terça-feira, maio 22, 2007

OS BRASILEIROS DE TODOS OS TEMPOS
Monteiro Lobato: um dos grandes escritores do Brasil, um belo representante do movimento Pré-Modernista brasileiro (movimento literário de transição entre tendências modernas européias e o Modernismo). Quando julgava que deveria tomar alguma atitude, Lobato escrevia... Esta era sua forma de reivindicar.


“Pobre Jeca Tatu! Como és bonito no romance e feio na realidade!” Jeca Tatu, é o protagonista do livro Urupês (1918). Ele representava os cablocos do interior, os caipiras marginalizados pelas elites que não os aceitavam, que os tachavam de adjetivos pejorativos e não os incluíam na sociedade. A intuição de Lobato, era pintar o cabloco braileiro, como ele era, sem idealizações, expondo sua vida, suas mazelas, seus problemas sem solução.

Jeca vive com menos, e não deseja mais, simplesmente pela contextualização de sua vida, pelas possibilidades e oportunidades que lhe eram negadas.
Zé Brasil, outro personagem caricatural de Lobato, retoma a idéia do brasileiro às margens sociais, desta vez em uma época mais à frente da de Jeca, mas ainda representa os mesmos brasileiros esquecidos:
“Esses doutores, esses escrevedores nos jornais, esses deputados, paravam ali e era só critica: vadio, indolente, sem ambição, imprestável... não havia o que não dissessem do Zé Brasil. Mas ninguém punha atenção nas doenças que derreavam aquele pobre homem [...] E cadê doutor? Cadê remédio? Cadê jeito? O jeito era sempre o mesmo: sofrer sem um gemido e ir trabalhando doente mesmo[...]”
Esta passagem mostra um retrato da vida dos que vivem à margem da tão “civilizada” sociedade, são ignorados, deixados de lado, muitas vezes até proibidos de viverem inclusos na sociedade fixa, segura, independente. Não podem se apegar ou nada construir, pois estão sempre dependendo da vontade daqueles donos das terras em que vivem. Não são compreendidos, não são perpetuados, suas vidas vem e vão sem que ninguém se importe em registrá-las, ou pelo menos notá-las.

E assim viveram e vivem milhões de brasileiros, de diferentes locais, com diferentes culturas, mas estão do norte ao sul do Brasil “jogados às traças”, a mercê do tempo e do vento, que os leva pra longe da vida que nem se quer puderam sonhar e desejar para si : A eles até os sonhos são negados.

Jeca Tatu e Zé Brasil são personagens intrínsecos do Brasil, estão nos homens e mulheres que aqui viveram desde o princípio.

Agora é a sua vez, contextualize estes personagens no Brasil atual, quem são os novos Jecas Tatu? Aonde vivem (região, estado,cidades)? Como vivem? Eles ainda são os mesmos esquecidos de 1918?
Reflita um pouco sobre isso e deixe um comentário dizendo a sua opinião.

Turma 83A GRUPO : Carolina Dionisio - Henrique - Thais - Gabriel

Nenhum comentário: