos Namorados.

Guilherme Angelo disse...

Guilherme Augusto Montanari Angelo nº07 72B
Interpretação:
Os grandes escritores mostram que o amor é algo relativo, enquanto para alguns é sofrimento, para outros é uma alegria que deve ser alcançada pra que a vida seja completa.
O sentimento é tratado como a busca de alguém, esse alguém deve ser a pessoa que passará o resto da vida ao seu lado, porém ese sentimento quando não correspondido torna-se em um sentimento de angustia e tristeza, expressado pelo eu-lírico.
Colocam a mulher em um pedestal tornando-a uma figura irresistível, que só ao olhar faz o homem se apaixonar.

Unknown disse...

Victor H. B. Oliveira Nº 31 72B/82B

Nessas obras cada autor mostra um conceito de amor, cada um põe seu argumento sobre o que é amor, o que ele causa, caracterizam o Homem
sofrendo de amor de maneiras diferentes aumentando ele como sentimento abstrato.

Thiago disse...

Thiago Fujisaka Tanaka
n°30 - 72B/82B

Os poemas apresentados retratam o amor de vários pontos de vista. Shakespeare enfoca a questão da presença do amor mesmo considerando todas as imperfeições da pessoa destinada.

Pablo Neruda mostra a mudança de vida em que o amor pode causar tanto nos sentimentos pessoais quanto nos hábitos de vida.

Mario Quintana retrata o amor de forma mais realista, racional. Ele mostra que a realidade não convém com os contos de fadas, em que o amor ocorre de forma perfeita (com a presença de princesas e príncipes). Em sua visão, o amor melhora nosso jeito de ser e o que fazemos, ou seja, transforma nossas vidas.

Em “As sem razões do amor”, Carlos Drummond de Andrade define o amor, expressando o que ele significa e qual é o seu valor.

Esses poemas têm em sua essência uma grande beleza, suavidade e articula os diferentes significados do amor, tornando-os muito agradáveis à leitura.

Bertoloco disse...

Apesar de não passar de uma data oportuna no calendário capitalista, ajudando a promover o comercio e a movimentação financeira, o dia dos namorados é uma data apreciada por muitas pessoas ao redor do mundo, os casais se juntam, passam um tempo exótico, dão uma apimentada na relação e estreitam os seus laços de amizade.

Alguns deixam para declarar seus sentimentos nesse dia, procuram pessoas a quem dividir um sentimento diferenciado e se divertem na medida do possível.

O dia dos namorados, além de ser um dia perfeito para os amantes, também é muito útil para o lado comercial da história.

Unknown disse...

Henrique Carneiro n°10
Turma 72b/82b

Os poemas retratam diferentes visões sobre o que é o amor. Os poemas foram escritos em épocas diferentes, talvez por isso existam diferentes pontos de vista retratados nos poemas.

Willian Shakespeare foi um grande dramaturgo da sua época, ele retratava em seus poemas a tragédia e o drama, mas neste poema fala que é melhor amar com o seu coração do que com os seus olhos, já que os olhos só vêem as falhas ao invés da beleza.

Pablo Neruda um poeta da língua castelhana, retrata no poema uma vida antes do amor, e das melhorias ocorridas na vida do personagem com o amor.

Mario Quintana foi um poeta e tradutor brasileiro que no seu poema fala sobre o que é um amor verdadeiro, onde o amor para ele só é lindo quando você encontra uma pessoa que o transforma no melhor que você pode ser.

Carlos Drummond de Andrade foi um poeta, contista e cronista brasileiro que no poema fala sobre algumas razões para se amar e entre elas algumas comparações são feitas.

Anônimo disse...

Raissa Natsuki Yoshikado n°26 72A

Em cada uma das poesias, podemos perceber um jeito, esse baseado no modo de pensar de seus respectivos autores, diferente de encarar o amor. Tal sentimento pode ser denominado e caracterizado de várias maneiras, sendo seu significado distinto para cada pessoa.
O Dia dos Namorados, a meu ver, é uma data na qual devemos celebrar o relacionamento entre duas pessoas que se gostam, independente de dinheiro, raça ou cor. Deve-se demonstrar seu afeto à pessoa "amada", como em qualquer outro dia, porém de forma mais intensa ou especial.

Anônimo disse...

Laura n°19 72/82A

Nessas poesias, cada autor tenta explicar como é o amor aos seus olhos, alguns como Mario Quintana e William Shakespeare mostram que o amor não é apenas a idealização, mas sim realidade mesmo se tratando de um sentimento; outros como Carlos Drummond de Andrade e Pablo Neruda expressam o amor como sendo algo onde existe vida, uma vida formada por duas almas.

Anônimo disse...

Nathalia Bevilaqua Felix
N° 23 72 / 82 A

O amor é uma dádiva encontrada por poucos, e muitos destes poucos não sabem aproveitar, pois brigam por poucas coisas, e vivem de cara viradas.
Só que no dia dos namorados tudo muda, a vida parece perfeita e tudo que você quer fazer é ficar junto com a pessoa amada e dedicar todo o seu carinho a ela.
Os poemas retratam o amor de vários jeitos o de Shakespeare é um amor mais real, pois mostra que as pessoas não são perfeitas mais que mesmo assim querem ser felizes juntas, porque ninguém nunca vai ser perfeito e porque todos têm um ou mais defeitos e nos devemos aprender a conviver com eles e ter paciência para enfrentar todos os obstáculos que a vida vai nos impor se gostamos mesmo de alguém estes obstáculos não são nada e passamos por eles facilmente mais se a relação já esta em crise qualquer coisa pode ser muito importante mais ate do que o amor.
Antes de se apaixonar tudo é diferente, a vida é uma completa bagunça nada tem tanto sentido e o mundo parece sem graça, o amor nos faz ter com quem dividir os problemas e faz com que a vida não seja mais tão complexa quanto antes, pois você tem quem te ouça e quem te ajude com os seus problemas, o caminho não parece mais ser tão tortuoso quanto era antes e tudo parece ser mais simples e fácil.
Em minha opinião o melhor retrato do amor é o de Carlos Drummond de Andrade, pois o amor é algo que oferecemos a alguém sem esperar algo em troca, e que deve ser sempre cultivado, o amor nos faz sofrer, mas é um sofrimento passageiro, pois se o amor é real ele dura eternamente.

Anônimo disse...

Camila Pompei Neves nº05 82A

Cada poesia vê o amor de maneira diferente. Shakespeare resalta o amor cego, que é capaz de passar por cima de tudo e todos, apesar de enxergar as suas falhas.
Pablo Neruda coloca o amor acima de tudo, dizendo como a vida é triste e deprimida sem ele.
Mario Quintana resalta o "ame quem te ama e lhe faz bem" e Carlos Drummond fala do amor como algo impagável e sem explicação.

O Dia dos Namorados é uma data em que se celebra não apenas a união amorosa entre duas pessoas, mas também a confiança e consideração que elas têm entre si!

Unknown disse...


Lays Felix do Carmo
nº. 2
Turma 72A


Cada vez mais, amar tem se tornado um sentimento complicado, a última coisa que deveria ser.

Amar é desejar estar junto a qualquer momento. É importar-se com o outro sem esperar nada em troca. É compreender que todos têm necessidades, e é preciso fazer
destas prioridade.
É ver o mundo de ponta cabeça, sentir-se livre mesmo preso a alguém.

É algo tão maravilhoso, e só pode ficar melhor.

Entretanto, do amor também faz parte o desentendimento. Afinal, amor e ódio são sentimentos extremamente interligados.

Mas nesse dia, desentendimentos a parte, por que não aproveitamos só para AMAR?

Unknown disse...

Helder S. L. Moraes n°14

O amor, podemos ver por estes poemas que antigamente o amor era tido como algo sublime,as vezes com alegria, as vezes com sofrimento, mas sempre algo louvavel.
Os autores também retratam o amor não só como uma idealização mas também como um sentimento real vindo provavelmente de experiencia propria.

Anônimo disse...

Marcos Vinícius Trigo Romero nº23 82B

Nessas poesias vemos que os autores dão algumas características ao amor.

Amar é olhar além do que vê,
Amar é mudar,
Amar não é sonhar,
Amar é viver,
Amar foge à razão,
Nada explica o que é amar.

Cada autor deixa claro isso em suas poesias. Fica claro que amor é algo além do que podemos imaginar, mas é algo que podemos ter, é algo que nos transforma.

Raquel Akemi disse...

Essas poesias refletem um pouco do que todo ser humano já sentiu: o Amor! Um sentimento que invade o coração de muitos, se não de todos.
Que nos faz sorrir a toa ou ficar com um olhar perdido... Olhando o nada... Pensando em tudo. Que nos faz admirar tanto uma pessoa, que percebemos cada mania dela, o jeito dela andar, de falar, de viver...

Assim, esse sentimento tão belo ocupou o tempo de milhares de escritores, compositores. De modos diferentes, escreveram a mesma coisa.

William Shakespeare descreve um amor consciente das imperfeições, mas tão vivo que esses defeitos não supera esse lindo sentimento.

Pablo Neruda mostra como um amor, um verdadeiro amor pode mudar uma pessoa, como o amor pôde transformar a forma de enxergar as coisas, como pode trazer a alma a felicida.

Mario Quintana não confunde amor com paixão. Ele sabe que pessoas são falhas, que a vida não é um conto de fadas pra existirem príncipes encatados e princesas adormecidas. Mas ele também sabe que o amor pode mudar as pessoas, nos fazendo melhorar cada vez mais.

Carlos Drummond mostra que o amor não tem razão, não é explicável.

"Que o sol não pode brilhar quando o céu está nublado."

Raquel Akemi n° 27 82B

Anônimo disse...

Lara Mucheroni Bottura
nº18
72A

Dia dos namorados é um dia que a gente pensa como nós amamos, ou que se passa com quem amamos.
Mas o que é amar?
Amar não é só um sentimento, é viver uma aventura que não se esquece. É como ir a uma montanha russa, sempre dá um frio na barriga, ora muito forte ora fraco, mas é uma sensação que nunca se esquece e não sabe como explicar.
Cada pessoa sente de uma forma, mas todas querem cada vez mais, e preferem sofrer por isso que não sentir.

"Se a tua vida, depender do meu amor. Viverás além da vida, pois lhe amo além do amor."(anônimo)

"Amor não se conjuga no passado; ou se ama para sempre ou nunca se amou verdadeiramente." (M. Paglia)

"Amar é sentir na felicidade do outro a própria felici-dade." (Gottfried Leibnitz)

Anônimo disse...

Vivin Palomo n°32 72A

A pessoa que sabe o que é o amor tem muita sorte, porque o amor é um dom divino que está em nossos corações para compartilharmos com um parceiro/a.
Quem ama de verdade releva os defeitos do parceiro/a, pois o amor deve superar todos os obstáculos que há entre duas pessoas, assim como nas poesias os autores não tratam o amor como uma forma não idealizada ou obsessiva como no ultra-romantismo, como podemos observar na poesia de Pablo Neruda que diz: "Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos".

Leh disse...

O amor é um sentimento que a maioria das pessoas não consegue explicar, apenas sentir. E que pode se manifestar de várias formas existe o amor submisso, o amor maníaco, dentre outros. Mas o que todos desejam sentir é o Amor Puro, ou Verdadeiro Amor.

Esse é o sentimento que nos arrebata do chão, que nos faz sentir "frio na barriga" e que faz desejar ardentemente a outra pessoa. E esse é o amor retratado nos poemas, que mesmo diferentes na aparência suas essências são iguais. Todos tentam explicar o inexplicável. Explicar como se ama.

Anônimo disse...

José Henrique L. de Carvalho nº13 82B

As poesias mostram os pensamentos de diversos autores em relação ao amor.

Willian Shakespeare mostra a contradição do que vemos e sentimos, o famoso ditado de que o amor é cego...

Pablo Neruda, que na minha opinião, é brilhante em seu poema faz uma retrospectiva de sua vida antes de conhecer sua amada: para ele tudo era triste sem graça, abandonado, escuro e morto. Afirma que ela foi capaz de dar dádivas ao outono mesmo sendo a estação em que belas paisagens mudam devido a queda das folhas das árvores. Muito bom.

Mário Quintana mostra o amor real, aquele que transforma uma vida. O amor que é real é aquele diferente dos contos de fadas onde não há problemas nem discussões.

Carlos Drummond de Andrade é mais direto colocando seu ponto de vista e dando um valor ao amor.

Unknown disse...

Fernando Duro nº 10 72/82 A

Cada autor tem um jeito de explicar o que é o amor,cada um busca dentro de si mesmo o que pra eles seria o amor verdadeiro.Em função disso não se tem uma unica definiçao de amor,seja escrita,falada ou pensada.
O unico jeito de entender o que é o amor, é ver por nós mesmos,e encontrar quem seria a pessoal ideal para você,sem dar importância para que os outros dizem.
O dia dos namorados é uma data ideal para se buscar isso,se você já encontrou o que buscava,desfrute da melhor maneira possivel.