terça-feira, março 21, 2006

A GAFE DO MUSEU DE LÍNGUA PORTUGUESA MOSTRA A IMPORTÂNCIA DE DOMINAR A LÍNGUA

Erro de português (raíz, quando o certo seria raiz, sem o acento agudo) em painel no Museu da Língua Portuguesa, que abre para o público nesta terça-feira; o museu fica na Estação da Luz, no centro de São Paulo.

Notícia retirada do site da uol, primeira página, acessado em 20/03/2006.
Dê sua opinião sobre este episódio...

47 comentários:

Bem vindo!! disse...

Ana Lígia n°03
Um erro como esse em um museu de Língua Portuguesa não deveria acontecer. Mas também não é algo imperdoável, já que vivemos em um país onde a maioria da população não sabe interpretar o que lê e e não presta atenção a esses detalhes, deixando de valorizar museus e elementos que fazem parte da nossa cultura.

Bem vindo!! disse...

Felipe nº 10 83B
Tháyra nº 31 83B

Achamos que o erro cometido foi proposital, com o objetivo de chamar a atenção do público, para ver se ele saberia achar um erro de português em uma propaganda sendo ela uma propaganda de um museu de língua portuguesa

Bem vindo!! disse...

Mariana n°18

Na verdade é um erro que não poderia ocorrer em nenhum tipo de anúncio. Principalmente, em um Museu da Língua Portuguesa.
No entanto, existe um problema muito comum que ocorre em relação à produção gráfica. Quem produziu o anúncio, não necessariamente tem o conhecimento que deveria ter da língua portuguesa.

Bem vindo!! disse...

Cahe n°07

É um erro que não deveria ocorrer em um Museu da Língua Portuguesa.
E que é inacreditável que não tenham reparado isso na hora da criação da publicidade.

Bem vindo!! disse...

Ana Carolina nº02
Rafaela nº28

Não achamos que seja um erro imperdoável, já que todos estamos sujeitos a errar. Mas por ser um museu da Língua Portuguesa com certeza era necessário ter mais cuidado em relação a esse ponto. Mas também pode ser como nossos colegas disseram, proposital para chamar atenção.

Bem vindo!! disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Bem vindo!! disse...

Larissa nº16
Nadia nº22

Nós achamos que pode ser apenas um estrategia do Museu de Lingua Portuguesa,pois se tratando desta matéria a pessoa responsável pelo cartaz poderia estar testando o conhecimento do publico.

Bem vindo!! disse...

Bruno Rocha Roma n°06
Kaedra Silva Granha n°15
Turma 73/83-B

É um erro perdoável já que aos olhos de muitas pessoas, tal erro passaria despercebido. Considerando que o evento ainda não ocorreu é um deslize que pode ser corrigido sem problemas! Graças a Deus!
Porém, num país onde tantas coisas passam despercebidas, por que um acento a mais não pode passar?

Bem vindo!! disse...

Jéssica n° 14 83B
Mayckel n° 20

Acreditamos que o suposto erro foi proposital, que a intenção era testar a atenção e o conhecimento do público,pois muita gente lê sem saber o que está lendo. E nada melhor do que a inauguração de um museu de língua portuguesa para mostrar isso.

Bem vindo!! disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Bem vindo!! disse...

Rafael Barduchi nº25 83B

Como a imagem foi exposta no museu da Língua Portuguesa, acho que esse erro dificilmente seria cometido acidentalmente. Como era a inauguração do museu, foi mais para chamar a atenção das pessoas para o lugar.

Bem vindo!! disse...

Gabriel nº11
Gabriela nº12
Vinicius nº32


Achamos um absurdo por ser em um museu da Língua Portuguesa.Mas não é um erro imperdoável.Pois no país em que vivemos, em que muitas pessoas são analfabetas isso pode acontecer naturalmente sem ninguém perceber.
Não acreditamos que esse erro foi proposital.Pois se isso fosse uma "jogada de marketing",seria uma jogada errada já que por ser um museu de Língua Portuguesa, as pessoas que vissem isso, ou achariam que está certo, ou então o museu perderia toda a credibilidade.

Bem vindo!! disse...

Driele 09 83B
Wellington 33

Tudo não passa de uma jogada de marketing para poder atrair pessoas atentas e curiosas.
Soou estranho, pois é um anúncio do Museu da Língua Portuguesa, porém atingiu seu objetivo.

Bem vindo!! disse...

Isabela Parisi nº13
Thamine Yamada nº30

É triste ver que no nosso país erros como esse ainda são comuns.
Por ser um local público (na Estação da Luz) onde pessoas de vários níveis sociais passam os autores dessa "façanha" deveriam tomar um pouco mais de cuidado com a escrita das palavras, principalmente por se tratar de um Museu da Língua Portuguesa.

Bem vindo!! disse...

Thaiane n°29 73/83b

Creio que passa de uma jogada de marketing do Museu da Língua Portuguesa para chamar a atenção das pessoas atentas ,mas esses tipos de erros não poderia ocorrer em nenhum tipo de anúncio.

Bem vindo!! disse...

LUIS CLAUDIO Nº18 83C
THIAGO SOARES Nº26 83C

Esse tipo de erro deve ser demonstrado em um museu de Língua Portuguesa, pois isso quebra o paradigma da língua culta mostrando não apenas as palavras escritas corretamente, mas também os erros de ortografia triviais que acontecem repentinamente nosso dia-a-dia.

A intenção pode ter sido mostrar como o português é falado e escrito hoje.

Bem vindo!! disse...

João Paulo Nº16 83C
Wallace Sato 33

Atualmente ocorre uma desnacionalização da língua oficial do Brasil, com a invasão de outras culturas, principalmente o inglês, o que proporciona numa despreocupação com a estética e as regras da língua portuguesa.

O fato ocorrido pode denunciar que realmente ocorre a despreocupação com a língua do cidadão.

Bem vindo!! disse...

Cristina Bueno nº09
Nathalie Miranda nº22
Turma:82-C

Não há como ter certeza se foi um erro cometido propositalmente ou não. O que podemos dizer com certeza é que, se foi um erro, é lamentável que tenha acontecido por se tratar de um Museu da Língua Portuguesa, contudo se foi uma jogada de marketing conseguiram chamar a atenção das pessoas para o museu que será inaugurado, porém, muitos nem prestaram atenção ao erro cometido.

Bem vindo!! disse...

Nome: Bruno José Silveira Nº:07
Nome: Luiz Henrique Vitti Felão Nº: 18
Turma 82-C

Propositalmente ou ignorância?



Isso é um absurdo, pois estamos falando do Museu de Língua Portuguesa, um estabelecimento altamente renomado. Está certo que todos erram, porém para uma faxada desse museu é incrível.
Se a pessoa escreveu isso ou foi por querer, ou ela não percebeu, ou não sabe regras de acentuação.
Para que isso não acontecesse, o museu deveria ter contratado uma pessoa mais qualificada para o trabalho.

Bem vindo!! disse...

Bruno Jacobini Affonso Nº: 06
Carlos H. D. Silva Nº: 08

Erro na exposição do museu de Língua Portuguesa: ingnorância ou proposital.

Pode haver duas hipóteses sobre o erro de acentuação na palavra raiz. Uma é que a pessoa que escreveu é muito ignorante (burra), pois, ou não sabia as regras de acentuação gráfica da gramática, ou estava distraída. A outra hipótese é que o autor escreveu de maneira errada propositalmente, para chamar a atenção do público para os erros de gramática, assim perceberem como é desagradável a escrita errada fazendo-as procurarem sempre evita-los.

Bem vindo!! disse...

Mayron R. S. Costa, 21
82C'

Pior que esse erro do técnico que escreveu isso, é a falta de supervisoria e organização da inauguração do museu. Pois houvesse alguém para superviasr, antes da inauguração, creio que não teria acontecido. Sendo assim, não daria essa polêmica em toda a mídia, algo muito desnecessário.

Bem vindo!! disse...

Mayron R. S. Costa, 21
82C'

Pior que esse erro do técnico que escreveu isso, é a falta de supervisoria e organização da inauguração do museu. Pois houvesse alguém para superviasr, antes da inauguração, creio que não teria acontecido. Sendo assim, não daria essa polêmica em toda a mídia, algo muito desnecessário.

Bem vindo!! disse...

Bruno Sampaio N°05 52A
Henrique de Melo N°13

Um erro como esse não é aceitável em um museu de Língua Portuguesa, pois um dos principais focos do museu é a gramática. Isso mostra como a população brasileira está cada vez mais por fora da sua língua, principalmente da escrita. Para que isso mude é necessário uma atitude que modifique o método de aprendizagem do brasileiro, fazendo com ele se interesse mais pela língua portuguesa.

Bem vindo!! disse...

Ândrea - nº 05 - 83B

Não era de ser esperar um erro ortográfico em um painel de museu, muito menos se tratando de um da Língua Portuguesa.
Por outro lado, no entanto, esse fato só vem comprovar a realidade brasileira: grande parte da população desconhece a própria Língua.
Pode-se dizer também que "é, de fato, muito difícil conhecer todas as regras de ortografia a fim de escrever com o mínimo de erros ortográficos"(*) , mas não só no caso desse anúncio uma revisão um pouco mais atenta teria resolvido o problema! Simples.

(*)http://www1.folha.uol.com.br/folha/
fovest/ortografia.shtml

Ândrea - nº 05 - 83B

Bem vindo!! disse...

Renata n°31 82A

Um erro que não tem perdão, devido ao local em que foi encontrado.
Mas é incrivel que o erro chama mais atenção do que o proprio museu. Pode ser que esse erro seja apenas pra chamar atenção para o museu de lingua portuguesa pois só
assim para as pessoas repararem

Bem vindo!! disse...

Jully nº 19 82A

Todos nós sabemos a complexidade da língua portuguesa, e que pronunciar ou mesmo escrever corretamente é uma tarefa bem complexa. Mas um erro de português, grave do jeito que esse foi, aumenta muito de gravidade quando este é cometido no lugar onde foi. O museu seria o ultimo lugar do mundo onde deveria ter um erro de português. Realmente é uma tremenda gafe, que acabou chamando muita atenção e muitas sátiras também.

Bem vindo!! disse...

Haila M. Pelloso nº13 82A

Na minha opinião, o erro não foi imperdoável, porque todos nós estamos sujeitos a erros, porém, tratando-se de um Museu da Língua Portuguesa, era necessário uma maior atenção a esses pequenos detalhes.

Bem vindo!! disse...

Izabella A. Rosso nº16
O erro certamente não foi proposital, mas tratando-se de um Museu de Língua Portuguesa isso não poderia acontecer.Também não podemos dizer que foi um erro imperdoável, isso poderia acontecer com qualquer pessoa.

Bem vindo!! disse...

Izabela L.Garcia nº 15 82A

Todos nós estamos sujeitos à erros, por isso não devemos crucificar ninguém. Mas tratando-se de um Museu da Língua Portuguesa isso não deveria ter acontecido, eles deveriam ter mais atenção,pois isso pode prejudicar a imagem do museu.

Bem vindo!! disse...

Nathália do Carmo Soares nº23 82A

Errar é humano,mas de onde veio esse erro já é um pouco complicado,por se tratar de um Museu da Língua Portuguesa.Na próxima vez ,os responsáveis por isso devem rever atentamente para que não ocorra este erro ou outros.

Bem vindo!! disse...

Thais Hamer nº27 - 82A

"Quem nunca pecou que atire a primeira pedra"

Para que tratar disso como se fosse o fim do mundo? E realmente nao e o fim do mundo e as pessoas so querem mesmo falar sobre algo, e como deixar passar um erro comum na nossa lingua portuguesa, tenho certeza que muitos desses comentarios aqui deixados existem 1543246574654 de erros, assim como tenho certeza que no meu tambem existe, e isso daqui nao e um site de Portugues, como erros? Porque ninguem critica isso?
E uma necessidade nossa falar mal, ja perceberam? Criticar tudo, sem nem mesmo olhar no proprio nariz. E alem de falar mal, inventam coisas ainda, meu Deus, e um Museu de Lingua Portuguesa, como imaginar que iriam cometer propositalmente um erro para que as pessoas criassem esse caus que esta havendo? E.. se pensaram nisso, realmente todos nos somos muito previsiveis! Nao quero tratar aqui sobre o erro de portugues cometido no Museu, mas sim da postura das pessoas em relaçao a isso.
E caso voces nao perceberam tudo esta sem acento nesse post, e alguns nem devem ter percebido, aprenda primeiro critique depois.

Bem vindo!! disse...

Carolina Dionisio nº5 82A

VOCÊ JOGA TRUCO? ENTÃO ESCREVA DIREITO!

Existem coisas que quando aprendemos (geralmente na infância) nunca esquecemos...Andar de bicicleta,nadar, fazer continhas de adição...Mas existe coisas que podemos até aprender, mas esquecemos todas as vezes que precisamos delas...como as regrinhas de acentuação gráfica...

Não podemos ser culpados disso, ninguém deve...Quando não se dá importância a algo, este algo é facilmente esquecido. Aprendemos as regrinhas quando estamos já escrevendo relativamente bem, mas isso não é muito cobrado, nem praticado, e é exatamente a forma com que você aprende algo e a forma que pratica que faz toda a diferença.

Vou explicar melhor... como é que ninguém esquece como se joga paciência, buraco, truco, pôquer, enfim qualquer jogo com as cartas de baralho? As regras destes jogos são tão complexas quanto as regrinhas de acentuação, que, na verdade, não são complexas não... são muito simples...
Porém, como eu disse, tudo depende do aprendizado e da prática.Quando alguém dirige, não fica atento no que deve fazer após, pisar, trocar, etc, nessa ação há uma coisa chamada conhecimento por sabedoria, é a prática que faz você bom, se houvesse prática das regras, todos saberíamos (porque ninguém fica pensando a cada palavra que escreve, se está escrevendo-a corretamente), pois teríamos prática o suficiente...

Portanto, esse não é um problema da lingua portuguesa e nem do povo que dela usufrui... O Brasil não é ultrapassado e nossa língua não é ridícula e tem lógica! (ao contrário de alguns comentários sobre esse assunto) e só ter boa vontade de aprender e praticar as regras...Só assim, ninguém de nós vai escrever um dia: "raíz".

Bem vindo!! disse...

Diego Roberto Ferreira nº8 72A
William Aires nº 29

Para nós o erro só foi realmente percebido, pois ocorreu no Museu da Língua Portuguesa, mas se em qualquer outro lugar público alguém escrevesse incorretamente outra palavra, este erro talvez não teria sido percebido por ninguém.
Na nossa opinião o Museu teria que ter mais atenção antes de ir colocando qualquer coisa em um painel, as vezes o erro pode ter sido de algum técnico que não possuia muitos conhecimentos em língua portuguesa, mas o Museu teria que ter corrigido o mesmo antes de colocá-lo ao ar, pois ele ficou mal falado entre o povo.

Bem vindo!! disse...

José Orlando nº32
Diego Leal nº30
82A

Um erro de gramática como esse, num lugar como esse, deveria ser imperdoável, só que hoje em dia a mídia tem controlado tanto a população, que um erro como esse só pode ser mais uma estratégia para promover e divulgar o museu.
Um erro desse pode ser facilmente esquecido, mas se continuar com essas coisas para talvez chamar a atenção da população, tem que parar, pois pode chegar em outros países, e o Brasil acabar sendo mais "mal tratado" do que ja é por eles.

Bem vindo!! disse...

Natalia Nacamura nº22 82A

O erro é extremamente grave, se tratando do devido lugar onde foi cometido, como no Museu da Língua Portuguesa.Porém é comum errar, somos humanos e temos direito de cometer erros.

Bem vindo!! disse...


82A

Breno Roberto Meira nº1
Romulo Martins Carvalho nº25

Nós achamos que o erro não é proposital pois é algo que confunde muito e o erro pode ter sido da pessoa que publicou o painel e não de quem deu as ordens para escrever a palavra.
Muitas pessoas não sabem se raiz tem ou não acento, nós mesmos ficamos um puco na dúvida quando soubemos que no museu da língua portuguesa havia um painel com esse erro.

Bem vindo!! disse...

José Marcos S. Martins nº17 82A
Victor César de Carvalho nº28 82A

Um grave erro de português em um Museu da Língua Portuguesa parece até ser uma ironia para os leitores, pois é muito difícil em um Museu que trata do assunto Língua Portuguesa errar dessa forma escandalosa. Isso pode ter ocorrido como uma estratégia de divulgação do museu, porque realmente chamou atenção.

Bem vindo!! disse...

Felipe Nunes Nº09
Henrique de Almeida Nº14
82A

Se fosse um erro em uma redação comum não seria um erro de tanta gravidade, mas se tratando do Museu da Língua Portuguesa, não poderia ter acontecido. O anúncio deveria ter sido revisado ou quem sabe escolhido uma pessoa de maior conhecimento nesse ponto.

Bem vindo!! disse...

Marcus Vinicius Brun Cafeo 82A nº20
Pedro Henrique P. Ramos 82A nº24

Bem, geralmente um erro tolo mas que muita gente acaba cometendo. Mas isso não é desculpa para o que aconteceu.
Eles deveriam selecionar mais as pessoas que iriam construir os painéis do museu, pois isso é uma falta de respeito para com a língua portuguesa.
O fato é uma reflexão do que acontece com a educação no Brasil, principalmente nas escolas públicas, onde o ensino decaiu muito. Se esse erro fosse cometido em uma redação qualquer nada teria acontecido, mas como se trata de um museu dedicado a nossa língua acabou tendo essa gravidade.
Isso não deveria ter acontecido, já que isso foi um assasinato a nossa língua e a nossa cultura.

Bem vindo!! disse...

Bruno Cruz nº3
Gabriel Belem nº11
82A

Tratando-se do museu de língua portuguesa, o erro realmente impressionou a todos. Mas acho uma grande hipocrisia criticar como se fosse a maior atrocidade do mundo.
Quem nunca cometeu um erro desses?
Mesmo os grandes "Pasquales" da vida são humanos, erram como as pessoas normais!

Bem vindo!! disse...

Adriana nº01 - 73B

Infelizmente, esse erro ocorreu num museu da Língua Portuguesa, um local onde nos mostra a lingua escrita; um exemplo a ser seguido.
Com a maioria da população escrevendo errado e com a era da internet que nos faz criar certos "vicios", acho importante a inauguração desse local. Porém, deixaram esse pequeno detalhe escapar, o que é uma pena! Poderiam tomar mais cuidado.

Bem vindo!! disse...

Samira nº24 83C

Que a língua portuguesa é muito complexa e abundante em regras gramaticais, nós sabemos. E errar um acento, ou algo parecido às vezes é normal.

O problema é quando isso ocorre em um museu de Língua Portuguesa (normalmente quem deveria dar o exemplo). Acho que o painel do museu deveria ter sido feito com mais atenção. Nessa época em que nós já escrevemos muito errado por causa da informalidade que existe na internet, devemos ter exemplos de como se escrever certo.

Bem vindo!! disse...

Mirela E. Rocha nº 21 83- C

A Língua Portuguesa é um idoma muito complexo, com muitas regras e pequenos detalhes. Para uma pessoa comum, que após sair da escola, além de utilizá-la no cotidiano, não exercita e nem treina seus conhecimentos, é fácil se esquecer dessas regras,ou simplesmente deixá-las de lado; ainda mais atualmente, com a internet, onde não há preocupação com a escrita.
Mas quando um erro desses ocorre num Museu de Língua Portuguesa, o caso fica mais grave, pois ele deveria dar o exemplo. Todos cometem erros, até mesmo quem não deveria, mas o Museu não deve deixar que fatos como esse se tornem comuns.

Bem vindo!! disse...

Gabriel Daré nº11 53A/83C

Um erro deste não é, e nem deveria ser normal, se tratando de um Museu da Língua Portuguesa, mas como ocorreu, deveríamos dar uma maior importância a este fato. Pois, em um país onde a língua portuguesa vem sendo banalisada, com a linguagem informal da internet, um museu tem como obrigação ser o exemplo para toda a sociedade, logo, não comentendo erros simples como este.

Bem vindo!! disse...

João Gabriel nº15 83C

Apesar de ser um erro simples, e estar no museu da Língua Portuguesa, lugar que era pra ser o exemplo da norma culta, acredito que erros acontecem, mesmo não podendo acontecer em lugares assim. Pois, todo ser humano erra, mas se prestasse mais atenção no que estava fazendo provavelmente não iria acontecer.

Ultimamente o português vem sendo banalisado, por causa da linguagem usada na internet, e assim lugares como este tem que ser exemplos.

Bem vindo!! disse...

Gualter Cres nº12
Danilo Mancuso nº06
82A

Errar é humano, todos nós estamos sujeitos a erros e eles nos rodeiam o tempo todo. Mas esse erro ocorrer no Museu da Língua Portuguesa, onde deveria dar o exemplo, tudo bem que a língua portuguesa é muito complexa, mas eles deveriam ter mais atenção, pois assim prejudicou e muito a imagem do museu.

Bem vindo!! disse...

Débora Barbosa Aires n°07 72A

Realmente é uma vergonha nacional que nem as pessoas consideradas abitas a escrever corretamente a nossa linguagem demonstrem esse tipo de gafe imperdoável, essa que foi cometida no citado museu. Poderíamos considerar se faltasse algum acento em um painel eletrônico, pois eles poderiam dizer que ocorreu falha mecânica, mas acento em excesso não tem falha mecânica que encubra.
Realmente um erro gravíssimo em âmbito nacional e também internacional.
Essa gafe no museu é inaceitável, mas, todavia, perdoável, pois errar é humano até para consideráveis gênios de um assunto.