quarta-feira, maio 31, 2006

Galera do segundo ano...

O estudo do pronome foi realizado nas últimas aulas. Para saber mais veja os links:

http://www.priberam.pt/dlpo/gramatica/gramatica55.aspx

http://www1.folha.uol.com.br/folha/fovest/relativo.shtml

http://www.brazilianportugues.com/index.php?idcanal=502
Em estudo ORAÇÕES COORDENADAS, para se exercitar e ver dicas acesse os links.

http://tvthb.img.terra.com.br/212688.jpg


http://www.graudez.com.br/portugues/ch05s02s01.html


http://www.priberam.pt/dlpo/gramatica/gramatica55.aspx


NOTÍCIAS DO MUNDO DA COPA DE FUTEBOL 2006

Manchetes na Mídia Digital

Folha UOL

Essencial no quarteto, Kaká ganha elogios de Parreira após goleada

Contra time inexpressivo, Brasil goleia e mantém tabu em jogos não-oficiais
http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u102082.shtml


Estadão

Jogos amistosos para a Copa agitam a Europa nesta quarta
http://www.estadao.com.br/esportes/copa2006/noticias/2006/mai/31/35.htm


Terra
AGORA: jogadores do Brasil falam antes de sessão de treinos em Weggis, na Suíça.
http://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/

Blog do Roberto Carlos
Mais um jogo treino!
http://www.terra.com.br/esportes/copa2006/blogs/robertocarlos/index.htm

Blog do Moraci Santana
Teste válido
http://www.terra.com.br/esportes/copa2006/blogs/moraci/index.htm


E O MUNDO REAL QUAL SERÃO AS MANCHETES E NOTÍCIAS QUE ESTÃO EM EVIDÊNCIA HOJE!!!

COMO ESTARÁ NOSSO PLACAR NOS JOGOS DA VIDA REAL!!!

PESQUISE E VERIFIQUE QUAL A IMPORTÂNCIA DADA PELA MÍDIA AS NOTÍCIAS DA VIDA REAL COM OS DESTAQUES DO FUTEBOL.


MUDANÇAS NO VESTIBULAR - FUVEST/ 2007

A aprovação do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), que objetiva ampliar o acesso de alunos da rede pública na universidade, provocou mudanças no conteúdo cobrado no vestibular.

A partir deste ano (2007) serão de 90 questões, e não mais 100 como antes. As questões não serão mais divididas em disciplinas (Português, Matemática, etc...), mas sim questões interdisciplinares que cobrem o raciocínio lógico do estudante, além disso serão mais abrangentes que as anteriores. O tempo de duração da avaliação permanece o mesmo: 5 horas.

Outra novidade é uma proposta, feita pela USP, de implantação de um sistema de avaliação seriada do ensino médio público.

Mais informações, acesse os links:

noticias.usp.br/acontece/obterNoticia?codntc=12469 - 15k -

www.sejabixo.com.br/2005/ default3.asp?s=mural2.asp&id=8262 - 50k -

www.editoranucleo.com.br/apoioaoaluno/apofuvest.htm - 15k -

quinta-feira, maio 25, 2006


ATENÇÃO PARA O USO DO ADJETIVO

Emprego do Adjetivo

a) Mais pequeno
Pode ser usado em qualquer circunstância,

Mais grande
Só pode usar na comparação de qualidades de um mesmo ser

Exemplos:
Antônio é mais grande que fraco.

Magna é mais grande que pequena.

Atenção

Também podemos usar MAIS BOM e MAIS MAU quando se comparam qualidades de um mesmo ser:

Exemplo:
Ronaldo é mais bom que ingênuo.

Magana é mais má que boa.

b) SUPERIOR e INFERIOR
em se tratando de norma culta, não admitem a anteposição de MAIS ou MENOS (mais superior, menos inferior)

Já MAIS RUIM E MENOS RUIM. Porém são combinações boas.


c) Podemos usar o ADJETIVO com valor de SUBSTANTIVO . Para tanto, basta colocar antecedendo de um artigo, ou seja, basta colocar um artigo antes do adjetivo.

Exemplo:

"O pouco com Deus é muito".
"Devemos contemplar o azul do céu".
"Precisamos conservar o verde" .

Nesses casos: pouco, azul ,verde, são adjetivos substantivados.

d) Implica mudança de significado a ANTEPOSIÇÃO ou a POSPOSIÇÃO de alguns adjetivos aos substantivos;

Exemplo:

Alto funcionário = funcionário de posição elevada
Funcionário Alto = funcionário de alta estatura
Bela moça = moça de bons princípios
Moça bela = moça bonita
Bom homem = homem de grandes virtudes
Homem bom = homem bondoso, de bom coração
grande homem = homem eminente
homem grande = homem alto
pobre gente = gente infeliz
gente pobre = gente sem recurso
santo homem = homem puro
homem santo = homem miraculoso
velho amigo = amigo de há muito
amigo velho = amigo idoso.

Fonte:
http://www.brazilianportugues.com/index.php?idcanal=452


Quer saber mais sobre o ADJETIVO visite o BAIRRO DA MORFOLOGIA, na rua PERFUMARIA DO ADJETIVO, na civitas:

http://www.canalkids.com.br/cultura/gramatica/perfumaria.htm

ROMANTISMO - PROSA - JOSÉ DE ALENCAR


Você que está estudando o Romantismo na prosa, temos o escritor José de Alencar como um de seus maiores ícones. Quer conhecê-lo melhor? Então, veja a dica de leitura de sua biografia.


Livro:
José de Alencar: o Poeta Armado do Século XIX
Autor: Antonio Edmilson M. Rodrigues
Editora FGV



A biografia do escritor é centrada na seguinte tese defendida pelo historiador Antonio Rodrigues: de que era um intelectual vivendo em uma sociedade imperial com base escravista, ou seja, era uma personalidade incomum para a sua época.

UM POUCO DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO



O QUASE



Ainda pior que a convicção do não e a incerteza do talvez, é a desilusão de um quase. É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi. Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou não amou.


Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono. Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor não me pergunto, contesto.

A resposta eu sei de cor, está estampada na distância e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos "Bom dia", quase que sussurrados. Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz.


A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai. Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza. O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.

Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência porém, preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer.


Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.


Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.

quarta-feira, maio 24, 2006

PASQUALE EM: NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA


Uso do "por que"



Vejamos um trecho da canção "Pedacinhos", de Guilherme Arantes:


Pra que tornar as coisas tão sombrias na hora de partir?

Por que não se abrir?


Se o que vale é o sentimento e não palavras quase sempre traiçoeiras e é bobeira se enganar.



Nessa canção, Arantes usa a frase "Por que não se abrir?". Esse "por que" é separadíssimo! Toda vez que for possível substituir o "por que" por "por qual razão" ou "por que razão", ele deve ser escrito separado: por que não se abrir, por qual razão não se abrir, serve este trecho da canção "Coisa Mais Linda", de Carlos Lyra:



... Coisa mais linda é você assim justinho você - eu juro -eu não sei por que você não me quer mais...




"Eu não sei por que você não me quer mais" equivale a dizer "eu não sei por qual razão você não me quer mais". Sempre que a troca for possível, escreva "por que" separado.


Fonte:
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/problemasgerais/usodoporque.htm

HOJE É DIA DE FUTEBOL

Final de maio, notícias se espalham pelas mídias e anunciam os jogos, a configuração da COPA DE FUTEBOL 2006 na Alemanha. A vida cotidiana começa a respirar futebol, sonhar futebol, trabalhar futebol, enfim todas as atençãos passam a ser a BOLA, JOGADORES, JOGOS. E todo dia passar a ser de FUTEBOL.

Muitos aproveitam a oportunidade para fazer com que determinados discursos possam silenciar, principalmente nas questões políticas, econômicas. Assim, passamos a nos deixar envolver pela emoção do jogo e esquecemos da triste realidade que nos cerca: violência, barbárie, miséria, fome, inflação, entre tantas outras agruras.

Nos vestimos para o jogos, nos preparamos para torcer, gritamos com o gol, ralhamos com a perda da partida e nos esquecemos de PENSAR.

Será que poderíamos viver este momento legal da COPA DO MUNDO DE FUTEBOL e ao mesmo tempo conseguir não nos deixar entorpercer pela emoção e viver a realidade de maneira consciente e presente??

Como poderíamos fazer isso???

Abaixo a música da banda Skank e um convite a refletirmos sobre a situação que nos encontramos e como iremos participar dela. DEIXE SUA OPINIÃO!!!

PARTIDA DE FUTEBOL
Skank

Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer um gol
Quem não sonhou ser um jogador de futebol?
A bandeira no estádio é um estandarte
A flâmula pendurada na parede do quarto
O distintivo na camisa do uniforme
Que coisa linda, é uma partida de futebol


Posso morrer pelo meu time
Se ele perder, que dor, imenso crime
Posso chorar se ele não ganhar
Mas se ele ganha, não adianta
Não há garganta que não pare de berrar
A chuteira veste o pé descalço

O tapete da realeza é verde
Olhando para bola eu vejo o sol
Está rolando agora, é uma partida de futebol


O meio campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante, é uma partida de futebol

O goleiro é um homem de elástico
Só os dois zagueiros tem a chave do cadeado
Os laterais fecham a defesa
Mas que beleza é uma partida de futebol

Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer um gol
Quem não sonhou ser um jogador de futebol?

O meio campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante, é uma partida de futebol !


=======================================
=======================================

E as perguntas que não querem calar!!!


Você pode morrer pelo seu irmão, seu vizinho, pelo injustiçado, por qualquer ser humano?
As mortes dos suspeitos, dos civis, dos policiais, dos bandidos foi uma DOR IMENSA para você?


O lugar dos craques é no meio do campo e são eles que levam o time para o ataque, o centroavante é o mais importante e VOCÊ quem é nesta história?

Qual a sua posição no jogo da vida?

Quem você conduz e para que lugar?

REFLETINDO SOBRE A VIOLÊNCIA E A INSEGURANÇA EM SÃO PAULO

Sites interessantes:

http://www.rafael.galvao.org/2006/05/a_culpa_e_de_alckmin.php

http://paniconapolitica.blogspot.com/

http://www.araujosam.net/2006/05/20/o-preco-dos-politicos/

http://otirgo.blogspot.com/


QUER ENTRAR PARA A FACULDADE?

PROUNI e ENEM AJUDAM VOCÊ A REALIZAR ESTE SONHO.

INSCRIÇÕES:

PROUNI - 15/5 a 09/06/2006
ENEM - 02/05 a 02/06/2006

Inscrição por meio da internet, entre no site:

http://www.enem.inep.gov.br/inscricao/

http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni/inf_est.shtm

Obs: A foto é da Usp.

segunda-feira, maio 22, 2006


Semana Guimarães Rosa oferece atividades culturais ao público em São Paulo


O romance Grante Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, comemora neste mês 50 anos de lançamento. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Cultura realiza na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, entre os dias 15 e 26, a Semana Guimarães Rosa, com apresentações de teatro, música, dança, contadores de histórias e oficina de leitura.


Serviço:Data: 15 a 26 de maio.Preço: grátisLocal: Biblioteca Alceu Amoroso Lima Av. Henrique Schaumann, nº 777 - Pinheiros Fone: 3082-5023Parque do Ibirapuera - Bosque da LeituraAv. República do Líbano, 1.151, portão 7

Fonte http://www.guiadasemana.com.br/noticias.asp?ID=4&cd_news=14355

quarta-feira, maio 17, 2006



PRODUÇÃO LITERÁRIA: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA 'HISTÓRIA' E DO COTIDIANO AO LONGO DOS SÉCULOS.
Estudar a produção literária envolve o conhecimento da 'História' e das relações do indivíduo com os acontecimentos que ocorreram com o passar do tempo.
A literatura revela o cotidiano a forma de pensar e viver do ser humano. Ninguém escreve do nada, tudo passa pela lente do processo da vida e de seus discursos que constroem o que somos hoje e o que poderemos ser amanhã.
Um exemplo é a Prosa Romântica que de certa forma retrata os problemas e as agrugas vividas no século XIX. A pintura acima de Eugène Delacroix, é a imagem mais acabada do espírito revolucionário romântico, qual seja: a luta pela LIBERDADE.
Tal luta traz a tona discussões sobre vários tipos de relações: liberdade vs cativeiro; individualismo vs ação coletiva. Acontecimentos tais como a Abolição da Escravatura, a Guerra do Paraguai, o início da República e o advento do Patriotismo, ou seja a busca por algo que simbolize o que é brasileiro, daí o herói idealizado, os mitos. Tudo isso revela o que somos hoje.
Ao olhar para os acontecimentos do nosso cotidiano, podemos perceber o resultado de todo este processo de construção do brasileiro na política, na economia, no social, no cultural e no estético.

A PRESENÇA DO COTIDIANO NA POESIA CONTEMPORÂNEA

Segunda-feira santa

Hoje não acordei com a familiar primeira marcha dos autos.
Meu pai ecoava:
“ Incendiaram ônibus na cidade!”
Na minha zonzeira, sonhava como faria para ir.
Por Elisa Andrade Buzzo in http://caliope.zip.net/

terça-feira, maio 16, 2006

SÃO PAULO EM CLIMA DE TERROR

EM CLIMA DE TERROR

As últimas notícias nas mídias mostram o Estado de São Paulo em plena calamidade. Ontem (15/05/2006) foram suspensas as aulas, o transporte parou de funcionar e o caos, principalmente na capital, se fez presente.

O crime organizado no final de semana apresentou sua força e deixou claro a todos que não estão para brincar. Pesquise na internet as notícias e os textos opinativos sobre este acontecimento e dê também sua opinião.


Sugestões de blogs jornalísticos:

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/blogs.asp?id_blog=4 (Observatório da Imprensa)

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/blogs.asp?id_blog=3 (Observatório da Imprensa)

http://noblat1.estadao.com.br/noblat/visualizarConteudo.do (Blog do Noblat)

http://marcelotas.blog.uol.com.br/ (Blog do Marcelo Tas)

http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/ (Blog do Josias)

http://uolpolitica.blog.uol.com.br/

quarta-feira, maio 10, 2006




DIA DAS MÃES - 14 DE MAIO

QUEREMOS CONHECER SUA MÃE, APRESENTE-A E FAÇA SUA HOMENAGEM NO POST ABAIXO.

MINHA MÃE É...


DIA DAS MÃES - 14 DE MAIO

A letra da música de Fagner RAINHA DA VIDA expressa bem o ideal de mulher - de mãe - de ser humano que devemos ser.

A vida cotidiana por meio das mídias nos mostra não só o modelo ideal de mãe, mas também os desvios, como é o caso da mãe de Agudos, da mãe de Belo Horizonte.
Talvez o dia das mães deva ir além das comemorações. Possa ser um momento de reflexão sobre os nossos valores, sobre quem somos, onde estamos, o que construímos e até que ponto contribuímos para que tais fatos ocorram.
Se pensarmos nas notícias da TV, jornais e rádio, vamos perceber um número crescente de fatos como o ocorrido em Agudos e não só de mães que abandonam ou matam seus filhos, mas de filhos que matam pais e mães.
Tudo isso passa na tela como se fosse um acontecimento retratado num filme e nos esquecemos que pode acontecer em nossa casa, com nossos vizinhos, pois cada vez mais há uma banalização de valores tais como casamento, amor, solidadariedade, respeito, responsabilidade. E consequentemente alguns papéis começam a inverter-se.
O Dia das Mães deve ser comemorado, valorizado e cuidado com carinho, não com presentes materiais, mas com algo de mais precioso: os sentimentos e as atitudes.




RAINHA DA VIDA

Composição: Fagner & Ferreira Gullar

Ela é uma pessoa
No mundo nascida
Como toda pessoa
É dona da vida
Não importa a roupa
Em que está vestida
Não importa a alma
Aberta em ferida
Ela é uma pessoa
E nada fara desistir da vida

Nem o sol de inverno
A terra ressequida
A falta de amor
Falta de comida
É mulher, é mãe
Rainha da vida

De pés na poeira
De trapos vestida
É uma rainha
E parece mendiga
Algo está errado
Nesta nossa vida
Ela é uma rainha
E não há quem diga
ATIVIDADE - PRODUÇÃO TEXTUAL

A partir da leitura da notícia no link abaixo, faça uma redação dissertativa com estrutura ortodoxa (Introdução/ Desenvolvimento/ Conclusão) sobre a questão dos valores que envolvem a relação entre pai, mãe e filhos. E principalmente o valor família e toda a responsabilidade envolvida.

terça-feira, maio 02, 2006


PRIMEIRO DE MAIO: DIA DO TRABALHO

Ontem comemoramos o esforço humano para modificar a natureza e explorá-la para o progresso da humanidade.
Todas as pessoas, cada uma na sua profissão, são igualmente necessárias. A comunidade depende tanto de engenheiros e médicos quanto de pedreiros, padeiros e agricultores.
No dia 1 de maio de 1886, em Chicago, grevistas entraram em choque com a polícia. Explodiu uma bomba e morreram quatro operários e sete policiais. Alguns líderes grevistas foram presos e executados no ano seguinte. Em junho de 1889, os socialistas reunidos em Paris, para fundar a II Internacional, aprovaram a resolução de consagrar o dia 1 de maio de todos os anos, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, em memória das vítimas de Chicago.
A iniciativa se propagou lentamente, a princípio encontrando resistência das autoridades, que perseguiam politicamente os manifestantes, mas aos poucos se consolidou. Hoje, sob a designação de DIA DO TRABALHO, são feitas comemorações em quase todos os países do mundo, com pequenas variantes quanto à data. O DIA DO TRABALHO, porém, só foi institucionalizado com o Estado Novo, em 1938, e declarado feriado nacional pelo governo do marechal Eurico Gaspar Dutra, com a Lei n. 662, de 6 de abril de 1949.
As datas comemorativas são excelentes oportunidades para pensarmos sobre nossa vida e como, por exemplo, o trabalho tem sentido no nosso dia-a-dia. Vocês estudantes de certa forma são trabalhadores intelectuais, se preparam para o mercado de trabalho e para o futuro.
A leitura de obras literárias tais como os romances podem servir de parâmetro para conhecermos melhor nosso passado e o modo como pensamos o "hoje". Diante disso, a atividade a ser realizada é uma discussão sobre como eram as relações de trabalho no período literário que você estuda neste momento. Depois reflita, faça associações e uma síntese da evolução destas relações até os dias de hoje e como você se insere neste processo.
Que tipo de trabalhador você é? Quais são suas perspectivas para o futuro? Como você vai contribuir para melhorar a relações de trabalho no país?
COLOQUE SUA IDÉIAS NO POST ABAIXO!!! QUEM SABE VOCÊ NÃO TEM SOLUÇÕES E NOVIDADES PARA NOS CONTAR SOBRE O MERCADO DE TRABALHO!!!
Observação: Seu texto será avaliado no que tange a coerência e coesão, conteúdo, nível de interpretação e reflexão sobre o assunto abordado, além da estética.
ATIVIDADE 83 A/ B

PRÉ-MODERNISMO

As primeiras décadas do século XX no Brasil foram marcadas por várias transformações na literatura, na sociedade e na cultura.

É o momento da estabilização do regime republicano, da política do café-com-leite, da imigração de italianos, alemães, japoneses, entre outros, que trouxeram consigo outras formas de ver o mundo que influenciaram em mudanças políticas, econômicas e sociais.

Com a literatura não foi diferente. Embora os autores pré-modernistas ainda estivessem muito ligados aos modelos do romance realista-naturalista e da poesia simbolista, inovaram a literatura quando em suas obras podemos perceber o gérmen do momento da transição do velho para o novo. Em suas obras nota-se concepções artísticas que ora se opõem, ora se mesclam, ora se fundem.

Dentre o novo surgem duas novidades essenciais: o interesse pela realidade brasileira e a busca de uma linguagem mais simples e coloquial.

Diante deste quadro e das pesquisas já realizadas sobre o pré-modernismo, reflita e responda:

Em que medida os autores chamados pré-modernistas contribuíram para a modernização da literatura no Brasil?

LANÇAMENTO DE REVISTA DIÁLOGOS PERTINENTES

Em 2005 desenvolvi com os alunos da graduação um blog educativo o http://proseandousc.zip.net , ao longo do ano discutimos vários temas no blog, entre eles sobre quem era o sujeito das novas tecnologias, mais especificamente dos blogs e do orkut.

Dessa discussão nasceu o artigo Sujeito Digital: entre a simulação do ser e da realidade, que será lançado na Revista de Letras Diálogos Pertinentes da UNIFRAN.

A Universidade de Franca (Unifran) lança no dia 5 de maio, às 20h, no Teatro Central da universidade, a revista Diálogos Pertinentes. Uma publicação da Editora Unifran que tem como objetivo apresentar a produção acadêmica de alunos e professores dos cursos de Letras e Tradutor Intérprete desta e de outras instituições.

Confiram a notícia no link abaixo:
http://www.unifran.br/imprensa/unifran/salaDeImprensa/html/abr2006/revistaletras.html

segunda-feira, maio 01, 2006



DICAS DE LEITURA

CASTRO ALVES - UM POETA SEMPRE JOVEM
Coleção: PERFIS BRASILEIROS Autor: SILVA, ALBERTO DA COSTA E
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA

FICHA TÉCNICA
ISBN 8535907890
Livro em português
Brochura 1ª Edição - 2006 - 200 pág.