quarta-feira, março 22, 2006


ACENTUAR PALAVRAS CORRETAMENTE: UM EXERCÍCIO DE INTUIÇÃO E TREINO


Uma das dificuldades encontradas pelos usuários da língua portuguesa se refere ao uso da acentuação.

A acentuação errada da palavra RAÍZ no Museu de Língua Portuguesa, inaugurado ontem em São Paulo, criou um desconforto para os organizadores, idealizadores e revisores do museu. As mídias noticiaram o fato e os revisores do museu alegaram ter sido um erro do técnico, usuário da língua que desconhece as regras de acentuação, que fez o painel.

Observa-se nas redações de nossos alunos esta despreocupação com a utilização dos acentos. É comum ver textos escritos desprovidos da acentuação. A necessidade do acento se faz, pois em alguns casos na língua escrita precisamos indicar a sílaba tônica ou a pronúncia correta de uma palavra. Entretanto para muitas pessoas acentuar palavras é aterrorizante, pois sentem dificuldade em empregar o acento gráfico.

Vamos aproveitar o fato ocorrido no museu e verificar como anda a acentuação de nossos colegas. Podemos partir de exemplos presentes em nosso blog, no comentário sobre a acentuação da palavra raiz, as colegas escreveram:

“Nós achamos que pode ser apenas um estrategia do Museu de Lingua Portuguesa, pois se tratando desta matéria a pessoa responsável pelo cartaz poderia estar testando o conhecimento do publico.”

As palavras em vermelho não foram acentuadas devidamente, ou melhor, estão desprovidas do acento. Por que isto acontece?

Vários podem ser os motivos: falta de conhecimento, dificuldade de aprendizagem das regras, falta de concentração e atenção, desleixo, medo existencial do sinal gráfico, revolta contra a acentuação por pensar que ela não é necessária, falta de revisar o texto antes de apresentá-lo, entre outras razões.

Acredito que o maior motivo é a falta de atenção e revisão do texto. Uma das soluções para tal fato seria na ora da revisão ler o texto em voz alta. Este exercício de revisão faz com que o usuário da língua adquira experiência para intuir onde há acentos e aí aplicar as regras de acentuação gráfica com serenidade.

O uso de um livro de mini-gramática pode ser de grande auxílio, pois se houver receio quanto ao emprego de acentuação, o livro certamente será o melhor tira-dúvidas.

ATENÇÃO ATIVIDADE SOBRE O ASSUNTO
Faça um comentário individual, ou seja, uma redação sobre o assunto.
Inicie seu texto contando suas dificuldades em acentuar palavras.
Depois observe os comentários deste blog e faça uma análise das dificuldades e problemas de acentuação dos seus colegas.
Em seguida dê soluções para tal problema. Por fim faça as considerações finais.

20 comentários:

Bem vindo!! disse...

Adolfo Nerillo nº01
Lucas Carvalho nº16
82C

O Brasil é um país extremamente ultrapassado e o povo que vive nele é pior ainda, por isso, o maior problema dos brasileiros é que eles não sabem nem falar direito e vão querer escrever corretamente, fora que a lingüa portuguesa é muito complicada, cheia de regras pelo qual não nos acostumamos ainda, a solulção para isso era tentar usar a logica, mas nossa lingüa é ridicula e não tem uma logica, há muitas reverberações em nossa escrita.

Bem vindo!! disse...

Fernando F.F. nº11 83D
Fernando M.C. nº12 83D

Na sua própria escola,os alunos encontram várias dificuldades, no momento da escrita, talvez pelo hábito de ter usado uma nova linguagem que surgiu nos útimos anos com a internet e sua comunicação rápida, onde não existem praticamente acentos.
Podemos observar essas atitudes em , blogs ou sites na internet ,e com esse costume acaba esquecendo quandu irá fazer um poste num blog da língua portuguêsa,como no blog EDUTEC .
Infelizmente essas atitudes estão saindo do controle,porque ,cada vez mais estão usando palvras desconhecida do nosso dicionário,substituindo-as por palavras incorretas como linguagens da internet ou algo semelhante.
E ainda professores respeitáveis de faculdades públicas acham essas gírias de internet muito legal.pois ela funcina como uma nova linguagem.subistituindo as regras do padrão culto da nossa língua portuguêsa.

Bem vindo!! disse...

Caio Nº3
13-A/83-D

A língua portuguêsa é muito complexa, e a população brasileira , apesar de ser esforçada, dexa a desejar na pronúncia e escrita de algumas palavras. Os erros mais comuns são os acéntos, onde têm, Onde não tem... Sempre esquecemos um, ou outro... Mas não está correto, é bom sempre prestarmos bastante atenção.

Bem vindo!! disse...

O mais terrível é ler o comentário dos colegas e perceber que estes cometem os mesmos erros que criticam.
Sugestão: dê uma olhada na gramática na parte de acentuação.

Bem vindo!! disse...

Carolina Dionisio nº5 82A

VOCÊ JOGA TRUCO? ENTÃO ESCREVA DIREITO!

Existem coisas que quando aprendemos (geralmente na infância) nunca esquecemos...Andar de bicicleta,nadar, fazer continhas de adição...Mas existe coisas que podemos até aprender, mas esquecemos todas as vezes que precisamos delas...como as regrinhas de acentuação gráfica...

Não podemos ser culpados disso, ninguém deve...Quando não se dá importância a algo, este algo é facilmente esquecido. Aprendemos as regrinhas quando estamos já escrevendo relativamente bem, mas isso não é muito cobrado, nem praticado, e é exatamente a forma com que você aprende algo e a forma que pratica que faz toda a diferença.

Vou explicar melhor... como é que ninguém esquece como se joga paciência, buraco, truco, pôquer, enfim qualquer jogo com as cartas de baralho? As regras destes jogos são tão complexas quanto as regrinhas de acentuação, que, na verdade, não são complexas não... são muito simples...
Porém, como eu disse, tudo depende do aprendizado e da prática.Quando alguém dirige, não fica atento no que deve fazer após, pisar, trocar, etc, nessa ação há uma coisa chamada conhecimento por sabedoria, é a prática que faz você bom, se houvesse prática das regras, todos saberíamos (porque ninguém fica pensando a cada palavra que escreve, se está escrevendo-a corretamente), pois teríamos prática o suficiente...

Portanto, esse não é um problema da lingua portuguesa e nem do povo que dela usufrui... O Brasil não é ultrapassado e nossa língua não é ridícula e tem lógica! (ao contrário de alguns comentários sobre esse assunto) e só ter boa vontade de aprender e praticar as regras...Só assim, ninguém de nós vai escrever um dia: "raíz".

Bem vindo!! disse...

Haila M. Pelloso nº13
Izabella A. Rosso nº16
Turma 82A

Atualmente com os programas de comunicação via internet, há a necessidade de se escrever de maneira rápida e prática, e por esse motivo os usuários não colocam a acentuação nas palavras. Quando estes precisam fazer uma redação formal, acabam esquecendo-se dos acentos.
Por esse motivo os jovens têm dificuldade em colocar acentos, pois são os maiores usuários desse tipo de programa.
É preciso portanto bastante atenção ao escrever uma redação e uma releitura da mesma, afim de detectar possíveis erros.

Bem vindo!! disse...

Thais Hamer nº27
82A

Desde criança sempre fui incentivada a ler muito, mas nunca foi uma coisa que eu gostava de fazer, sempre via isso como uma obrigação, e quando ouço a palavra obrigação me vem uma idéia de fazer uma coisa que eu não quero e não gosto.
Hoje em dia eu adoro ler, mas não consigo me envolver muito, sempre acabo começando a leitura e não terminando e acredito que isso acontece por causa da imagem que ficou de quando eu era pequena sobre ler.
Tudo começa na infância, tudo o que nós aprendemos para depois usar, se eu tivesse sido incentivada a ler de outra maneira, de uma maneira mais dinâmica acredito que eu não teria tanta dificuldade hoje, e assim é com todo mundo, tudo se reflete mais para frente.
E assim ocorre também com todas as regras e tudo o que aprendemos quando somos crianças, se você não aprende de verdade, porque posso decorar muitas coisas mas não aprender, e aí está o problema quando você precisa usar não sabe.
Logo tudo começa na Educação desde criança, vejo o governo tentando mudar no Ensino Médio e Fundamental, mas se não começar lá de baixo nada vai mudar, nada vai adiantar.

Bem vindo!! disse...

Natalia Nacamura nº22
Jully Carolina Erba nº 19
82A

A acentuação gráfica é um grande problema pra quem deseja escrever corretamente. Por falta de atenção e costume, os erros passam despercebidos e acabam sendo um costume indevido, principalmente de quem utiliza a internet com freqüência e usa muitas abreviações.

Também temos que concordar que a lígua portuguesa é muito complexa e cheia de regras, tornando mais difícil a sua escrita.

Então, o certo é acostumar com os acentos e treinar para usá-los corretamente, nos policiando.

Assim, logo estaremos usando todos os acentos corretamente e nem perceberemos.

Bem vindo!! disse...

Izabela L. Garcia nº15 82A
Nathália do Carmo Soares nº23 82A


Acentuar palavras não é algo fácil, pois na língua portuguesa existem muitas regras e exceções, por isso não é raro de se ver erros no nosso cotidiano, como em anúncios nas ruas.

Além disso o ensino de hoje não é muito valorizado, fazendo com que os alunos percam o incentivo, tornando cada vez mais dificil utilizar a linguagem corretamente. Isso não acontece somente com as regras de acentuação.


Para que possamos corrigir esses erros, a escola deveria incentivar cada vez mais a leitura para aumentar o vocabulário e impedir que isso aconteça.

Bem vindo!! disse...

Diego Roberto Ferreira nº8
William Aires nº29
72A

Os erros de acentuação na língua portuguesa são comum pois existem muitas regras para podermos usá-los corretamente e nem sempre conseguimos nos lembrar delas. Outro fator que contribui bastante para os erros de acentuação e português é a internet, sempre estamos querendo poupar tempo e acabamos escrevendo de uma maneira muito incorreta, com isso criamos uma nova "linguagem", cheia de erros e abreviações.
Tal problema só será solucionado quando a educação for levada a sério pelo governo, quando as crianças forem mais cobradas no ensino fundamental.

Bem vindo!! disse...


82A

Breno Roberto Meira nº1
Romulo Martins Carvalho nº25

Na língua portuguesa existem muitas palavras com acentos, o que dificulta para todos nós de lembrarmos onde colocar o acento ou se a palvra o possui ou não.
Na lingua inglesa não é usado acento nas palavras o que facilita muito para escrever e nunca tem de ficar preocupado se tem ou não acento na palavra. Já no caso da língua portuguesa se não houvesse acentos, complicaria muito para ler a palavra da maneira correta então. Eu acho que a solução para este problema seria a pessoa ler mais livros e saber mais sobre a gramática da língua portuguesa.

Bem vindo!! disse...

Priscila 83B

A Língua Portuguesa é considerada uma das línguas mais complicadas de se aprender.E é mesmo , com suas múltiplas concordâncias, acentos e etc.O acento é na gramática a minha maior dificuldade , eu nunca sei onde vai o acento, se tem mesmo na palavra...Bom , mas saber como se coloca o acento é uma questão de prática, por exemplo, uma pessoa que escreve muito e lê muito também provavelmente vai escrever "melhor" que uma pessoa que não está muito acostumada.

Bem vindo!! disse...

Adriana nº01 - 73B

Sinto que a internet me fez, acredito que com muitas pessoas também, criar o hábito de escrever errado, sem muita preocupação com a acentuação correta. Palavras abreviadas para economizar tempo, vícios de escrita, entre outros, são razões da falta de treino da lingua culta.
Uma solução seria muita leitura e mais atenção na hora de escrever, revisando esses detalhes, dando maior importância para a escrita correta.

Bem vindo!! disse...

Considero que a principal causa da acentuação incorreta, ou da ausência de acentos em meus escritos decorrem de alguma falta de atenção durante a revisão do texto, o que geralmente acontece quando tenho pressa ou outra preocupação "ocupando minha mente".
Ocorrem dúvidas também, que é o que acredito que acontece com grande parte dos alunos que comentam neste Blog, mas penso que o hábito da leitura gera um efeito - apesar de não imediato - muito positivo sobre a produção de textos de qualquer pessoa, inclusive no conhecimento acerca da acentuação das palavras.
Para uma resolução mais rápida do problema, com certeza um material de consulta das regras gramaticais seria de grande utilidade.
É possível que os meios de comunicação de hoje, com suas altas velocidades (leia-se Internet), tenham posto à prova a importância dada à escrita correta em comentários de Blogs Pessoais, mensagens instantâneas e e-mails, mas acredito que é fácil distingüir qual padrão da língua usar, e, conseqüentemente, como escrever, de acordo com o contexto em que o texto será inserido.
Por fim, sei que o processo de produção literária requer capacidade de expressão, comunicação, persuasão, etc, mas entendo que a devida utilização das regras de acentuação já garante boa parte da conquista do texto para com o leitor.

Ândrea Barreto - nº 05 - 83 B

Bem vindo!! disse...

Gualter Cres nº12
Danilo Mancuso nº06
82A

Bem vindo!! disse...

Gualter Cres nº12
Danilo Mancuso nº06
82A

A língua portuguesa é uma língua muito complexa e difícil de ser estudada por causa de ter muitos detalhes, um dos piores ou o pior é o acento.Diferente da língua inglesa que não possui acentos a língua portuguesa é muito mais complexa e tendo a maioria do povo que mal sabe falar essa língua corretamente, imagine saber escrevê-la corretamente.Então a solução seria treinar bastantes, ler muitos livros e rezar para num ter nenhum erro naquilo que você escreveu.

Bem vindo!! disse...

José Marcos S. Martins nº17
Victor César nº28
82A

O costume de falar errado por ignorância ou ,muitas vezes, por preguiça, se reflete também no modo como o brasileiro escreve.
O problema da acentução, na verdade é outro: a falta do hábito da leitura. O hábito de ler é um exercício da gramática, além de ser um ótimo método de se adquirir cultura e conhecimento.
Os sistemas de bate-papo e outros tipos de relacionamentos pela internet vem agravando ainda mais esse problema na juventude brasileira. Com a frequente pressa ao escrever no computador, o (não necessariamente) jovem vem "comendo" acentos e abreviando palavras, modificando totalmente o seu modo e hábito de escrever.

Bem vindo!! disse...

Carolina Andreoti Nº04
Juliana Guerreiro Nº18
82A

No moderno mundo virtual a pontuação vem sendo abolida, pois as pessoas buscam escrever de modo rápido e prático.Com isso,acabamos nos acostumando a escrever errado ignorando a pontuação.
Mas o fato das pessoas escreverem errado não é somente culpa da internet.Muitas pessoas não são alfabetizadas corretamente e isso acaba se refletindo na rede, onde a escrita é a base da comunicação.
Muitas vezes, o problema de acentuação não está no desconhecimento da regra, e sim na fala viciosa de algumas palavras.Para que isso não aconteça
uma boa sugestão é a leitura de bons livros, a prática da acentuação em nosso cotidiano e a revisão do que está sendo escrito com muita atenção.

Bem vindo!! disse...

Débora Barbosa Aires n°07

Minhas dificuldades de acentuação são de lembrar de acentuar as palavras, eu posso até saber que em certa palavra existe o acento, mas quando eu não presto atenção enquanto eu estou escrevendo elas passam por despercebida.
Observando os comentários desse blog pude verificar que as maiores dificuldades de acentuar dos meus colegas são em palavras paroxítonas, isso pode ser pelo motivo de a maioria das palavras serem desse tipo.
Para sanar esses problemas não tem outro jeito (infelizmente) a não ser escrevendo muito.
Mas pensando bem escrever não é algo tão ruim, se for sobre um tema interessante, a produção de um texto pode se torna a melhor forma de se expressar.

taleesa disse...

eu tenho 11 anos e tenho muita poca dificuldade na acentuação.O meu professor encanta porque uma menina de 11 tem pouca dificuldade na acentuação
ele fala que tem muitos brasileios que tem mais de 11 anos as vezes tem mais dificuldade na acentuação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
os brasileiros de hoje em dia confundem a acentuação
porque pensam que escreve as palavras do jeito que fala
mas nem sempre !!!!!!!!!!!!!!!