quarta-feira, maio 17, 2006



PRODUÇÃO LITERÁRIA: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA 'HISTÓRIA' E DO COTIDIANO AO LONGO DOS SÉCULOS.
Estudar a produção literária envolve o conhecimento da 'História' e das relações do indivíduo com os acontecimentos que ocorreram com o passar do tempo.
A literatura revela o cotidiano a forma de pensar e viver do ser humano. Ninguém escreve do nada, tudo passa pela lente do processo da vida e de seus discursos que constroem o que somos hoje e o que poderemos ser amanhã.
Um exemplo é a Prosa Romântica que de certa forma retrata os problemas e as agrugas vividas no século XIX. A pintura acima de Eugène Delacroix, é a imagem mais acabada do espírito revolucionário romântico, qual seja: a luta pela LIBERDADE.
Tal luta traz a tona discussões sobre vários tipos de relações: liberdade vs cativeiro; individualismo vs ação coletiva. Acontecimentos tais como a Abolição da Escravatura, a Guerra do Paraguai, o início da República e o advento do Patriotismo, ou seja a busca por algo que simbolize o que é brasileiro, daí o herói idealizado, os mitos. Tudo isso revela o que somos hoje.
Ao olhar para os acontecimentos do nosso cotidiano, podemos perceber o resultado de todo este processo de construção do brasileiro na política, na economia, no social, no cultural e no estético.

Nenhum comentário: