segunda-feira, outubro 19, 2009

PRODUÇÃO DE TEXTO 83B 83C 83D




Proposta dada em sala de aula: "O petróleo da camada pré-sal abrirá ao país as portas do futuro", como você se posiciona diante da afirmação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef?




Antes de fazer sua redação você deve fazer uma pesquisa na internet e procurar argumentos prós e contra a exploração do pré-sal no Brasil.




Deixe no comentário os argumentos mais contundentes que fizer.




Bom trabalho.

43 comentários:

Guilherme Angelo disse...

Guilherme A. M. Angelo nº06 83B

Prós
- Geração de empregos
- Aumento da tecnologia e de pesquisa
- Obter mais petróleo para a exportação
- Pagamento de royalties para outros países que usarem a tecnologia do pré-sal
- Valorização do Brasil diante dos países desenvolvidos

Contras
- Tecnologia com um custo alto
- Aumento da poluição
- Tecnologia que ainda está em desenvolvimento

Derli_07 Hideki_16 13A disse...

É necessária uma mobilização da sociedade para se obter mais avanços, pois essa é uma riqueza que pertence ao povo brasileiro e deve ser usada para o seu benefício. O petróleo proporcionou o maior movimento da história do Brasil quando era apenas um sonho, temos todos os motivos para defender os interesses do povo brasileiro.
Defender a volta da Lei 2004/53 é defender a soberania nacional. mais de 80% das reservas estão com empresas estatais com tendência de aumento. Empresas “competentes”, como a General Motors, a AIG [maior seguradora do mundo] foram estatizadas para não desaparecer.
a exploração do pré-sal será um “passaporte para o futuro” onde será criada uma mega-poupança, que ajudará o Brasil a pagar a imensa dívida que tem com a educação, pobreza e saúde. Se o Brasil extrair todo o petróleo rapidamente, este pode se esgotar. Se o mesmo tornar-se um grande exportador, isso pode provocar a sobrevalorização do petróleo, dificultando as exportações e facilitando as importações, que pode resultar no enfraquecimento de outros setores produtivos como indústrias e agrícola.

Helder_14_83D disse...

A camada Pré-sal é uma grande oportunidade de desenvolvimento de práticas industriais e de serviços de alto valor agregado ao Brasil.
Se forem confirmadas as estimativas da quantidade de petróleo da camada Pré-sal, o Brasil poderá se transformar, futuramente, num dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo. Porém, os investimentos deverão ser altíssimos, pois, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada deverá ser de alto custo.
A camada pré-sal será muito importante para o Brasil, pois dependendo de como for utilizada, essa nova riqueza pode ajudar a superar a pobreza e o subdesenvolvimento, gerando emprego e renda, de forma sustentável, às pessoas necessitadas.
Porém, dinheiro que vem fácil, vai fácil. O Brasil tem um governo historicamente gastador. Nem começaram a explorar o petróleo e já diminuíram a porcentagem do PIB que o país economizará para pagar os juros da dívida. Sem falar na corrupção e na guerra pelas receitas que irá gerar.

Anderson_01_83D disse...

O petróleo é um elemento estratégico no mundo de hoje. Continua sendo a forma mais fácil de gerar grandes quantidades de combustíveis e outros derivados.
O petróleo encontrado na camada pré-sal deve trazer uma grande renda para o país, mas se está não for distribuída adequadamente, trará apenas crescimento do PIB e não necessariamente Desenvolvimento.
Esse petróleo será bom para o Brasil se a sua renda for utilizada em educação, desenvolvimento de tecnologia e projetos auto-sustentáveis com geração de emprego e renda.
Além dos riscos econômicos, como a corrupção, também podemos citar os riscos que envolvem impacto ambiental que podem ser intensificados na extração do pré-sal, como vazamento de petróleo no fundo do mar e entupimento de poço, pode-se enfrentar ainda uma série de problemas desconhecidos.
Tudo dependerá de uma boa administração por parte do Governo e da Iniciativa Privada.

Felipe_08_Jonas_17 13A disse...

A proposta do Governo traz alguns avanços, mas é necessária uma mobilização da sociedade, não só para sustentar os avanços da proposta, mas também para se obter mais avanços, pois, afinal, essa é uma riqueza que pertence ao povo brasileiro e deve ser usada para o seu benefício. O petróleo proporcionou o maior movimento da história do Brasil quando era apenas um sonho. Agora que ele se tornou uma realidade maior do que tudo o que se esperava temos todos os motivos para defender os interesses do povo brasileiro.

Defender a volta da Lei 2004/53 é defender a soberania nacional. Isto está em sintonia com a modernidade, pois mais de 80% das reservas estão com empresas estatais com tendência de aumento. Além disto, a falácia que o mercado é competente, que as empresas privadas são mais competentes, não se sustenta mais. Empresas “competentes”, como a General Motors, a AIG [maior seguradora do mundo] foram estatizadas para não desaparecer.

Lucas_21 William_28 disse...

Realmente, a descoberta de petróleo no pre-sal de mares brasileiros é bastante empolgante, mais não sei se isso tornaria o Brasil um país de 1º mundo ou geraria ainda mais discórdia no cenário político brasileiro, não adianta presidente divulgar biocombustivel, não adianta Petrobrás descobrir novas reservas, o Brasil é por natureza um dos paises mais ricos do mundo, mais a ganância e a vontade de lucrar dos que nos governam, arrastam nosso país por um buraco sem fundo, de onde só sairemos quanto pessoas honestas e de visão empreendedora tomarem as rédias da situação. mais enfim, a esperança é a ultima que morre.

Augusto_04_Kaio_19 disse...

Segundo manifestantes do Greenpeace: "Pré-sal e poluição. Não dá para falar de um sem falar do outro".
Eles levantaram o principal problema que ocorrerá na exploração do Pré Sal, mas fora esse também existem vários riscos inerentes à atividade: geológicos, comerciais, operacionais, de preços, etc. As recentes descobertas do pré-sal ainda apresentam considerável risco comercial, associado à viabilidade econômica de produzir petróleo em ambientes de águas profundas, longe da costa e em áreas sem qualquer infraestrutura. Somente se comprovará a viabilidade econômica dessas áreas após o conhecimento das características de produtividade dos reservatórios e sob as condições de preços altos, tendo em vista os preços do petróleo registrados no mercado internacional. Os maiores riscos comerciais são assumidos após as descobertas, quando são necessários investimentos bilionários e com longo prazo de maturação para viabilizar a produção. Mas isso também abrirá varias vagas de emprego, segundo a Globo.com até 2013 mais de 9000 funcionários se3rá empregados.

Julio_18 Lucas_23 13A disse...

O Brasil é um "país rico" com grande potencial de crescimento econômico. Temos os meio para garantir esse estato, se comparado com outros paises da América Látina. Somos conhecidos e reconhecidos por nossas atividades e dificuldades financeiras. Temos o chamado ouro mineral e o ouro natural(Floresta Amazônica), mas esses recursos, quando retirados, são vendidos e transformados em patrimônios para uma minoria, deixando a sociedade brasileira a mercê por falta de investimentos básicos em todos os setores públicos. Ficamos felizes com essa e outras boas notícias que já foram anunciadas, ditas como riquezas nossas. O "Petróleo é nosso"- slogan que levou o Brasil a auto-suficiência-, é um exemplo de de alegria mas ao mesmo tempo que nos engrandece deixa-nos uma incerteza: até quando seremos dependentes de outros paises para suprir nossas necessidades em termo de combustível para consumo. O Pré-Sal é mais uma descoberta fantástica que coloca o Brazil como grandes potências em reservas de petróleo. No entanto, essa descoberta não é vista como bons olhos por nossos representantes políticos que, aliás, estão mais interessados na galinha do que os ovos. Por isso, pense nisso! De quem é o "Ouro"!

Fernando_09,Renata_27 disse...

A exploração do petróleo no Pré-sal é boa, pois a riqueza, o dinheiro e o combustível dele advindo vão ser um grande estímulo para o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil. A geração de emprego em função do pré-sal vai começar imediatamente,devido as várias encomendas que terão que ser feitas para que a exploração possa acontecer. Além de tornar o país independente do resto do mundo em termos energéticos.
Porém, existem vários interesses públicos e privados envolvidos nessa questão. A Petrobras é uma empresa que tem controle governamental, mas tem acionistas privados, que têm que ser respeitados. Ao mesmo tempo, o aproveitamento dessas riquezas é questão do Estado brasileiro.
Ainda se comenta sobre o fato de que num momento em que sabe-se que é preciso diminuir o aquecimento global através de técnicas limpas e sustentáveis, investindo-se em fontes de energia alternativas em substituição aos combustíveis fósseis, surgem, 40 bilhões de barris de petróleo, cujas emissões correspondentes estarão na atmosfera nos próximos anos, alimentando ainda mais o ciclo do aquecimento global.

Gustavo Tamanaka e Caio Camargo 13A disse...

O pré-sal pode se tornar em pouco tempo para o governo uma importante fonte de renda. Diante dissoe temos a possibilidade da geração de emprego, saúde e educação, e por outro lado, poderíamos ter recursos para a política assistencialista do governo.

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL733425-9356,00-TEMPORAO+QUER+RECURSOS+DO+PRESAL+TAMBEM+PARA+SAUDE.html

Nesse artigo podemos ver a preocupação do ministro da saúde Temporão, da base governamental, a respeito da possibilidade de investimento dos recursos do pré-sal para a área da saúde. As divisas geradas pelo pré-sal podem engrossar a pasta de recursos do SUS, que realmente carece de dinheiro.
Podemos citar ainda como melhora das condições sociais o aumento de empregos, diretos e indiretos, serão abertos milhares de postos de trabalho na construção de plataformas, construções civis, maquinário para exploração, industrias metalurgicas, entre outras.
Teremos ainda uma elevação do Brasil no cenário internacional como podemos ver nesse artigo:
http://noticias.r7.com/economia/noticias/pre-sal-deve-ampliar-papel-do-brasil-no-mundo-20090929.html

O assistencialismo do governo poderá se fortalecer, uma vez que o bolsa família e outras medidas paternalistas ganharam mais recursos. Dessa forma o governo pode aumentar sua abrangência, isso torna mais pessoas totalmente depende do governo, sem perspectivas futuras que continuarão a engrossar as linhas da pobreza do país.

Guilherme_10_Heitor_13_83D disse...

Não é de hoje que o Brasil é considerado um país com grandes riquezas naturais, mas sabemos que essa riqueza é mal distribuida o que favorece a grande concentração de renda nas mãos de poucos e a miséria fazendo parte do nosso dia-a-dia. Diante disto, do que vai adiantar a descoberta deste minério tao precioso para quem não terá acesso a ele? E vamos ver se todo esse dinheiro vai ser investido em setores que realmente necessitam dele, como por exemplo a violência e a educação, pois é esta última que levará o Brasil a ser o país de primeiro mundo que tanto sonhamos.

Felipe 8 Josue 10 82B disse...

Felipe e Josué
N°8 e N°10
Turma: 82B

Entre os Pontos Positivos encontra-se:

• O aumento considerável da tecnologia de nosso país beneficiando as gerações futuras;
• O petróleo no Pré-Sal aumentará o mercado brasileiro com outros países, assim, aumentando as relações exteriores;
• Os poços de petróleo só e somente a Petrobrás atuará extraindo petróleo, o que seria um ganho total pela empresa ser Nacional;
• Aumentará o número de empregados com a expansão da empresa;
• O custo de extração do pré-sal será mais baixo do que o normal.

Entre os Pontos Negativos encontra-se:

• Irá atrair investimentos estrangeiros para o Brasil o que é mau negócio para o progresso, e nisso, quebrarão o argumento de que só a Petrobrás atuará extraindo petróleo do pré-sal;
• Gastar-se-á muito dinheiro com os estudos e exploração de como extrair o petróleo do pré-sal. Os métodos que existem hoje estão fora de cogitação;
• Continuará a destruir o meio-ambiente, por que pegará quase toda a renda distribuída para o Ministério de Minas e Energia, na parte de energias renováveis;
• Com a exploração que ainda continua. Não se sabe qual a qualidade do Petróleo contido no pré-sal, fazendo futuramente uma queda no desenvolvimento do país.

27_Renan 29_Tathiana 82B disse...

Vantagens:

1. O Brasil saltaria da 24ª posição para a 8ª ou 9ª posição no ranking dos países com as maiores reservas de petróleo e gás no mundo.

2. O Brasil poderia deixar de importar óleo, o que, teoricamente reduziria os preços de seus derivados, inclusive a gasolina.

3. Os especialistas prevêem que até 2020 sejam criados até 500000 empregos diretos e indiretos com a exploração do Petróleo no Pré-sal.

4. Projetos indicam que o dinheiro arrecadado com a exploração do Pré-sal será destinado ao combate à pobreza, ao desenvolvimento da tecnologia, educação, cultura e meio-ambiente.

5. Aumentaria o mercado consumidor, tornando sofisticadas a economia e a tecnologia brasileira.

Desvantagens:

1. A entrada de dólares no Brasil poderia causar uma sobrevalorização do real, tornando inviável o investimento em outros setores, (“desindustrialização” da economia brasileira).

2. A extração pode aumentar a divida externa do Brasil, já que este não dispõem dos recursos necessários para a extração, tendo que “alugar ou comprar essa tecnologia”.

3. A estatística de que há bilhões de barris de petróleo pode ser errônea, o que faria um “rombo” na economia brasileira devido ao imenso investimento na atividade de extração.

4. Devido à extensa profundidade da localização do pré-sal, pode haver dificuldade em estabilizar as plataformas, pois os cabos ancorados não podem ser de aço (seu peso afundaria as plataformas).

5. O aumento da poluição dos mares, principalmente no litoral paulista, onde se localiza o pré-sal, podendo acarretar na morte ou até mesmo extinção de várias espécies marinhas.

07_DEBORA_13 disse...

POSITIVOS

1. "Nós temos matrizes limpas e fontes renováveis de energia e os biocombustíveis que ressaltam a nossa economia verde. Temos uma boa imagem lá fora", disse embaixador extraordinário para a Mudança do Clima, Sérgio Barbosa Serra.

2. Parte das receitas oriundas dos investimentos do fundo irá retornar à União, que aplicará os recursos em programas de combate à pobreza, em inovação científica e tecnológica e em educação.


3. A quantidade de petróleo supera em mais de cinco vezes as reservas atuais do país. Só no campo de Tupi (porção fluminense da Bacia de Santos), haveria cerca de 10 bilhões de barris de petróleo, o suficiente para elevar as reservas de petróleo e gás da Petrobras em até 60%.

4. Caso a expectativa seja confirmada, o Brasil ficaria entre os seis países que possuem as maiores reservas de petróleo do mundo, atrás somente de Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes.

5. De acordo com a Petrobrás, o petróleo do pré-sal vai gerar 19,7 mil empregos diretos nos próximos quatro anos, considerando não só a operação dos campos, mas também a construção da infraestrutura. Serão 5,1 mil engenheiros, 2 mil trabalhadores da construção civil, 11 mil empregos na construção e montagem e 1,6 mil na manutenção e operação das plataformas.






NEGATIVOS
1. O Brasil ainda não dispõe de recursos necessários para retirar o óleo de camadas tão profundas e terá que alugar ou comprar de outros países, o que poderia aumentar a dívida externa do Brasil.

2. Existe o risco de não haver os alardeados bilhões de barris de petróleo no pré-sal, causando uma grande ferida na economia brasileira.


3. Há o receio de que a alta concentração de dióxido de carbono presente no petróleo do local possa danificar os materiais, o que encarece os investimentos.

4. Dificuldade para manter a estabilidade das plataformas, pois os cabos ancorados devem ter 2,5 quilômetros de comprimento e não podem ser de aço, pois seu peso afundaria a plataforma.

5. Com o aumento da entrada do dólar causará uma supervalorização do real, tornando inviável o investimento em outros setores da economia.

01_Adinilson_82B disse...

Pré-Sal
O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo. As maiores descobertas de petróleo, no Brasil, foram feitas recentemente pela Petrobras na camada pré-sal localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde se encontrou grandes volumes de óleo de alta qualidade e maior valor de mercado.

Prós

Estima-se que a camada do pré-sal contenha o equivalente a cerca de 1,6 trilhões de metros cúbicos de gás e óleo. O número supera em mais de cinco vezes as reservas atuais do país. Só no campo de Tupi (porção fluminense da Bacia de Santos), haveria cerca de 10 bilhões de barris de petróleo, o suficiente para elevar as reservas de petróleo e gás da Petrobras em até 60%. Caso a expectativa seja confirmada, o Brasil ficaria entre os seis países que possuem as maiores reservas de petróleo do mundo, atrás somente de Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes.

Essa descoberta vem chamando a atenção do mundo inteiro. Isso não é por acaso. Economicamente e estrategicamente esse fato pode ser encarado como uma das grandes descobertas de recursos naturais economicamente exploráveis dos últimos tempos. Além disso, trata-se da descoberta de uma imensa riqueza em terras de um país "em desenvolvimento".

Os recursos obtidos pela União com a renda do petróleo serão destinados ao Novo Fundo Social (NFS), que realizará investimentos no Brasil e no exterior. De acordo com o governo federal, a implantação deste fundo será articulada com uma política industrial voltada as áreas de petróleo e gás natural, criando uma cadeia de fornecedores de bens e serviços nas indústrias de petróleo, refino e petroquímico. Parte das receitas oriundas dos investimentos do fundo irá retornar à União, que aplicará os recursos em programas de combate à pobreza, em inovação científica e tecnológica e em educação.

Contras

Devido à falta de informações sobre os campos, ainda é muito cedo para se ter uma estimativa concreta de custos. No entanto, alguns estudos já dão uma ideia do tamanho do desafio. Uma pesquisa elaborada pelo banco USB Pactual, por exemplo, diz que seriam necessários 600 bilhões de dólares (45% do produto interno bruto brasileiro) para extrair os 50 bilhões de barris estimados para os blocos de exploração de Tupi, Júpiter e Pão de Açúcar (apenas 13% da área do pré-sal). Fora o risco de não haver os alardeados bilhões de barris de petróleo no pré-sal, a Petrobras ainda poderá enfrentar outros problemas. Existe a chance de a rocha-reservatório, que armazena o petróleo e os gás em seus poros, não se prestar à produção em larga escala a longo prazo com a tecnologia existente hoje.

É notório e ratificado que os principais efeitos relacionados às mudanças climáticas globais são advindos, em grande parte, do uso de combustíveis fósseis. A utilização de matrizes energéticas mais limpas vem sendo apontada como a única saída disponível para obter-se um desenvolvimento econômico e ambiental concomitantes.

07_DEBORA_13_JULIANA_19_MARIANA__82B disse...

POSITIVOS

1. "Nós temos matrizes limpas e fontes renováveis de energia e os biocombustíveis que ressaltam a nossa economia verde. Temos uma boa imagem lá fora", disse embaixador extraordinário para a Mudança do Clima, Sérgio Barbosa Serra.

2. Parte das receitas oriundas dos investimentos do fundo irá retornar à União, que aplicará os recursos em programas de combate à pobreza, em inovação científica e tecnológica e em educação.


3. A quantidade de petróleo supera em mais de cinco vezes as reservas atuais do país. Só no campo de Tupi (porção fluminense da Bacia de Santos), haveria cerca de 10 bilhões de barris de petróleo, o suficiente para elevar as reservas de petróleo e gás da Petrobras em até 60%.

4. Caso a expectativa seja confirmada, o Brasil ficaria entre os seis países que possuem as maiores reservas de petróleo do mundo, atrás somente de Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes.

5. De acordo com a Petrobrás, o petróleo do pré-sal vai gerar 19,7 mil empregos diretos nos próximos quatro anos, considerando não só a operação dos campos, mas também a construção da infraestrutura. Serão 5,1 mil engenheiros, 2 mil trabalhadores da construção civil, 11 mil empregos na construção e montagem e 1,6 mil na manutenção e operação das plataformas.






NEGATIVOS
1. O Brasil ainda não dispõe de recursos necessários para retirar o óleo de camadas tão profundas e terá que alugar ou comprar de outros países, o que poderia aumentar a dívida externa do Brasil.

2. Existe o risco de não haver os alardeados bilhões de barris de petróleo no pré-sal, causando uma grande ferida na economia brasileira.


3. Há o receio de que a alta concentração de dióxido de carbono presente no petróleo do local possa danificar os materiais, o que encarece os investimentos.

4. Dificuldade para manter a estabilidade das plataformas, pois os cabos ancorados devem ter 2,5 quilômetros de comprimento e não podem ser de aço, pois seu peso afundaria a plataforma.

5. Com o aumento da entrada do dólar causará uma supervalorização do real, tornando inviável o investimento em outros setores da economia.

caio04_pedrp24_82B disse...

Os pontos fortes são:
1) Mudança do contrato de concessão para contrato de partilha, esse contrato, que é usado nos países grandes produtores, restaura a propriedade do petróleo para a União que pode pagar a parte do operador em petróleo ou em dinheiro.
2) A Petrobrás será a operadora de todos os blocos. A grande vantagem desta proposta é que a Petrobrás como operadora irá desenvolver o mercado nacional, gerar empregos no país e desenvolver a capacitação nacional. Além disto, ela irá obedecer a velocidade de produção estabelecida pelo Conselho Nacional de Política Energética e, muito importante, garantir a lisura na medição dos quantitativos produzidos, pois tal medição gera muita manipulação no mercado internacional.
3) Criação de um Fundo Social, é importante porque aumenta a entrada dos dólares de exportação na economia, sobrevalorizando o real. O fundo irá aplicar os recursos no mercado internacional, e no país e os resultados serão aplicados em investimentos sociais.
4) Com isso também terá uma grande aumento na geração de empregos no Brasil, pois será preciso ter todos os funcionários possíveis na ajuda da busca do petróleo.
5) O Brasil vai obter mais tecnologia e experiência nesse ramo, ajudando muito nas próximas pesquisas na busca de petróleo e do desenvolvimento.


Os pontos negativos:
1) Com a continuidade dos leilões o EUA viria para cá ávidas para produzir. Com isto, o pré-sal poderia se esgotar em menos de 13 anos, ao invés dos mais de 40 anos possíveis;
2) A entrada maciça de dólares no país causaria uma sobrevalorização do real. Geraria uma dependência de um único produto e atrapalharia as exportações.
3) Os dólares recebidos pela exportação do petróleo teriam que ser aplicados nos títulos do tesouro americano, rendendo juros negativos e aplicados através de uma moeda decadente.
4) O Brasil terá muito gasto, o qual poderia ser investido na educação e alimentação infantil, um ponto muito ruim no atual momento do pais.
5) A nação brasileira está superestimando essa descoberta, elevando- a como solução de todos os problemas, sem levar em consideração que há na verdade uma incerteza sobre seu tamanho, seu rendimento e muitos outros pontos o que mais pra frente pode se tornar uma grande decepção.

Vinicius Manzano disse...

Vinicius A. L. Manzano Nº27 83B

Prós
-Criação de um Fundo Social
-Petrobrás(uma empresa brasileira) terá controle total dos blocos
-Brasil ficaria entre os 10 maiores países na extração de Petroléo
-Uma melhoria na balança comercial brasileira
-O Brasil será visto mundialmente com outros olhos em relação à tecnologia e desenvolvimento petrolífero

Contras
-O grande investimento que só irá render a longo prazo
-O petróleo é um combustivel muito poluente
-Ocorrerá poluição já na extração do petroléo dessa camada
-Pode abalar relações internacionais com países exportadores de petróleo

Anônimo disse...

Leandro Nacamura e Rafael Sotovia turma 13A


O petróleo do pré-sal pode ser uma grande fonte de renda no futuro já que, o petróleo é um recurso finito, se o Brasil investir na extração do petróleo e em fontes alternativas de energia renovável, para que o consumo de petróleo seja o mínimo possível utilizando-o apenas em processos totalmente dependentes do mesmo, dessa maneira o Brasil acumulara muito dinheiro se guardar este petróleo até a crise do petróleo chegar já que o mundo consome petróleo demais obrigatoriamente os outros países irão comprar petróleo do Brasil e por um preço elevado, mas cabe ao Brasil saber lidar com os outros países que farão de tudo para ter este petróleo.

06_Cesar_25_Paulo_82B disse...

Cesar Gimenez nº6
Paulo Mateus nº23

82/72B

A exploração do petróleo existente na camada pré-sal, tem vários aspectos positivos:
• Parte da renda do petróleo, nesse caso a específica do pré-sal, será investida em fundos sociais para saúde, cultura e educação e outras áreas.
• Previsão desse contrato de partilha que em relação ao que tínhamos no Brasil avança na proposta porque permite uma maior apropriação da renda. No contrato de partilha, a União terá sempre uma percentual da produção em óleo crua, que será estipulado nos leilões pelas empresas interessadas.
• A Petrobras também poderá explorar 100% de um poço, abrindo a licitação apenas quando julgar necessário. Hoje, as empresas exploram o petróleo em regime de concessão, pagando apenas bônus e royalties ao estado.
• De acordo com o executivo, o país, que atualmente ocupa o 24o. lugar entre as maiores reservas de óleo e gás no mundo, poderia passar para o oitavo ou nono lugar, posições hoje ocupadas por Venezuela e Nigéria, respectivamente. Em termos de incremento das reservas, o salto representaria um crescimento dos atuais 14,4 bilhões de barris de óleo equivalente para algo entre 70 bilhões e 107 bilhões de barris de óleo equivalente.
• A exploração da camada do pré sal poderá gerar muitos empregos direta e indiretamente, além de ajudar o país a avançar tecnologicamente
Mas também tem seus vários pontos negativos:
• O governo cogita criar uma nova empresa para explorar o pré-sal, o que consumirá muito dinheiro e também abrirá novas portas para a corrupção, já tão popular no país
• A qualidade do petróleo existente no pré sal não é garantida, o que pode fazer com que todo o investimento feito não dê o retorno esperado
• Países estrangeiros terão interesse em explorar o petróleo brasileiro, o que aproxima o país de conflitos internacionais
• Aumentará o consumo de petróleo no país, o que geradesconfortos ambientais com a queima de combustíveis fósseis
• Os dólares recebidos pela exportação do petróleo teriam que ser aplicados nos títulos do tesouro americano, rendendo juros negativos e aplicados através de uma moeda decadente.

Renato disse...

Pontos positivos:
1) Mudança do contrato de concessão para contrato de partilha
Atualmente, quando alguém encontra petróleo, ele pertence completamente ao governo e não a quem o encontrou. Porém, com o Pré Sal, isso pode mudar e o Brasil pode mudar o Contrato de Concessão para o Contrato de Partilha(no qual da direito de lucro para que encontrou o petróleo), utilizado em vários países. Isso poderá fazer com que os “descobridores” do petróleo enriqueçam muito.
2) A Petrobrás será a operadora de todos os blocos.
A empresa terá toda a operação para si em campos considerados estratégicos, pagandop um percentual do lucro para a União. Nos demais campos, haverá leilão e o consórcio vencedor será o que oferecer maior percentual para a União. A grande vantagem.

A grande vantagem desta proposta é que a Petrobrás como operadora irá desenvolver o mercado nacional, gerar empregos no país e desenvolver a capacitação nacional. Além disto, ela irá obedecer a velocidade de produção estabelecida pelo Conselho Nacional de Política Energética e, muito importante, garantir a lisura na medição dos quantitativos produzidos, pois tal medição gera muita manipulação no mercado internacional.

3) Criação de um Fundo Social
O Pré sal irá evitar a entrada de dólares no pais e consequentemente irá valorizar o real. Isso fará com que existam mais aplicações de recursos no mercado internacional, e isso trará resultados que serão aplicados em investimentos sociais.

4) O país certamente enriqueceria, fazendo a economia crescer drasticamente com a entrada de milhões e até bilhões de dólares.

5) O país avançaria no ramo de tecnologia devido à pesquisas que visariam uma melhor exploração do petróleo

Pontos Negativos:
1) Países como por exemplo os Estados Unidos não têm reservas e suas poderiam vir ao Brasil com o objetivo de extrair petróleo e isso poderia ocasionar um esgotamento das reservas em cerca de 13 anos, enquanto seria possível que o petróleo durasse 40 anos.

2) Com a grande entrada de dólares no país, o dólar iria sobrevalorizar, enfraquecendo empresas de exportação fora do setor petróleo. Isso causaria dependência do país em torno de um único produto.

3) Os dólares recebidos pela exportação do petróleo teriam que ser aplicados nos títulos do tesouro americano, rendendo juros negativos e aplicados através de uma moeda decadente.

4) Criação da Petrosal
Se realmente entrassem várias empresas estrangeiras no país para extrair o petróleo, empresas como a Petrobrás seriam desnecessárias.

5) A pré sal exigiria uma mão de obra muito qualificada, o que talvez, seja escasso no Brasil, o que poderia ocasionar em valorização da mão de obra estrangeira e então, a mão de obra brasileira iria desvalorizar.

Renato disse...

Renato Giampietro - Número 28
Maisa B. Beltrame - Número 17
82B

Pontos positivos:
1) Mudança do contrato de concessão para contrato de partilha
Atualmente, quando alguém encontra petróleo, ele pertence completamente ao governo e não a quem o encontrou. Porém, com o Pré Sal, isso pode mudar e o Brasil pode mudar o Contrato de Concessão para o Contrato de Partilha(no qual da direito de lucro para que encontrou o petróleo), utilizado em vários países. Isso poderá fazer com que os “descobridores” do petróleo enriqueçam muito.
2) A Petrobrás será a operadora de todos os blocos.
A empresa terá toda a operação para si em campos considerados estratégicos, pagandop um percentual do lucro para a União. Nos demais campos, haverá leilão e o consórcio vencedor será o que oferecer maior percentual para a União. A grande vantagem.

A grande vantagem desta proposta é que a Petrobrás como operadora irá desenvolver o mercado nacional, gerar empregos no país e desenvolver a capacitação nacional. Além disto, ela irá obedecer a velocidade de produção estabelecida pelo Conselho Nacional de Política Energética e, muito importante, garantir a lisura na medição dos quantitativos produzidos, pois tal medição gera muita manipulação no mercado internacional.

3) Criação de um Fundo Social
O Pré sal irá evitar a entrada de dólares no pais e consequentemente irá valorizar o real. Isso fará com que existam mais aplicações de recursos no mercado internacional, e isso trará resultados que serão aplicados em investimentos sociais.

4) O país certamente enriqueceria, fazendo a economia crescer drasticamente com a entrada de milhões e até bilhões de dólares.

5) O país avançaria no ramo de tecnologia devido à pesquisas que visariam uma melhor exploração do petróleo

Pontos Negativos:
1) Países como por exemplo os Estados Unidos não têm reservas e suas poderiam vir ao Brasil com o objetivo de extrair petróleo e isso poderia ocasionar um esgotamento das reservas em cerca de 13 anos, enquanto seria possível que o petróleo durasse 40 anos.

2) Com a grande entrada de dólares no país, o dólar iria sobrevalorizar, enfraquecendo empresas de exportação fora do setor petróleo. Isso causaria dependência do país em torno de um único produto.

3) Os dólares recebidos pela exportação do petróleo teriam que ser aplicados nos títulos do tesouro americano, rendendo juros negativos e aplicados através de uma moeda decadente.

4) Criação da Petrosal
Se realmente entrassem várias empresas estrangeiras no país para extrair o petróleo, empresas como a Petrobrás seriam desnecessárias.

5) A pré sal exigiria uma mão de obra muito qualificada, o que talvez, seja escasso no Brasil, o que poderia ocasionar em valorização da mão de obra estrangeira e então, a mão de obra brasileira iria desvalorizar.

Anônimo disse...

Pré Sal Guilherme Viega (11) e Lucas Souza(24)

Pode-se perceber que mal começaram a ser exploradas, as reservas do pré-sal já são alvos de disputas políticas e eleitorais. Por um lado, o presidente Lula tentando fazer seu sucessor, demonstra estar interessado no bem popular, pois os resultados seriam investidos na causa contra a pobreza. No outro vértice se encontra a oposição, com seu ridículo neoliberalismo, defendendo sempre os interesses da elite e dos e estrangeiros, beneficiando os mesmos de sempre. É notável que sempre PSDB e DEM(antigo PFL) são á favor de medidas contra interesses da massa populacional, que beneficiam apenas os mais ricos, e com essa política já se perdeu a Vale do Rio Doce, Telesp, Fepasa, e no futuro podemos perder a Petrobrás.
Como tudo no Brasil é alvo de disputas, mais uma vez, governo e oposição lutam por opiniões diferentes, e talvez quem sairá prejudicado é o povo, que sempre fica á margem das resoluções.

02 - Ananda, 15 - Larissa e 18 - Maria Luíza - 82B disse...

Pré-sal

Prós
1. A grande vantagem desta proposta é que a Petrobrás como operadora irá desenvolver o mercado nacional, gerar empregos no país;
2. O Brasil poderá ser autossuficiente em petróleo, e um dos maiores exportadores do produto no mundo. O setor portuário será reforçado;
3. O governo passará a investir parte dos lucros obtidos no fundo social, ou seja, irá retornar na forma de investimentos para a sociedade;
4. O Brasil conta com a vantagem de ter encontrado o pré-sal em uma época que é tão valorizado, dessa forma poderá explorar a um preço alto, tendo muito lucro, diferente da Arábia Saudita que encontrou o seu petróleo, quando ele ainda não valia muito e vendeu quase tudo a preços baixos;
5. A Petrobrás também irá se desenvolver cientificamente, aprende-se muito com a operação de poços. Mesmo que não houvesse um retorno financeiro, não seria interessante negar a exploração dessa descoberta.

Contras
1. Empresas estrangeiras que não possuem reservas e são dependentes do petróleo, iriam investir, havendo um baixo retorno para a Petrobrás e o pré-sal poderia se esgotar em poucos anos;
2. O país ficaria dependente de um único produto;
3. Pode ameaçar a tranqüilidade do Brasil, correndo o risco de conflitos armados para a disputa do petróleo brasileiro;
4. É necessário pensar em como explorar as reservas encontradas, caso contrário, com os investimentos elevados, nossa economia pode não estar preparada, o que prejudicaria o país;
5. Com a exploração do petróleo sendo feita por países europeus e pelo Brasil, o produto se esgotaria em poucos anos, talvez se houvesse uma exploração consciente o produto poderia durar mais.

02 - Ananda, 15 - Larissa e 18 - Maria Luíza - 82B

02-Antonio_25-Paola 83D disse...

Argumentos a favor da exploração do pré-sal

- A urgência da exploração do pré sal vem do povo brasileiro a quem supostamente pertence toda a riqueza do pais, já que a exploração promete criar novos empregos por ter como objetivo o desenvolvimento de toda a tecnologia e maquinário no próprio pais.

- A compensação da poluição do pré sal vem ao questionamento publico, pois, na sociedade atual nos preocupamos muito com a poluição, e a extração do petróleo não prejudicaria essa preocupação segundo o economista Ignacy Sachs, pois o dinheiro gerado pela exploração poderia ser revertido em pesquisa de novas tecnologias e combustíveis, já outras pessoas e como prevê o próprio projeto o dinheiro será destinado a um fundo social para investimentos na saúde, cultura e educação.


- A condição de toda a tecnologia de extração poder ser desenvolvida pelo próprio pais, uma vez que a Petrobrás garante que seu centro de pesquisas é capaz e apto para esse desafio.

Argumentos contra a exploração do pré-sal

- Gerando menor poluição e maior numero de empregos que a exploração do pré-sal temos o biodiesel que segundo o pesquisador Décio Gazzoni, que também enfatiza o fato de poços de petróleo se esgotarem.

- O custo da tecnologia ainda é muito alto e a própria tecnologia ainda não existe por completa, os investimentos são sim um ponto positivo, mas temos que lembrar que ainda não temos confirmação de quantidades de óleo no pré-sal, logo, não podemos afirmar que toda essa tecnologia tem uma boa relação custo/benefício.

- Com os investimentos estrangeiros não teremos só a Petrobras explorando o petróleo e essa condição não é favorável ao tão defendido desenvolvimento.

Anônimo disse...

Thiago Fujisaka Tanaka nº 25 - 73B/83B

Argumentos da exploração do Pré-Sal:

Prós:
- Muitas ofertas de emprego - aumento de 16% no quadro de funcionários da Petrobrás em quatro anos, totalizando quase 9000 contratações;
- Grandes investimentos - cerca de US$ 174 bilhões;
- A demanda mundial por enegia aumentará - cerca de 45% em 20 anos;
- Será criado um fundo social;
- Haverá grande avanço tecnológico.

Contras:
- Riscos de não haver os bilhões de barris de petróleo e formação heterogênea das fontes, demandando tecnologias distintas;
- Incerteza da administração - já que fica para o Pós-Lula;
- Altos níveis de poluição;
- Alta concentração de gás carbônico, podendo prejudicar as instalações;
- Energia não-renovável, logo investimentos serão feitos mas a fonte terá fim algum dia.

Unknown disse...

Luiz - 17 e Vitor - 28, 73B/83B

Prós:desenvolvimento do setor tecnológico para exploração de recursos; possível arrecadação para fundo social; Maior arrecadação de dinheiro; aumento dos investimentos na indústria bélica; investimentos de transnacionais no país;

Contras: Com uma possível estatização da exploração da cama pré-sal, pode haver corrupção e fraudes; Com uma possível estatização da exploração da cama pré-sal, pode haver incompetência e atraso; possível fim do uso do etanol devido a possível baixa no preço da gasolina e diesel; aumento da poluição aérea pelas torres de queima; aumento da poluição marítma, pelas perfuratrizes e etc;

Anônimo disse...

Henrique Carneiro n°09 83B

Prós:
-geração de empregos;
-grandes investimentos;
-mais uma reserva energética;
-a demanda por energia cresce cada vez mais mundialmente;
-desenvolvimento de novas tecnologias e avanços tecnológicos;

Contras:
-pode não haver os milhões de barris que falam;
-alta concentração de CO2, danos as instalações;
-instalações prontas após o governo lula, incerteza na administração;
-aumento da poluição;
-não se sabe como será a distribuição da renda;

Fonte: site da folha, G1, veja;

Yen disse...

Yen Yu Chih nº29 83B

Prós
- O Brasil se tornará um dos exportadores do petróleo;
- A população será beneficiada pela exportação de petróleo;
- Criará cerca de um milhão de empregos em função da exploração do petróleo;
- Ajudar o Brasil contra futuras crises energéticas.

Contras
- Segundo as especialistas, a exploração do petróleo entrará rapidamente em declínio, e o lucro não compensará o custo;
- A criação de uma nova empresa estatal que administrará a exploração de pré-sal pode criar mais focos de currupção;
- Questão de poluição que pode afetar ecossistema marítima e aumento de efeito estufa;
- Grande dificuldade tecnológica e o possibilidade de fracasso, sem casos anteriores de sucesso.

Anônimo disse...

Matheus Cesário
nº19 turma 83B

prós:
>geração de cerca de 1milhão de empregos;

>geração de recursos energéticos para o Brasil

>Brasil se tornará o maior exportador de petróleo do mundo

>Com a exploração e o retorno do lucro, o Brasil poderá investir em pontos fundamentais como educação, saúde, infraestrutura, saneamento.

>Irá atrair investimentos externos, enriquecendo nosso país.

>Avanço de nossa tecnoliga poderá possibilitar novas pesquisas, maior capacitação de jovens para o mercado de trabalho e desenvolvimento de novas técnicas para essas áreas específicas.

>"Blindar" o país em relação a futuras crises energéticas.



Contras:
>Resultados irão demorar para aparecer, sendo seu pico de produção estimado para 2020/2030, sendo que passado este período, o preçõ do petróleo irá decair;

>Cada poço, estima-se que custará 100 milhões para começar a produzir.

>Com a exploração do pré-sal, serão criados vários focos de corrupção, desvios de verbas e tráfico de informações na nova administração, a qual será criada especialmente para supervisionar o pré-sal.

>Altos riscos em ralação a exploração de poços.

>Leilão de blocos perto dos grandes poços, dando margem a exploração de multinacionais.

>Poluição em uma grande área, devido a exploração dos poços.

>Desequilíbrio ambiental.

>Transferência de imensa quantidade de carbono retida, contribuindo para o efeito estufa e as mudanças climaticas no planeta.

>Extrema dificuldade de exploração e geração de energia a poços localizados a partir de 300km de distância, e altos riscos nos investimentos.

Yen disse...

Marcos Vinícius Trigo Romero nº18 83B

Prós:

- O Brasil poderá se tornar exportador de petróleo;
- Geração de muitos empregos;
- A receita proveniente do petróleo explorado criará um fundo social para investir no país;
- Trará um avanço tecnológico e o país se tornará referêcia na exploração de petróleo da plataforma continental;
- Incentivará a criação de várias indústrias petroquímicas e refinarias;
- O Brasil ficará imune a novas crises energéticas;

Contras
- Maior parte dos empregos gerados será para mão-de-obra especializada;
- Criação de uma nova estatal para administrar a exploração. Com isso, haverá aumento de cargos de confiança e talvez aumento do número de corruptos;
- Será investido muito capital;
- O petróleo não é energia renovável, por isso, investir na exploração só trará retorno enquanto durarem as reservas. Esse investimento poderia ser feito em meios de produção de energia renovável;
- A poluição será muito grande, não só nos locais de exploração, como também nas indústrias petroquímicas e refinarias que serão criadas (como em Cubatão);
- O fundo social que será criado ainda não tem uma divisão de capital. Os ministérios ainda brigam por uma parte nesse fundo.

Lucca disse...

Lucca Viersa Barros Silva nº:16 83B

Prós:
- Posição destacada no cenário internacional;
- Entrada de capitais estrangeiros;
- Entrada de royalties para os munícipios, estados e país;
- Investimentos em pesquisas;
- Acelerar o desenvolvimento;
- Autosuficiência em petróleo;
- Internacionalização de empresas nacionais;
- Melhora na infraestrutura.

Contras:
- Alto custo de perfuração;
- Poluição (derramamento de óleo; aumento da temperatura da água ao redor dos locais de exploração; aumento das emissões de CO2 em 1,3 bilhões de toneladas);
- Sobrevalorização do câmbio;
- Doença holandesa.

Pontos para explorar:
- Modelo de concessão(tributação, multinacionais, neoliberalismo da direita);
- Destino do dinheiro(o ideal seria aplicar o dinheiro no exterior em um fundo soberano);
- Transnacionais;
- Flutuação do preço do petróleo;
- Maldição do petróleo(pobreza, violência e desigualdade);
- Mudança no modelo de tributação;
- Mudança no modelo atual de extração.

Lucca disse...

Lucca Viersa Barros Silva nº:16 83B

Prós:
- Posição destacada no cenário internacional;
- Entrada de capitais estrangeiros;
- Entrada de royalties para os munícipios, estados e país;
- Investimentos em pesquisas;
- Acelerar o desenvolvimento;
- Autosuficiência em petróleo;
- Internacionalização de empresas nacionais;
- Melhora na infraestrutura.

Contras:
- Alto custo de perfuração;
- Poluição (derramamento de óleo; aumento da temperatura da água ao redor dos locais de exploração; aumento das emissões de CO2 em 1,3 bilhões de toneladas);
- Sobrevalorização do câmbio;
- Doença holandesa.

Pontos para explorar:
- Modelo de concessão(tributação, multinacionais, neoliberalismo da direita);
- Destino do dinheiro(o ideal seria aplicar o dinheiro no exterior em um fundo soberano);
- Transnacionais;
- Flutuação do preço do petróleo;
- Maldição do petróleo(pobreza, violência e desigualdade);
- Mudança no modelo de tributação;
- Mudança no modelo atual de extração.

Bru disse...

Bruna de França Gomes n° 02 83B
Felipe da Cruz Bueno n° 05

Prós
-Aumento das relações exteriores
-Aumento de empregos
-Maior número de pesquisas na área

Contras
-Aquecimento das águas ao redor dos poços, prejudicando a vida marinha
-Investimentos em energia não renovável
-Aumento da poluição marítima

Unknown disse...

Victor H. B. Oliveira nº 26 83B

Prós

- Bom para o futuro econômico do Brasil
- Uma nova reserva energética
- Nova fonte de empregos
- Atrai novos investimentos para o país
- Abertura de um fundo social

Contras

- Aumento dos gastos com a defesa do território
- Não há certeza de que há tanto petróleo
- Tecnologias diferentes para explorar cada área devido as formações heterogêneas
- Aumento da poluição dos mares
- Necessita de mão-de-obra qualificada

13A Derli_07 Hideki_16 disse...

O petróleo hoje no mundo e usado como fonte de riqueza para alguns paises e reerguer a sua economia.
Alguns prós para a exploração do petróleo:
1. A Petrobras ira desenvolver o mercado nacional gerando empregos no Brasil;
2. O Brasil hoje se é um auto-suficiente em petróleo, assim podendo exportar mas deste produto para outros paises, e ira melhorar os seus portos para a exportação;
3. O governo ira converter parte dos seus lucros para a população, em educação, saúde, e outros;
4. O Brasil também conta com a vantagem de ter encontrado petróleo no pré-sal, na época em que o petróleo é um bem muito valorizado, assim podendo vendê-lo a um alto preço;
5. A Petrobras iria se desenvolver cientificamente com a perfuração de novos poços.

Contra:
1. Empresas estrangeiras poderiam investir no pré-sal, diminuindo assim o lucro da Petrobras, e o petróleo se esgotaria em pouco tempo;
2. O país ficaria dependente de um único produto;
3. Pode ameaçar o Brasil, havendo conflitos armados para conquista do petróleo;
4. É necessário pensar em como explorar as reservas encontradas, caso contrário, com os investimentos elevados, nossa economia pode não estar preparada, o que prejudicaria o país;
5. Se não houver a exploração consciente o petróleo se esgotara rapidamente.

Gustavo Tamanaka e Caio Camargo 13A disse...

O pré-sal pode se tornar em pouco tempo para o governo uma importante fonte de renda. Diante disso, temos a possibilidade da geração de emprego, uma melhoria na saúde e na educação, entretanto teríamos recursos para a política paternalista do governo.

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL733425-9356,00-TEMPORAO+QUER+RECURSOS+DO+PRESAL+TAMBEM+PARA+SAUDE.html

Nesse artigo podemos ver a preocupação do ministro da saúde Temporão, da base governamental, a respeito da possibilidade de investimento dos recursos do pré-sal para a área da saúde. As divisas geradas pelo pré-sal podem engrossar a pasta de recursos do SUS, que realmente carece de dinheiro.
Podemos citar ainda como melhora das condições sociais o aumento de empregos, diretos e indiretos. Havendo a possibilidade de serem abertos milhares de postos de trabalho na construção de plataformas, construções civis, maquinário para exploração, indústrias metalúrgicas, entre outras.
Teremos ainda uma valorização da moeda brasileira no cenário internacional como podemos ver nesse artigo:

http://noticias.r7.com/economia/noticias/pre-sal-deve-ampliar-papel-do-brasil-no-mundo-20090929.html

O assistencialismo do governo poderá se fortalecer, uma vez que o bolsa família e outras medidas paternalistas ganharam mais recursos. Dessa forma o governo pode aumentar sua abrangência, isso torna mais pessoas totalmente depende do governo, sem perspectivas futuras que continuarão a engrossar as linhas da pobreza do país.

Guilherme10_Heitor13 disse...

Sabemos que o Brasil possui grandes riquezas naturais mal utilizadas, maximizando um problema muito visível em nosso país: a concentração de renda nas mãos de poucos, levando-nos a conviver com a miséria de muitos.
Diante disso, nos perguntamos: todos nós seremos beneficiados pela descoberta deste minério ou somente a elite terá acesso a ele?
Os políticos e as pessoas falam que o dinheiro será utilizado para o investimento em educação, saúde e segurança pública, cabe a nós torcer para que isso realmente ocorra, pois só assim o Brasil conseguirá ser o país que tanto queremos, um país de primeiro mundo.

21 Matheus / 22 Paula - 82B disse...

No âmbito econômico é evidente a importância do Pré-Sal para o Brasil, pois proporcionará uma nova fonte de renda para o país. Além do capital e do combustível que o mesmo irá gerar, haverá milhares de empregos e um grande estímulo para o desenvolvimento tecnológico. Segundo especialistas, o Brasil pode dar um salto no ranking dos países com as maiores reservas de óleo e gás no mundo, valorizando o mesmo perante as nações desenvolvidas.

Por outro lado, existe a possibilidade de uma má administração do capital gerado com o Pré-Sal. Este que deveria ser voltado ao desenvolvimento nacional, pode acabar propiciando somente o enriquecimento de líderes políticos, visando apenas o benefício próprio. Outra possível consequência seria a disputa que essa busca por maiores lucros acarretaria, como já ocorreu em países como Irã e Iraque. Por fim, é necessário ressaltar que se o Pré-Sal se tornar uma realidade o aumento da poluição será inevitável, contribuindo para a degradação ambiental.

Anônimo disse...

Pré-sal deve elevar crescimento do País, pois o brasil passa por um período de transição econômica. Estamos na ante-sala do crescimento econômico que pode chegar a 6% ao ano com distribuição de renda e geração de riqueza. Com isso o pré-sal se constituiu em mais um elemento de redução da vulnerabilidade e mais um elemento para potencializar o crescimento brasileiro. A economia brasileira é sólida, diversificada e dinâmica. Em outros países o petróleo surgiu em uma fase inicial de crescimento. O pré-sal é uma possibilidade concreta e histórica de consolidar o padrão de crescimento do país.

Lucca Cintra n°20 83C/53A

Anônimo disse...

A descoberta do pré-sal, fará com que o País fique entre os dez maiores produtores no mundo, fazendo com que sua riqueza aumente, gerando mais empregos e sendo melhor reconhecida mundialmente.
Porém através desta descoberta, o Brasil poderá ser mais um dos paises que poluem o ambiente, e que fazem as drásticas mudanças climáticas no mundo.

Nome:João Vitor Vicente nº16 83C

Anônimo disse...

Nº27 83C

Pré-sal é a denominação das reservas petrolíferas encontradas abaixo de uma profunda camada de sal no subsolo marítimo, também chamada de sub-sal. As rochas reservatório deste tipo de região normalmente são encontradas em regiões muito profundas, de difícil localização e de acesso mais complexo. A maior parte das reservas petrolíferas "pré-sal" ou "sub-sal" atualmente conhecidas no mundo está em áreas marítimas profundas e ultra-profundas.Nas camadas rochas da camada pré-sal existentes no mundo, a primeira descoberta de reserva petrolífera ocorreu no litoral brasileiro, que passaram a ser conhecidas simplesmente como "petróleo do pré-sal" ou "pré-sal". Estas também são as maiores reservas conhecidas em zonas da faixa pré-sal até o momento identificadas.Depois do anúncio da descoberta de reservas na escala de dezenas de bilhões de barris, em todo o mundo começaram processos de exploração em busca de petróleo abaixo das rochas de sal nas camadas profundas do subsolo marinho. Atualmente as principais áreas de exploração petrolífera com reservas potenciais ou prováveis já identificadas na faixa pré-sal estão no litoral do Atlântico Sul. Na porção sul-americana está a grande reserva do pré-sal no litoral do Brasil, enquanto, no lado africano, existem áreas pré-sal em processo de exploração (em busca de petróleo) e mapeamento de reservas possíveis no Congo (Brazzaville) e no Gabão. Além do Atlântico Sul, especificamente nas áreas atlânticas da América do Sul e da África, também existem camadas de rochas pré-sal sendo mapeadas à procura de petróleo no Golfo do México e no Mar Cáspio, na zona marítima pertencente ao Cazaquistão. Nestes casos, foram a ousadia e o trabalho envolvendo geração de novas tecnologias de exploração, desenvolvidas pela Petrobrás, que acabaram sendo copiadas ou adaptadas e vêem sendo utilizadas por multinacionais para procurar petróleo em camadas do tipo pré-sal em formações geológicas parecidas em outros locais do mundo. Algumas das multinacionais petrolíferas que estão procurando petróleo em camadas do tipo pré-sal no mundo, aprenderam diretamente com a Petrobrás, nos campos em que exploram como sócias da Petrobrás no Brasil.

Anônimo disse...

Leandro D. Orestes n:18 53A/83C

PRÉ SAL
PONTOS POSITIVOS

1) Mudança do contrato de concessão para contrato de partilha
O atual contrato de concessão prevê a propriedade do petróleo para quem o produzir. Além de contrariar a Constituição que, no seu artigo 177 mantém o monopólio da União, ele retira da União uma enorme vantagem: quem tem a propriedade do petróleo tem um extraordinário poder de barganha, podendo obter grandes vantagens geopolíticas e contrapartidas. Considerando que estamos entrando no terceiro e definitivo choque do petróleo, fruto da chegada do pico de produção mundial, este poder se torna cada vez maior.
O contrato de partilha, que é usado nos países grandes produtores, restaura a propriedade do petróleo para a União que pode pagar a parte do operador em petróleo ou em dinheiro. Nos países exportadores essa parcela é, em média, 16% do óleo lucro (óleo bruto menos despesas de produção).
A legislação em vigor, gerada sob o argumento de que era necessário incentivar a vinda de empresas estrangeiras para investir correndo altos riscos e possibilidade de baixo retorno, ofereceu vantagens como a propriedade do petróleo e um baixo percentual a ser pago à União. Logo, não se aplica ao pré-sal. A Petrobrás, depois de 30 anos de pesquisa, descobriu uma província petrolífera enorme, tendo furado 13 poços e achado petróleo nos treze. Logo, o pré-sal não tem mais risco e a possibilidade de retorno dos investimentos é muito alta. Portanto, a legislação atual tem que ser mudada e o contrato de concessão também. Defendemos a volta da Lei 2004 que deu ao país a auto-suficiência e permitiu que a Petrobrás desenvolvesse as pesquisas para a descoberta do pré-sal.
Além de ser a tendência moderna, pois 80% das reservas mundiais pertencem a empresas estatais, contra apenas 3% pertencentes ao cartel internacional, o petróleo é um bem absolutamente estratégico e tem que ser controlado pelo país proprietário dele.

2) A Petrobrás será a operadora de todos os blocos.
Em alguns casos, dos campos considerados estratégicos (alta produtividade e baixo risco) ela terá toda a operação para si, pagando à União um percentual do óleo lucro na faixa de 70 a 80%. Nos demais, haverá leilão e o consórcio vencedor será aquele que oferecer maior percentual para a União. Do percentual que couber ao consórcio, a Petrobrás terá 30% para si e a outra empresa terá 70%. A grande vantagem desta proposta é que a Petrobrás como operadora irá desenvolver o mercado nacional, gerar empregos no país e desenvolver a capacitação nacional. Além disto, ela irá obedecer a velocidade de produção estabelecida pelo Conselho Nacional de Política Energética e, muito importante, garantir a lisura na medição dos quantitativos produzidos, pois tal medição gera muita manipulação no mercado internacional.

3) Criação de um Fundo Social

É importante porque evita a entrada dos dólares de exportação na economia, sobrevaloriznado o real. O fundo irá aplicar os recursos no mercado internacional, e no país e os resultados serão aplicados em investimentos sociais.

PONTOS NEGATIVOS
1) Continuidade dos leilões
A entrada maciça de dólares no país causaria uma sobrevalorização do real inviabilizando as empresas de exportação fora do setor petróleo. Geraria uma dependência de um único produto. Seria a famosa doença holandesa. Poderia também gerar a doença nigeriana, mais grave: empresas estrangeiras produziram e exportaram o petróleo da Nigéria, o país não saiu da pobreza e ficou sem petróleo;
Os dólares recebidos pela exportação do petróleo teriam que ser aplicados nos títulos do tesouro americano, rendendo juros negativos e aplicados através de uma moeda decadente.

2) Criação da Petrosal
A criação dessa empresa pressupõe a continuação dos leilões com todas as desvantagens já citadas. Não havendo leilões e o Governo usando a Petrobrás para desenvolver o pré-sal, essa estatal é totalmente desnecessária.