quarta-feira, março 15, 2006

MODERNISMO PORTUGUÊS: FERNANDO PESSOA E SEUS HETERÔNIMOS

Você sabe o que é heteronímia? A diferença entre pseudônimo e heterônimo?

Como diz Pessoa "Eu que me agüente comigo e com os comigos de mim", pois é, heteronímia é esta capacidade do poeta de tornar-se múltiplo em um único poeta, conseguir mostrar os seus "eus" com sabedoria e precisão.

QUER SABER MAIS???? VISITE OS SITES ABAIXO!!!

Sites sobre Fernando Pessoa:

http://www.polzonoff.com.br/?p=53

http://www.revista.agulha.nom.br/pessoa.html

http://www.insite.com.br/art/pessoa/

http://www.cfh.ufsc.br/~magno/

http://www.vidaslusofonas.pt/fernando_pessoa.htm

http://fredb.sites.uol.com.br/pessoa.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Pessoa

http://www.paralerepensar.com.br/f_pessoa.htm

11 comentários:

Bem vindo!! disse...

João Paulo N°16 83C
Wallace Sato 33

Heteronímia

A heteronímia foi inaugurada por Fernando Pessoa com o intuito de revelar as suas várias facetas. Seria um modo de se ver como ele estaria, caso seguisse as características de determinado heterônimo.

Atualmente o mundo digital contribui para isso (o anonimato), como por exemplo, isso geralmente acontece em salas de bate-papo. Talvez porque a pessoa queira se sentir outra pessoa, para tentar encobrir os seus defeitos.

Bem vindo!! disse...

Cristiano Martins n08 83C

As heteronímias de Fernando pessoa são muito perfeitas, porque quando ele inventava outra pessoa ele, não só inventava ele vivia, encarnava, buscava dentro do seu ´´eu`` o ´´eu`` de outro alguem.

Hoje em dia muitas pessoas fazem isso, isso naum é somente um passatempo, as pessoas ficam se inventando e reinventando muitas vezes. Para isso utiliza-se recursos como os blog´s flogs e orkut.

A heteronímia de muitas pessoas esta presente diariamente em nossas vidas, pois muita gente finge ser oque não é, e reinventa seu própio ´´eu`` para agradar um pouco mais as pessoas que a rodeiam.

Bem vindo!! disse...

LUIS CLAUDIO Nº18 83C
THIAGO SOARES Nº26 83C

A heteronímia, que foi "divulgada" por Fernando Pessoa, é muito comum hoje pois as pessoas querem se sentirem "perfeitas", ou seja, esconder seus defeitos satifazendo seu imaginário de como seria seu outro "eu", o "eu" que a pessoa tanto sonha ser que acaba gerando indecisões. Isso acontece pelo fato de não existir apenas um "eu" e sim vários.

Esse fato é muito comum em salas de bate-papo, blog's, orkut, lugares onde as pessoas demonstram seus vários "eus".

Bem vindo!! disse...

Jéssica Florentino n° 14 83B


Maestria é o que devemos dizer do trabalho de Fernando Pessoa. É tão perfeito que é possível gostar de Alberto Caeiro e não de Ricardo Reis.

Não é como hoje em dia com blog's e orkut, é muito mais complexo, pois é fácil mudar sua personalidade em um ponto para ser aceita num grupo e quando quiser volta a ser como antes.

Na verdade você continua com as mesmas emoções e princípios, você só está sendo falso.Diferente de Fernando Pessoa que era verdadeiro como Alberto Caeiro, como Ricardo Reis e como ele próprio.

Bem vindo!! disse...

Samira nº24 83C

A heteronímia é algo muito interessante, pois se trata de criar uma outra identidade, uma outra pessoa que tem vida e personalidade própria. Fernando Pessoa faz isso com muita criatividade e competência criando vários heterônimos, como Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.

Hoje em dia, acredito que as pessoas também criam heterônimos, porém, isso é feito em blogs, fotologs e orkut. Não se trata somente de um pseudônimo, mas de uma identidade e um caráter virtual, sendo que as pessoas se transformam em outra para expressar aquilo que desejam.

Bem vindo!! disse...

Mirela E. Rocha nº 21 83-C

A heteronímia é algo interessante, pois permite criarmos várias identidades, várias pessoas, sendo ao mesmo tempo nós mesmos.

Ela foi criada por Fernando Pessoa, e ele se destacou muito pelo seu trabalho com heteronímias.
Através delas, ele demostrava opiniões de pontos de vista diferentes, pois cada "poeta" tinha uma criação e uma vida diferentes, gerando assim opiniões diferentes, com as quais ele as vezes não concordava, mas as escrevia do mesmo jeito.

Atualmente, as heteronímias voltaram, através da internet, blogs, orkuts, fotologs, no qual facilitadas por estarem anônimas, ou mesmo sem estar, as pessoas podem criar uma outra personalidade, uma outra vida.

Bem vindo!! disse...

Gabriel Daré nº11 83C

O fato da heteronímia é muito interessante, ela foi "inventada" por Fernando Pessoa criando vários "eus" dentro dele - Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, são exemplos - querendo mostrar outras visões, na qual cada heterônimo tinha um estilo de escrever.

E atualmente, com o avanço da tecnologia, isso está "resurgindo" de uma maneira um pouco diferente. Isso acontece, pois em salas de bate-papo, msn, orkut, blogs, fotologs, as pessoas tentam se passar por outras, na qual idealisam, e acabam criando um outro "eu" dentro dela, muitas vezes para encobrir os seus defeitos.

Bem vindo!! disse...

Állan Marchesin Costa o2 83C
Caio Demetrio Souza 07 83C

Heteronímia

A heteronímia é como se fosse uma pluralidade dos escritores.

Ela é muito usada por Fernando Pessoa, um escritor do modernismo português.

Várias hipótese são levantadas em questão do por que escrever dessa maneira. Talvez a constituição psíquica, a instabilidade dos sentimentos, decepções, etc; dos escritores tenham contribuído para essas heteronímias que são varias personalidades, vários “eu” em uma só pessoa, o escritor escolhe quem é, faz sua personalidade da maneira que desejar.

Assim buscando características que não são suas, personalidades distintas. Procurando ser alguém perfeito, pelo menos em seu conceito de perfeição. Tenta-se maquiar suas decepções e seus defeitos fazendo-se um outro “eu”.

Bem vindo!! disse...

André Luís nº3
Vitor Padovan nº32 83-C

Heteronímia

A heteronímia é uma outra personalidade que a pessoa cria um tipo de modelo que ela gostaria de ser. Fernando Pessoa ao criar seus outros "eus" estava criando novos estilos, pois cada um de seu heterônimo tinha um modo de pensar e um ponto de vista totalmente diferente do outro.

Hoje em dia, vemos muito isso na Internet, especialmente em orkuts, blogs, entre outros. As pessoas mascaram seu verdadeiro "eu" e criam uma personalidade diferente, em busca de reconhecimento de outros e isso revela insatisfação da própria.

Bem vindo!! disse...

João Gabriel nº15 83C

A heteronímia é o fato de criarmos várias identidades, com características próprias, como se criasse um novo ser. Fernando Pessoa foi a pessoa que inventou isso, com a criaçao de seus heterônimos, onde cada um tinha um modo de escrever e ver as coisas.

Hoje em dia muitas pessoas vem utilizando esse recurso. É o caso encontrado em msn, orkut, em que pessoas se passam por um outro "eu", onde procuram esconder seus defeitos, e criam as pessoas que idealizavam ser.

Bem vindo!! disse...

"Multipliquei-me, para me sentir,
Para me sentir, precisei sentir tudo,
Transbordei-me, não fiz senão extravasar-me."

Com o fenômeno da heteronímia o português Fernando Pessoa foi capaz de expressar suas múltiplas personalidades, através da criação de principalmente três "indivíduos" completos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.
Esse fenômeno é muito interessante, já que cada heterônimo representa uma visão de mundo e não tem os mesmos atributos de seu criador:
- Alberto Caeiro é o poeta da natureza, que "pensa com os sentidos";
- Álvaro de Campos é o poeta futurista, lúcido e histérico, que "pensa com a emoção";
- Ricardo Reis é o poeta preocupado em viver serenamente o momento, que "pensa com a razão".
Há também o ortônimo de Fernando Pessoa, o escritor "ele-mesmo", comumente caracterizado como o poeta que "pensa com a imaginação".
Enfim, a junção do poeta "ele-mesmo" com seus heterônimos representaria toda a sociedade portuguesa da época do Modernismo, um período marcado pela crise na política interna do país, a volta ao passado e a manifestação do nacionalismo.

Ândrea Barreto - nº 05 - 83 B