quarta-feira, maio 24, 2006

PASQUALE EM: NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA


Uso do "por que"



Vejamos um trecho da canção "Pedacinhos", de Guilherme Arantes:


Pra que tornar as coisas tão sombrias na hora de partir?

Por que não se abrir?


Se o que vale é o sentimento e não palavras quase sempre traiçoeiras e é bobeira se enganar.



Nessa canção, Arantes usa a frase "Por que não se abrir?". Esse "por que" é separadíssimo! Toda vez que for possível substituir o "por que" por "por qual razão" ou "por que razão", ele deve ser escrito separado: por que não se abrir, por qual razão não se abrir, serve este trecho da canção "Coisa Mais Linda", de Carlos Lyra:



... Coisa mais linda é você assim justinho você - eu juro -eu não sei por que você não me quer mais...




"Eu não sei por que você não me quer mais" equivale a dizer "eu não sei por qual razão você não me quer mais". Sempre que a troca for possível, escreva "por que" separado.


Fonte:
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/problemasgerais/usodoporque.htm

Nenhum comentário: