quinta-feira, outubro 18, 2007

A Cartomante: retrato de uma traição

Por Anderson (2), Jéssica (14), Kamyla(16), Luiza(19) e Naiá(23)

A traição é um tema que gera muita discussão. Porém, este assunto não é novidade, já foi temática insistente em importantes obras literárias do Realismo. Traição é o tema principal do conto “A Cartomante”, de Machado de Assis, conto que adaptamos em vídeo.
“A Cartomante” é um texto baseado nas relações construídas através das aparências. Rita parecia a esposa perfeita e fiel, mas traía o marido com seu amigo Camilo, considerado o velho e bom amigo da família de Vilela, mas o “amigo perfeito” era apenas figurante da perfeição, pois sua essência construía-se com mentiras e falsidades.

Outra abordagem identificada no conto é a questão da crença no sobrenatural. Depois de uma consulta com a vidente, Rita passou a acreditar nos poderes sobrenaturais e passou a tê-la como guia para suas ações.

A crença de Rita na Cartomante induz Camilo, que antes não acreditava em adivinhações, a procurar a vidente em um momento de desespero e, após tal visita, também passa a acreditar nos poderes dela.

O ciúme é outra peça fundamental para o desfecho da história. Vilela mata Rita e Camilo para se vingar, impulsionado pelo ciúme que sente de sua esposa. Quando mata os dois, Vilela age com frieza, o que nos permite concluir que o crime foi planejado, pois a ação de matar não fora um impulso de última hora.

Mas o quê ou quem poderia ter ajudado Vilela a descobrir a verdade?
Nós, produtores do vídeo, temos nossa opinião. Talvez Vilela só tenha descoberto a verdade por meio da Cartomante. Ela poderia ter contado a verdade a Vilela que, sabendo da crença de Rita, poderia ter pago essa mulher para ajudá-lo a acabar com o romance dos dois se passando por Cartomante.

E você, o quê ou quem acha que poderia ter ajudado a Vilela a descobrir a verdade e o impulsionado a matar o casal? Você gosta de ler sua sorte? Acredita em videntes? Deixe seu comentário, vamos debater sobre o assunto.

Nenhum comentário: