terça-feira, maio 29, 2007

MUDANCAS NO VESTIBULAR DA UNICAMP PARA 2008

Leia sobre as mudancas ocorridas no vestibular da Unicamp para 2008 no link abaixo,

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u300421.shtml

quinta-feira, maio 24, 2007

Euclides da Cunha

Euclides da Cunha (E. Rodrigues Pimenta da C.), engenheiro, jornalista, professor, ensaísta, historiador, sociólogo e poeta, nasceu em Cantagalo, RJ, em 20 de janeiro de 1866, e faleceu no Rio de Janeiro em 15 de agosto de 1909. Eleito em 21 de setembro de 1903 para a Cadeira n. 7, na sucessão de Valentim Magalhães, foi recebido em 18 de dezembro de 1906, pelo acadêmico Sílvio Romero, na academia Brasileira de Letras.

Quando irrompeu o movimento de Canudos, São Paulo colaborou com o país na repressão do conflito, mandando para o teatro da luta o Batalhão Paulista. Euclides foi encarregado pelo jornal Estado de S. Paulo para acompanhar como observador de guerra o movimento rebelde chefiado por Antônio Conselheiro no arraial de Canudos, em pleno sertão baiano. Lá escreveu uma de suas obras mais importantes : Canudos, que retratava a realidade fria do povo de Antonio Conselheiro.


Grupo 03
Carolina Alves Andreoti n°03
Juliana de Almeida Guerreiro n°17
Jully Carolina Erba n°18
Natalia Nacamura n°21
Nathalia do Carmo Soares n°22
Mudando a língua portuguesa...(para melhor ou pior?)
Mais fácil ou mais difícil?
As opiniões das pessoas são muito diferentes a respeito das mudanças que ocorrerão na língua portuguesa. E você? Qual a sua opinião sobre isso?

Essa mudança, o tratado de Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa produzido por acadêmicos em 1990, entrará em vigor a partir do ano que vem, com um período de adaptação de dois anos.
O objetivo de todas as mudanças é fazer com que a língua se torne uma só, homogênea, assim, possibilitará a utilização dos mesmos livros didáticos pelos países, criando uma relação entre as línguas e facilitará o intercâmbio entre as culturas.

As alterações ocorrerão em oito países: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. No Brasil, cerca de 0,5% das palavras devem sofrer modificações.Serão 21 bases de mudança na estrutura da língua.

Algumas mudanças nas grafias (no Brasil):

Ø Queda de acentuação:
· Paroxítonas terminadas em duplo “o”, como “enjôo”, perdem o circunflexo;
· A terceira pessoa do plural dos verbos “crer”, “dar”, “ler” e “ver” e seus decorrentes perdem o circunflexo: “creem”, “deem”, “leem” e “veem”;

Ditongos abertos “ei” e “oi” em palavras paroxítonas perdem o acento agudo, por exemplo, “assembléia” mudará para “assembleia” e “jibóia” para “jiboia”.

Ø Finalmente cai o trema!
· “Lingüiça”, passa a ser “linguiça”, e “freqüência” passa a ser “frequência”.

Ø O alfabeto:
· As letras “K”, “Y” e “W” vão fazer parte do alfabeto, oficialmente.
//Angélica Felício Massoca, nº 03, turma: 82A//
A MORENINHA
Muitos pensam que "A moreninha" escrito em 1844 foi o primeiro romance brasileiro, porém se analisarmos cronologicamente, em 1843 Teixeira e Sousa escreveu "O filho do pescador", considerado um romance, mas o mesmo possui uma trama confusa e não define as linhas que o romantismo seguiria no Brasil. Por isso, convencionou-se adotar o romance de Joaquim Manuel de Macedo como o primeiro romance brasileiro.

Outro aspecto interessante a ser analisado, é que assim como "A moreninha" é considerado o marco inicial do romantismo no Brasil, "O Mulato" escrito por Aluísio Azevedo e "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis, ambos publicados em 1881, são considerados o marco final do romantismo em nosso país.

Nome: Núbia Caversan n°25
Turma: 82A

terça-feira, maio 22, 2007



“Caindo na real”

A terceira geração romântica em Portugal marcou um período de transição, pois começa a abandonar a deleitosa, mas ébria, geração “mal do século”, para voltar-se um pouco mais à realidade.

Ilustrações do pintor português Alfredo Roque Gameiro
O escritor Júlio Dinis (1839-1871), na verdade João Gomes Botelho (médico), foi um dos autores responsáveis por essa nova perspectiva, pois se preocupava com a descrição realista, mais objetiva, das típicas aldeias portuguesas, de seus habitantes e dos problemas sociais vivenciados.

É o que acontece em As Pupilas do Senhor Reitor (1867). Nesse romance, o escritor mescla personagens idealizadas, como Margarida e Daniel, a tipos populares, como beatas fofoqueiras, famílias interesseiras, aspectos característicos do realismo.

Em sua obra, destacam-se os romances Uma Família Inglesa (1868), A Morgadinha dos Canaviais (1868), Os Fidalgos da Casa Mourisca (1871), além do romance aqui comentado. Na poesia, são destaque os versos de outro pseudônimo de João Gomes Botelho, João de Deus (1830-1896). Vítima de tuberculose, João Gomes Botelho morre cedo, em 1871, aos 31 anos de idade, sendo um “divisor de águas” na uma produção literária.

Outras obras:
Serões da Província (1870)Poesias (1873)Inéditos e Dispersos (1910)Teatro Inédito (1946-1947)
Felipe – 82 B

OS BRASILEIROS DE TODOS OS TEMPOS
Monteiro Lobato: um dos grandes escritores do Brasil, um belo representante do movimento Pré-Modernista brasileiro (movimento literário de transição entre tendências modernas européias e o Modernismo). Quando julgava que deveria tomar alguma atitude, Lobato escrevia... Esta era sua forma de reivindicar.


“Pobre Jeca Tatu! Como és bonito no romance e feio na realidade!” Jeca Tatu, é o protagonista do livro Urupês (1918). Ele representava os cablocos do interior, os caipiras marginalizados pelas elites que não os aceitavam, que os tachavam de adjetivos pejorativos e não os incluíam na sociedade. A intuição de Lobato, era pintar o cabloco braileiro, como ele era, sem idealizações, expondo sua vida, suas mazelas, seus problemas sem solução.

Jeca vive com menos, e não deseja mais, simplesmente pela contextualização de sua vida, pelas possibilidades e oportunidades que lhe eram negadas.
Zé Brasil, outro personagem caricatural de Lobato, retoma a idéia do brasileiro às margens sociais, desta vez em uma época mais à frente da de Jeca, mas ainda representa os mesmos brasileiros esquecidos:
“Esses doutores, esses escrevedores nos jornais, esses deputados, paravam ali e era só critica: vadio, indolente, sem ambição, imprestável... não havia o que não dissessem do Zé Brasil. Mas ninguém punha atenção nas doenças que derreavam aquele pobre homem [...] E cadê doutor? Cadê remédio? Cadê jeito? O jeito era sempre o mesmo: sofrer sem um gemido e ir trabalhando doente mesmo[...]”
Esta passagem mostra um retrato da vida dos que vivem à margem da tão “civilizada” sociedade, são ignorados, deixados de lado, muitas vezes até proibidos de viverem inclusos na sociedade fixa, segura, independente. Não podem se apegar ou nada construir, pois estão sempre dependendo da vontade daqueles donos das terras em que vivem. Não são compreendidos, não são perpetuados, suas vidas vem e vão sem que ninguém se importe em registrá-las, ou pelo menos notá-las.

E assim viveram e vivem milhões de brasileiros, de diferentes locais, com diferentes culturas, mas estão do norte ao sul do Brasil “jogados às traças”, a mercê do tempo e do vento, que os leva pra longe da vida que nem se quer puderam sonhar e desejar para si : A eles até os sonhos são negados.

Jeca Tatu e Zé Brasil são personagens intrínsecos do Brasil, estão nos homens e mulheres que aqui viveram desde o princípio.

Agora é a sua vez, contextualize estes personagens no Brasil atual, quem são os novos Jecas Tatu? Aonde vivem (região, estado,cidades)? Como vivem? Eles ainda são os mesmos esquecidos de 1918?
Reflita um pouco sobre isso e deixe um comentário dizendo a sua opinião.

Turma 83A GRUPO : Carolina Dionisio - Henrique - Thais - Gabriel
O romantismo está em alta novamente?
Muitas das características observadas nos românticos, também são notadas em alguns membros dessa nova tribo:os EMOS. Eles são sensíveis e buscam por algo ou alguém que os compreenda e por isso, acabam se tornando depressivos ou buscando a morte.

Os emos também são conhecidos como pessoas que choram, acham a vida injusta e tem o constante desejo de morrer. É visível que os emos, hoje, tentam chamar mais a atenção que os antigos românticos. Estes declaravam seu amor e expressavam seus sentimentos de uma forma mais artística. Emos já impressionam pela parte visual: roupas e tipos de cabelos característicos são a marca registrada dessa turma, que também prega a paz e a liberdade.

A partir do estudo das três gerações do Romantismo:
Indianista: idolatrava a pátria e o índio como herói;

Mal-do-Século: vivia isolado do mundo depressivo e bebendo, achava que a única solução dos problemas era a morte;

Condoreira: pensava mais nos problemas sociais do que nos dele e possuía características mais próximas do Realismo;
Nota-se que os emos têm características mais semelhantes do romântico da segunda geração.
Na verdade, a intenção real dos emos parece ser de mostrar que eles não são iguais a todo mundo e se sentem excluídos pela avalanche de informações que a sociedade recebe todos os dias. Os românticos tentaram isso, mas numa época bem mais conservadora, onde a liberdade de expressões era mais limitada.

O estilo emo de ser resgata um tema antigo, porém sempre retratado: o preconceito. Este existe e sempre existiu. Qual a sua opinião sobre o mundo emo (roupas, modo de vida, exposição de sentimentos, músicas)?

Grupo 3 Turma 82A
Nomes:
Anderson Alves Ribeiro nº02
Nathalia Maldonado Cabral nº24
Núbia Caversan nº25
Tainá de Oliveira nº31
Joaquim Manoel Macedo – O Sentimentalista Popular

Joaquim Manuel de Macedo foi romancista, poeta, cronista literário e dramaturgo. Sua obra é extensa e fez grande sucesso na época. Criticos diziam que ele abusava do sentimentalismo muito ao gosto popular, daí seu enorme sucesso de público. Os críticos, entretanto, não negam que Macedo foi cronista aberto e analítico do Rio do final do Império.

Sua grande importância literária está no fato de ser considerado um dos fundadores do romance no Brasil e, certamente, um dos principais responsáveis pela criação do teatro no Brasil. "A Moreninha" certamente foi a primeira obra da Literatura Brasileira a alcançar êxito de público e é um dos marcos do Romantismo no Brasil.

Leia algumas obras de Joaquim Manoel Macedo:

- A Moreninha
http://depotz.com/bookz/dir-003/joaquim%20manuel%20de%20macedo/joaquim%20manuel%20de%20macedo%20-%20a%20moreninha.zip

- Memorias da rua do ouvidor
http://depotz.com/bookz/dir-003/joaquim%20manuel%20de%20macedo/joaquim%20manuel%20de%20macedo%20-%20memorias%20da%20rua%20do%20ouvidor.zip

- Luxo e Vaidade
http://depotz.com/bookz/dir-003/joaquim%20manuel%20de%20macedo/joaquim%20manuel%20de%20macedo%20-%20luxo%20e%20vaidade.zip

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O TEXTO NARRATIVO FICCIONAL

Por Carolina Bravalhieri (Estagiária de LPL)

O texto narrativo é aquele em que nos é apresentada uma história imaginária como se fosse real. Assim, seu principal aspecto é a verossimilhança, pois, apesar de a história que está sendo contada existir apenas na mente de seu criador, conseguimos concebê-la como verdadeira ou real.
Os fatos narrados não são reais, mas poderiam acontecer na realidade (quando isso não acontece tem-se o campo do fantástico, do maravilhoso). A verossimilhança é a coerência, a lógica interna do texto, que o torna verdadeiro para o leitor. Está presente em todos os elementos que constituem a narrativa, enredo, personagens, espaço, tempo, criando a atmosfera necessária para “dar existência” a eles.

Dentre outras, destaca-se as seguintes formas de texto narrativo: CONTO, ROMANCE, NOVELA e CRÔNICA.
CONTO

É uma narrativa curta. Apresenta todos os elementos do romance e da novela, diferindo deles pela tendência à unificação desses elementos: conflito, tempo e espaço únicos, e reduzido número de personagens.

Há o conto popular ou maravilhoso, cujas características principais são a oralidade e o anonimato (geralmente o autor é desconhecido), podendo ter, quanto ao tema, histórias de encantamento (elementos fantásticos, sobrenaturais, como os contos de fadas); com intenção moralizante; de animais, denominadas fábulas; de cunho religioso, dentre outras.

Já o conto erudito é mais elaborado e baseia-se, geralmente, em fatos da vida real, podendo ser policial, de romance, de terror, psicológico etc.
ROMANCE

Pode-se dizer que é a forma narrativa mais complexa. Possui um longo enredo, com vários conflitos, personagens, tempo dilatado e espaço bem diversificado. Há uma história central ao redor da qual se desenvolvem todas as outras ações.

Tipologia – há vários tipos de romance: romance picaresco, cavaleiresco, de aventura, sentimental, histórico, autobiográfico, de capa e espada, psicológico, romântico, gótico ou de terror, realista, de formação, naturalista, existencialista, de realismo crítico, de realismo fantástico, psicanalítico, de experimentalismo formal, do absurdo humano. A temática é variada.
É uma das narrativas mais consagradas em toda a história literária.
NOVELA

Segundo Salvatore D’ Onofrio, ao contrário do romance, a novela não está centrada sobre uma história única que se volta para um protagonista, pois existe uma pluralidade de histórias encaixadas, constituindo uma “macrofábula”. É uma narrativa aberta, pois permite o acréscimo de novos episódios, personagens, diferente do romance, que possui estrutura definida, com começo, meio e fim determinados.

Tipos de novela: de cavalaria ou cavaleiresca (A demanda do Santo Graal - séc. XII); novela toscana (coletâneas de narrativas curtas, anedóticas, geralmente de cunho satírico; novela picaresca, novela sentimental e novela bucólica.
CRÔNICA

A crônica é um texto que se baseia em algum fato corriqueiro da vida real, que é colocado à análise do autor, podendo tal análise ser poética, irônica ou cômica. Assim, um fato qualquer passa a ser relevante, pois autor encontra nele algo especial, que, às vezes, não percebemos.
Quanto à linguagem, apesar de se basear em alguma notícia, a crônica não pode ter a mesma linguagem do texto jornalístico, visto que é literatura. O autor precisa construir uma linguagem artística, conotativa e subjetiva, pois é a sua visão do acontecimento.

Por sua atualidade, é produzida para ser veiculada essencialmente na imprensa (jornais, revistas). Rubem Braga é um expoente deste tipo narrativo.
Você sabia que Alexandre Herculano foi um historiador?

Em 1940 ganhou fama de historiador e publicou em quatro volumes "A História de Portugal" e "História da Origem e Estabelecimento da Inquisiçãoem Portugal". A parte mais marcante de suas obras literárias era a concentração em prosas, dedicados ao gênero narrativo histórico, que combina com a erudição do historiador.
Mariana Gimenez Petrolli nº21Turma 82A Grupo 01
Você sabe quem é João Baptista da Silva Leitão?
João Baptista da Silva Leitão passou a ser conhecido como Almeida Garrett,aos 22 anos, pois ao publicar O RETRATO DE VÉNUS, foi considerado materialista, ateu e imoral.
Larissa Tuanny Franco n°17 Turma 82A Grupo 01

terça-feira, maio 15, 2007



Literatura Romântica em Portugal

A Literatura Romântica em Portugal teve como marco inicial a publicação do poema "Camões", de Almeida Garrett, em 1825. O Romantismo durou cerca de 40 anos terminando por volta de 1865 com a Questão Coimbrã. Ele foi sucedido pelo movimento realista.




Jose Malhoa Fado é o autor do quadro deste post. Ele trata os assuntos de uma forma pessoal, de acordo com o que sente, deixa a fantasia emergir em sua obra imprimindo-lhe uma das características mais ressaltadas do romantismo: a subjetividade. A obra exalta os sentidos, e tudo o que é provocado pelo impulso permiti-nos ter sensações e idéias acerca da cena retratada.




Quais sensações e efeito de sentidos esta obra provoca em você leitor??



Enviado por: Grupo 02
Vinicius Richieri Manso Gonçalves nº. 34
Vinicius Augusto Castelano Tavares 33
Katiusca Murari 21

Felipe 10


Vocês sabiam que Camilo Castelo Branco foi o primeiro autor do Romantismo a viver exclusivamente dos lucros de suas obras?


Ele escrevia diversos tipos de textos, suas novelas conquistaram os corações de seus leitores e assim conseguiu viver dos lucros de suas obras.


Por: Vinicius Richieri Manso Gonçalves nº 34 turma 72B
DICAS VESTIBULAR

Nesse site você pode fazer um simulado on-line da FUVEST dos anos de 1980 ate 2005.

Vale a pena conferir!

Endereço: http://www.fuvest.br/simula/simula.stm

Nome: Katiusca Murari nº. 21 Turma 72B