segunda-feira, março 13, 2006

ATIVIDADE DOS ALUNOS DO TERCEIRO COLEGIAL


"UM CÃO ANDALUZ" e "A IDADE DE OURO"

Para refletirmos sobre as Vanguardas Européias e sua influência no Modernismo, tanto na literatura quanto na arte, assistismos aos filmes produzidos por Luís Buñuel e Salvador Dalí intitulados "Um cão andaluz" e "A idade de ouro".

Ambos trazem cenas surrealistas e produzem críticas à sociedade, à moral e etc.

No comentário deste post, os alunos publicarão suas resenhas acerca dos filmes.

Confiram as impressões, interpretações e leituras dos colegas!!!

34 comentários:

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Kaedra Silva Granha nº15
Rafael Augusto Barduchi Pereira nº25
Turma 83B

Surrealismo: Liberdade de expressão e quebra de padrões

O surrealismo trata da imagem do subconsciente, bem como a sede de liberdade de expressão e de fuga de regras, religiões e crenças. Vimos nos filmes de Buñuel e Dalí essa busca sendo transmitida de maneira confusa e aparentemente sem nexo.
Em "A idade do ouro", podemos observar a sede de liberdade sexual, considerando que naquela época, determinadas cenas desse filme eram consideradas de sexo explícito, quebrando padrões da sociedade e da igreja. Já em "Um cão andaluz" podemos citar a chocante cena de um olho sendo cortado por uma navalha, sugerindo uma drástica ruptura na maneira de enxergar o mundo e todas as suas regras.
Os filmes são cheios de cenas desconexas e marcantes, sem um tempo cronológico, o que nos faz ter a impressão de estarmos dentro de um sonho, onde tudo é possível e os nossos desejos mais reprimidos por padrões sociais são revelados.

www.gpw.com.br/hp/destaques_filme.asp?cod=170010
luzesdacidade.blogspot.com/2005/05/idade-do-ouro.html
pt.wikipedia.org/wiki/Surrealismo

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Ana Carolina Guarnieri n°02 83-B
Rafaela Nunes da Silva n°28 83-B

Os filmes "O Cão Andaluz" e "A Idade de Ouro" exploram o absurdo e o sombrio. Utilizando-se de cenas chocantes e pertubadoras abordam temas como religião e sexo de uma forma subjetiva que só pode ser entendida através do inconsciente.

À primeira vista as cenas podem parecer desconexas entre si mas para entendê-las é necessário analisar a sociedade da época.

São filmes do surrealismo, uma vanguarda européia que foi criado sobre as cinzas da Primeira Guerra Mundial e que busca o homem primitivo, a liberação do inconsciente e a valorização do sonho.

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Bruno Rocha Roma nº 6 Turma 83B

Um Cão Andaluz e A Idade do Ouro, filmes franceses surrealistas, resultado da união de Luis Buñuel e Salvador Dali representam atravez de imagens fortes e mensagens subliminares, angustia ,dor e sofrimento criticando a igreja e alguns costumes da época,como por exemplo a falta da
liberdade e do reconhecimento da arte representada pelo violão/violino sendo pisoteado pelo ator, e também demonstrando o istinto "animal" contido no interior do homem (homem/ mulher) o qual era totalmente reprimido na época, principalmente em relação à mulher.
Este filme me prendeu a atenção por não existirem muitas falas, ser agitado e ter uma carga cultural super elevada em relação aos filmes atuais.
Mesmo sendo âmbos de difícil compreensão os dois filmes passam sua mensagem de forma a parecer engraçada a situação da época, criticando de forma direta, e apartir daí alcançando seu objetivo, e de certa forma emitindo sua idéia.

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Marcelo Nº 17
Mateus “PatuH” Nº 19
83B


Surrealismo

Os filmes “ Um Cão Andaluz” e “ Idade do Ouro” parecem deconexos com a realidade, isto é, o Surrealismo, uma das vaguardas européias. Coisas inicialmente sem lógica alguma tem significado, as vezes não expresso mas contido naquele contexo, se for bem observado e analisado. Ao assistirmos um filme desse genêro sentimos um desconforto por essa linguaguem não ser a que estamos acustumados, o exemplo disso é a cena inicial de ,“Um Cão Andaluz” onde a mulher tem seu olho cortado por uma navalha em poder de um homem, mesmo que não tão evidente isso pode ser entendido como o domínio do homem sobre a mulher, “impedindo-a que ela tivesse um própria visão do mundo”.

Em “A Idade do Ouro” as cenas continuam mais uma vez desconexas com a realidade, estas talvez critavam a sociedade comteporânea, como um homem chutando um violino pela calçada, uma espécie de revolta contra a arte e podendo acreditar que fosse um marco do movimento surrealista. Nesse filme, também há uma vaca deitada na cama, significando, talvez, que mais uma vez foi expressado o machismo. Outra cena bastante marcante foi homens puxando uma carroça, colocando o ser humano no lugar do animal.

Esses filmes trabalham bastante as músicas,que tem um efeito chamativo, talvez na intenção de fazer o telespectador interagir com o filme.
Pode-se concluir que o surrealismo foi um movimento de libertação nesses filmes expressados pelas ideias sem lógica, mas na intenção de expor e transmitir aos telespectadores seus pensamentos,sentimentos, opiniões e suas ideias. Desta forma o Surrealismo é confuso, pois o que você vê é a ideologia do autor. Foi por isso que o surrealismo ser tornou esse movimento de forte expressão.

Bibliografia:
http://www.rnufs.ufs.br/rede/radio/news0029.asp
http://luzesdacidade.blogspot.com/2005/05/idade-do-ouro.html
http://www.livrariapagu.com.br/cinema1.htm
http://www.google.com.br

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Cesar Camargo nº 08 83B
Felipe Zamora nº 10 83B

Resenha surrealista sobre os filmes surreais


O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle. Como no exemplo do filme O cão andaluz em que o cara corta a própria mão, cujo o motivo era se libertar da sujeira da mão.

Um cão anda luz – que cortam o olho de uma mulher com uma navalha no inicio do filme, sem nenhum motivo aparente.
A idade de ouro – um sonho bem polemico na época. Como por exemplo a mulher chupando o pé da estátua, ou o cara passando as mãos nos seios da mulher ou ainda o casal rolando na areia o que na época era sexo explicito.


Os filmes são cheio de imagens disconexas, vendo da primeira vez acaba não se entendendo nada. Caracteristica comum do surrealismo, onde o legal é quebrar os paradigmas, vivendo o irreal, fugindo do comum, é como se mostrassemos tudo que queriamos fazer mas não temos coragem por causa da sociedade em que vivemos.

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Nome: Nádia Junqueira Martarelli nº22 83/73B
Nome: Larissa Tebaldi de Oliveira nº16 83/73B

Resenha Crítica

Em "Um cão andaluz" e "A idade de ouro" um filme de Luis Buñuel e Salvador Dali é retratado algumas características do periodo surrealista, como por exemplo a cena em que existe varias formigas saido da palma de uma mão, ou então, a de um homem que cortava o olho de uma mulher logo no inicio do filme, que representa a caracteristica de imagens sem nexos onde visavam libertar o homem dos laços impostos pelo moralismo da sociedade e suas instituições dando vazão aos ideais utópicos e as informações do inconsciente.

Sem ordem lógica aparente, fantasmas, erotismos e subversão moral causaram muito impacto na sociedade por mostrar o que na ocasião era considerado sexo explicito, uma revolução para a época. O filme foi considerado antiplástico e antiartístico visto do ponto de vista tradicional, devido a uma inspiração aos sonhos, as coisas ilógicas e ao anti-tradicionalismo, procurando dispertar na pessoa em que o assiste uma atração e ao mesmo tempo uma repulsão.

Concluimos com esses filmes, que além de imagens surrealistas e história sem ordem cronológica tentam nos passar a importância do inconsciente na criatividade do ser humano, e como isso pode significar muito mais do que meras palavras lógicas.


http://www.pco.org.br/livraria/programacao/ciclobunuel/surrealismocinema.htm?target=
http://dvdworld.com.br/dvdworld.hts?+VS19720+acha

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Priscila Alonso Marques nº24 83B
Tháyra Pedroso nº31 83B

Surrealismo no Cinema

Os filmes "Um cão andaluz" e "A idade do ouro" são um marco do surrealismo pois exploram o inconsciente humano, numa sequência de cenas oníricas , um exemplo disso é quando um homem corta o olho de uma mulher com uma navalha. No filme "A idade do ouro" as cenas surrealistas visam libertar o homem das amarras impostas pelo moralismo da sociedade.
Os filmes (principalmente "A idade do ouro") foram um espanto para a sua época, pois criticam a moral, a Igreja e toda a sociedade (um exemplo é quando um homem começa a jogar várias coisas pela janela, entre elas, um esquadro que representa a razão humana, o Papa, representando a Igreja, e a árvore de Natal, representando a família). No filme "Um cão andaluz" o autor mostra os desejos mais íntimos do ser humano e o conflito entre o que é "certo" e o que é "errado", como na cena em que um homem está num quarto com uma mulher e então pega nos seios dela, ela não sabe se o reprime, porque isso é "errado", ou se faz o que tem vontade.
O surrealismo é uma arte de protesto que mostra os sonhos do ser humano, por isso é difícil sua compreensão, é preciso estudar o surrealismo para entender melhor suas obras.

Bibliografia
http://www.redacional.com.br/vanguardas.htm
http://paginas.terra.com.br/educacao/teletrabalho/Resenha.htm

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73/83-B
Jéssica Florentino Nº 14
Mayckel Barbosa O. Camargo Nº20

Surrealismo, o retrato irreal da realidade.

Você teria coragem de apresentar aquele sonho mais desconexo da sua vida em forma de filme? Pois então,
Salvador Dali e Luiz Brunñel tiveram. Os filmes "A idade de ouro" e "Um cão andaluz" são duas obras surrealistas nas quais encontramos loucura, distorção do tempo, paixão e quebra do moralismo.

Nesses filmes as regras morais da época foram um prato cheio para os autores. Isso se comprova na cena em que as personagens praticam sexo oral (mas calma, eles apenas representaram usando as mãos).

E é num clima de abstração que você tem que assistir aos filmes, pois sua lógica não é a que usamos na realidade e sim a que usamos no mundo onírico.

Bibliografia

www.surrealismo.net/
www.historiadaarte.com.br/surrealismo.html

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Ana Lígia n°03
Thaiane n°29
RESENHA “UM CAO ANDALUZ” e "A IDADE DO OURO"


“Um Cão Andaluz” é um filme que manifesta o surrealismo e é dirigido e produzido por Luis Bunel e Salvador Dali. “A Idade de Ouro” também aborda esse movimento surrealista, porém nesse filme Dalí deixa a responsabilidade de diretor e ator principal para Bunel, participando apenas como co-autor, colaborando com algumas cenas.

O surrealismo foi um movimento artístico e literário que estava inserido nas vanguardas européias e que explora o papel do inconsciente nas atividades que envolvem qualquer tipo de criação.
A cena mais chamativa do filme “Um Cão Andaluz”, é a que se passa no primeiro momento: um homem corta os olhos de uma mulher com uma navalha.
Já em “ A Idade do Ouro”, as cenas não são muito chocantes,mais uma nos chamou a atenção: o homem atirando todas as coisas, inclusive um papa pela janela.

De acordo com nosso ponto de vista, para entender os filmes, é preciso ter um certo grau de abstração e conhecimento do assunto, pois eles mexem com diversos e mais profundos sentimentos humanos (como se fosse um sonho através das situações mais absurdas), com um fundo musical propício para cada cena: angústia, felicidade, desejos sexuais...
Caso seja visto por uma pessoa que não tenha prévio conhecimento do tema, os filmes podem parecer confusos fazendo com que não seja possível perceber a crítica que fazem a sociedade, religião e moral das pessoas , que eram atrasadas e antiquadas na época.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Surrealismo
http://www.submarino.com.br/dvds_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=6&CatId=15192&ProdId=294095&ST=BV15192&OperId=0&CellType=2#synopsys
http://geocities.yahoo.com.br/siteculturalatina/cinema

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83B
Mariana n-18
Cahe n-07

A logica e a razao no Surrealismo


O Surrealismo se define como uma vis�o irreal, sem l�gica e sem raz�o do mundo. Esse, pelo menos, � o que a maioria das defini��es do que � o surrealismo dizem. Mas ser� que essa afirmativa realmente � correta?
Se observarmos a fundo, � poss�vel perceber que existe por vezes tanta l�gica e tanta raz�o nas coisas surreais, quanto nas coisas reais.
Aquilo que � surreal esta acima do real, e n�o fora dele. E se ele esta acima, consequentemente ele se refere tamb�m � realidade.
Se entendermos a raz�o como �pensamento ou intelig�ncia que se manifesta simultaneamente na objetividade ordenada e regular da natureza f�sica, e na subjetividade do esp�rito humano�, ent�o existe um fio de coer�ncia nas manifesta��es surrealistas. Mas se entendermos a raz�o como �o pensamento moral, em sua fun��o de orientar a conduta humana, prevendo as conseq��ncias e avaliando o significado das a��es, com autonomia em rela��o �s inclina��es sens�veis�, ent�o as manifesta��es surrealistas s�o totalmente irracionais.
As coisas surreais s�o representa��es do nosso subconsciente, onde podem se formar imagens absurdas e inexplic�veis. O subconsciente pode ser definido como �uma extens�o do consciente para al�m dos limites da observa��o�. �Ele � aquele grau de consci�ncia vista como consci�ncia passiva e consci�ncia vivida n�o-reflexiva, podendo tornar-se plenamente consciente�.
�O C�o Andaluz� e �A Idade do Ouro� s�o duas das obras cinematogr�ficas mais famosas do surrealismo. Nascidos na Espanha, os autores destes filmes, Luis Bu�uel e Salvador Dali se conheceram em pleno �pice do surrealismo no Europa (d�cada de 1920).
Com uma vis�o diferente e cujo objetivo era bombardear todos os modelos sociais, religiosos e culturais da sociedade e das institui��es, Bu�uel e Dal� tiveram uma maneira diferente de fazer cinema, com uma coer�ncia diferente e com a suficiente capacidade de fazer as coisas sem medo de serem chamados de loucos pela cr�tica da �poca.
As pessoas est�o acostumadas a que o cinema seja um reflexo de nossa sociedade. Elas o v�em como uma maneira de se divertir, de esquecer as tristezas, de ver que outras pessoas t�m os mesmos problemas e usar esses exemplos para ajudarem a si mesmos. Mas o surrealismo busca uma maneira de ver a realidade do ponto de vista psicol�gico. Bu�uel e Dali puseram em �O C�o Andaluz� e na �Idade do Ouro� os seus sonhos, seus respectivos subconscientes. Por isso tentar entender o filme � algo quase imposs�vel. Podemos entender alguns pontos, mas o filme inteiro � muito dif�cil.


Bibliografia:
www.labcom.ubi.pt/cinubiteca/pdf/planocorte06.pdf

http://cinema16.mty.itesm.mx/folder_bunuel/ articulos/por_alumnos02.htm

pt.wikipedia.org/wiki/Surrealismo

www.cfh.ufsc.br/~wfil/guzel.htm

www.cerema.org.br/artigos/aasp.html

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Isabela Souto PArisi 13 83B
Thamine Yamada 30 83B

Resenha Critica - Luis Bruñel e o Surrealismo


“ Fica a loucura. ( ...) Todos sabem, com efeito, que os loucos não devem sua internação senão a um reduzido número de atos legalmente repreensíveis, e que, não houvesse estes atos, sua liberdade ( o que se vê de sua liberdade ) não poderia ser ameaçada. “ - Manifesto Surrealista



Uma navalha corta o olho de uma mulher. Formigas brotam de uma mão. Um homem a chutar um violino pela calçada. Uma vaca deitada numa cama. Imagens e seqüências sem sentido, um tanto estranhas, mas não para Luis Bruñel, cineasta espanhol que inspirado pelas idéias surrealistas, onde artistas rejeitavam qualquer valor ditado pela burguesia, tenta mostrar o quanto o Homem é instintivo e se deixa levar por eles sem pensar.

Nos filmes “Um cão andaluz” de 1982 e “A Idade de Ouro” de 1930 foram colocados à fronte várias criticas aos ideais burgueses e os desejos e devaneios do Homem foram expostos sem nenhuma restrição. Como era de se imaginar, os filmes causaram grande choque nas pessoas daquela época, que não estavam acostumadas a ver sonhos, imagens desconexas e a sexualidade filmadas sem nenhum pudor.

Ainda nos dias de hoje, os filmes de Luis Bruñel causam certa estranheza, pois qualquer um que assiste admite achar o filme um pouco confuso. Vale a pena, pois o surrealismo nos faz lembrar que às vezes devemos deixar a loucura falar mais alto, sem nos preocupar com os julgamentos e opiniões alheias, pois o que realmente vale é a liberdade de expressão.

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Driele Quinhoneiro nº 09 83B
Wellington nº 33

Resenha Crítica - O Surrealismo e Luis Bruñel.


Fugir do moralismo da sociedade, quebrar paradigmas, ser diferente são idéias presentes na mente dos revolucionários, e não diferente aconteceu com os surrealista, e foram mais além, deram asas a imaginação, estimularam o subconsciente. Fazer artes, segundo eles, é não seguir padrões se libertar da lógica e da razão.
Luis Buñuel, filmou “Um Cão Andaluz e a Idade do Ouro”, usando princípios surrealistas, causou impacto na sociedade que crescia, com conceitos pré-estabelecidos. Voltando um pouco no tempo, onde as pessoas se comportavam como um exército treinando, estréia um filme que não usava razão, cultura , ou idéias antes abordadas, as cenas eram organizadas sem qualquer ligação ou explicação plausível. O objetivos dos filmes que antecedem esse movimento, era atrai o público, já o “Um Cão Andaluz e a Idade do Ouro”, não tinha essa preocupação, causavam atração e outras vezes, aversão como na cena em que uma mulher tem os olhos cortados por uma navalha.
A cena em que uma girafa, padre, compasso são arremessados para fora, enfatiza a idéia da libertação, e que podemos trilhar caminhos por nós escolhidos.
E ainda hoje permanecem fagulhas do surrealismo, sendo principalmente, abordado no cinema e na televisão, de uma maneira mais oculta são as famosas mensagens subliminares. Há movimentos explícitos, como a legalização do casamento entre homossexuais, e das drogas dentre outros.

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Andre nº04 83b
Rafael Paquier nº 26 83b
Surrealismo- a arte do subconsciente.





"Era uma vez, duas pessoas que viviam em um mundo de guerras, de artes consideradas por eles simples, impregnadas da suja, e patética realidade". Cansados de tal realidade essas pessoas, e tantas outras resolveram aderir a um movimento que tentava expressar uma segunda realidade, uma realidade onírica, em que as sequencias de imagens e cenas, não tem raciocínio lógico definido, pelo menos não que possam ser entendidos por todos de forma homogênea.



O surrealismo, é o tema de dois grandes filmes que marcaram a época das entre guerras: "Um cão anda-luz" e "Idade de ouro", ambos de Luiz Buñel. Em um cão anda-luz, o autor já começa o filme chocando o publico quando de forma inesperada, um homem com uma navalha corta o olho de uma mulher a luz da lua. O filme mostra como em um sonho, as imagens praticamente sem lógica, com imagens chocantes que intercalam doçura com loucura. Tal fórmula é repetida no filme Idade de ouro, porém nesse Buñel mostra uma tentativa do protagonista de se libertar das amarras da sociedade, como na cena em que ele joga o Papa da janela. Ainda hoje vemos o surrealismo expresso em ideias principalmente relacionadas em tecnologia como em "Enter the matrix".



Os filmes e as atividades artísticas que seguiram o surrealismo mostravam uma revolução dentro da outra, distorcendo as ideias, se aproximando do caos do pensamento, em uma época em que a sociedade passava por grandes mudanças e se apegava a realidade vivida.

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Mikhael Peres Costa nº21
Rafael Simões do Carmo nº27



Resenha Crítica de Português sobre os filmes “Um cão andaluz” e “A idade do ouro”

Marcado por imagens disconexas, e cenas fortes o “Cão andaluz” impreciona logo na primeira cena onde um homem atravessa o globo ocular de uma mulher com uma navalha. Se você já achou isso estranho,o que dirá então do filme “A idade do ouro” com situações sem um mínimo de explicação racional como: um homem a chutar um violino pela calcaçada, uma vaca deitada numa cama e uma mulher jogando o Papa pela janela.

Realmente para quem assiste os filmes pela primeira vez é dificil entender as cenas chocantes e aparentemente sem sentido, que são as principais características do estilo surrealista, completamente contrário aos estilos clássicos e que levavam mais em conta a razão. Em ambos os filmes não temos uma ordem cronológica dos fatos o que dificulta o entendimento. Porém, com um olhar mais atento podemos estrair várias críticas a sociedade e a Igreja na época, como se os personagens agissem por impulso, dominados pela emoção. Ambos os filmes se assemelham a um sonho onde se juntam várias imagens atravéz emoção e pelo subconciente.

Desta forma o surrealismo se utiliza de imagens que ao mesmo tempo chocam e impressionam para assim chamar a atenção do publíco a sua arte e crítica, como forma de romper com os padrões da sociedade da época, tanto artísticos como sociais.

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Nomes : Mirela Emiko Rocha nº21 Samira de A. S. S. nº24
Turma: 83-C

O surrealismo no cinema

O Surrealismo como vanguarda européia buscava sondar o mundo interior das pessoas, liberando o incosciente, buscando o homem primitivo e valorizando o que é onírico. Baseavam-se também nas idéias de Freud, e admitiam que a razão pode dar-nos a ciência mas afirmavam que só a não-razão pode dar-nos a arte.

Os filmes O cão andaluz e A idade do ouro são o marco do início do surrealismo no cinema, sendo dirigidos por Salvador Dalí e Luiz Brunñel. Em ambos aparecem cenas ilógicas e de certa forma estranhas, característica desse movimento. No primeiro o olho de uma mulher é cortado, algo que estimula nossos sentimentos e sonhos. A caixa que é carregada remete a caixa de Pandora, onde todas coisas boas e ruins existem, e que não deve ser aberta pois espalharia o mal pelo mundo. Já no segundo filme, o personagem está em um quarto e começa, em grande momento de fúria, lançar pela janela coisas que aparentemente não têm muito sentido; porém, este quarto representa o lugar onde estão os sentimentos mais profundos dele. Ao lançar pela janela o papa, está lançando os dogmas da Igreja; ele está descartando as imposições da sociedade, o conservadorismo, a repressão e tudo mais que “não faz sentido” para ele.

Os autores conseguem expressar e estimular aquilo que desejavam. Despertam nossa imaginação e conseguem causar sentimentos de repugnância, revolta, aflição. Despertar nossos sonhos mais ocultos e o homem primitivo dentro de cada um.

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Állan Marchesin Costa 02 83C
Tiago Camargo 28
Vinicius Manduca 31

Resenha > “O Cão Andaluz” e ”A Idade de Ouro”

Ambas as obras pertencem a arte surrealista, contendo suas idéias características; com roteiros escrito por Luiz Brunñel e Salvador Dalí.

O Cão Andaluz é rico de imagens disconéxas e cenas oníricas. Com sons característicos: latidos. Que nos conduzem instintivamente, explorando o inconciente humano.

Com cenas “fortes” para a época “A Idade de Ouro” cria um cenário contra o moralismo da sociedade e suas instituições.

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Cristiano Martins n08 83C

Surrealismo ´´O Cão Andaluz`` e ´´A idade de Ouro``

Nos filmes "Um cão andaluz" e "A idade de ouro", se baseiam em sonhos representados em senas oniricas para expressar algo extremamente surreal, coisa de louco para outros mas pode-se tirar alguns sentidos lógicos se bem analisadas. Segundo Freude o subconciente possui uma linguagem de dificil interpretação mas mesmo assim coerênte em parte com a realidade.

As vanguardas européias foi uma representação do irracional e do inconsciente. Eles nos permitem perceber a instintividade do ser humano, a imaginação se manifestando livremente, o agir por impulso.

A Idade do Ouro- uma polêmica infundada, porém compreensível,enfim critica o moralismo da época em que foi feito.

Um cão andaluz- À luz da psicanálise,numa seqüência de cenas oníricas, incluindo o célebre momento em que um homem corta, com uma navalha, o olho de uma mulher Buñuel e Dalí exploram o inconsciente humano.

A musica presente em ambas as Obras nos permitem interagir com os sentimentos dos personagens de uma maneira muito ´´bacana``.

A muita inteligencia na arte do surrealismo, foi um movimento muito interessante.

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Gabriel Daré n°11 83A
Luiz Gustavo n°19 83A
Victor bergamaschi n°30 83A

Já podemos começar a análise do filme, pela primeira cena, quando um homem corta o olho de uma mulher com uma navalha. Podemos interpretar de várias formas esta cena, na nossa análise, isso mostra a sociedade vedando os olhos das pessoas, fazendo com que elas enxerguem somente as regras e constumes, e sejam obrigados a se adaptarem a essas regras.

Com o andamento de âmbos os filmes, analisamos que as cenas são sem nexo, sem sentido, mas elas estão ligadas às regras daquela época, tendo então uma lógica, como na cena em que o homem tenta tocar a mulher, no primeiro instante ela deixa, mas lembra que a sociedade não permite, afastando-se então do homem, depois a mão dele enxe de formigas, demonstrando que, o que ele tinha feito estava errado.

No filme “A Idade de ouro”, se faz algumas críticas claras, aos costumes da época, uma delas se dá quando o homem joga várias coisas pela janela, entre elas o Papa, fazendo uma crítica clara e forte, as regras que a igreja estabelecia naquela época.

Concluimos então, que os filmes e os quadros desta época, apesar de que para um leigo, não tenha nem sentido e nem nexo, expressam o que se passava no inconsciente dos seus autores, tudo isso ligado as amarras que a sociedade o submetiam, e para quase todas elas temos uma crítica feita.

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Luiz Buñuel juntamente com Salvador Dali iniciaram o surrealismo no final da decada de 20 com os filmes "Um cão Andaluz" e "A idade de ouro".Esses filmes eram criticas ao modo de vida ,padrões e regras da atual sociedade sendo a igreja a instituição que dita-os.Os filmes surrealistas tentavam descrever os sonhos e o inconsciente ,portanto, eram filmes de dificil conpreenção tal qual são os sonhos.A sociedade ficou extremamente chocada com o lançamento desses filmes por considera-los indecentes ofendendo assim a moral e os bons costumes,nessa época algumas salas de cinema foram queimadas como sinal de insatisfaçãoda sociedade para com esses filmes.
Ambos os filmes têm uma interpretação variavel de acordo com o espectador ,ja que o movimento surrealista propõe descrever o sonho ,tendo assim varias interpretações possiveis, portanto este resenhista não firma nenhuma opinião prticular limitada.

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André nº04
Bruno nº06
Stevan nº25


Resenha crítica sobre os filmes
"O CÃO DE ANDALUZ" e "A IDADE DE OURO"

Podemos observar que nas obras de Luís Buñuel
em parceria com Salvador Dali, é retratado um
mundo totalmente confuso, sem nexo e cômico.
Este mundo é criado pelo lado irracional das
pessoas, expressando os desejos mais bizarros
e profundos que guardam em seu subconsciente.
Assim, os filmes criticam meio de vida, dogmas,
tabus e censuras impostas pela sociedade
mediante o contexto histórico.

Esse mundo que parece não ter nexo foi
explicado por Freud, dizia ele que esses
pensamentos não surgiam ao acaso. A seu
ver, existia uma ponte entre o consciente e o
subconsciente, ou seja, o que parece ser
irracional na verdade já foi racional.
E foi através dessa linha de pensamento, que
Luís Buñuel e Salvador Dali retrataram o
contexto histórico da época, dando ênfase nas
caracteristicas citadas acima caracterisando a
forma de arte surrealismo.

Logo concluimos que se trata de uma arte não
muito compreensiva por leigos no assunto mas
expressam profundamente o interior de cada ser.

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hudson nº14 83C
tiago nº29

resenha crítica dos filmes: "Um Cão Andaluz" e "A idade do ouro"

Os filmes mostram as caracteristicas do surrrealismo,
onde o sonho,o irracional e o incomum são expressos de maneira a fazer com que o espectador não
entenda nada,fazendo-o confuso
e estupefado com tamanha irracionalidade,mas no entanto causam admiração pela coragem do autor de expor algo que pode ser criticado pelos leigos que ao assistirem sem
ter algum conhecimento sobre o surrealismo se enfurecerão com
tamanha idiotisse,que não é,mas esse seria o olhar de um leigo.

Luiz Buñel ao criar o filme conseguiu gerar uma redoma de mistério e intriga,
prendendo a atenção de poucos
com cenas sem nexo, colocadas
ao léu e sem lógica.

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Fabricio nº10 83-c
Leandro nº 17
"Luiz Buñuel jutamente com Salvador Dali iniciaram..."

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Gabriel Hiroishi Inoue n°12
Naiara Martin da Silva nº22
83C


A Idade do Ouro e Um Cão Andaluz, são filmes do manifesto do Surrealismo, filmes sem um mínimo de explicação racional, tais como: um homem a chutar um violino pela calcaçada, uma vaca deitada numa cama, que dali se retira ordenada por um gesto de expressão no rosto de uma mulher, uma carroça conduzida por dois homens do povo que atravessa o salão onde está se realizando uma festa burguesa, um homem caminhando com uma pedra na cabeça.
Portanto, há em A Idade do Ouro essa obediência ao Surrealismo, existe o ataque à burguesia e à religião, trata ainda do caso de um amor louco, que jamais poderá dar certo.
É importante salientar que o Surrealismo é um movimento de vanguarda iniciado no período entre guerras, ou seja, foi criado sobre as cinzas da Primeira Guerra e sobre a experiência acumulada de todos os outros movimentos. Entretanto, suas origens estão mais próximas do Expressionismo e da sondagem do mundo interior, em busca do homem primitivo, da liberação do inconsciente, da valorização do sonho,ressalta o automatismo contra o domínio da consciência.

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Allan Gabriel de Souza Carreira
Nº01 83C

Resenha crítica dos filmes "Um Cão Andaluz" e "A Idade de Ouro"

Surrealismo: A arte do..., de..., da..., apenas surreal!

Os filmes "Um Cão Andaluz" e "A Idade de Ouro" revelam a magia, a arte do surrealismo, ou seja a representação da realidade por elementos inexistentes, situações inexplícaveis, que partem dos nossos sonhos, fantasias e desejos ocultos. Esses dois filmes mostram o instinto do inconciente humano, em reconhecer o desconhecido, ou seja aquilo que pra nós é uma coisa incoerente sem explicação, contratidória com tudo aquilo que nos vimos, vivemos e sentimos.


Um Cão Andaluz é um manifesto surrealista de puro nonsense. Uma continuidade de planos narrativos ilógicos e incoerentes, sem um fio narrativo. Apenas imagens, sequências de imagens, tudo muito forte, com o objectivo de despertar sensações. Um jogo emotivo de sonhos e pesadelos, em que a compreensão de cada imagem é apenas vista no televisor interno de cada um.

O Cão Andaluz é um filme sobre nada, mas que mesmo assim, significa para cada pessoa algo diferente. É um jogo de estímulos e sensações através de jogos de imagens num misto de terror, suspense, erótico e coméd do por uns, amado por outros.ia.

professora depois eu mando o comentario do outro filme porque não deu tempo! beleza!

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Fernando F. F. nº 11 83D
Fernando M. C. nº 12 83D

Um Cão Andaluz é cheio de imagens confusas, vendo da primeira vez acaba não se entendendo nada, a cena mais chocante de todas é logo no início quando uma navalha corta o olho de uma mulher, depois disso se passam 8 anos, e as cenas continuam acontecendo, como mãos brotando formigas, uma mão sem corpo atirada no chão. Na fita de vídeo há duas versões do filme, a primeira delas com a música que foi utilizada por Buñuel na pré-estréia de seu filme, e na segunda, e que gostei mais, uma música que foi especialmente composta para Um Cão Andaluz em 1982 e que trás também latidos e sons de um cão, assim fica mais claro que a intenção de Buñuel era mostrar como somos instintivos e muitas vezes nos deixamos levar por esses instintos sem pensar, o filme que apesar de ter 17 minutos é mais uma obra prima do diretor que junto de Dalí ainda fez A Idade de Ouro em 1930.

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Nome: João P. Mariusso nº 16
Wallace Sato nº 33
83-C

Sonhos incompreensíveis, mas com fundos de sentidos.

Os filmes “Um Cão Andaluz” e “A Idade de Ouro”, filmes surrealistas, utilizam de imagens sem sentido, situações desconexas e de difícil compreensão, libertando-se assim da lógica e da razão. Ambos atravessam a consciência cotidiana, expressando o inconsciente e os sonhos de Luis Brunñel e Salvador Dali em cenas totalmente oníricas.
Isso pode ser notado através de cenas totalmente sem explicação racional, como: a mulher ter seu olho cortado, um homem a chutar um violino pela calçada, uma vaca deitada numa cama, a mulher a jogar os objetos pela janela de seu quarto e outras. Mas tais cenas possuem sempre uma mensagem a ser transmitida, na maioria das vezes de indignação e oposição aos paradigmas da sociedade.

A presença do inconsciente é algo notável, pois no surrealismo mostramos os pensamentos, formas, idéias e tudo que guardamos no fundo, bem dentro de nós; libertando os sonhos para através deles obtermos a arte.

Esses filmes foram o marco do começo do surrealismo no cinema, sendo assim muito importantes. Mas sofreram duras críticas, pois apresentavam cenas que para sua época eram nudez explícita.

No geral esses filmes se mostram estranhos, mas observando-os e analisando-os, podemos nos libertar, libertar nossos sentimentos e pensamentos e através disso refletir sobre nossas vidas, a sociedade e valores.

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Arthur D`Afonseca e Silva
N°05
83C

O surrealismo é a vanguarda européia que tem sua origem próxima ao do expressionismo e da sondagem do mundo interior, em busca do primitivo,
da liberação do inconsciente, da valorização do sonho.

Os filmes “Um cão anda luz” e “A idade de ouro” demonstram exatamente
as características do movimento,pois nos permite perceber o agir por impulso,
cenas confusas e desconexas seguindo o pensamento do autor, fazia uma crítica
a sociedade da época, a igreja e principalmente a arte.

Luis Buñuel e Salvador Dali são os principais representantes do movimento
e criadores dos filmes .

O surrealismo é uma forma de expressão dos sonhos, acabando com o controle
do homem, vivendo no irreal,no qual se pode fazer tudo que gostaríamos mas não fazemos por causa da sociedade.É a arte do irreal.

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caio n 07 83-C
daiane n 09

Pode-se observar nos filmes, uma sequencia de imagens aparentemente desconexas, confusas e irracionais, sendo caracterizada uma obra surrealista, ja que estas são a representacão do inconsciente, do sonho, do agir instintivo. Porém apesar da aparente irracionalidade da obra, os filmes podem ser encarados, como uma crítica a sociedade, ja que esta estipulavam as regras e determinavam os padroes de certo e errado, o que fez com que "o cão andaluz" e a "idade do ouro", fossem fortemente atacados pelos criticos da época, sendo intitulado por alguns de imoral.