quinta-feira, março 30, 2006

ATENÇÃO 82A e 82C - CONTEÚDO PARA PROVA DO PRIMEIRO BIMESTRE - LIVRO DIDÁTICO


Produção de textos - capítulos 10 e 11 (apenas a teoria)

Gramática no texto - capítulos 4 e 5

Literatura - capítulo 8

OBSERVAÇÃO: A avaliação bimestral vale nota de zero a seis. Além do conteúdo mencionado, no dia da prova cada aluno deverá trazer a resenha crítica sobre a leitura do livro Espumas Flutuantes de Castro Alves. A resenha compõe a nota da prova.

terça-feira, março 28, 2006

ATIVIDADE - 83 A

ASSUNTO: CAPÍTULO 14 (O SÉCULO XX EM PORTUGAL)

A sala foi dividida em grupos para na aula do dia 03/04/2005 apresentar um seminário sobre o conteúdo do capítulo em referência.

A divisão dos grupos ficou da seguinte forma:

Grupo 1 - nº 24, 18, 3, 2 ,1, 12 e 28 - tratarão do contexto histórico-social-ideológico da época, do conceito de heteronímia e de Fernando Pessoa - ele mesmo.

Grupo 2 - nº 5, 9, 14, 30, 25 e 20 - Alberto Caeiro - heterônimo de Fernando Pessoa

Grupo 3 - nº 4, 7, 11, 17, 21, 26 e 27 - Ricardo Reis - heterônimo de Fernando Pessoa

Grupo 4 - nº 19, 31, 6, 29 e 15 - Álvaro de Campos - heterônimo de Fernando Pessoa

Grupo 5 - nº 10, 13, 8, 22, 23, 16 - Tendências Contemporâneas em Portugal - José Saramago

Roteiro para fazer a atividade:

1. Leia todo o capítulo 14 e faça as atividades solicitadas.

2. Pesquise na Internet sobre o assunto e faça reflexão sobre o que foi coletado (Lembre-se que abaixo existem dois posts com endereços de sites sobre Fernando Pessoa).

3. Prepare uma apresentação do conteúdo para fazê-la no dia 03/04/2006 em sala de aula e promova reflexão com seus colegas acerca de tudo que o grupo observou, entendeu, etc.

4. Esta atividade será somada as crediárias já feitas em sala de aula e no blog.

segunda-feira, março 27, 2006


História da Páscoa
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach.
Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Os símbolos da Páscoa
Nas últimas cinco décadas a humanidade se transformou. O capitalismo tomou conta do mundo e transformou tudo (ou quase tudo) em fonte de capital, de lucro, de consumo. Assim as festas - grande parte de caráter religioso - se tornaram ocasião de um consumo maior. Entre elas temos o Natal, Páscoa, dia das mães, dia dos pais e até o dia das crianças.
Com a profanização, esses eventos perderam seus sentidos originais, humanos, familiares e religiosos. E hoje a riqueza simbólica das celebrações muitas vezes não passa de coisas engraçadas, incomuns e sem sentido. Por isso, o propósito deste artigo é tentar resgatar um pouco o sentido das coisas, das festas e celebrações e, simultaneamente, refletir sobre o sentido da vida humana.

quarta-feira, março 22, 2006

�CTI EDUTEC�
Fernando F.F. nº11 83D
Fernando M.C.nº 12 83D

Eu conheço bem a fonte
Que desce aquele monte
Ainda que seja de noite
Nessa fonte está escondida
O segredo dessa vida
Ainda que seja de noite
"Êta" fonte mais estranha
Que desce pela montanha
Ainda que seja de noite
Sei que não podia ser mais bela
Que os céus e a terra, bebem dela
Ainda que seja de noite
Sei que são caudalosas as correntes
Que regam os céus, infernos
Regam gentes
Ainda que seja de noite
Aqui se está chamando as criaturas
Que desta água se fartam mesmoàs escuras
Ainda que seja de noite
Ainda que seja de noite
Eu conheço bem a fonte
Que desce daquele monte
Ainda que seja de noite
Porque ainda é de noite
No dia claro dessa noite
Porque ainda é de noite
�CTI EDUTEC�
Caio Marques Nº. 3 13-A

O seco deserto esta tomando conta do planeta, Água doce bebível potável está acabando Poluição, devastação, quimadas Desequilíbrio do meio ambiente... Segundo previsões dos cientistas O tempo vai secar E o sol vai nos queimar E água pra beber Não vai ter... E água pra lavar não vai dar... Só me restará... Água pra nadar

HOJE 22/03/2006

DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA

ÁGUA

Água, feita de volubilidade
mãe das nuvens e do barro.
posso senti-la discreta
transparente inevitável.

Prisioneira gelada
dos refrigeradores,
vago itinerário dos peixes,
úmido túmulo dos detritos
que os homens repudiaram.

feita de angústia,
saíste dos olhos
para a estrada áspera
das rugas.

Ergues tua bandeira vermelha
no peito dos apunhalados.

Água,
hei-de beber-te comovido
na inodora volúpia
da tua acomodada transparência.
Embebes de esquecimento
os suicidas.

Tuas mãos rudes
agarram os continentes,
dissolvem os náufragos,
projectam no céu
os velames e as quilhas.
Bojo surdo e verde
cofre de algas e flibusteiros,
bactérias e diamantes.

Quero-te agora
inerte de presságios,
mera adolescente
nascida na terra,
filha perdida do azul.

(André Carneiro)


ACENTUAR PALAVRAS CORRETAMENTE: UM EXERCÍCIO DE INTUIÇÃO E TREINO


Uma das dificuldades encontradas pelos usuários da língua portuguesa se refere ao uso da acentuação.

A acentuação errada da palavra RAÍZ no Museu de Língua Portuguesa, inaugurado ontem em São Paulo, criou um desconforto para os organizadores, idealizadores e revisores do museu. As mídias noticiaram o fato e os revisores do museu alegaram ter sido um erro do técnico, usuário da língua que desconhece as regras de acentuação, que fez o painel.

Observa-se nas redações de nossos alunos esta despreocupação com a utilização dos acentos. É comum ver textos escritos desprovidos da acentuação. A necessidade do acento se faz, pois em alguns casos na língua escrita precisamos indicar a sílaba tônica ou a pronúncia correta de uma palavra. Entretanto para muitas pessoas acentuar palavras é aterrorizante, pois sentem dificuldade em empregar o acento gráfico.

Vamos aproveitar o fato ocorrido no museu e verificar como anda a acentuação de nossos colegas. Podemos partir de exemplos presentes em nosso blog, no comentário sobre a acentuação da palavra raiz, as colegas escreveram:

“Nós achamos que pode ser apenas um estrategia do Museu de Lingua Portuguesa, pois se tratando desta matéria a pessoa responsável pelo cartaz poderia estar testando o conhecimento do publico.”

As palavras em vermelho não foram acentuadas devidamente, ou melhor, estão desprovidas do acento. Por que isto acontece?

Vários podem ser os motivos: falta de conhecimento, dificuldade de aprendizagem das regras, falta de concentração e atenção, desleixo, medo existencial do sinal gráfico, revolta contra a acentuação por pensar que ela não é necessária, falta de revisar o texto antes de apresentá-lo, entre outras razões.

Acredito que o maior motivo é a falta de atenção e revisão do texto. Uma das soluções para tal fato seria na ora da revisão ler o texto em voz alta. Este exercício de revisão faz com que o usuário da língua adquira experiência para intuir onde há acentos e aí aplicar as regras de acentuação gráfica com serenidade.

O uso de um livro de mini-gramática pode ser de grande auxílio, pois se houver receio quanto ao emprego de acentuação, o livro certamente será o melhor tira-dúvidas.

ATENÇÃO ATIVIDADE SOBRE O ASSUNTO
Faça um comentário individual, ou seja, uma redação sobre o assunto.
Inicie seu texto contando suas dificuldades em acentuar palavras.
Depois observe os comentários deste blog e faça uma análise das dificuldades e problemas de acentuação dos seus colegas.
Em seguida dê soluções para tal problema. Por fim faça as considerações finais.

terça-feira, março 21, 2006

A GAFE DO MUSEU DE LÍNGUA PORTUGUESA MOSTRA A IMPORTÂNCIA DE DOMINAR A LÍNGUA

Erro de português (raíz, quando o certo seria raiz, sem o acento agudo) em painel no Museu da Língua Portuguesa, que abre para o público nesta terça-feira; o museu fica na Estação da Luz, no centro de São Paulo.

Notícia retirada do site da uol, primeira página, acessado em 20/03/2006.
Dê sua opinião sobre este episódio...

PRÉ-MODERNISMO: INTERPRETAÇÕES DA REALIDADE BRASILEIRA NO INÍCIO DO SÉCULO XX

"Todo momento pré é de prenúncios, de pressupostos.
Todo momento pré transita para modificações."

O bonde no início do século XX é um dos primeiros símbolos da modernidade.

O período histórico que precedeu a Semana da Arte Moderna(1922) teve significado artístico e não apenas um registro histórico, pelo surgimento de uma literatura social mais problematizadora, sem o mecanicismo das correntes artísticas do Realismo-Naturalismo. Foi uma tendência mais autenticamente nacional, voltada para os problemas concretos do país, sem a idealização das fórmulas européias importadas.

(Benjamim Abdala e Samira Y. Campedelli)

A partir da leitura do trecho acima sobre o Pré-Modernismo, faça uma pesquisa na Internet sobre este período de transição na literatura e depois redija uma reportagem sobre o Pré-Modernismo, identificando os principais autores, as características deste período e como isto tudo influenciou nossa literatura e nossa maneira de ver o mundo.


TORNEIO DE TÊNIS DE MESA

Por Mirela E. Rocha e Tiago Camargo (83C)



Dia 21/03/2006, terça-feira, terá início o campeonato de tênis de mesa no CTI (Colégio Técnico Industrial – UNESP/ Bauru,SP).

Este evento será realizado durante os intervalos, tendo como propósito 2(dois) jogos por dia, mas pode haver variação devido à duração de cada partida.

A 1ª fase consiste em 16 jogos “mata-mata”, onde os ganhadores se enfrentarão na 2ª fase, na respectiva ordem: vencedor do jogo 1 versus vencedor do jogo 2; vencedor do jogo 3 versus vencedor do jogo 4 (...), e assim sucessivamente. E segundo o mesmo critério de classificação, ocorrerão as quartas de final, as semifinais e a “grande final”.

O campeonato foi idealizado pelos integrantes do Grêmio Estudantil/ 2006 (Vinícius Manduca, Arthur da Fonseca, Tiago Camargo, Davi dos Santos, César Tiago Franco Camargo).

Este projeto tem como objetivo proporcionar atividades alternativas aos alunos que necessitam não só de conhecimento e preparação acadêmica, mas também de lazer. Dessa forma aprender a integrar-se com os outros estudantes e desenvolver “espírito esportivo” e respeito ao próximo.

quarta-feira, março 15, 2006

MODERNISMO PORTUGUÊS: FERNANDO PESSOA E SEUS HETERÔNIMOS

Você sabe o que é heteronímia? A diferença entre pseudônimo e heterônimo?

Como diz Pessoa "Eu que me agüente comigo e com os comigos de mim", pois é, heteronímia é esta capacidade do poeta de tornar-se múltiplo em um único poeta, conseguir mostrar os seus "eus" com sabedoria e precisão.

QUER SABER MAIS???? VISITE OS SITES ABAIXO!!!

Sites sobre Fernando Pessoa:

http://www.polzonoff.com.br/?p=53

http://www.revista.agulha.nom.br/pessoa.html

http://www.insite.com.br/art/pessoa/

http://www.cfh.ufsc.br/~magno/

http://www.vidaslusofonas.pt/fernando_pessoa.htm

http://fredb.sites.uol.com.br/pessoa.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Pessoa

http://www.paralerepensar.com.br/f_pessoa.htm


MODERNISMO PORTUGUÊS: FERNANDO PESSOA E SEUS HETERÔNIMOS



Hoje a aula do 83B foi interessante. O aluno Wellington fez a leitura de uma poesia de Alberto Caeiro: O pastor amoroso. A classe curtiu muito este momento, pois todos pudemos entender melhor quem foi o heterônimo Alberto Caeiro. O poeta das sensações, o filósofo da natureza, pois não extrai seu pensamento dos livros ou da civilização, mas sim de seu contato direto com as coisas e com a natureza. Poeta defensor da simplicidade, diz que homem complicou muito a vida com a metafísica, com as teorias filosóficas e científicas e com as religiões.

COM VOCÊS: Um pouco de Alberto Caeiro...


O pastor amoroso

(...)

O AMOR é uma companhia.
Já não sei andar só pelos caminhos,
Porque já não posso andar só.
Um pensamento visível faz-me andar mais depressa
E ver menos e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo.
Mesmo a ausência dela é uma cousa que está comigo.
E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.

(...)

GOSTOU? Então leia o livro!!!

PESSOA, Fernando. Poemas completos de Alberto Caeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980


EMOS: um remake dos românticos?

A foto a esquerda da tela foi encontrada no blog http://karapana.zip.net/, em que Ale Carvalho (Lain) faz um post sobre a nova forma de ser triste. Inicia seu comentário com a pergunta "A cara do mocinho aí de cima não é estranha?! " e depois faz sua crítica sobre a matéria de comportamento da Revista Època sobre os Emos.

Na segunda foto encontra-se uma tela de José Malhoa, intitulada "OS BEBADOS" 1907 e encontra-se no Museu do Chiado - Cultura Melancólica Rural, que traz a tona a atmosfera do movimento romântico.

Interessante matéria de opinião sobre os emos que esta no site http://noticias.aol.com.br/colunistas/luis_antonio_giron/2006/0005.adp. Vale a pena conferir.

Abaixo para servir como subsídio a sua reflexão encontra-se dois perfis do ORKUT, passados para professora pela aluna Jully do 82A. Os dois perfis são de rapazes, residentes em Bauru/SP. Dessa forma os "Emos" estão em toda parte e vale a pena conhecê-los melhor, saber como pensam e etc. Assim poderemos entendê-los e trazer nossa opinião acerca do assunto de forma responsável, ética e sem "pré-conceitos".

PRIMEIRO PERFIL EMO DO ORKUT

QUEM SOU EU: **aeww por favor se add dexa um scrap*** :) thanksss!!!!****** quem eh mais sentimental q eu!?!? inatum fika bem se eu sofro um poko mais....

**** =/*************________________
******-_//// _ (___) _________) = M. C. R
*****_ * *******) @ ______ __)
*******/ ---- / ( // ******
/ xxx / ___// **** *
/ xxxx // *****
/ xxxx // *****
____//

PAIXÕES: minha banda .. *"LoSt*mE"*
ATIVIDADES: conservatorio de musika.. banda ... LoSt*Me aulas de violinoMÚSICA: *the used *the academy is *underoath *my chemical romance *circa *emery *saosin *new found glory *sum 41 *finch *fresno *good charlotte *rodox *blink 182 *box car racer *coldplay *evanescence *foo fighters *yellow card *blind side *unwritten law *paramore *dshboard confessional *the juliana tneory *dead poetic ....e por ai vai....!!!
PROGRAMAS DE TV: *****smallville*****
CINEMA: tds os tps
SEGUNDO PERFIL EMO DO ORKUT

QUEM SOU EU: sou mto bonzinho!! ;~just.emo x]
~PO, DEIXA SCRAP SE FOR ADDSE ADD E NÃO DEIXA SCRAP..NÃO VO ACEITA.. ;

(*Ajude o Meck a parar de fumar[ http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2069572 ]

"Se eu pudesse..."Se eu pudesse dizer tudo que sinto, diria palavras bonitas em seu ouvido.. cantaria letras de musicas e te faria chorar emocionada; escreveria poemas que teriam seu nome, só pra poder dizer o quanto é especial; te chamaria pra sair na chuva, de mãos dadas não te largaria mais;

Se eu pudesse, te abraçaria todo dia e beijaria seu rosto bem forte te desejaria bom dia, boa tarde e boa noite faria surpresas, e daria um bombom como presente, e em troca só iria querer um beijo. Ah, se eu pudesse ser seu anjo da guarda, não desgrudaria de ti um segundo que fosse, te levaria para voar o mais longe que quisesse, e como crianças, dançaríamos entre nuvens e céus; pediria a Deus o seu sorriso pra mim, e guardaria numa caixinha que eu jamais perdesse, e nos piores dias da vida, abriria, e iria sorrir também, com certeza.

Se eu pudesse fazer tudo que tenho vontade, te sequestraria e fugiria contigo pra bem longe viveria o resto de minha vida ao teu lado, por que só assim eu morreria feliz, Faria sonhos bonitos pra você, para que estivesse sempre perto de mim e nunca se esquecesse que existo, Te faria triste pelo menos um dia, para saber que não sou perfeito, e que me preocupo contigo, e o resto dos dias, tentaria ser o mais perfeito possível, Te pediria em namoro todos os dias, e com rosas e poesias iria tentar te conquistar, Se eu pudesse, te telefonaria toda noite pra dizer um "oi", bons sonhos; seria seu melhor amigo e te contaria todos meus segredos, e iria adorar ouvir os seus. Como adoraria ter segredos com você, só seus e meus.

Se eu pudesse, conversaria com você horas e horas, te faria rir sem parar, e também te faria fechar os olhos ao saber o quanto fui triste até tal momento. contaria toda minha vida, e veria que nada foi tão importante quanto você. Se eu pudesse, seria pequeno para que você cuidasse de mim, pediria suas mãos em meu cabelo, e sua respiração em meu ouvido; Ficaria doente um pouco todo dia, e faria de ti minha cura; Sentiria frio com tua auxência, e gritaria bem forte para que viesse correndo pra me aquecer. Sim sim, se eu pudesse, escreveria teu nome em todo lugar; na minha mão, carteira de escola, folhas de papéis e muros da cidade Ficaria ansioso e colocaria a minha melhor roupa, usaria o perfume mais gostoso que tenho, só para te encontrar,

Se pudesse, sentiria ciumes e demonstraria a você, e como adoraria que você tivesse ciumes de mim também. diria a todo instante o quanto está linda, e te pediria pra vir correndo para ver o quanto me sinto bonito também.. faria de teus olhos o meu paraíso, de tua boca meu pecado, de seu coração... somente meu; me esqueceria de tudo e de todos, fecharia meus olhos e segueria em frente com você, sem medo de cair ou chorar faria de cada momento ao teu lado, infinito, eterno, se eu pudesse, fingiria que tudo é verdade e pensaria em ti como só minha.. somente minha e de mais ninguém, se eu pudesse, só te amaria e mais nada... ah.. se eu pudesse...

"Faço da minha vida a poesia mais bela de se escrever.".mEck

PAIXÕES: [★] nAnda (L)³[★] emo [★] eu [★] música [★] poesia [★] teatro [★] livros [★] roupas [★] trakinas [★] coca-cola [★] mc donald's
ESPORTES: [★] Jiu-Jitsu [★] SK8
ATIVIDADES: [★] dormir [★] comer [★] beijar [★] dormir mais um pouco!
LIVROS: [★] Senhor dos Anéis [★] O Silmarillion [★] Clube da Luta [★] Código Da Vinci
MÚSICA: [★] emo ♪ ever.so.sweet
PROGRAMAS DE TV: [★] The Simpsons [★] Beavis and Butt-head [★] MTV [★] Bill e Ben [★] South Park
CINEMA: só se for contigo :$

terça-feira, março 14, 2006

ATENÇÃO!!!

FOTÓGRAFO OFICIAL DO 83A NA ÁREA...

Otávio divertia-se com os amigos do 83A, na hora do intervalo, quando de repente observou uma linda abelhinha voando alegremente pelo jardim (entre a cantina e os corredores das salas de aula do CTI) e decidiu registrar tal cena. Ele pretendia que todos compartilhassem deste momento tão sublime. Queria mostrar seu trabalho para o aluno Hailton, no intento de vender a foto. Quem sabe Hailton não se interesse em colocá-la no seu projeto de final de curso que trata de abelhas.
E para animar nosso colega Hailton uma singela música para nossa abelhinha...
Ó abelha rainha
Faz de mim um instrumento
De teu prazer, sim, e de tua glória
Pois se é noite de completa escuridão
Provo do favo de teu mel
Cavo a direita claridade do céu
E agarro o sol com a mão
É meio dia, é meia noite, é toda hora
Lambe olhos, torce cabelos
Feticeira vamo-nos embora (...)
Ó abelha boca de melCarmim, carnuda, vermelha
Ó abelha rainha
Faz de mim um instrumento
De teu prazer, sim, e de tua glória.

segunda-feira, março 13, 2006

ATIVIDADE ALUNOS SEGUNDO COLEGIAL

Estudamos o Romantismo e suas características principais. Vimos que o Romantismo é antes um "espírito de época".

"Para compreensão e definição do Romantismo como movimento histórico que deu forma concreta - em determinado tempo e lugar - a um estado de espírito ou temperamento., faz-se mister , acima de tudo, renunciar a reduzir o espírito romântico a uma fórmula, como tentam inúmeros críticos e historiadores, e procurar caracterizá-los antes como um conjunto de traços, uma constelação de qualidades, cuja presença, em número suficiente o torna distinto em oposição ao clássico ou ao realista. Essa combinação de qualidades, variando naturalmente a composição, é que serve para identificar o espírito romântico". (Afrânio Coutinho)

Em uma das últimas edições da Revista Época sobre uma nova tribo os "Emos", atribui-se a ela o título de novos Românticos.

Faça uma pesquisa e leitura sobre o Romantismo e suas características e leia as reportagens sobre os Emos. Em seguida faça uma reflexão sobre "Os Emos são os novos Românticos?". Escreva uma redação sobre está temática e deixe sua opinião acerca do assunto neste post.
ATIVIDADE DOS ALUNOS DO TERCEIRO COLEGIAL


"UM CÃO ANDALUZ" e "A IDADE DE OURO"

Para refletirmos sobre as Vanguardas Européias e sua influência no Modernismo, tanto na literatura quanto na arte, assistismos aos filmes produzidos por Luís Buñuel e Salvador Dalí intitulados "Um cão andaluz" e "A idade de ouro".

Ambos trazem cenas surrealistas e produzem críticas à sociedade, à moral e etc.

No comentário deste post, os alunos publicarão suas resenhas acerca dos filmes.

Confiram as impressões, interpretações e leituras dos colegas!!!

quarta-feira, março 08, 2006


DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Á todas as minhas alunas, mulheres que desabrocham para o mundo!!!!

"Corpo de mulher, alvas colinas, coxas brancas,ao mundo te assemelhas em teu ato de entrega.O meu corpo selvagem de camponês te escavae faz saltar o filho das entranhas da terra!"
Pablo Neruda
EM ESTUDO NOS 3º COLEGIAIS

Iniciamos o ano em Literatura com o estudo das Vanguardas Européias.

As vanguardas tiveram como objetivo antecipar o futuro, ou melhor dizendo, buscar e exaltar o futuro. Do francês avant-garde, a palavra significa "o que marcha na frente". Logo as vanguardas foram manifestações que se deram tanto no âmbito político quanto no artístico da europa.

Tais correntes apresentaram ao mundo práticas inovadoras, tais como a forma de expressar a realidade e tentar fazer com que o futuro se configurasse no "agora".

As correntes de vanguarda foram: Futurismo, Cubismo, Expressionismo, Dadaísmo, Impressionismo e o Surrealismo.

Para servir como subsídio para pensarmos o que foram as vanguardas, os alunos assistiram a dois filmes surrealistas Um cão andaluz e Idade de Ouro, ambos dirigidos e produzidos por Luís Bunñel e com co-autoria de Salvador Dali.

Depois disso, iniciamos uma pesquisa sobre o Surrealismo, o inconsciente e sua linguagem, as principais obras dos surrealistas, tais como Dali, Magritte, Miró, André Breton e etc. Em seguida os alunos foram convidados a fazerem uma Resenha Crítica sobre os filmes, as quais serão postadas no comentário desta matéria.

Esta atividade se deu com intuito de nos prepararmos para entender o movimento Modernista tanto em Portugal quanto no Brasil, uma vez que as vanguardas foram grandes responsáveis pela construção da linguagem modernista.
COMO FAZER A RESENHA CRÍTICA PARA A LEITURA DOS LIVROS DE LITERATURA?

1º Passo - Saiba como os manuais de redação orientam a feitura da resenha crítica. Na internet podem ser consultados os sites: portrasdasletras.folhadaregiao.com.br , http://bpassarelli.futuro.usp.br/nexus/pesquisa/resenha.html, http://www.sitedoescritor.com.br/sitedoescritor_professor_virtual_perguntas_resenha_universitaria.html, http://www.sc.estacio.br/downloads/normatizacao/resenhas.pdf, entre outros.

2º Faça um fichamento de leitura de seu livro.

3º Depois parta para a redação de sua Resenha Crítica que deve conter a seguinte estrutura:

ESTRUTURA DA RESENHA CRÍTICA
Capa
Sumário
1- Introdução
Deve ser a contextualização da obra.
Por exemplo, se fossemos fazer a resenha do livro Macunaíma de Mário de Andrade. A Introdução desta resenha deveria ter um panorâma do Modernismo no Brasil e como a obra se encontra dentro deste processo. Dados biográficos do autor, enfim um painel que estabeleça a relação da obra, autor com seu momento histórico, ideológico e social.

2- Descrição do Assunto
Breve resumo do que trata a obra

3- Apreciação Crítica
Deve iniciar com a análise da obra, questões que o livro aborda, relações que o texto possui com as características pertencentes ao movimento literário estudado, associações com outras obras que você já tenha lido, etc.

Depois é momento de partir para análise das questões ou temas ressaltados na obra e sua análise estrutural, ou seja, como a obra foi escrita, tipo de linguagem, tratamento dos capítulos, etc. Nesse processo encontra-se a análise do foco narrativo, do tempo, do espaço, da linguagem e dos personagens.

Por fim colocar pontos em comum com outras obras e como o livro tem sido abordado nos últimos vestibulares (pesquisa pode ser feita na internet, verificando as questões, etc.) Além disso, fazer uma atualização da obra, ou seja, trazer a temática abordada para os dias de hoje, bem como verificar a presença dos temas da obra na atualidade.


4- Considerações Finais


5- Referências Bibliográficas

6- Anexos
LISTA DE LIVROS DE LEITURA BIMESTRAL - EXTRA-CLASSE - PARA OS 3º COLEGIAIS

1º BIMESTRE

1. Poemas completos de Alberto Caeiro (Heteronimo de Fernando Pessoa)
2. Triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto
3. Angústia - Graciliano Ramos
4. Brás, Bexiga e Barra Funda - Alcântara Machado
5. Libertinagem

2º BIMESTRE

1. Macunaíma - Mário de Andrade
2. Manuelzão e Miguilim - Guimarães Rosa
3. Sagarana - João Guimarães Rosa
4. A Hora da Estrela - Clarice Lispector
5. Felicidade Clandestina - Clarice Lispector

3º BIMESTRE

1. Sentimento do Mundo e Rosa do Povo - Carlos Drummond de Andrade
2. Viva o Povo Brasileiro - João Ubaldo Ribeiro
3. Largo da Palma - Adonias Filho
4. Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles

4º BIMESTRE

1. Os cus de Judas - Antonio Lobo Antunes
2. Vestido de noiva - Nelson Rodrigues
3. Calabar - Chico Buarque e Ruy Guerra
4. Desmundo - Ana Miranda

LISTA DOS LIVROS DE LITERATURA PARA LEITURA BIMESTRAL

1º BIMESTRE - 2º COLEGIAL

1. Espumas Flutuantes - Castro Alves
2. A Brasileira de Prazins - Camilo Castelo branco
3. As vítimas algozes - Joaquim Manuel Macedo

2º BIMESTRE - 2º COLEGIAL

1. Senhora - José de Alencar
2. Ubirajara - José de Alencar
3. O demônio familiar - José de Alencar

3º BIMESTRE - 2º COLEGIAL
1. Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida
2. O Primo Basílio - Eça de Queirós
3. Memórias Póstumas de Brás Cubas

4º BIMESTRE - 2º COLEGIAL

1. Esaú e Jacó - Machado de Assis
2. Dom Casmurro - Machado de Assis
3. Inocência - Visconde de Taunay
LIVROS PARA LEITURA EXTRA-CLASSE DE LITERATURA - ENSINO MÉDIO

É sabido que o ensino médio do CTI é integrado ao curso técnico. Dessa forma, o foco principal da disciplina de LPL é preparar o indivíduo para a vida, principalmente a vida profissional. Logo só temos quatro aulas semanais para Língua, Literatura e Redação, insuficientes para um trabalho adequado em literatura, principalmente no que tange as leituras exigidas nos vestibulares.

Para sanar tal problema, abaixo colocamos um lista de livros paradidáticos (separados por bimestres) que deverão ser lidos e analisados pelos alunos do segundo e terceiro anos. Depois da leitura extra-classe, no dia da avaliação bimestral de LPL, o aluno deverá apresentar uma Resenha Crítica, impressa em papel A4. Esta Resenha Crítica será anexada a avaliação e contará como parte da avaliação bimestral.

A distribuição dos livros para leitura bimestral, já foi realizada em sala de aula por meio de sorteio. Portanto todos os alunos sabem quais livros deverão ler em cada bimestre no ano de 2006.
Língua Portuguesa e Literatura

Caros alunos,

Este blog foi criado como instrumento de comunicação e aprendizagem para ser utilizado, dentro e fora do colégio. O uso das novas tecnologias dentro do cotidiano escolar é estimulado nos PCNs, na medida em que esta utilização promova a aprendizagem colaborativa e estimule a leitura, a escrita e o trabalho com as diversas linguagens que se entrecruzam dentro deste universo que é a Internet.

Dessa forma, os comentários deste blog funcionaram como crediárias (atividades acadêmicas), em que o aluno deverá mostrar suas habilidades e competências em ler, debater, criticar, escrever e se expressar utilizando o sincretismo de linguagens presentes no mundo contemporâneo.

Os comentários deveram sempre vir acompanhados da identificação do aluno, número e turma a que pertence.

Espero que este instrumento possa ser utilizado de forma a acrescentar conhecimentos. Ser um espaço de prosa acadêmica, local em que o aluno sinta-se a vontade para interagir com o professor, colegas e internautas, promovendo assim a aprendizagem colaborativa.

abraços

Profa Maria Regina

terça-feira, março 07, 2006

BEM VINDOS AO BLOG DE LPL DO CTI


Este espaço foi criado para os alunos do Colégio Técnico Industrial da Unesp de Bauru/SP. Pertence a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura. Aqui você pode sentir-se em casa, pois é lugar para o debate, a pesquisa e a construção do conhecimento a partir da interação dos alunos - professores e internautas.
Sejam bem vindos!