segunda-feira, outubro 26, 2009

MEDIDAS EXTREMAS - ATIVIDADE 83C


Assistimos ao filme "Medidas Extremas", que trata dos dilemas da ética médica e nos faz refletir sobre a importância dela em nossa vida cotidiana.


Faça uma reflexão sobre o que você assistiu e depois redija um texto respondendo aos seguintes questionamentos:


No filme quais os princípios básicos que serviram de apoio a decisão do médico quanto a escolher para qual paciente a sala cirúrgica poderia ser utilizada? Quais critérios auxiliaram sua escolha?

O que a enfermeira quis dizer ao criticá-lo por haver feito uma escolha moral?

Qual o grau de autonomia dos sujeitos da pesquisa sobre a qual o filme se desenvolve?

Você acredita que os fins justificam os meios? Justifique sua resposta.

Como "julgar" as pessoas envolvidas para que a pesquisa prosseguisse, mesmo comprometendo vidas?

O que pensa sobre a questão da solicitação por receitas médicas, quando se percebe que se trata de dependência?

Como lidar com resultados quando não confiamos nos profissionais que o fizeram?

Se você estivesse no lugar de Guy (o médico residente), se envolveria tão profundamente no problema?


Antes de responder as questões acima procure pesquisar sobre:

O que é ética?

O que é preciso fazer para ser ético?

Em que medida a ética é importante para nossa vida pessoal, social, acadêmica, política?


12 comentários:

Anônimo disse...

Ética busca explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns.
A ética não pode ser confundida com lei, mesmo com a lei possuindo principios éticos, são coisas diferentes, pois ao desrespeitar as leis se pagará algum preço por tal ato, e desrespeitando a ética talvez não se pague.
Ser ético, nada mais é que agir corretamente diante da sociedade e de seus valores, não olhando para si mesmo, mas pensando em um conjunto, pensando em todos. É cumprir com os valores da sociedade em que vive, respeitando a tudo e a todos.
A ética é importante na nossa vida pessoal pelo fato de sermos mais coerentes, e termos a certeza que todos os nossos atos estão corretos diante dos valores da sociedade, é viver melhor, de bem com a vida, pensar sempre positivo.
Na vida social, pelo fato de nossos relacionamentos com as pessoas serem melhor, de ter um nível de amizade melhor, de fazer o bem pelo próximo e ter a certeza de uma retribuição, ser reconhecido pelos outros pelos nossos bons atos.
Em questões políticas, a ética é muito importante, pois é por ela que se eliminam as corrupções existentes na política, pois quem tem ética, não entraria em jogos sujos como muitos políticos sem ética entram e se envolvem cada vez mais.
Na questão do filme, numa das cenas da escolha de quem seria operado primeiro, ele colocou o seu ponto de vista ético, não relacionado ao que necessitava mais da operação (que no caso era o “Bandido”), mas a questão do policial estar a serviço, ser pai de família, e a questão que também aumentaria sua moral no caso.
A enfermeira no filme fez uma critica por ele ter feito uma escolha moral, pois aumentaria sua moral na história, mesmo sabendo que o outro paciente poderia morrer, resolveu arriscar fazendo a operação menos grave, que era a do policial.
Sobre o grau de autonomia dos sujeitos da pesquisa seria zero, pois além de não terem opção de escolha, eram pegos de surpresa, sem saber para onde estavam indo,e forçados para fazer as pesquisas talvez sem retorno algum.
Os fins não justificam os meios no caso do filme, pois as pessoas que estavam sendo pesquisadas eram forçadas, e mesmo com um fim bom para a humanidade, para essa questão ser ética teria que ser bom para os dois lados, tanto pelo lado da felicidade da humanidade quanto as pessoas que estavam sendo pesquisadas, que também são seres humanos e deveriam ser respeitadas, mesmo sendo moradores de rua e não tendo família.
Para julgar as pessoas envolvidas, é difícil falar, pois no fundo essas pessoas estavam querendo ajudar a humanidade, porém sem ética, pois não pensaram nas pessoas pesquisadas consideradas “indigentes”.
Acho que mesmo no caso de dependência,a solicitação de receitas deveriam ser levadas mais a sério, pois é uma questão ética, onde essa pessoa que receberá a receita, poderá sofrer algum dano físico, onde falta ética do médico nesse caso.
Se eu estivesse no lugar do doutor Guy eu não me envolveria de tal forma como ele, pois ele se arriscou muito, mesmo sendo algo bom para as pessoas que estavam sendo pesquisadas, e numa questão ética também, acho que não arriscaria minha vida nesse caso.

Nome: João Vitor Vicente nº16

Anônimo disse...

Ética é um conjunto de regras, princípios ou maneira de pensar e expressar, é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde. Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É estar tranqüilo com a consciência pessoal. É cumprir com os valores da sociedade em que vive, ou seja, onde mora, trabalha, estuda, etc.Para termos uma vida pessoal,social,acadêmica e política tranqüila devemos ser honesto em qualquer situação, ter coragem para assumir as decisões,ser tolerante, flexível , íntegro e ser humilde.
No filme o médico escolhe por salvar a vida do policial primeiro pois ele possuía família e filhos para cuidar.
A enfermeira achou que o médico agiu de forma errada porque escolheu salvar o policial e correr o risco de deixar o bandido morrer,o qual estava mais ferido.Ou seja,fazendo uma escolha moral ao invés de agir como um profissional.
As pessoas usadas nas pesquisas eram na maioria das vezes mendigos que não tinham família,eram usados como cobaias,pois não agiam por vontade própria,eram forçados a esses experimentos.
Eu acho que os fins não justificam os meios,pois os médicos estavam matando pessoas para salvar outras,o que não é correto.
Esses médicos estavam errados,suas intenções eram boas mas seus métodos eram equivocados,pois eles forçavam as pessoas a serem cobaias de suas pesquisas e a grande maioria morreria depois dos experimentos.
Médicos que solicitam receitas medicas para pessoas dependentes não agem com ética,pois esses mesmos remédios poderiam estar ajudando no tratamento de outras pessoas que realmente precisam, ao invés de estarem nas mãos de viciados.
Se eu possuísse os resultados das pesquisas feitas de forma equivocada, eu usaria os resultados, porem de forma correta.Porque mesmo esses resultados serem descobertos através de experiências cruéis serviriam no tratamento de pessoas com paralisia,câncer e outras doenças,e acelerariam as descobertas de novas curas e tratamentos para diversas doenças.
Se eu estivesse no lugar do médico GUY me envolveria no assunto mas com cautela,pois vidas estavam sendo tiradas para fazer pesquisas,e não poderia deixar isso acontecer.
nome:Leandro n:18 53A/83C

Anônimo disse...

Nº 27

Link com texto: http://rapidshare.com/files/301588240/Portugues_texto.zip.html

O numero de caracteres ultrapassou o limite do blog então foi necessario fazer o upload do arquivo de texto.

Anônimo disse...

A ética faz parte de uma das três grandes áreas da filosofia, mais especificamente , é o estudo da ação - práxis. Ao lado do estudo sobre o "conhecimento" - como a ciência, ou a lógica - e do estudo sobre o "valor" - seja ele artístico, moral, ou científico - o estudo sobre a ação engloba a totalidade do saber e da cultura humana. Está presente no nosso cotidiano o tempo todo, seja nas decisões familiares, políticas, ou no trabalho .
A palavra ética tem origem no termo grego ethos, que significava "bom costume", "costume superior", ou "portador de caráter".
No filme Medidas Extremas foi abordado o assunto ética no ambiente profissional, no caso, no ambiente hospitalar e científico. Logo nas primeiras cenas um médico se ve na dúvida de qual paciente atender primeiro sendo que só havia uma vaga no centro cirurgico. Entre os pacientes havia um policial baleado e um assaltante. O médico escolheu o policial.
Se essa decisão fosse tomada a partir de uma iniciativa ética, o médico deveria optar por aquele que tivesse maior chance de sobreviver, por exemplo, e não baseado nos julgamentos morais que a sociedade impõe "bom" e "mau". Sua função é socorrer a todos que dele precisar.
No filme também teve a polêmica da pesquisa com célula tronco. Um médico de renome, muito competente, se sente no direito de decidir o destino de indigentes . Ele sequestrava mendigos e os usavam em suas pesquisas. Mesmo que essas pessoas não tivessem grandes perspectivas de vida nada da o direito de uma pessoa decidir sobre a vida da outra, mesmo por um "bem maior".
O médico residente desconfiado dessas experiências investigou a fundo e acabou se envolvendo demais sendo inclusive prejudicado profissionalmente pelos envolvidos nas pesquisas. Penso que se fosse eu no lugar desse medico não me envolveria tanto assim.
Definir o que é um agir ético, moral, correto ou virtuoso é se inscrever numa disputa social pela definição legítima da boa conduta. Da conduta verdadeira e necessária. Avaliar a melhor maneira de agir pode ser visto de pontos de vista totalmente diversos.

N°29 83C

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

A origem da palavra ética tanto em grego como latim nos remete ao caráter, ou costumes. Diferentemente da moral, ética é teórica e busca explicar e justificar os costumes de uma determinada siciedade.
Para sermos éticos, devemos levar em conta os valores morais e pricípios que norteiam a conduta humana na sociedade para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social onde ninguém saia prejudicado.
A ética é importante em nossa vida em grande medida, pois, é ela que nos ajuda muitas vezes a tomarmos difíceis decisões contribuindo para o funcionamento social.
No filme, para a escolha de quem seria o primeiro operado foi aplicado o ponto de vista ético. O policial era um trabalhador e possuía uma familia, enquanto o outro era um bandido.
Ao fazer essa escolha, a enfermeira acaba discordando e fazendo uma crítica à essa escolha, pois, apesar de bandido, o outro homem poderia morrer.
Ao observarmos o grau de autonomia dos pacientes, podemos dizer que era zero, como se eles não tivessem escolha. Isso porque fizeram parte das pesquisas praticamente sem saberem pra onde iriam.

Nome: Veronica Liss N°30 Turma: 83C

Anônimo disse...

Ética é, mais especificamente, o estudo da ação - práxis. Ao lado do estudo sobre o 'conhecimento' - como a ciência, ou a lógica - e do estudo sobre o 'valor' - seja ele artístico, moral, ou científico - o estudo sobre ação engloba a totalidade do saber e da cultura humana. Está presente em nossas decisões familiares, profissionais, ou no trabalho.

• No filme o médico usa critérios baseados na nossa sociedade, dá preferência a um policial, por ter a fama de bonzinho, e deixa o assaltante pra segundo caso. Logo o médico não cumpre com a ética profissional, ele deveria atender aquele que mais necessitava de sua ajuda.

Segundo a enfermeira o médico faz uma escolha moral, salvar a "pessoa boa".

• Aborda também a polêmica sobre células tronco. Um médico renomado e competente que se sente no direito de decidir o destino de indigentes.
Ele usava mendigos em sua pesquisa. Por mais que essas pessoas não tenham grandes expectativas de vida, nenhuma pessoa tem o direito de decidir sobre a vida da outra.

O médico residente, desconfia, e investiga a fundo essa experiência, com isso acaba se envolvendo demais, sendo assim prejudicado profissionalmente. Imagino, que poucas pessoas se envolveriam assim no lugar dele, pra tentar salvar esses indigentes, prejudicando sua propria carreira.

Uma ação ética é por fim, agir de maneira correta, não como impõe a sociedade atual, onde os fracos não vez, e ver e coompreender os dois lados.

n° 23.

Anônimo disse...

A palavra Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Através do latim mos (ou no plural mores), que significa costumes, derivou-se a palavra moral.[1]. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade.
O que significa ser ético? Ser ético nada mais é que cumprir os valores da sociedade em que vive, é agir sem prejudicar o próximo, é agir e se responsabilizar pelas conseqüências de suas ações. Todo ser ético pensa antes de agir e age sabendo que terá que assumir os resultados.
A consciência moral, segundo a autora do livro Convite à filosofia, Marilena Chaui, está ligada ao senso moral e ambos dizem respeito a valores, sentimentos, intenções e ações referidas ao bem, ao mal e ao desejo de felicidade, sentimentos e ações que estão intrínsecas às relações que temos com o outro, portanto fazem parte da nossa vida.
a etica é importante pois é a partir dela que podemos diferenciar o certo do errado, o justo do injusto e ter o poder de escolha e determinação.
No filme,para a escolha de quem
seria o primeito a ir para a sala de cirurgia foi usada a etica como criterio e não a necessidade, o policial era um trabalhador que tinha familha e o outro paciente era um bandido.
A enfermeira adota uma postura critica perante a escolha do médico, pois o bandido poderia morrer
O grau de autonomia é zero. Pois os pacientes não tinha escolha, não sabendo para onde iriam, quando se davam conta já faziam parte das pesquisas
Os fins de forma alguma justifica os meios. Matar pessoas, para salvar outras não é correto e como médicos mais do que ninguem estes deveriam assumir outra postura, ou até mesmo procurar a possibilidade de curar seus pacientes sem estas experiências.

Nome: Mariana Pola N°24 turma:83C

Anônimo disse...

Os critérios adotados pelo médico se basearam no conceito de moral existente na nossa sociedade.
Segundo o seu julgamento o policial tinha prioridade visto ser alguem util a sociedade em relação ao outro ferido, que possuia um historico não muito bom. Nessa escolha o criterio utilizado foi baseado na ideia que se tinha sobre os dois acidentados. E conceito que a sociedade molda segundo o historico de ações das pessoas.
Segundo a enfermeira ele fez uma escolha moral por salvar "A BOA PESSOA", logo a atitude que mais beneficiaria a sociedade. É melhor um policial vivo a um bandido.
Segundo o filme o grau de autonomia é alto, porque eles decidem pelo paciente que será usado como cobaia na pesquisa. No caso os mendigos.
Segundo a sociedade os fins não justificam os meios. Muitas pessoas dizem isso, mas não o fazem. Logo acabam ocultando os meios utilizados.
Penso que os fins justificam os meios desde que nenhuma pessoa sai ferida. No entanto um pouco de cautela sempre é util.
Julgar não cabe o mim. Mas concordo que a atitude cabivel nesse caso seja por exemplo pagar uma indenização para os participantes. Redigir um termo de conscentimento da pessoa.Mostrando que ela esta ciente dos riscos.
No caso de dependencia poderia se suspender a receita e prescrever um tratamento adequado ou um local para a realização do tratamento.
Caso eu estivesse no lugar do medico checaria qual dos pacientes deu entrada primeiro, mesmo que a diferença fosse de um minuto nas fichas, o que chegou primeiro teria minha preferencia.

N 06 Turma 83C

Anônimo disse...

nº28 83c

O filme mostra a partir de situações e escolhas como entra a questão ética e moral no cotidiano de um médico.
Em um primeiro exemplo temos a questão de qual paciente levar para sala de cirurgia.
Nesse momento vemos o doutor levando em conta mais a questão moral que a médica com a escolha do policial.
Situações como essas levam a várias interpretações, por exemplo, a enfermeira que julga o doutor de forma negativa quanto a sua atitude
Pelo lado do doutor sua escolha se apoiou no caso do policial ter família e no bandido ser o causador desse ocorrido, foi a partir desse conceito que o doutor escolheu o paciente.
Um outro caso são as pesquisas realizadas, como desculpa temos que os fins justificam os meios, porém essa não é uma atitude ética pois salvar vidas não é razão para destruir outras.
Os médicos assim como todos temos muitas questões éticas que devemos levar em conta no nosso dia-a-dia, cabe a nós escolher.
Como última questão temos médicos na escolha de dar remédios a pessoas aparentemente viciada, ou não, bem os médicos tem como dever ajudar as pessoas e dar a elas remédios sem a verdadeira necessidade não é ajudar.

Anônimo disse...

A ética é uma característica de toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na sociedade. Todo homem possui um senso ético, por isso ele fica avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas. Essas classificações sempre têm relação com a cultura que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.
No filme o médico resolveu não agir de acordo com a ética ao escolher o policial para ser operado primeiro, sendo que o estado do assaltante estava em um estado bem pior.
O comentário da enfermeira foi uma maneira de mostrar que se o medico partisse de um ponto ético ele operaria o assaltante primeiro, já que os riscos deste morrer eram bem maiores.
O grau de autonomia dos sujeitos da pesquisa sobre a qual o filme se desenvolve é nenhum, pois eles não tinham opção de escolha.
Eles agiam sem seguir os conceitos éticos ao escolher o destino dos indigentes para serem usados em pesquisas, como se fossem de ratos de laboratório. E nada da ao direito do médico decidir de forma tão irracional o destino de uma pessoa, por pior que for sua condição de vida, nada da a ele o direito de fazer essa decisão.
Se eu estivesse no lugar do médico residente eu me envolveria até certo ponto, pois quanto mais envolvido no caso, as chances de riscos são bem maiores.

53A/83C - n° 04

Anônimo disse...

n°12 83c

O filme medidas extremas trata a questão ética e as decisões delicadas que temos que tomar levando-a em conta. Em muitas situações Luthan se depara com esse dilema, e a principal, na minha opinião ocorre quando ele decide levar à sala de cirurgia , entre os pacientes com grau de risco diferentes o que tinha mais chances de sobreviver. Pensando que assim seria justo, além disso alega ,quando escolhe o policial para cirurgia ao em vez do ladrão que aquele tinha uma família e pessoas precisando dele já este não. Ora faltou ética neste ponto porque como um médico que está ali conhecendo a pessoa naquele segundo pode “medir” quem é que merece ter a chance de viver, apesar de tudo, todos somos iguais.
Também inconformada com o que levou o médico a essa decisão, a enfermeira diz que ele escolheu baseando-se na moralidade e não no que ele afirmou.
Quantas as pesquisas que estavam sendo feitas, é claro, salvar vidas é muito importante, mas nem sempre os fins justificam os meios, caso contrário, todos teríamos como justificar nossos atos na maioria das vezes. Não é certo comprometer vidas pensando em uma pesquisa, pois antes de salvar a mesma estará matando.
Outro ponto muito importante mostrado no filme é o quão grave pode se tornar quando um médico receita um remédio porque o paciente pede e não por ser necessário. Um remédio só deve ser dado quando é preciso e não quando ocorre a dependência. Se um médico cede a vontade do paciente podemos ver que ele não é confiável, pois não se preocupou em primeiro lugar com a saúde do paciente.