terça-feira, maio 02, 2006


PRIMEIRO DE MAIO: DIA DO TRABALHO

Ontem comemoramos o esforço humano para modificar a natureza e explorá-la para o progresso da humanidade.
Todas as pessoas, cada uma na sua profissão, são igualmente necessárias. A comunidade depende tanto de engenheiros e médicos quanto de pedreiros, padeiros e agricultores.
No dia 1 de maio de 1886, em Chicago, grevistas entraram em choque com a polícia. Explodiu uma bomba e morreram quatro operários e sete policiais. Alguns líderes grevistas foram presos e executados no ano seguinte. Em junho de 1889, os socialistas reunidos em Paris, para fundar a II Internacional, aprovaram a resolução de consagrar o dia 1 de maio de todos os anos, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, em memória das vítimas de Chicago.
A iniciativa se propagou lentamente, a princípio encontrando resistência das autoridades, que perseguiam politicamente os manifestantes, mas aos poucos se consolidou. Hoje, sob a designação de DIA DO TRABALHO, são feitas comemorações em quase todos os países do mundo, com pequenas variantes quanto à data. O DIA DO TRABALHO, porém, só foi institucionalizado com o Estado Novo, em 1938, e declarado feriado nacional pelo governo do marechal Eurico Gaspar Dutra, com a Lei n. 662, de 6 de abril de 1949.
As datas comemorativas são excelentes oportunidades para pensarmos sobre nossa vida e como, por exemplo, o trabalho tem sentido no nosso dia-a-dia. Vocês estudantes de certa forma são trabalhadores intelectuais, se preparam para o mercado de trabalho e para o futuro.
A leitura de obras literárias tais como os romances podem servir de parâmetro para conhecermos melhor nosso passado e o modo como pensamos o "hoje". Diante disso, a atividade a ser realizada é uma discussão sobre como eram as relações de trabalho no período literário que você estuda neste momento. Depois reflita, faça associações e uma síntese da evolução destas relações até os dias de hoje e como você se insere neste processo.
Que tipo de trabalhador você é? Quais são suas perspectivas para o futuro? Como você vai contribuir para melhorar a relações de trabalho no país?
COLOQUE SUA IDÉIAS NO POST ABAIXO!!! QUEM SABE VOCÊ NÃO TEM SOLUÇÕES E NOVIDADES PARA NOS CONTAR SOBRE O MERCADO DE TRABALHO!!!
Observação: Seu texto será avaliado no que tange a coerência e coesão, conteúdo, nível de interpretação e reflexão sobre o assunto abordado, além da estética.

4 comentários:

Bem vindo!! disse...

Samuel Ferrari Gerez nº29 83A

A importância do trabalho é tal que devemos no minímo nos preparar para não causar um desastre, como por exemplo a falta de preparo do nosso governo com pessoas incapacitadas de liderar, governar e tomar decisões no poder.
Apesar de aprendermos que trabalho com união é sempre melhor podemos argumentar se essa união é realmente bem feita e estruturada e não formada por indigentes.
No período literário as relações também dependiam de cada ser, porém a força sindical e a força do trabalhador não era reconhecida não era ouvida.
Não era comum ter "um sindicato em cada esquina", hoje temos diretos trabalhistas de sobra a ponto de diminuir a produção do trabalho, como se tronou a máquina pública.
Não sei se todos mereceram esse dia dedicado ao "trabalhador" pois o exemplo deve começar "lá de cima", e posso garantir que é um péssimo exemplo.

Haila disse...

Haila Michaele Pelloso nº13
Izabella Alves Rosso nº16
Turma 82A

Atualmente as condições de trabalho melhoraram muito, porém muitas classes de trabalhadores são submetidos a um verdadeiro trabalho escravo, principalmente em regiões pobres. O trabalho portanto continua desumano, como era na época da escravidão e da revolução industrial, mesmo tendo todos os recursos disponíveis para melhores condições de trabalho.
Antigamente, o trabalho era por meio da escravidão, onde os escravos não tinham direitos apenas deveres. Eram sempre castigados de forma vil e cruel. Com a Revolução Industrial, o trabalho era assalariado, mas a cobrança com os operários era muito grande, e eles eram submetidos a longas horas de trabalho árduo e desumano. Além disso o salário pago a eles era suficiente apenas para a alimentação e para uma moradia rudimentar.
Hoje, muitos dos trabalhadores podem sim ser felizes com as condições de trabalho em que vivem e com o salário que recebem, porém a grande maioria dos trabalhadores não podem estar felizes com a forma que são tratados no trabalho e com o mísero salário com o qual só se consegue o alimento.
Por tudo isso é que os trabalhadores devem lutar pelos seus direitos e por melhores condições de trabalho.

Bruno Cruz disse...

Bruno Cruz Bueno nº03 72A

O trabalho engrandece o homem, o torna útil,experiente e honrado.
Forma-se um caráter, uma filosofia de vida,um hobby.
Mas tudo deve ser adequado, estudado, profissionalizado e, principalmente, remunerado.
Mas isso realmente acontece?

Bem vindos ao mundo contemporâneo... onde o mais rico explora o pobre...pagando moedas ao fim de cada dia de trabalho, cerca de 8 horas por dia sem descanso, em empregos ilegais, isto é, sem registro em carteira, onde garante os direitos do trabalhador. E porque eles aceitam serem subordinados assim?

Nesse mundo capitalista onde quem tem, tem, e quem não tem, que se virem, os obriga a se endividarem, e aceitar qualquer que seja a forma de ganhar o seu dinheiro, para sobreviver. Nem por luxo e nem por hobby eles praticam seus trabalhos, mas pela sobrevivência...

Grupo de Maracatu em Maringá disse...

Thais Hamer nº27
82A

Além das minhas aulas de história que tive minha vida inteira, nunca aprendi algo mais sobre a história do trabalho, e para falar a verdade eu nunca parei para pensar sobre ele!
Acredito que sempre existiu o trabalho, mas em cada época praticado de forma diferente. Desde cavaleiros que trabalhavam para seus Reis, até hoje, que os operários trabalham para o chefe, o tempo passou, os serviços mudaram, mas as relações são as mesmas, sempre existe um líder e um subordinado.
Em todas essas décadas, o trabalho vem sendo um meio de evolução do homem, assim como já existiram escravos, que para fazer o trabalho eram torturados, judiados, hoje temos pessoas que fazem seus trabalhos com muita dedicação e amor, indicando assim a real evolução. Nem todos andam no mesmo ritmo, como sempre existem os retardatários que não conseguem ou nem querem acompanhar os demais, e acabam nos escandalizando com muitos atos que considerávamos primitivos.
Não acho que devíamos ter "O" dia do trabalho, e um dia que chega até a ser feriado, podia ser uma coisa diferente, uma comemoração, com atrações nos mostrando realmente a nossa evolução, pois como eu disse no começo nós não paramos para perceber muitas das coisas, como essa, que estão ocorrendo ao nosso redor.