quinta-feira, maio 24, 2007

Euclides da Cunha

Euclides da Cunha (E. Rodrigues Pimenta da C.), engenheiro, jornalista, professor, ensaísta, historiador, sociólogo e poeta, nasceu em Cantagalo, RJ, em 20 de janeiro de 1866, e faleceu no Rio de Janeiro em 15 de agosto de 1909. Eleito em 21 de setembro de 1903 para a Cadeira n. 7, na sucessão de Valentim Magalhães, foi recebido em 18 de dezembro de 1906, pelo acadêmico Sílvio Romero, na academia Brasileira de Letras.

Quando irrompeu o movimento de Canudos, São Paulo colaborou com o país na repressão do conflito, mandando para o teatro da luta o Batalhão Paulista. Euclides foi encarregado pelo jornal Estado de S. Paulo para acompanhar como observador de guerra o movimento rebelde chefiado por Antônio Conselheiro no arraial de Canudos, em pleno sertão baiano. Lá escreveu uma de suas obras mais importantes : Canudos, que retratava a realidade fria do povo de Antonio Conselheiro.


Grupo 03
Carolina Alves Andreoti n°03
Juliana de Almeida Guerreiro n°17
Jully Carolina Erba n°18
Natalia Nacamura n°21
Nathalia do Carmo Soares n°22

3 comentários:

Nathalia disse...

Nathalia do Carmo Soares n°22

Euclides retratou o sertão da Bahia, um movimento popular, de cunho religioso, desenvolve-se já faz alguns anos. Liderado por Antônio Conselheiro, tem no abandono histórico por parte dos governos e de suas políticas públicas, bem como na pobreza das populações interioranas brasileiras um de seus motores.

Unknown disse...

Fernando Duro - 81A

Euclides da Cunha foi um grande homem que nos contemplou com magníficos livros, contando fatos históricos como é o caso do livro "Canudos".
Seus artigos foram um verdadeiro choque na sociedade daquela época, onde este jeito de se expressar ainda era desconhecido ou até estranho.
Foi um homem que se consagrou em inumeras profissões, mostrando muito do esforço que o caracterizou como um modernista.

Unknown disse...

Jully Carolina Erba nº18

Realmente, Euclides da Cunha ficou conhecido por escrever bastante sobre a Guerra dos Canudos. Por curiosidade, ele além de escritor também foi o 1º tenente e bacharel em Matemáticas, Ciências Físicas e Naturais, e sua morte até hoje parece ter sido uma emboscada. Seu primeiro livroo publicado foi O Democrata, e seu ultimo foi 1909. Ele teve um papel importante na historia da literatura no Brasil.