segunda-feira, março 13, 2006

ATIVIDADE ALUNOS SEGUNDO COLEGIAL

Estudamos o Romantismo e suas características principais. Vimos que o Romantismo é antes um "espírito de época".

"Para compreensão e definição do Romantismo como movimento histórico que deu forma concreta - em determinado tempo e lugar - a um estado de espírito ou temperamento., faz-se mister , acima de tudo, renunciar a reduzir o espírito romântico a uma fórmula, como tentam inúmeros críticos e historiadores, e procurar caracterizá-los antes como um conjunto de traços, uma constelação de qualidades, cuja presença, em número suficiente o torna distinto em oposição ao clássico ou ao realista. Essa combinação de qualidades, variando naturalmente a composição, é que serve para identificar o espírito romântico". (Afrânio Coutinho)

Em uma das últimas edições da Revista Época sobre uma nova tribo os "Emos", atribui-se a ela o título de novos Românticos.

Faça uma pesquisa e leitura sobre o Romantismo e suas características e leia as reportagens sobre os Emos. Em seguida faça uma reflexão sobre "Os Emos são os novos Românticos?". Escreva uma redação sobre está temática e deixe sua opinião acerca do assunto neste post.

6 comentários:

Bem vindo!! disse...

Bruno Rocha Roma n°06
Kaedra Silva Granha n°15
Rafael A Barduchi Pereira n°25
Turma 83B

Emos x Românticos

Se os emos são os novos românticos? Sim! Eles demonstram características tipicamente romanticas como a idealização, a fuga da realidade e o mal do século. Naquela época essas características eram a mulher amada como a mais perfeita entre as mulheres, a vontade de possuí-la e não podendo, o suicídio após profundo sofrimento. Hoje é a idealização de uma sociedade sem drogas, violências e preconceitos, é a vontade de voltar a ser criança (sendo visível em suas roupas e suas formas de falar com os amigos) e a profunda tristeza quando não podem ficar junto com alguém que amam, ou quando não podem fazer algo para melhorar o meio em que vivem.
Os emos, como os românticos, não tem medo nem vergonha de mostrar seus sentimentos e lutar por um ideal, por esse motivo se abraçam tanto e falam muitos 'Eu te amo!'. Acreditam que um abraço melhora uma situação complicada.
Fica claro que a tribo emo é um Romantismo adaptado à nossa realidade. Naquela época não se podia demonstrar publicamente um maior afeto com pessoas do sexo oposto e principalmente com pessoas do mesmo sexo, o que hoje é possível.
Hoje o foco dos emos é diferente do foco dos românticos daquela época, mas a forma como expressam seus sentimentos e defendem uma ideologia são praticamente as mesmas. Enquanto os românticos queriam amar e possuir a mulher amada, os emos querem fazer e viver num mundo melhor!

Bem vindo!! disse...

Marília R. B. Fabrício, 20
Mayron R. S. Costa, 21
82C

Podemos dizer no geral, que os EMOs são o s novos românticos, pois apresentam características típicas do romantismo como: egocentrismo, apelo à imaginação, libertação dos padrões impostos pela sociedade, não escondem suas emoções, lutam contra os preconceitos, sentimentos ao extremo, etc.

Porém, nem todo romântico é EMO. Existem pessoas que se consideram românticas e não participam necessariamente desse movimento que, aliás, é direcionado para os adolescentes e não se enquadraria com pessoas na fase adulta por terem alguns aspectos próprios dos adolescente, como nas roupas e acessórios, por exemplo.

Numa época em que estão presentes praticamente todos os estilos, é interessante observar que certos movimentos permanecem, mesmo com algumas modificações.

Bem vindo!! disse...

Mateus Pereira Martin nº 22 71/81A

Tempos

Características, como: o subjetivismo (a função “expressiva da linguagem”), o escapismo (fuga da realidade) pela constante insatisfação gerando uma poesia cemiterial são algumas semelhanças entre Emos e românticos. Nestes dois estados de espírito o ilogismo e’ o chamado “ancestral comum”.

Porém, o romantismo tem outros três temas relevantes: o nacionalismo, a religiosidade e a idealização da mulher. Sendo um período marcado pela Revolução Francesa onde a liberdade era o sonho maior, talvez hoje, a Revolução seja por conceitos formados em bases sólidas e não em preconceitos.

A convivência com os Emos foi demasiada pequena para falarmos ou escrevermos deles. O que sabemos até o instante são que suas roupas (tênis All Star xadrez) e que são sensíveis. Mas, não os vemos em situações onde o diálogo é realmente necessário e não a luta. Além de que o período é relevante. Devemos aceitá-los para numa convivência diária poder falar quem são.

joao teste disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
joao teste disse...

Fernando Tahira n°10 turma 81a

"Os Emos são os novos Românticos?"

Os emos possuem muitas características do romantismo, mas não podemos falar que eles são os novos românticos.Eles são sentimentais, valorizam a emoção etc.Mas só fazem isso por que é a característica deles por que cada tribo possuem suas características assim como os clubbers adotam a filosofia P.L.U.R (peace, love, unity, respect).
Sendo assim uma moda passageira , que depois de um tempo acabara ou até outra “modinha” ser adotada.

Bem vindo!! disse...

Carolina Andreoti nº04
Juliana Guerreiro nº18
Turma: 82A

"Febre Emo"

Os emos se vestem com roupas punks mesclado com acessórios infantis, e usam franja de lado( marca registrada do grupo), além disso eles são apaixonados por músicas emocore ( que é a mistura de de hardcore com letras românticas).

Eles pregam amor, e não tem vergonha de demonstrar seus sentimentos , por isso os emos são considerados emotivos e choram com muita facilidade (pois em várias ocasiões eles se vêem censurados por todos os lados ) ,e respeitam orientação sexual do próximo ( um dos motivos de sofrerem preconceitos).

Uma das principais razões para o emo estar tão em alta é o fato de unir o som pesado de que a maioria dos jovens gosta com as situações que todo mundo passa nessa fase da vida, traduzidas em letras de músicas.

Para nós os emos são os novos românticos do século XXI, pois possuem muita das características desse estilo (mais especificamente o ultra- romantismo): egocentrismo, dúvida, desilusão e decepção adolescente.Mas de fato eles não tem o potencial para colocar seus ideais presentes na sociedade como fizeram os românticos do século XVII, pois na realidade eles só querem ser respeitados e compreendidos como todas as pessoas.