quarta-feira, fevereiro 21, 2007


ROMANTISMO

Passeamos por várias poesias românticas e, atualmente, paramos para ver mais de perto nosso poeta ultra-romântico: Alvares de Azevedo. Em sua poesia predominam os sentimentos exacerbados, o sentido trágico da existência, o pessimismo, a mulher e o amor ideal, o escapismo, o sonho e o desejo da morte.

As característica deste movimento literário parecem refletir em diversos tipos de produções contemporâneas, como por exemplo, neste trecho da letra da música de Milton Nascimento "Travessia":





Quando você foi embora
fez-se noite em meu viver

Forte eu sou mas não tem jeito,
hoje eu tenho que chorar
Minha casa não é minha,
e nem é meu este lugar

Estou só e não resisto,
muito tenho prá falar
Solto a voz nas estradas,
já não quero parar
Meu caminho é de pedras,
como posso sonhar
Sonho feito de brisa,
vento vem terminar
Vou fechar o meu pranto,
vou querer me matar

PENSE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS QUE FAZEM DESTE TRECHO REFLEXO DO ROMANTISMO. FAÇA ANÁLISE, COMPARE O ONTEM E O HOJE E DÊ SUA OPINIÃO, ARGUMENTE E JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
REFLITA TAMBÉM:
VOCÊ JÁ TEVE MOMENTOS DESTE TIPO DE ROMANTISMO EM SUA VIDA. JÁ USOU O ESCAPISMO COMO FORMA DE SAIR DA REALIDADE. CONTE SUA HISTÓRIA, FICAREMOS FELIZES EM CONHECÊ-LA.

5 comentários:

Unknown disse...

Eduardo da Costa Valério Quagliato nº07 72A

Em primeiro lugar, comentários sobre o blog. Acredito que o blog precise de uma cara nova, por mais que tenha um cunho educativo, portanto sério, penso que o mesmo deveria ter um template mais descontraído e voltado para a nossa idade. Na minha opinião, as postagens estão de acordo com a proposta do blog e nada deve ser mudado no que diz respeito às mesmas.

--------------------------------------

Por mais que o tempo passe, as características e as marcas principais do romantismo não são esquecidas e nem perdidas pelo tempo, elas se modificam sim, mas de modo a adaptar-se ao contexto do mundo atual. As principais marcas nesse poema de Milton Nascimento, são o sofrimento exacerbado, a escuridão (fazendo referência à noite) e também a solidão.

Por mais que possamos negar, todos nós, conscientes ou não, já tivemos um momento de romantismo e já utilizamos do escapismo para fugir da realidade. Todos nós, seja depois de uma briga com a(o) namorada(o) já tivemos pensamentos desse jeito e até pensamos na morte como solução em alguns casos, mas (quase) tudo é questão de tempo, e quando é não, às vezes passamos dos limites e fazemos coisas que não queremos, guiados pelo amor e pelo ódio ao mesmo tempo.

> =P~ disse...

Anderson Alves Ribeiro nº2
Núbia Caversan nº25 72A


A letra desta música de Milton Nascimento está totalmente ligada ao Romantismo, pois se utiliza de todas as características marcantes do Romantismo. Através da música o autor nos passa sua fuga da realidade, seu escapismo cotidiano e até mesmo a vontade que tem de se matar. As palavras refletem muito bem o caráter romântico da música: morte, noite, lágrimas, choro, entre outras.

A relação do romantismo com o passado e o presente é que em ambas as épocas, dentro das pessoas existe um sentimento, uma vontade de fugir da realidade, abandonar essa vida que leva cotidianamente, para ir em busca de uma nova personalidade, uma personalidade onde a pessoa possa se mostrar como ela é e expressar todos os seus sentimentos reprimidos, os quais a sociedade repreende de todas as formas. Por isso, as pessoas de antigamente usavam como subterfúgio a música e a literatura como forma de expressão sem repressão. Enquanto que, atualmente as pessoas, em especial os jovens, utilizam-se de jogos para expressar seus sentimentos e criar uma personalidade totalmente diferente daquela que suporta normalmente, para que possa expressar todas as suas emoções reprimidas, nunca postas à tona na realidade.

Mateus Martin disse...

Nome: Jorge Henrique Piazentin Nº 15 82A
Nome: Mateus Pereira Martin Nº 22 82A

Análise do poema: "Lembrança de Morrer" de Álvares de Azevedo

Possui presença evidente do tema preferido do Ultra-Romantismo: o escapismo, a fuga da realidade, se manifestando na exaltação da morte(1) e com as sonhadas virgens (2), além do predomínio do sonho(3).

(1) "Quando em meu peito arrebentar as fibras"
"Eu deixo a vida como deixa o tédio"

(2) "É pela virgem que sonhei... que nunca
Aos lábios me encostou a face linda"
"Ó minha virgem dos errantes sonhos,
Filha do céu, eu vou amar contigo!"

(3) "Verei cristalizar-se o sonho amigo"

Apresenta o lirismo sentimental, sendo de todos os poemas o maior, pelo predomínio do exagero, da fantasia, do subjetivismo e da autocontemplação.

Um tema frequentemente referido nos poemas de Alvares de Azevedo é sua mãe

"De ti, ó minha mãe, pobre coitada
que por minha tristeza te definhas!"

Há as figuras de linguagem: metáfora(1) e suas variações (prosopopéia e sinestesia), antítese(2) e o paradoxo(3).

(1) "Beijarei a verdade santa e nua"

(2) O paradoxo se apresenta na crise existencial, morte e vida.

(3) A antítese se mostra no título "lembrança de morrer" (saudade de morrer).

Palavras como dor, lágrima, solidão, saudade, tristeza e sonho, além do amor idealizado, tornam o poema riquíssimo em características do romantismo.

^^.SuSaN.^^ disse...

Amanda nº 01
Susan nº 30

72A / 82A


Algumas expressões tornam essa música de Milton Nascimento um reflexo do romantismo.
Por exemplo:

"tenho que chorar"

"Estou só"

"Vou fechar o meu pranto,
vou querer me matar"

Enquanto no passado usava-se como escapismo o álcool e poesias idealizando um mundo que foge da realidade, atualmente as pessoas utilizam outros tipos de droga (êxtase, heroína, maconha, cocaína, entre outras), jogos de RPG, jogos on-line, músicas etc.

Lukas Riehl disse...

O Romantismo é, e sempre foi um modo,adaptado de acordo com sua época, de fugir da realidade,dos obstáculos que a vida nos propõe e que retrata um árduo sofrimento,onde o sujeito se vê na escuridão e não vê uma única saída a não ser cair em prantos,ter ilusões e ,em um último caso,se matar. Com isso, os românticos procuram relatar esse sofrimento em suas poesias, muitas vezes tristes e sonhadoras,mas que tem o intuito de expressar tudo aquilo que o autor da poesia sente naquele determinado momento. Isso pode ser observado muito bem hoje em dia com os adolescentes, que em um certo ponto, de tanto sofrer por amor ou tristeza, pensam em se matar ou se rebelar.

Na minha opinião, o Romantismo é um modo errado de se expressar, pois o sujeito que o utiliza mostra-se inferior à vida e enxerga a vida como uma pesada farda, que ele tem que carregar até a morte, que passa a ser seu alívio. Tudo isso, no meu modo de ver, é uma forma errada de encarar a vida e as variações que ela nos propõe,já que a vida é um dom, e devemos aproveitá-la de cabeça erguida,sem medo,já que não sairemos vivos dela no final.

Lukas Riehl Figueiredo nº 20
Ricardo Caversan nº 28
Turma 72A/82A