quarta-feira, março 15, 2006


MODERNISMO PORTUGUÊS: FERNANDO PESSOA E SEUS HETERÔNIMOS



Hoje a aula do 83B foi interessante. O aluno Wellington fez a leitura de uma poesia de Alberto Caeiro: O pastor amoroso. A classe curtiu muito este momento, pois todos pudemos entender melhor quem foi o heterônimo Alberto Caeiro. O poeta das sensações, o filósofo da natureza, pois não extrai seu pensamento dos livros ou da civilização, mas sim de seu contato direto com as coisas e com a natureza. Poeta defensor da simplicidade, diz que homem complicou muito a vida com a metafísica, com as teorias filosóficas e científicas e com as religiões.

COM VOCÊS: Um pouco de Alberto Caeiro...


O pastor amoroso

(...)

O AMOR é uma companhia.
Já não sei andar só pelos caminhos,
Porque já não posso andar só.
Um pensamento visível faz-me andar mais depressa
E ver menos e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo.
Mesmo a ausência dela é uma cousa que está comigo.
E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.

(...)

GOSTOU? Então leia o livro!!!

PESSOA, Fernando. Poemas completos de Alberto Caeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980

6 comentários:

Bem vindo!! disse...

Thaiane n°29 73/83B

Esse poema de Alberto Caeiro que o Wellington leu hoje é muito interessante...

Seria bom se em algumas aulas fosse lido alguns poemas dele !!

Bem vindo!! disse...

Jéssica n° 14 83b

Foi lindo!Fiquei emocionada, deu vontade de levantar e dar um beijo no Wellington. Ele leu com tanta emoção!!! Concordo com a Thaiane, mas só se ele ler de novo.

Bem vindo!! disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Bem vindo!! disse...

Priscila 24 73B
é muito lindo esse poema , e o wellington leu de uma maneira muito linda, leu com a alma...

Bem vindo!! disse...

Priscila 24 73B
é muito lindo esse poema , e o wellington leu de uma maneira muito linda, leu com a alma...

Bem vindo!! disse...

ana ligia n°03 - 83B

Todos os Dias

"Todos os dias agora acordo com alegria e pena.
Antigamente acordava sem sensação nenhuma; acordava.
Tenho alegria e pena porque perco o que sonho
E posso estar na realidade onde está o que sonho.
Não sei o que hei de fazer das minhas sensações.
Não sei o que hei de ser comigo sozinho.
Quero que ela me diga qualquer cousa para eu acordar de novo."

Esse foi o poema que mais gostei. Me interessei por Alberto Caieiro através da leitura de " O pastor amoroso", e fui atrás do livro.
Acredito que com a leitura do poema pelo nosso colega Wellington, todos os alunos do 83B vão lembrar de alguma forma do Alberto Caieiro.