sexta-feira, outubro 26, 2007

Aprenda brincando!

A partir da proposta feita por nossa profª Maria Regina Momesso de Língua Portuguesa e Literatura, criamos um jogo interativo para trabalhar com verbo no imperativo, unindo nossos conhecimentos da disciplina com a informática.

A atividade fez com que nos interessássemos mais sobre o assunto e, por consequência, ajudássemos pessoas com dificuldades no assunto, proporcionando maior entretenimento e interesse para aquele que está disposto a aprender, além de fixar a aprendizagem!

Então não perca tempo e baixe agora nosso jogo e divirta-se!


Toda mentira tem perna curta!


"A cartomante O filme", é a mais recente adaptação produzida por Alessandra Noguti, Giulia Grigoli, Juliana Ferrarezi e Vinícius Tavares, com o intuito de atualizar a temática e a linguagem do conto "A cartomante" escrita no século XIX pelo grande expoente da literatura brasileira Machado de Assis.

O conto faz referência à cumplicidade dos amantes, tem também um olhar irônico sob as superstições e crenças incomuns devido a insegurança das pessoas. O tema central da trama é a traição e a maneira que ela é encarada. Ao fazermos um paralelo com os dias atuais, podemmos ver que nessa questão as coisas também mudaram, ou mesmo que grande parte das ações se tornaram mais evidentes, já que os valores sentimentais de um envolvimento amoroso são banalizados por muitos jovens atualmente, o que nos leva a pensar seriamente no rumo das atitudes tomadas em nossa sociedade atual.

O vídeo foi produzido em uma linguagem coloquial e de fácil entendimento, procuramos com a apresentação deste vídeo provocar o debate sobre a obra machadiana, para incentivar jovens como nós a interpretar e ler Machado com um novo olhar.

Confira nossa produção que se encontrada na seguinte página do youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=jCaN3sLrfCA

13 comentários:

Jully Erba disse...

Juliana n°17 83A
Jully n°18 83A
Natalia n°21 83A

Dos trabalhos analizados, esse foi o que achamos mais interessante. Não só pelo conteúdo como também pela interface que prende ao trabalho. O vídeo também é muito interessante.

fernanda e francielle disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fernanda e francielle disse...

Fernanda nº13
Francielle nº15
Turma: 83B

O trabalho Aprenda Brincando e o do Filme foram muito bem elaborados.Está muito divertido!Parabéns aos desenvolvedores.A única coisa que vimos é que nos Exercícios iniciais no último exercício está escrito pode doar demais, acho que vocês queriam dizer doer né?Só como uma observação que notamos, caso vocês queiram consertar e talvez ninguém do grupo tenha percebido.
Parabéns pra vocês!

Ana Bárbara e Leandro - 73B/ 83B disse...

Ana Bárbara Bisinella de Faria 04
Leandro Vieira Martins 20
Turma 73B/83B

Sobre o vídeo "A Cartomante":
O vídeo sobre o conto "A Cartomante" soube abordar de forma bastante divertida o tema da obra e de modo a prender a atenção de quem o assiste. Através de uma linguagem de fácil acesso e da linguagem visual (vídeo) facilitou o acesso de pessoas que não conheçam o conto para que o conheçam e com certeza acabem gostando. O grupo está de parabéns. Foi também uma ótima idéia abordar os erros de gravação para assim tornar o vídeo mais divertido.


Sobre o Jogo do Modo Imperativo:
O Jogo do Modo Imperativo soube trazer de forma interessante conceitos de Língua Portuguesa e permitiu, além da visualização de exemplos do cotidiano como propagandas e placas, a prática de exercícios para que os usuários percebam onde estão suas dificuldades. O fato de algumas questões serem específicas de vestibulares é importante também pelo fato de nós, alunos do CTI, estarmos nos preparando para tal ocasião. Por fim, a divisão em níveis de jogos também facilitou, ao permitir que o usuário escolha aquele que mais se adequa ao seu nível de conhecimentos.

Vanessa disse...

Vanessa de Melo e Sousa nº 27
Turma: 73B/83B


Todos os trabalhos estão muito bons!
E achei que todos foram muito bem desenvolvidos. Todos os jogos são de fácil acesso e por isso o usuário aprende a língua portuguesa com muito mais satisfação.

O vídeo deste trabalho ficou muito bom. Ficamos sabendo o tema da obra com mais facilidade e de uma forma bem mais descontraida.

Marcos disse...

Marcos V. T. Romero Nº24 81B


Boa adaptação do conto. Achamos interessante como realizaram e mesmo a interpretação para um nível amador. Estão de parabéns.

Marcos disse...

Marcos V. T. Romero Nº24 81B


Boa adaptação do conto. Achamos interessante como realizaram e mesmo a interpretação para um nível amador. Estão de parabéns.

Marcos disse...

Marcos V. T. Romero Nº24 81B


Boa adaptação do conto. Achamos interessante como realizaram e mesmo a interpretação para um nível amador. Estão de parabéns.

Marcos disse...

Marcos Vinícius T.Romero n°24 81B

Esse é um ótimo vídeo, uma ótima adaptação do conto de Machado de Assis!

Raquel Akemi disse...

Raquel Akemi n° 29 81B

Esse foi um dos melhores vídeos que vi!
Foi muito boa a apresentação! Deixou o conto bem mais simples e fácil de entender.

Guilherme Angelo disse...

Guilherme A. M. Angelo n°07 81B

Ficou muito legal! A interpretação foi muito criativa. Escolheram um belo conto com um enredo muito atrativo!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Cristian nº08 73B
Matheus nº21 73B
Rafael nº23 73B

Os trabalhos estão de parabéns, pois é muito difícil assimilar o conteúdo teórico com uma atividade prática que se apresente interessante, e tanto o jogo quanto o vídeo conseguiram alcançar esse objetivo. =]

Parabéns pela iniciativa.