quinta-feira, maio 24, 2007

Mudando a língua portuguesa...(para melhor ou pior?)
Mais fácil ou mais difícil?
As opiniões das pessoas são muito diferentes a respeito das mudanças que ocorrerão na língua portuguesa. E você? Qual a sua opinião sobre isso?

Essa mudança, o tratado de Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa produzido por acadêmicos em 1990, entrará em vigor a partir do ano que vem, com um período de adaptação de dois anos.
O objetivo de todas as mudanças é fazer com que a língua se torne uma só, homogênea, assim, possibilitará a utilização dos mesmos livros didáticos pelos países, criando uma relação entre as línguas e facilitará o intercâmbio entre as culturas.

As alterações ocorrerão em oito países: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. No Brasil, cerca de 0,5% das palavras devem sofrer modificações.Serão 21 bases de mudança na estrutura da língua.

Algumas mudanças nas grafias (no Brasil):

Ø Queda de acentuação:
· Paroxítonas terminadas em duplo “o”, como “enjôo”, perdem o circunflexo;
· A terceira pessoa do plural dos verbos “crer”, “dar”, “ler” e “ver” e seus decorrentes perdem o circunflexo: “creem”, “deem”, “leem” e “veem”;

Ditongos abertos “ei” e “oi” em palavras paroxítonas perdem o acento agudo, por exemplo, “assembléia” mudará para “assembleia” e “jibóia” para “jiboia”.

Ø Finalmente cai o trema!
· “Lingüiça”, passa a ser “linguiça”, e “freqüência” passa a ser “frequência”.

Ø O alfabeto:
· As letras “K”, “Y” e “W” vão fazer parte do alfabeto, oficialmente.
//Angélica Felício Massoca, nº 03, turma: 82A//

Nenhum comentário: