quarta-feira, março 08, 2006

COMO FAZER A RESENHA CRÍTICA PARA A LEITURA DOS LIVROS DE LITERATURA?

1º Passo - Saiba como os manuais de redação orientam a feitura da resenha crítica. Na internet podem ser consultados os sites: portrasdasletras.folhadaregiao.com.br , http://bpassarelli.futuro.usp.br/nexus/pesquisa/resenha.html, http://www.sitedoescritor.com.br/sitedoescritor_professor_virtual_perguntas_resenha_universitaria.html, http://www.sc.estacio.br/downloads/normatizacao/resenhas.pdf, entre outros.

2º Faça um fichamento de leitura de seu livro.

3º Depois parta para a redação de sua Resenha Crítica que deve conter a seguinte estrutura:

ESTRUTURA DA RESENHA CRÍTICA
Capa
Sumário
1- Introdução
Deve ser a contextualização da obra.
Por exemplo, se fossemos fazer a resenha do livro Macunaíma de Mário de Andrade. A Introdução desta resenha deveria ter um panorâma do Modernismo no Brasil e como a obra se encontra dentro deste processo. Dados biográficos do autor, enfim um painel que estabeleça a relação da obra, autor com seu momento histórico, ideológico e social.

2- Descrição do Assunto
Breve resumo do que trata a obra

3- Apreciação Crítica
Deve iniciar com a análise da obra, questões que o livro aborda, relações que o texto possui com as características pertencentes ao movimento literário estudado, associações com outras obras que você já tenha lido, etc.

Depois é momento de partir para análise das questões ou temas ressaltados na obra e sua análise estrutural, ou seja, como a obra foi escrita, tipo de linguagem, tratamento dos capítulos, etc. Nesse processo encontra-se a análise do foco narrativo, do tempo, do espaço, da linguagem e dos personagens.

Por fim colocar pontos em comum com outras obras e como o livro tem sido abordado nos últimos vestibulares (pesquisa pode ser feita na internet, verificando as questões, etc.) Além disso, fazer uma atualização da obra, ou seja, trazer a temática abordada para os dias de hoje, bem como verificar a presença dos temas da obra na atualidade.


4- Considerações Finais


5- Referências Bibliográficas

6- Anexos

Nenhum comentário: